SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE GOIÁS
COORDENAÇÃO
REGIONAL METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA
COLÉGIO
ESTADUAL DEPUTADO JOSÉ DE ASSIS
ENSINO
MÉDIO E PROFISSIONALIZANTE – PRIMEIROS ANOS E EP1
SOCIOLOGIA
– PROF. JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.
AULA ZOOM 18 DE SOCIOLOGIA DOS
PRIMEIROS ANOS E EP1:
VER:
http://filosofianodia-a-dia.blogspot.com/2021/05/aula-zoom-17-parte-ii-da-aula-16-de_30.html
Diálogo interdisciplinar com a
FILOSOFIA.
CULTURA E
SOCIEDADE: CULTURA, PODER E DIVERSIDADE NAS RELAÇÕES COTIDIANAS – CULTURA E
IDEOLOGIA:
No intuito de entendermos um pouco
mais o que é ideologia, continuaremos o estudo de como o impacto das ideias
causou terríveis males à humanidade: a ideologia do totalitarismo fascista e
nazista, no século XX.
A
IDEOLOGIA DO TOTALITARISMO FASCISTA E NAZISTA – ALGUNS ELEMENTOS (COMENTÁRIO): (Prof. José Antônio Brazão.)
Na
busca de obter o poder total, fascistas italianos e nazistas alemães fizeram
uso de todos os recursos que dispunham para convencer as pessoas de seus países
de que era preciso um governo centralizado, forte, que dispusesse de mão de
ferro e de outros recursos, no intuito de se vencer os problemas que, naquele
momento, assolavam a Europa, mais particularmente, a Itália e a Alemanha.
Com
uso do rádio, dos jornais, de panfletos, de paradas militares, de desfiles
militares, de bandeiras com a suástica (cruz gamada) nazista alemã e com o
feixe em torno de uma machadinha dos fascistas italianos, entre outros
recursos, além da educação, os nazistas e os fascistas souberam mexer
profundamente nas consciências das pessoas, levando muitíssimas a crerem que
eles seriam a salvação da pátria e que grupos como os judeus (semitas),
ciganos, negros e outros, seriam raças impuras, merecedoras, no pensamento
deles, da morte, do extermímio.
Com
a ambição, advinda do período do neocolonialismo (que ainda existia nesse
tempo), aliada ao armamentismo, nazistas levaram adiante uma guerra que viria a
ter enormes proporções: a segunda guerra mundial. Muito mais de 50 milhões
morreram durante essa guerra.
IMAGENS
(NEOCOLONIALISMO):
Soldados,
filhos de pessoas comuns em sua maioria, foram doutrinados para crerem que o
que estavam fazendo era para o bem maior da pátria, do regime, do seu povo.
Muitos morreram acreditando em mentiras e ilusões plantadas na mente deles
pelas ideologias fascista e nazista. Muita gente do povo italiano e,
especialmente, do alemão, também acreditou nisto, até o momento em que viram
quase toda a Itália e a Alemanha reduzidas a ruínas, muitas cidades em
escombros. “Caiu a ficha”, como diz o ditado, para muitas pessoas, ao saírem
destruídas e até dominadas da guerra! A ilusão da ideologia nazi-fascita se
revelou destruição!
IMAGENS:
Cidades italianas em escombros:
Cidades alemãs em escombros:
Nos
campos de concentração, para onde foram mandados judeus (homens, mulheres e
crianças), ciganos, homossexuais e outros, foram abertos para vizinhos verem,
mostrando a que ponto chegou a ideologia e as ações dos nazistas, na Alemanha e
em países dominados por eles. O antissemitismo (oposição radical aos judeus),
da ideologia nazista se mostrou terrível, como se vê.
IMAGENS:
Campos de
concentração nazistas:
Campos de concentração nazistas ao
final da Segunda Guerra Mundial:
Essas
ações mostram o perigo da radicalização de ideologias, conjuntos de ideias que
servem à dominação, ao controle, das pessoas e de suas consciências. Ideologias
levadas ao extremo.
Ainda
há elementos de ideologias no mundo atual, algumas perigosas, outras com
propósitos econômicos e políticos simplesmente, não chegando ao radicalismo.
Vejamos:
*Intolerância para
com o diferente, tanto em termos de escolhas quanto de religiões.
*Consumismo – com
ajuda dos meios de comunicação social, o consumo exagerado é incentivado,
transformando-se em riqueza para grandes grupos que controlam a economia.
*Moda. Exemplo: em
termos de vestimentas e ações, palavras, expressões, modos de agir. Incentivada
com ajuda dos meios de comunicação social e pela propaganda, ajuda, com o
consumismo, a manter o sistema produtivo.
*O neonazismo –
ideologia que retoma os ideais nazistas (e fascistas), totalitários.
Neonazistas são grupos extremamente perigosos. Pregam a intolerância para com
judeus e outros grupos, chegando até a matar homossexuais e outros, com os
quais não concordam, por conta de suas crenças.
*O cientificismo e
o mito da neutralidade científica – a crença de que nas mãos das ciências
encontram-se todas as respostas. Sem dúvida nenhuma, as ciências e os
conhecimentos acerca do mundo, das tecnologias e outros são de fundamental
importância. Mas as ciências não são neutras, como se servissem a propósitos
totalmente humanitários. As ciências servem também para a criação de armas, de
bombas atômicas, de telescópios de vigilância, entre outros propósitos
políticos e militares.
Estes
são alguns exemplos do que é ideologia e a que propósitos ela serve: controle
social, ambições, interesses políticos, econômicos e militares, entre outros,
levando as pessoas a agirem conforme tais interesses. Radicalizadas, as
ideologias podem levar a extremos perigosíssimos, à desumanização.
REFERÊNCIAS:
CHAUÍ, Marilena. Iniciação à Filosofia. (Manual do
Professor) 3.ed. São Paulo, Ática, 2017.
GOOGLE. Google Imagens. Disponível
em: < https://www.google.com.br/imghp?hl=pt-BR&ogbl
> Acessos em 29 de maio de 2021.
SILVA,
Afrânio et alii. Sociologia em Movimento. (Manual do Professor) 2.ed. São Paulo,
Moderna, 2017.
UNITED STATES HOLOCAUST MEMORIAL
MUSEUM. Holocaust Encyclopedia.
Disponível em: < https://encyclopedia.ushmm.org/en
> Acesso em 29 de maio de 2021.
WIKIPÉDIA. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal > Acesso em
06/04/2021.
Nenhum comentário:
Postar um comentário