domingo, 30 de maio de 2021

AULA ZOOM 17 (Parte II da aula 16) DE SOCIOLOGIA DOS PRIMEIROS ANOS E EP1: A IDEOLOGIA DO TOTALITARISMO FASCISTA E NAZISTA – ALGUNS ELEMENTOS (PARTE II): (Prof. José Antônio Brazão.)

 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE GOIÁS

COORDENAÇÃO REGIONAL METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA

COLÉGIO ESTADUAL DEPUTADO JOSÉ DE ASSIS

ENSINO MÉDIO E PROFISSIONALIZANTE – PRIMEIROS ANOS E EP1

SOCIOLOGIA – PROF. JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.

AULA ZOOM 17 (Parte II da aula 16) DE SOCIOLOGIA DOS PRIMEIROS ANOS E EP1:

Diálogo interdisciplinar com a FILOSOFIA.

CULTURA E SOCIEDADE: CULTURA, PODER E DIVERSIDADE NAS RELAÇÕES COTIDIANAS – CULTURA E IDEOLOGIA:

No intuito de entendermos um pouco mais o que é ideologia, continuaremos o estudo de como o impacto das ideias causou terríveis males à humanidade: a ideologia do totalitarismo fascista e nazista, no século XX.

A IDEOLOGIA DO TOTALITARISMO FASCISTA E NAZISTA – ALGUNS ELEMENTOS (PARTE II):  (Prof. José Antônio Brazão.)

*COMENTÁRIO DE REVISÃO DA AULA ANTERIOR.

Só para lembrar: IDEOLOGIA é um conjunto de valores e ideias de um grupo ou de classe, que domina o poder econômico e político, até mesmo militar em muitos casos, de uma sociedade e que tem por finalidade dizer, de forma direta ou indireta (sutilmente [de modo refinado e imperceptível]), às pessoas o que elas têm que fazer, como fazer, o que não devem fazer, como devem comportar-se e agir. A finalidade da ideologia é manter o status quo (a situação das coisas como elas se encontram) que beneficia aquele grupo ou aquela classe dominante, mantendo seus privilégios e interesses.

Neste sentido, quais são as principais características e ideias (ideologias) do totalitarismo fascista e nazista [domínio de fascistas e nazistas, respectivamente, na Itália e na Alemanha] do século XX? A seguir, vão algumas outras das principais características:

(6)O antissemitismo, isto é, a oposição radical aos judeus (semitas), vendo-os como um mal a ser eliminado e uma raça inferior.

IMAGENS:

https://www.google.com/search?q=antissemitismo+nazista&hl=pt-BR&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwirnKfs1OXwAhV2G7kGHQkFAlgQ_AUoAXoECAEQAw&biw=1242&bih=597

A solução final:

https://encyclopedia.ushmm.org/content/en/article/the-final-solution?parent=en%2F11128

Conjunto de fotos:

https://encyclopedia.ushmm.org/en/a-z/photo

(7)A ideia da superioridade da raça ariana (arianismo), vista como superior a outras. Por conta desta ideia, houve perseguições severas e impiedosas a judeus, ciganos, homossexuais e outras pessoas, de raças e grupos sociais de diferentes tipos.

IMAGENS (Arianismo nazista):

https://www.google.com/search?q=arianismo+nazista&hl=pt-BR&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwiKjNiq1eXwAhX1ILkGHfd-BwoQ_AUoAXoECAEQAw&biw=1242&bih=597

(8)O extermínio das raças consideradas inferiores, do qual os campos de concentração podem ser citados como os mais claros exemplos. Pessoas eram presas em campos de concentração (a maioria de judeus) e, muitas delas, assassinadas absurdamente.

IMAGENS:

https://www.google.com/search?q=campos+de+concentra%C3%A7%C3%A3o+nazistas&hl=pt-BR&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwjyovvQ1eXwAhUhFbkGHZ1vCgMQ_AUoAXoECAEQAw&biw=1242&bih=597

(9)A defesa incondicional do capitalismo, em oposição direta ao socialismo. Com isto, fascistas e nazistas conseguiram apoio e muito dinheiro por parte de grandes capitalistas, como industriais, banqueiros, latifundiários e outros, que viam o perigo do socialismo e queriam se livrar deste.

IMAGENS (Economia da Alemanha Nazista):

Conjunto 1:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Economia_da_Alemanha_Nazista#/media/Ficheiro:20_Deutschmark_note_3rd_Reich.jpg

Conjunto 2:

https://en.wikipedia.org/wiki/Economy_of_Nazi_Germany#/media/File:Bundesarchiv_Bild_183-R27373,_Reichsautobahn,_Adolf_Hitler_beim_1._Spatenstich,_bei_Frankfurt.jpg

(10)Perseguição a todos os opositores do regime. Fascistas e nazistas perseguiram, sem dó, assassinaram e prenderam muitos opositores dos seus regimes totalitários.

 (11)Montagem de sistema de divulgação das ideias nazifascistas. (Abaixo.)

IMAGENS:

https://www.google.com/search?q=nazi+propaganda+system&hl=pt-BR&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwj3xObg2OXwAhXnGrkGHVR9BwEQ_AUoAXoECAEQAw&biw=1242&bih=597

(12)Vigilância, com o uso, inclusive, de polícia secreta (no caso dos nazistas, a Gestapo teve um papel relevante). Juntamente com a vigilância, a censura a todo pensamento contrário, aliada à perseguição dos críticos ao regime.

IMAGENS (Gestapo – Polícia secreta nazista):

https://www.google.com/search?q=gestapo&hl=pt-BR&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwjc29z72OXwAhUND7kGHSX0C2wQ_AUoAXoECAEQAw&biw=1242&bih=597

Gestapo na Holocaust Encyclopedia:

https://encyclopedia.ushmm.org/search?query=gestapo&languages%5B%5D=pt-br

(13)Busca de uniformização das pessoas e do pensamento coletivo. Uniformizar para dominar, controlar!

 (14)Uso da ciência para reforçar a visão nazifascista, seus preconceitos. Exemplos: experimentos feitos com judeus e pessoas de outras raças, além de pessoas e até crianças com problemas mentais ou defeitos corporais, que serviram como cobaias.

IMAGENS:

Ciência nazista:

https://www.google.com/search?q=nazi+science&hl=pt-BR&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwiY_Z-32eXwAhU9FrkGHawvDgkQ_AUoAXoECAEQAw&biw=1242&bih=597

(15)Banimento da ciência considerada judaica. Por exemplo: perseguição, expulsão, prisão e até mortes de cientistas e outros pensadores de origem judaica – Albert Einstein teve que exilar-se nos EUA; diversos pensadores e filósofos da Escola de Frankfurt, de origem judaica, tiveram que também fazer o caminho na direção dos Estados Unidos!

IMAGENS (O judeu Einstein nos EUA):

https://www.google.com/search?q=fuga+de+einstein+da+alemanha&bih=597&biw=1242&hl=pt-BR&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwiK4ruN2uXwAhWWHbkGHc9dAWQQ_AUoAnoECAEQBA

(16)A política econômica de expansão advinda do neocolonialismo, com novas áreas de controle e dominação, novas terras e colônias. De fato, fascistas e nazistas invadiram vários países. Vale lembrar que a invasão da Polônia, pelos nazistas, com a oposição da Inglaterra, definiu o início da II Guerra Mundial! Imenso número de mortos. Horror!

IMAGENS:

https://www.google.com/search?q=mapa+das+conquistas+coloniais+fascistas+e+nazistas&tbm=isch&hl=pt-BR&sa=X&ved=2ahUKEwiu_tHT2uXwAhXer5UCHSFaBcIQBXoECAEQFw&biw=1226&bih=597

Outros.

Meios de transmissão da ideologia nazifascista:

PROPAGANDA NAZISTA (fonte de informações: Holocaust Encyclopedia):

https://encyclopedia.ushmm.org/content/en/article/nazi-propaganda-and-censorship?series=31

https://encyclopedia.ushmm.org/content/en/article/nazi-racism?series=31

Propaganda Nazista (fonte de informações: Google Imagens):

https://www.google.com/search?q=propaganda+nazista&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwj8zsywkPDwAhWhH7kGHc9TB4QQ_AUoAXoECAEQAw&biw=1242&bih=597

(1)Rádio. Fascistas e nazistas souberam explorar imensamente bem os recursos do rádio de seu tempo.

(2)Jornais escritos.

(3)Revistas.

(4)Desfiles e paradas militares.

IMAGENS (Manifestações nazistas nas décadas de 1920 – 1930):

https://www.google.com/search?q=manifesta%C3%A7%C3%B5es+nazistas+nas+d%C3%A9cadas+de+1920+e+1930&hl=pt-BR&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwi4sdq3kfDwAhUDGbkGHXtZDIoQ_AUoAnoECAEQBA&biw=1242&bih=597

(5)Sistema educacional: desde a formação de professores(as), passando pelo uso de símbolos identificadores do regime, até os livros didáticos.

Educação Nazista (imagens):

https://www.google.com/search?q=educa%C3%A7%C3%A3o+nazista&hl=pt-BR&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwj365_4k_DwAhXrFbkGHUXFDasQ_AUoAXoECAEQAw&biw=1242&bih=597

Sistema de Educação Fascista (imagens):

https://www.google.com/search?q=fascist+education+system&hl=pt-BR&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwiwy_zClPDwAhWPHbkGHWTjDYwQ_AUoAnoECAIQBA&biw=1242&bih=597

(6)Formação de grupos masculinos e femininos. Por exemplo, no caso do nazismo: a Juventude Hitlerista.

IMAGENS:

Conjunto 1:

https://encyclopedia.ushmm.org/content/pt-br/article/hitler-youth-2

Conjunto 2:

https://www.google.com/search?q=juventude+hitlerista&hl=pt-BR&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwj4y7TslfDwAhWZGbkGHX6SCo8Q_AUoAXoECAEQAw&biw=1242&bih=597

(7)Uniformes: no exército, nas escolas, nos agrupamentos de jovens (rapazes e moças) e tantos outros lugares e pessoas.

(8)Bandeiras, estandartes e outros símbolos de transmissão do pensamento do partido único. Por exemplo: a suástica nazista e a machadinha enfeixada dos fascistas.

(9)Arquitetura. Construções de prédios e grandes monumentos, com clara mostra de poder e aparência de grandeza.

IMAGENS:

https://www.google.com/search?q=arquitetura+nazista&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwi52sqEkfDwAhX7LLkGHYjZBp8Q_AUoAXoECAEQAw&biw=1242&bih=597

(10)Arte. A arte foi um grande meio de divulgação das ideias fascistas e nazistas. P. ex.: estátuas, quadros e diferentes meios artísticos possíveis.

(11)Cartazes.

(12)Panfletos.

(13)Cinema.

(14)Família. Fascistas e nazistas sabiam muito bem que a família seria um instrumento ou meio fundamental para a divulgação e o reforço de suas ideias, de sua ideologia – mães, pais, filhos e filhas, parentes. Outros...

IMAGENS (A ideologia nazista da família ideal):

https://www.google.com/search?q=a+ideologia+nazista+da+familia+ideal&hl=pt-BR&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwi9o7rFkvDwAhVHIbkGHUUEAY4Q_AUoAnoECAEQBA&biw=1242&bih=597

Nazistas e fascistas souberam fazer uso de todos os meios que lhes foram possíveis para divulgar suas ideias e reforça-las no entendimento das pessoas. Com isto, conseguiram o apoio para levar avante até mesmo a invasão de outros países, o que culminou com a II Guerra Mundial (1939 – 1945). Ao final desta guerra, mais de cinquenta milhões de pessoas tinham sido mortas, fora as que morreram depois, em razão das consequências nefastas da guerra para a vida de outras tantas.

IMAGENS (Mortos durante a Segunda Guerra Mundial):

https://www.google.com/search?q=mortos+na+segunda+guerra+mundial&hl=pt-BR&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwiOyoyek_DwAhVxE7kGHR4OBmsQ_AUoAnoECAEQBA&biw=1242&bih=597

Antes da guerra: mortes em campos de concentração, assassinatos de inimigos, destruição de partidos contrários e prédios destes, com as pessoas que ali se encontravam, e outras barbaridades, como as mortes de crianças deficientes, pessoas loucas e outras mais que não eram consideradas adequadas aos propósitos nazifascistas, prisões e mortes dentro destas – o filósofo italiano Antônio Gramsci, que foi uma pedra no sapato dos fascistas, só foi libertado pelos fascistas depois de pressões da opinião internacional e, mesmo assim, por conta do enfraquecimento do corpo, morreu pouco tempo depois.

 

Textos citados extraídos de: SILVA, Afrânio et alii. Sociologia em Movimento. (Manual do Professor) 2.ed. São Paulo, Moderna, 2017. Pp. 64-65.)

OBSERVAÇÃO: O texto original foi dividido em partes menores e postas entre aspas (indicando serem dos autores originais) para facilitar a explicação. Os asteriscos indicam as partes. Todos os grifos e os colchetes no texto: do Prof. José Antônio Brazão, a título de esclarecimentos ou reforço de pontos centrais.

REFERÊNCIAS:

CHAUÍ, Marilena. Iniciação à Filosofia. (Manual do Professor) 3.ed. São Paulo, Ática, 2017.

GOOGLE. Google Imagens. Disponível em: < https://www.google.com.br/imghp?hl=pt-BR&ogbl > Acessos em 29 de maio de 2021.

SILVA, Afrânio et alii. Sociologia em Movimento. (Manual do Professor) 2.ed. São Paulo, Moderna, 2017.

UNITED STATES HOLOCAUST MEMORIAL MUSEUM. Holocaust Encyclopedia. Disponível em: < https://encyclopedia.ushmm.org/en > Acesso em 29 de maio de 2021.

WIKIPÉDIA. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal > Acesso em 06/04/2021.

Nenhum comentário: