SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE GOIÁS
COORDENAÇÃO
REGIONAL METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA
COLÉGIO
ESTADUAL DEPUTADO JOSÉ DE ASSIS
ENSINO
MÉDIO E PROFISSIONALIZANTE – PRIMEIROS ANOS E EP1
SOCIOLOGIA
– PROF. JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.
AULA ZOOM 17 (Parte II da aula 16)
DE SOCIOLOGIA DOS PRIMEIROS ANOS E EP1:
Diálogo interdisciplinar com a
FILOSOFIA.
CULTURA E
SOCIEDADE: CULTURA, PODER E DIVERSIDADE NAS RELAÇÕES COTIDIANAS – CULTURA E
IDEOLOGIA:
No intuito de entendermos um pouco
mais o que é ideologia, continuaremos o estudo de como o impacto das ideias
causou terríveis males à humanidade: a ideologia do totalitarismo fascista e
nazista, no século XX.
A IDEOLOGIA DO TOTALITARISMO FASCISTA E NAZISTA – ALGUNS ELEMENTOS (PARTE II): (Prof. José Antônio Brazão.)
*COMENTÁRIO DE REVISÃO DA AULA ANTERIOR.
Só para lembrar: IDEOLOGIA é um conjunto
de valores e ideias de um grupo ou de classe, que domina o poder econômico e
político, até mesmo militar em muitos casos, de uma sociedade e que tem por
finalidade dizer, de forma direta ou indireta (sutilmente [de modo refinado e
imperceptível]), às pessoas o que elas têm que fazer, como fazer, o que não
devem fazer, como devem comportar-se e agir. A finalidade da ideologia é manter
o status quo (a situação das coisas como elas se encontram) que beneficia
aquele grupo ou aquela classe dominante, mantendo seus privilégios e
interesses.
Neste sentido, quais são as principais
características e ideias (ideologias) do totalitarismo fascista e nazista [domínio
de fascistas e nazistas, respectivamente, na Itália e na Alemanha] do século XX?
A seguir, vão algumas outras das principais características:
(6)O antissemitismo,
isto é, a oposição radical aos judeus (semitas), vendo-os como um mal a ser
eliminado e uma raça inferior.
IMAGENS:
A solução final:
https://encyclopedia.ushmm.org/content/en/article/the-final-solution?parent=en%2F11128
Conjunto de fotos:
https://encyclopedia.ushmm.org/en/a-z/photo
(7)A ideia da superioridade da raça
ariana (arianismo), vista como
superior a outras. Por conta desta ideia, houve perseguições severas e
impiedosas a judeus, ciganos, homossexuais e outras pessoas, de raças e grupos
sociais de diferentes tipos.
IMAGENS (Arianismo nazista):
(8)O extermínio das raças consideradas inferiores, do qual os campos
de concentração podem ser citados como os mais claros exemplos. Pessoas eram
presas em campos de concentração (a maioria de judeus) e, muitas delas,
assassinadas absurdamente.
IMAGENS:
(9)A defesa incondicional do capitalismo, em oposição direta ao socialismo.
Com isto, fascistas e nazistas conseguiram apoio e muito dinheiro por parte de
grandes capitalistas, como industriais, banqueiros, latifundiários e outros,
que viam o perigo do socialismo e queriam se livrar deste.
IMAGENS (Economia da Alemanha Nazista):
Conjunto
1:
Conjunto
2:
(10)Perseguição a todos os opositores
do regime. Fascistas e nazistas
perseguiram, sem dó, assassinaram e prenderam muitos opositores dos seus regimes
totalitários.
(11)Montagem
de sistema de divulgação das ideias nazifascistas. (Abaixo.)
IMAGENS:
(12)Vigilância,
com o uso, inclusive, de polícia secreta (no caso dos nazistas, a Gestapo teve
um papel relevante). Juntamente com a vigilância, a censura a todo pensamento contrário,
aliada à perseguição dos críticos ao regime.
IMAGENS (Gestapo – Polícia secreta
nazista):
Gestapo na Holocaust Encyclopedia:
https://encyclopedia.ushmm.org/search?query=gestapo&languages%5B%5D=pt-br
(13)Busca de uniformização das pessoas e
do pensamento coletivo. Uniformizar
para dominar, controlar!
(14)Uso
da ciência para reforçar a visão nazifascista, seus preconceitos.
Exemplos: experimentos feitos com judeus
e pessoas de outras raças, além de pessoas e até crianças com problemas mentais
ou defeitos corporais, que serviram como cobaias.
IMAGENS:
Ciência nazista:
(15)Banimento da ciência considerada
judaica. Por exemplo: perseguição, expulsão, prisão e até mortes de
cientistas e outros pensadores de origem judaica – Albert Einstein teve que
exilar-se nos EUA; diversos pensadores e filósofos da Escola de Frankfurt, de origem judaica, tiveram que também
fazer o caminho na direção dos Estados Unidos!
IMAGENS (O judeu Einstein nos EUA):
(16)A política econômica de expansão
advinda do neocolonialismo, com novas áreas de controle e dominação, novas terras e colônias. De fato,
fascistas e nazistas invadiram vários países. Vale lembrar que a invasão da
Polônia, pelos nazistas, com a oposição da Inglaterra, definiu o início da II Guerra Mundial! Imenso número
de mortos. Horror!
IMAGENS:
Outros.
Meios
de transmissão da ideologia nazifascista:
PROPAGANDA NAZISTA (fonte de informações: Holocaust Encyclopedia):
https://encyclopedia.ushmm.org/content/en/article/nazi-propaganda-and-censorship?series=31
https://encyclopedia.ushmm.org/content/en/article/nazi-racism?series=31
Propaganda Nazista (fonte de
informações: Google Imagens):
(1)Rádio. Fascistas e nazistas souberam
explorar imensamente bem os recursos do rádio de seu tempo.
(2)Jornais escritos.
(3)Revistas.
(4)Desfiles e paradas militares.
IMAGENS (Manifestações nazistas nas décadas
de 1920 – 1930):
(5)Sistema educacional: desde a formação
de professores(as), passando pelo uso de símbolos identificadores do regime,
até os livros didáticos.
Educação Nazista (imagens):
Sistema de Educação Fascista (imagens):
(6)Formação de grupos masculinos e
femininos. Por exemplo, no caso do nazismo: a Juventude Hitlerista.
IMAGENS:
Conjunto 1:
https://encyclopedia.ushmm.org/content/pt-br/article/hitler-youth-2
Conjunto 2:
(7)Uniformes: no exército, nas escolas,
nos agrupamentos de jovens (rapazes e moças) e tantos outros lugares e pessoas.
(8)Bandeiras, estandartes e outros
símbolos de transmissão do pensamento do partido
único. Por exemplo: a suástica
nazista e a machadinha enfeixada dos fascistas.
(9)Arquitetura. Construções de prédios e
grandes monumentos, com clara mostra de poder e aparência de grandeza.
IMAGENS:
(10)Arte.
A arte foi um grande meio de divulgação das ideias fascistas e nazistas. P.
ex.: estátuas, quadros e diferentes meios artísticos possíveis.
(11)Cartazes.
(12)Panfletos.
(13)Cinema.
(14)Família.
Fascistas e nazistas sabiam muito bem que a
família seria um instrumento ou meio fundamental para a divulgação e o reforço
de suas ideias, de sua ideologia – mães, pais, filhos e filhas, parentes.
Outros...
IMAGENS (A ideologia nazista da família
ideal):
Nazistas e fascistas souberam fazer uso de
todos os meios que lhes foram possíveis para divulgar suas ideias e reforça-las
no entendimento das pessoas. Com isto, conseguiram o apoio para levar avante
até mesmo a invasão de outros países, o que culminou com a II Guerra Mundial
(1939 – 1945). Ao final desta guerra, mais de cinquenta milhões de pessoas tinham sido mortas, fora as que
morreram depois, em razão das consequências nefastas da guerra para a vida de
outras tantas.
IMAGENS (Mortos durante a Segunda Guerra
Mundial):
Antes da guerra: mortes em campos de
concentração, assassinatos de inimigos, destruição de partidos contrários e
prédios destes, com as pessoas que ali se encontravam, e outras barbaridades,
como as mortes de crianças deficientes, pessoas loucas e outras mais que não eram
consideradas adequadas aos propósitos nazifascistas, prisões e mortes dentro
destas – o filósofo italiano Antônio Gramsci,
que foi uma pedra no sapato dos fascistas, só foi libertado pelos fascistas
depois de pressões da opinião internacional e, mesmo assim, por conta do
enfraquecimento do corpo, morreu pouco tempo depois.
Textos
citados extraídos de:
SILVA, Afrânio et alii. Sociologia em Movimento. (Manual do
Professor) 2.ed. São Paulo, Moderna, 2017. Pp. 64-65.)
OBSERVAÇÃO: O texto original foi
dividido em partes menores e postas entre aspas (indicando serem dos autores
originais) para facilitar a explicação. Os asteriscos indicam as partes. Todos
os grifos e os colchetes no texto: do Prof. José Antônio Brazão, a título de
esclarecimentos ou reforço de pontos centrais.
REFERÊNCIAS:
CHAUÍ, Marilena. Iniciação à Filosofia. (Manual do
Professor) 3.ed. São Paulo, Ática, 2017.
GOOGLE. Google Imagens. Disponível
em: < https://www.google.com.br/imghp?hl=pt-BR&ogbl
> Acessos em 29 de maio de 2021.
SILVA,
Afrânio et alii. Sociologia em Movimento. (Manual do Professor) 2.ed. São Paulo,
Moderna, 2017.
UNITED STATES HOLOCAUST MEMORIAL
MUSEUM. Holocaust Encyclopedia.
Disponível em: < https://encyclopedia.ushmm.org/en
> Acesso em 29 de maio de 2021.
WIKIPÉDIA. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal > Acesso em
06/04/2021.
Nenhum comentário:
Postar um comentário