domingo, 6 de junho de 2021

AULA ZOOM 18 (Parte III) DE FILOSOFIA 2021 - PRIMEIROS ANOS: MITO (ALEGORIA) DA CAVERNA – A EXPLICAÇÃO DO MITO POR SÓCRATES (Prof. José Antônio Brazão.)

 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE GOIÁS

COORDENAÇÃO REGIONAL METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA

COLÉGIO ESTADUAL DEPUTADO JOSÉ DE ASSIS

PRIMEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO E EP1

FILOSOFIA – PROF. JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.

AULA ZOOM 18 (Parte III) DE FILOSOFIA 2021

 

PRIMEIROS ANOS:

MITO (ALEGORIA) DA CAVERNA – A EXPLICAÇÃO DO MITO POR SÓCRATES:

 

Obs.: Não demorar muito em Sócrates (no início).

FILOSOFIA GREGA – PLATÃO:

Texto: A alegoria da caverna – A República (514a-517c) [PARTE FINAL]

Imagem 1: Alegoria (Mito) da Caverna. [Alegoria = comparação; no caso, comparação com a vida real. Mito = história, relato.]

Conjunto 1:

https://es.wikipedia.org/wiki/Alegor%C3%ADa_de_la_caverna#/media/Archivo:Plato_-_Allegory_of_the_Cave.png

Conjunto 2:

https://www.google.com/search?q=alegoria+da+caverna&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwjVr8Law-XwAhU0CrkGHb6FAPkQ_AUoAXoECAEQAw&biw=1242&bih=597

Imagem 2: Alegoria ou Mito da Caverna:

https://it.wikipedia.org/wiki/Mito_della_caverna#/media/File:Platon_Cave_Sanraedam_1604.jpg

Imagem 3: https://psiconlinews.com/wp-content/uploads/2017/06/mito-da-caverna.jpg

Imagem 4: As Sombras da Vida, com Piteco (de Maurício de Sousa).

http://izabelahendrix.edu.br/humanidades1/ser-humano-relacoes/artigos/arquivos/piteco-as-sombras-da-vida.pdf

MITO (ALEGORIA DA CAVERNA) – A EXPLICAÇÃO DO MITO POR SÓCRATES:

Sócrates: E agora, meu caro Glauco, é preciso aplicar exatamente essa alegoria ao que dissemos anteriormente. Devemos assimilar o mundo que apreendemos pela vista à estada na prisão, a luz do fogo que ilumina a caverna à ação do sol. Quanto à subida e à contemplação do que há no alto, considera que se trata da ascensão da alma até o lugar inteligível, e não te enganarás sobre minha esperança, já que desejas conhecê-la. Deus sabe se há alguma possibilidade de que ela seja fundada sobre a verdade. Em todo o caso, eis o que me aparece tal como me aparece; nos últimos limites do mundo inteligível aparece-me a ideia do Bem, que se percebe com dificuldade, mas que não se pode ver sem concluir que ela é a causa de tudo o que há de reto e de belo. No mundo visível, ela gera a luz e o senhor da luz, no mundo inteligível ela própria é a soberana que dispensa a verdade e a inteligência. Acrescento que é preciso vê-la se quer comportar-se com sabedoria, seja na vida privada, seja na vida pública.

Glauco: Tanto quanto sou capaz de compreender-te, concordo contigo.

Imagem 7: Platão aponta para o Mundo das Ideias (Formas perfeitas de tudo que existe) ou Mundo Inteligível (percebido pelo pensamento). Imutável, perfeito, eterno.

https://en.wikipedia.org/wiki/Idea#/media/File:Plato-raphael.jpg

Imagem 8: Mundo Sensível (mundo percebido pelos 5 sentidos): Natureza. Este mundo é, segundo Platão, uma cópia imperfeita do Mundo das Ideias. Mutável, imperfeito, sujeito ao devir (vir a ser, transformação) de todas as coisas.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Natureza#/media/Ficheiro:44_-_Iguazu_-_D%C3%A9cembre_2007.jpg

Imagem 9: Mundo Sensível (mundo percebido pelos 5 sentidos): Cidade. Este mundo é, segundo Platão, uma cópia imperfeita do Mundo das Ideias. Mutável, imperfeito, sujeito ao devir (vir a ser, transformação) de todas as coisas.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Cidade#/media/Ficheiro:Colosseum_in_Rome,_Italy_-_April_2007.jpg

(Referência: A Alegoria da caverna: A Republica, 514a-517c tradução de Lucy Magalhães. In: MARCONDES, Danilo. Textos Básicos de Filosofia: dos Pré-socráticos a Wittgenstein. 2a ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2000. Disponível em: http://www.usp.br/nce/wcp/arq/textos/203.pdf  Acesso em 11/08/2020.)

De acordo com Platão, o mundo sensível foi elaborado, a partir da matéria pré-existente, pelo Demiurgo, um ser divino que, observando a beleza do Mundo das Ideias, quis copiar as Ideias (FORMAS) eternas e perfeitas, fazendo outras cópias com a matéria de que dispunha. (Prof. José A. B.)

Imagem 10: Demiurgo.

https://lidianefranqui.com.br/o-demiurgo-platonico-e-a-geracao-da-vida-cosmica/

Como a alma pode se desprender do mundo sensível e elevar-se ao Mundo das Ideias? Através da lembrança (reminiscência, recordação) daquilo que ela, alma, outrora contemplou no Inteligível, antes de ser enviada ao mundo das coisas sensíveis, materiais, imperfeitas. A alma precisa elevar-se das coisas sensíveis até as Ideias, chegando à visão ou lembrança do BEM, a Ideia mais perfeita. O que a pode ajudar? A contemplação e o aprendizado. Através da vivência de uma vida reta também (veja o final do texto de Platão, acima). (Prof. José Antônio Brazão.)

Imagem 11: Contemplação.

https://it.wikipedia.org/wiki/Contemplazione#/media/File:Chi_ha_detto_che_le_stelle_puoi_guardarle_sono_da_lontano?.jpg

Imagem 12: Aprendizado.

https://es.wikipedia.org/wiki/Aprendizaje#/media/Archivo:William-Adolphe_Bouguereau_(1825-1905)_-_The_Difficult_Lesson_(1884).jpg

O USO DOS MITOS POR PLATÃO (Prof. José Antônio Brazão.):

Platão, em seus livros, além de mostrar-se um grande escritor e filósofo, faz uso frequente de um recurso de ensino-aprendizado: o MITO. Mito é uma história, um relato.

Mitos eram histórias sagradas que contavam histórias de deuses e deusas e de seres diversos, fantásticos, que estão na origem de todas as coisas. Deuses e deusas são imortais, eternos. O conjunto dos mitos de um povo constitui o que se chama MITOLOGIA. Portanto, os mitos eram marcantemente religiosos.

O que Platão fez? Platão soube explorar o poder dos mitos, enquanto histórias, para criar mitos próprios, filosóficos, com fins de ensino-aprendizado de FILOSOFIA!! Um desses mitos foi é o mito (alegoria) da caverna. Outro, também no livro República, o MITO DE ER, um pastor cuja alma foi elevada até o mundo da eternidade, pós-morte, e ali conheceu como ocorre o ciclo de idas e vindas (a reencarnação) das almas, crença provavelmente advinda do contato de Platão com o pitagorismo.

No livro BANQUETE, que tem como tema o amor, vários mitos filosóficos aparecem. Vale a pena dar uma olhada futuramente (fica aqui o convite à leitura).

No mundo atual, só para fazermos uma comparação, mitos são ainda usados como recursos literários e cinematográficos! Por exemplo: Nos livros da trilogia O SENHOR DOS ANÉIS, no livro CRÔNICAS DE NÁRNIA, entre outros tantos, inclusive transformados em filmes. Os filmes FÚRIA DE TITÃS e PERCY JACKSON, além de outros, podem ser igualmente citados. Daí a gente vê o poder dos mitos e o quanto a separação entre a filosofia e os mitos não foi abrupta (imediata), mas ambos, apesar das diferenças, continuam convivendo, junto com as ciências e as religiões.

Platão, com certeza, sabia do poder do relato mítico e usou-o muito bem para transmitir conhecimentos filosóficos. Junto com esse relato, a estrutura de DIÁLOGOS na maioria dos livros platônicos. Dois recursos de transmissão de ideias muito interessantes e bem usados em conjunto.

VÍDEO CURTO: “[Episódio] 05 - Ser Ou Não Ser - Platão, O Mito Da Caverna - Viviane Mosé - Fantástico.flv” . Disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=ei-kSPL4Lg4

REFERÊNCIAS:

ARANHA, Maria L. de A. e MARTINS, Maria H. P. Filosofando: Introdução à Filosofia. 4.ed. São Paulo, Moderna, 2009.

CHAUÍ, Marilena. Iniciação à Filosofia. 3.ed. São Paulo, Ática, 2017.

PLATÃO. Críton ou Do Dever. Disponível em: < http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/cv000015.pdf > Acesso em 02 de maio de 2021.

PLATÃO. Críton ou Do Dever. Em audiobook (áudio-livro). Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=zEV56ncVeKM > Acesso em 02 de maio de 2021.

PLATÃO. Fédon ou da Imortalidade da Alma. Disponível em: < http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/cv000031.pdf > Acesso em 09 de maio de 2021.

WIKIPÉDIA. Página Principal. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal > Acesso em 07 de março de 2021.

WIKIPÉDIA. Helena (mitologia). Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Helena_(mitologia) > Acesso em 11 de abril de 2021.

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