domingo, 6 de junho de 2021

AULA ZOOM 18 DE FILOSOFIA – SEGUNDOS ANOS: AS REGRAS DO MÉTODO DE RENÉ DESCARTES: (Prof. José Antônio Brazão.)

 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE GOIÁS

COORDENAÇÃO REGIONAL METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA

COLÉGIO ESTADUAL DEPUTADO JOSÉ DE ASSIS

ENSINO MÉDIO – SEGUNDO ANO

FILOSOFIA – PROF. JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.

AULA ZOOM 18 DE FILOSOFIA – SEGUNDOS ANOS:

TEORIA DO CONHECIMENTO:

AS REGRAS DO MÉTODO DE RENÉ DESCARTES:

(Prof. José Antônio Brazão.)

 TEXTO DE DESCARTES:

“(...)E, como a grande quantidade de leis fornece com frequência justificativas aos vícios, de forma que um Estado é mais bem dirigido quando, apesar de possuir muito poucas delas, são estritamente cumpridas; portanto, em lugar desse grande número de preceitos de que se compõe a lógica, achei que me seriam suficientes os quatro seguintes, uma vez que tornasse a firme e inalterável resolução de não deixar uma só vez de observá-los.

O primeiro era o de nunca aceitar algo como verdadeiro que eu não conhecesse claramente como tal; ou seja, de evitar cuidadosamente a pressa e a prevenção, e de nada fazer constar de meus juízos que não se apresentasse tão clara e distintamente a meu espírito que eu não tivesse motivo algum de duvidar dele.

IMAGENS (Ciências no século XVII):

https://www.google.com/search?q=ci%C3%AAncias+no+s%C3%A9culo+XVII&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwjj5vKzsYPxAhUrpJUCHY3XDbYQ_AUoAXoECAEQAw&biw=1242&bih=597

IMAGENS (Claro como a luz do dia)

https://www.google.com/search?q=luz+do+dia&hl=pt-BR&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwiXioiBtYPxAhXLrZUCHWeqCFUQ_AUoAXoECAEQAw&biw=1242&bih=597

O segundo, o de repartir cada uma das dificuldades que eu analisasse em tantas parcelas quantas fossem possíveis e necessárias a fim de melhor solucioná-las.

IMAGENS (Divisão de um bolo em partes):

https://www.google.com/search?q=divis%C3%A3o+de+um+bolo+em+partes&hl=pt-BR&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwiO28O_soPxAhWBqJUCHch9B60Q_AUoAXoECAEQAw&biw=1242&bih=597

O terceiro, o de conduzir por ordem meus pensamentos, iniciando pelos objetos mais simples e mais fáceis de conhecer, para elevar-me, pouco a pouco, como galgando degraus, até o conhecimento dos mais compostos, e presumindo até mesmo uma ordem entre os que não se precedem naturalmente uns aos outros.

IMAGENS:

Conjunto 1 (Aprendizado do mais simples ao mais difícil):

https://www.google.com/search?q=aprendizado+do+simples+ao+mais+dif%C3%ADcil&hl=pt-BR&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwiHovL9soPxAhVzqZUCHRZ3BKwQ_AUoAXoECAEQAw&biw=1242&bih=597

Conjunto 2 (Caminhos, passo a passo):

https://www.google.com/search?q=caminhos+belos+de+pedestres&hl=pt-BR&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwjDpJrrs4PxAhW8lZUCHV_tBK0Q_AUoAXoECAEQAw&biw=1242&bih=597

Conjunto 3 (DEGRAUS):

https://www.google.com/search?q=degraus&hl=pt-BR&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwjekoqktIPxAhXEqZUCHfQ_CrwQ_AUoAXoECAEQAw&biw=1242&bih=597

E o último, o de efetuar em toda parte relações metódicas [que seguem um caminho preciso] tão completas e revisões tão gerais nas quais eu tivesse a certeza de nada omitir.

IMAGENS:

Conjunto 1 (revisão do trabalho):

https://www.google.com/search?q=revisando+o+trabalho&hl=pt-BR&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwiRnsPTtIPxAhVOqZUCHRckALYQ_AUoAXoECAEQAw&biw=1242&bih=597

Conjunto 2 (revisão de equipamentos):

https://www.google.com/search?q=revis%C3%A3o+dos+equipamentos&hl=pt-BR&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwjpmpm7toPxAhX2rpUCHZjSA7YQ_AUoAXoECAEQAw&biw=1242&bih=597

Conjunto 3 (revisão de equipamentos na NASA):

https://www.google.com/search?q=revis%C3%A3o+de+equipamentos+na+nasa&hl=pt-BR&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwiUnLDbtoPxAhW1q5UCHQk0D7AQ_AUoA3oECAEQBQ&biw=1242&bih=597

Conjunto 4 (revisão do carro de tempos em tempos):

https://www.google.com/search?q=revis%C3%A1o+do+carro&hl=pt-BR&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwiMq9yjt4PxAhUXp5UCHU0eAK0Q_AUoAnoECAEQBA&biw=1242&bih=597

Essas longas séries de razões, todas simples e fáceis, que os geômetras costumam utilizar para chegar às suas mais difíceis demonstrações, tinham-me dado a oportunidade de imaginar que todas as coisas com a possibilidade de serem conhecidas pelos homens seguem-se umas às outras do mesmo modo e que, uma vez que nos abstenhamos apenas de aceitar por verdadeira qualquer uma que não o seja, e que observemos sempre a ordem necessária para deduzi-las umas das outras, não pode existir nenhuma delas tão afastada a que não se chegue no final, nem tão escondida que não se descubra.(...)”

IMAGENS (René Descartes):

Conjunto 1:

https://fr.wikipedia.org/wiki/Ren%C3%A9_Descartes#/media/Fichier:Frans_Hals_-_Portret_van_Ren%C3%A9_Descartes.jpg

Conjunto 2:

https://en.wikipedia.org/wiki/Ren%C3%A9_Descartes#/media/File:Frans_Hals_-_Portret_van_Ren%C3%A9_Descartes.jpg

COORDENADAS CARTESIANAS (imagens):

Conjunto 1:

https://www.google.com/search?q=as+coordenadas+cartesianas&hl=pt-BR&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwj3uqjAuYPxAhUpppUCHb3YCjYQ_AUoA3oECAEQBQ&biw=1242&bih=597

Conjunto 2:

https://www.google.com/search?q=coordenadas+cartesianas+no+dia+a+dia&hl=pt-BR&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwij-v7auYPxAhV-qpUCHU5SB7cQ_AUoAXoECAEQAw&biw=1242&bih=597

(DESCARTES, René. [Parte II do] Discurso do Método. Pp. 10-11. Disponível em: < http://www.eniopadilha.com.br/documentos/descartes_discurso_do_metodo.pdf > Acesso em 06 de junho de 2021.)

OBS.: Todos os colchetes, anotações dentro destes e os grifos nos textos acima são meus. Usei-os para ajudar no esclarecimento e na separação de partes, ajudando na exposição. (Prof. José Antônio Brazão.)

REFERÊNCIAS BÁSICAS:

ARANHA, Maria L. de A. e MARTINS, Maria H. P. Filosofando: Introdução à Filosofia. 4.ed. São Paulo, Moderna, 2009.

CHAUÍ, Marilena. Iniciação à Filosofia. 3.ed. São Paulo, Ática, 2017.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. MiniAurélio Século XXI Escolar. São Paulo, Nova Fronteira, 2001.

GOOGLE. Google Imagens. Disponível em: < https://www.google.com/imghp?hl=pt-BR > Acessos ao longo de abril e maio de 2021.

HUME, David. Seção II: Da Origem das Ideias. IN: ______________________. Investigação acerca do entendimento humano. Disponível em: < https://docente.ifrn.edu.br/rodrigovidal/disciplinas/epistemologia-da-ciencia-2012.2/texto-de-david-hume-investigacao-acerca-do-entendimento-humano/view > Acesso em 09 de maio de 2021.

STANTFORD ENCYCLOPEDIA OF PHILOSOPHY. John Locke. Disponível em: < http://plato.stanford.edu/entries/locke/ > Acesso entre abril e maio de 2021.

STANFORD ENCLYCLOPEDIA OF PHILOSOPHY. David Hume. Disponível em: < http://plato.stanford.edu/entries/hume/ > Acesso entre abril e maio de 2021.

WIKIPÉDIA. Verbetes: Empirismo, Francis Bacon, John Locke, David Hume. Disponíveis em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal > Acesso em abril/maio de 2021.

YOUTUBE. Como eram feitos os manuscritos medievais. Disponível em: <

https://www.youtube.com/watch?v=6lT2cSIl9Ek > Acesso em 14 de março de 2021.

YOUTUBE. Iluminuras Medievais. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=9GotZ1M-ug4 > Acesso em 14 de março de 2021.

*OBSERVAÇÃO: Comparar o medieval com o moderno.

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