segunda-feira, 8 de março de 2021

AULA ZOOM 6 DE FILOSOFIA – SEGUNDOS ANOS: TOMÁS DE AQUINO (1225 – 1274): (Prof. José Antônio Brazão.)

 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE GOIÁS

COORDENAÇÃO REGIONAL METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA

COLÉGIO ESTADUAL DEPUTADO JOSÉ DE ASSIS

ENSINO MÉDIO – SEGUNDO ANO

FILOSOFIA – PROF. JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.

AULA ZOOM 6 DE FILOSOFIA – SEGUNDOS ANOS:

FILOSOFIA CRISTÃ E MEDIEVAL (Parte 4) (Prof. José Antônio Brazão.)

IMAGENS INICIAIS: https://pt.wikipedia.org/wiki/Filosofia_medieval

Em slides:

https://en.wikipedia.org/wiki/Medieval_philosophy#/media/File:Septem-artes-liberales_Herrad-von-Landsberg_Hortus-deliciarum_1180.jpg

FILOSOFIA ESCOLÁSTICA (séculos IX – XV d.C.):  

(Prof. José Antônio Brazão.)

TOMÁS DE AQUINO (1225 – 1274): (Prof. José Antônio Brazão.)

IMAGENS (TOMÁS DE AQUINO):

https://pt.wikipedia.org/wiki/Tom%C3%A1s_de_Aquino

Em slides:

Conjunto 1:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Tom%C3%A1s_de_Aquino#/media/Ficheiro:Gentile_da_Fabriano_052.jpg

Conjunto 2:

https://en.wikipedia.org/wiki/Thomas_Aquinas#/media/File:St-thomas-aquinas.jpg

Conjunto 3 (Universidade de Paris, onde Tomás estudou e lecionou):

https://pt.wikipedia.org/wiki/Universidade_de_Paris#/media/Ficheiro:Sorbonne_DSC09369.jpg

LEIA ATENTAMENTE OS TEXTOS A SEGUIR: MARQUE, EM CADA UM, A ALTERNATIVA QUE MELHOR OFERECE UM TÍTULO PARA CADA PARTE(CADA VIA):

“Art. 3 — Se Deus Existe.  O terceiro [artigo] discute-se assim — Parece que Deus não existe. (...)

SOLUÇÃO. — Por cinco vias pode-se provar a existência de Deus.”

QUESTÃO 1: “A primeira e mais manifesta é a procedente do movimento; pois, é certo e verificado pelos sentidos, que alguns seres são movidos neste mundo. Ora, todo o movido por outro o é. (...) Se, portanto, o motor também se move, é necessário seja movido por outro, e este por outro. Ora, não se pode assim proceder até ao infinito, porque não haveria nenhum primeiro motor e, por consequência, outro qualquer; pois, os motores segundos não movem, senão movidos pelo primeiro, como não move o báculo sem ser movido pela mão. Logo, é necessário chegar a um primeiro motor, de nenhum outro movido, ao qual todos dão o nome de Deus.”

(a) (     ) Via da causa eficiente.

(b) (     ) Via da finalidade dos seres.

(c) (  X   ) Via do primeiro motor imóvel.

(d) (     ) Via do contingente (possível e do necessário).

(e) (     ) Via dos graus de perfeição.

QUESTÃO 2: “A segunda via procede da natureza da causa eficiente. Pois, descobrimos que há certa ordem das causas eficientes nos seres sensíveis; porém, não concebemos, nem é possível que uma coisa seja causa eficiente de si própria, pois seria anterior a si mesma; o que não pode ser. Mas, é impossível, nas causas eficientes, proceder-se até o infinito; pois, em todas as causas eficientes ordenadas, a primeira é causa da média e esta, da última, sejam as médias muitas ou uma só; e como, removida a causa, removido fica o efeito, se nas causas eficientes não houver primeira, não haverá média nem última. Procedendo-se ao infinito, não haverá primeira causa eficiente, nem efeito último, nem causas eficientes médias, o que evidentemente é falso. Logo, é necessário admitir uma causa eficiente primeira, à qual todos dão o nome de Deus.”

(a) (     ) Via dos graus de perfeição.

(b) (     ) Via da finalidade dos seres.

(c) (     ) Via do primeiro motor imóvel.

(d) (     ) Via do contingente (possível e do necessário).

(e) (   X  ) Via da causa eficiente.

 

QUESTÃO 3: “A terceira via, procedente do possível e do necessário, é a seguinte — Vemos que certas coisas podem ser e não ser, podendo ser geradas e corrompidas. Ora, impossível é existirem sempre todos os seres de tal natureza, pois o que pode não ser, algum tempo não foi. Se, portanto, todas as coisas podem não ser, algum tempo nenhuma existia. Mas, se tal fosse verdade, ainda agora nada existiria pois, o que não é só pode começar a existir por uma coisa já existente; ora, nenhum ente existindo, é impossível que algum comece a existir, e portanto, nada existiria, o que, evidentemente, é falso. Logo, nem todos os seres são possíveis, mas é forçoso que algum dentre eles seja necessário. Ora, tudo o que é necessário ou tem de fora a causa de sua necessidade ou não a tem. Mas não é possível proceder ao infinito, nos seres necessários, que têm a causa da própria necessidade, como também o não é nas causas eficientes, como já se provou. Por onde, é forçoso admitir um ser por si necessário, não tendo de fora a causa da sua necessidade, antes, sendo a causa da necessidade dos outros; e a tal ser, todos chamam Deus.”

(a) (     ) Via da causa eficiente.

(b) (     ) Via da finalidade dos seres.

(c) (     ) Via do primeiro motor imóvel.

(d) (   X  ) Via do contingente (possível e do necessário).

(e) (     ) Via dos graus de perfeição.

 

QUESTÃO 4:

 “A quarta via procede dos graus que se encontram nas coisas. — Assim, nelas se encontram em proporção maior e menor o bem, a verdade, a nobreza e outros atributos semelhantes. Ora, o mais e o menos se dizem de diversos atributos enquanto se aproximam de um máximo, diversamente; assim, o mais cálido é o que mais se aproxima do maximamente cálido. Há, portanto, algo verdadeiríssimo, ótimo e nobilíssimo e, por consequente, maximamente ser; pois, as coisas maximamente verdadeiras são maximamente seres, como diz o Filósofo1. Ora, o que é maximamente tal, em um gênero, é causa de tudo o que esse gênero compreende; assim o fogo, maximamente cálido, é causa de todos os cálidos, como no mesmo lugar se diz2. Logo, há um ser, causa do ser, e da bondade, e de qualquer perfeição em tudo quanto existe, e chama-se Deus.”

(a) (     ) Via da causa eficiente.

(b) (   X  ) Via dos graus de perfeição.

(c) (     ) Via do primeiro motor imóvel.

(d) (     ) Via do contingente (possível e do necessário).

(e) (     ) Via da finalidade dos seres.

 

QUESTÃO 5:

 “A quinta procede do governo das coisas — Pois, vemos que algumas, como os corpos naturais, que carecem de conhecimento, operam em vista de um fim; o que se conclui de operarem sempre ou frequentemente do mesmo modo, para conseguirem o que é ótimo; donde resulta que chegam ao fim, não pelo acaso, mas pela intenção. Mas, os seres sem conhecimento não tendem ao fim sem serem dirigidos por um ente conhecedor e inteligente, como a seta, pelo arqueiro. Logo, há um ser inteligente, pelo qual todas as coisas naturais se ordenam ao fim, e a que chamamos Deus. (...)”

(a) (     ) Via da causa eficiente.

(b) (   X  ) Via do governo e da finalidade dos seres.

(c) (     ) Via do primeiro motor imóvel.

(d) (     ) Via do contingente (possível e do necessário).

(e) (     ) Via dos graus de perfeição.

QUESTÃO DO ENEM COMENTADA PELO PROF. JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO:

http://filosofianodia-a-dia.blogspot.com/2019/04/primeira-questao-comentada-de-filosofia.html

VER TAMBÉM:

http://filosofianodia-a-dia.blogspot.com/2009/06/filosofia-escolastica-prof-jose-antonio.html

REFERÊNCIAS BÁSICAS:

ARANHA, Maria L. de A. e MARTINS, Maria H. P. Filosofando: Introdução à Filosofia. 4.ed. São Paulo, Moderna, 2009.

CHAUÍ, Marilena. Iniciação à Filosofia. 3.ed. São Paulo, Ática, 2017.

FUNDAÇÃO PLANETÁRIO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO. A influência árabe nos nomes das estrelas. Disponível em: < http://planeta.rio/a-influencia-arabe-nos-nomes-das-estrelas/ > Acesso em 17 de fevereiro de 2021.

WIKIPÉDIA. Verbetes: Filosofia Medieval, Feudalismo, Cruzada, Islamismo, Copista, Mosteiro, Catedral, Universidade. Disponíveis em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal > Acesso em 01 de março de 2021.

 

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