SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE GOIÁS
COORDENAÇÃO
REGIONAL METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA
COLÉGIO
ESTADUAL DEPUTADO JOSÉ DE ASSIS
FILOSOFIA
– PROF. JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.
AULA ZOOM 6 DE FILOSOFIA 2021
HERÁCLITO DE ÉFESO E PARMÊNIDES DE ELEIA
PARMÊNIDES DE ELEIA: (Prof. José Antônio Brazão.)
Diálogo
interdisciplinar com a Arte, a Sociologia e a História.
QUADRO COMPARATIVO:
ASPECTOS
CENTRAIS DAS IDEIAS DE: |
PARMÊNIDES DE
ELEIA (Cerca de 530 –
460 a.C.; séc. VI/V a.C.) |
PARMÊNIDES DE ELEIA
(WIKIPÉDIA): Em slides (esp.): https://es.wikipedia.org/wiki/Parm%C3%A9nides_de_Elea#/media/Archivo:Parmenides.jpg
Em slides (Ingl.): https://en.wikipedia.org/wiki/Parmenides#/media/File:Parmenides.jpg
Em slides (ELEIA\VELIA,
de Parmênides): https://en.wikipedia.org/wiki/Velia#/media/File:Velia_Excavation_and_Tower.jpg
Em slides (ÉFESO, de Heráclito): https://en.wikipedia.org/wiki/Ephesus#/media/File:Ephesus_Celsus_Library_Fa%C3%A7ade.jpg
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Parmênides de Eleia
(Prof. José Antônio.) *Parmênides
de Eleia viveu entre os séculos VI e V a.C. (antes de Cristo a contagem é
regressiva). Eleia fica no Sul da Itália, antigamente conhecido como Magna Grécia. *Parmênides
também buscou entender a natureza e o cosmos. No entanto, diferentemente de
Heráclito de Éfeso (ver imagens de Éfeso), acreditava que o movimento (devir
ou vir a ser) é uma ilusão. *Parmênides,
em um poema que escreveu, conta que uma amazona, em uma carruagem de fogo
conduzida por cavalos, o levou até o palácio de TÊMIS, deusa grega da
Justiça. *A
deusa Têmis o acolheu de boa vontade e lhe falou de dois caminhos: o caminho
do SER e o caminho da OPINIÃO (conhecimento incerto e ilusório), do devir, da
ilusão. O caminho do SER diz que “O SER É, O NÃO-SER NÃO É”. *O
ser é eterno, perfeito, esférico (fechado em si mesmo), completo (a esfera é
completa em si), cheio em si mesmo, pleno, IMUTÁVEL (não sofre mudança). *Uma
comparação pode ajudar a entender o SER parmenídico (de Parmênides), ainda
que que o entendimento de Parmênides seja FILOSÓFICO e não religioso: o nome
de Deus no livro bíblico do ÊXODO. Moisés, no deserto, pastoreando ovelhas e
cabras, estava perto do monte Horebe (ou Sinai). Viu um espinheiro (sarça)
pegando fogo e ouviu a voz de Deus chamando-o. Deus ordena que Moisés volte
ao Egito e liberte da escravidão o povo de Israel, ao qual Moisés pertencia. Moisés
pergunta sobre o nome de Deus e este responde: “EU SOU AQUELE QUE SOU”. E que
dissesse ao povo que “AQUELE QUE É” o enviou para libertá-lo. IMAGENS
(MOISÉS, na Wikipédia): https://pt.wikipedia.org/wiki/Mois%C3%A9s Em
slides: Conjunto
1: https://pt.wikipedia.org/wiki/Mois%C3%A9s#/media/Ficheiro:Moses041.jpg Conjunto 2: https://es.wikipedia.org/wiki/Mois%C3%A9s#/media/Archivo:'Moses'_by_Michelangelo_JBU140.jpg Conjunto 3: *No
caso de Moisés, quando Deus diz que é AQUELE QUE É, há o SER. Deus se identifica
como O SER ETERNO, PERFEITO, CRIADOR (Deus é Criador de acordo com o livro do
Gênesis), COMPLETO, PLENO EM SI MESMO, INDEPENDENTE, TODO-PODEROSO (capaz de
libertar o povo de Israel, como viria a acontecer, com a intervenção de Moisés),
SENHOR. Visão religiosa do SER de Deus. *O
SER de Parmênides não é criador. O povo grego não acreditava que o mundo
surgiu do nada a partir de uma criação feita por um deus determinado. A
criação do mundo conforme os gregos antigos: https://super.abril.com.br/historia/a-origem-do-mundo-segundo-a-mitologia-grega/
(Ler só o trecho inicial, se houver
tempo.) *O
SER de Parmênides NÃO é um deus para o qual se deva orar ou ao qual se deva
adorar. *O
Deus de Moisés e de Israel é um Deus a quem se deve adorar. *O
Deus de Moisés e de Israel é conhecido através da FÉ. *O
SER de Parmênides é conhecido através do PENSAMENTO. A deusa Têmis diz a Parmênides
que “PENSAR E SER SÃO O MESMO” (frase que se encontra no poema). O Ser só
pode ser apreendido pelo pensamento. O Ser não pode ser visto pelos olhos,
mas pode ser apreendido pelo pensamento. O pensamento é capaz de elevar-se até
o SER. *Pensamento
é a reunião de ideias que se encadeiam (se ligam), formadas por meio de:
abstração (capacidade de formar imagens e ideias separando-as mentalmente do
concreto, dos sentidos), reflexão, meditação, entendimento, compreensão entre
outros. *Através
das habilidades do pensamento é possível formar uma ideia do SER. *O
CAMINHO DO SER, portanto, deve ser trilhado, seguido, segundo a deusa Têmis. *
O segundo caminho, o CAMINHO DA OPINIÃO (conhecimento incerto) DOS MORTAIS,
exposto pela ordem enganadora das palavras (final do fragmento 8). *A
deusa Têmis, então, fala de como os meros mortais (pessoas comuns e outras)
pensam e compreendem o mundo. Ela faz uma descrição do universo geocêntrico
(com a Terra no centro), como se acreditava naquela época (por volta do século
VI a.C. e por um bom tempo depois). (Ver imagens na Wikipédia, que bem
resumem.) |
Para mais
detalhes, o livro de Gerd Bornheim é indicado.
REFERÊNCIAS:
ARANHA, Maria L. de A. e MARTINS,
Maria H. P. Filosofando: Introdução à
Filosofia. 4.ed. São Paulo, Moderna, 2009.
BORNHEIM, Gerd. Os Filósofos Pré-Socráticos. 14.ed. São
Paulo, Cultrix, 1998.
CHAUÍ,
Marilena. Iniciação à Filosofia.
3.ed. São Paulo, Ática, 2017.
WIKIPÉDIA. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal
> Acesso em 07 de março de 2021.
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