sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

USO DE SLIDES DA WIKIPÉDIA NO ENSINO DE FILOSOFIA, EM TEMPOS DE PANDEMIA E PARA ALÉM DELES (Prof. José Antônio Brazão.)

 CXCV – USO DE SLIDES DA WIKIPÉDIA NO ENSINO DE FILOSOFIA, EM TEMPOS DE PANDEMIA E PARA ALÉM DELES: (Prof. José Antônio Brazão.)

Caros(as) professores(as) de Filosofia do Brasil e de outros lugares:

Muitas vezes, o uso de slides, com uso de softwares próprios de sistemas operacionais do tipo Windows ou Linux, é muito prestativo, no sentido de possibilitar a visão de imagens e aspectos diversos, de forma resumida, da vida e, particularmente, das ideias de diferentes filósofos(as). Às vezes, slides sobre correntes filosóficas ou temas específicos, como ética, política, filosofia da ciência, etc.

A montagem de slides, por exemplo, no Power Point (plataforma Windows), às vezes, toma tempo. Com muita certeza, é uma atividade boa e interessante, um exercício, inclusive, de criatividade que é capaz de enriquecer aulas de Filosofia no Ensino Médio.

No entanto, há um material pronto, também muito valioso, contido na própia Wikipédia. Vale lembrar: a Wikipédia é uma enciclopédia livre, gratuita, que contém muita coisa de filosofia e da história desta. Aqui, portanto, entram os slides possíveis. A Wikipédia tem uma porção de imagens (fotos e outros tipos de imagens) que se encontram junto aos verbetes.

Tais imagens podem formar um conjunto de slides, em seu conjunto. Como? Vejamos um exemplo: o verbete ARISTÓTELES. Caminho: Google ou outra plataforma de pesquisa. Wikipédia. Pesquisar. Na Wikipédia: Aristóteles. Ou entre em Google, Aristóteles, Pesquisar, escolha Aristóteles que aparece na Wikipédia. Clique em:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Arist%C3%B3teles

1.      Wikipédia.

2.      Verbete. No caso: Aristóteles.

3.      Você logo observará que há várias imagens no verbete [Aristóteles].

4.      Encontra-se aí a primeira imagem.

5.      Clique sobre essa primeira imagem. Ela será ampliada.

6.      Junto dessa primeira imagem, então ampliada, aparece uma seta no meio à direita, indicando uma sequência.

7.      Clique na seta e outras imagens, uma a uma, aparecerão, formando um conjunto de slides.

8.      Se estiver projetando com auxílio de um projetor comum, comece a apresentar o conteúdo, caro(a) professor(a), previamente preparado.

9.      Se quiser voltar, na sequência dos slides, a alguma imagem anterior: clique na seta central à esquerda.

10.  Lembrando: Enquanto vai passando, vá explicando.

11.  Se quiser parte do texto, tem uma setinha menor, em cima, à esquerda, que volta ao texto, saindo das imagens. Se quiser usar o texto da Wikipédia sobre o filósofo ou tema.

12.  Caso queira voltar às imagens, é só repetir o processo: clicar na imagem onde parou. Ela se encontra no texto. Clicando sobre ela, ela ampliará o tamanho e, então, é só voltar ao processo acima, seguindo a seta central.

Caso você queira usar slides em outras línguas (o que vale, no caso, é a imagem), a Wikipédia, em cada verbete, do lado esquerdo, oferece uma caixa de diálogo com: Português, Inglês, Francês, Espanhol, etc. São diferentes línguas. No momento da preparação da aula, clique e veja. De repente, pode encontrar imagens que não se encontram no verbete em português. Siga o processo acima apontado. Faça bom uso.

Fazendo uma pesquisa, caro(a) professor(a), você encontrará muitas sequências.

Darei aqui um exemplo meu, que usei em uma aula sobre o Mito ou Alegoria da Caverna, de Platão, numa aula online, em 2020, usando o aplicativo Zoom (aplicativo próprio para reuniões com várias pessoas, muito usado por escolas em 2020, por conta da pandemia). Pode ser encontrado em:

http://filosofianodia-a-dia.blogspot.com/2020/12/recuperacao-final-primeiros-anos_9.html

À medida que o texto de Platão foi sendo lido e explicado, aqui e ali foram sendo apresentadas imagens tiradas, basicamente, da Wikipédia. Clique e observe.

Outro exemplo: uma aula, também online, de introdução a Immanuel Kant, o filósofo alemão do século XVIII e início do XIX:

http://filosofianodia-a-dia.blogspot.com/2020/12/aula-zoom-de-filosofia-segundos-anos-e.html

Mais uma online, sobre o conhecimento no mundo moderno:

http://filosofianodia-a-dia.blogspot.com/2020/12/aula-zoom-de-filosofia-segundos-anos-e.html

Ainda outra online, sobre Estética e Meio Ambiente (aula interdisciplinar com Sociologia), igualmente usando slides da Wikipédia, além de vídeos curtos (um deles, de tamanho menor, na verdade, foi usado, o outro foi indicado para que os e as estudantes vissem depois):

http://filosofianodia-a-dia.blogspot.com/2020/11/aula-zoom-de-filosofia-e-sociologia.html

Outra, enfim, em diálogo interdisciplinar com a Língua Portuguesa. Tema: O sistema geocêntrico em Os Lusíadas, de Camões. Veja:

http://filosofianodia-a-dia.blogspot.com/2020/10/aula-zoom-de-filosofia-de-28102020-o.html

Você, caro(a) professor(a), pode fazer algo semelhante ou, simplesmente, usar tão somente os slides. Os slides da Wikipédia, por si sós, são bastante úteis, valiosos para o aprendizado.

Se você quiser ver mais exemplos, procure-os no site Filosofia no Dia a Dia, do Prof. José Antônio Brazão. Entretanto, planeje suas próprias aulas e aproveite o que a Wikipédia pode lhe oferecer e oferecer a cada estudante durante essas aulas. Os exemplos apresentados são apenas exemplos.

Reveja os números sequenciados acima e como eles apontam como fazer.

Para lhe ajudar ainda mais, um conjunto de listas que a própria Wikipédia apresenta. Neste material você poderá fazer um bom levantamento, que lhe ajudará, caro(a) professor(a) até mesmo em seu planejamento anual ou bimestral ou, simplesmente, de aulas. Eis:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Categoria:Listas_de_filosofia

São várias listas. Faça boas escolhas de slides que lhe ajudarão em suas aulas de Filosofia.

Caso goste de fazer seus próprios slides, não há problema. Aqui apresenta-se uma possibilidade a mais.

 

 

 

 

 

Nenhum comentário: