SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE GOIÁS
COORDENAÇÃO REGIONAL METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO DE
GOIÂNIA
COLÉGIO ESTADUAL DEPUTADO JOSÉ DE ASSIS
ENSINO MÉDIO E PROFISSIONALIZANTE
EaD – EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA 2020 – SEGUNDOS ANOS E EP2
AULA ZOOM DE FILOSOFIA
DE 29/10/2020 – PROF. JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.
TEMA:
O SISTEMA GEOCÊNTRICO EM “OS LUSÍADAS”,
DE CAMÕES (Parte final) (Prof. José Antônio Brazão.)
*RETOMAR: http://filosofianodia-a-dia.blogspot.com/2020/09/aula-de-filosofia-de-29-de-setembro-de.html - RETOMAR E CONCLUIR.
*No texto
impresso, a partir da página 6. Comentar a página 6 brevemente, numa revisão
(lembrando do geral visto também), e passando logo para as páginas 7 e 8.
Concluir.
*Ver imagem do
universo geocêntrico em: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg700AjCo1gbT3sh2cnZLBqEmXpTxc9YrbaXvpuWn-EWTjaBwNDCHCN1r9bL7LBqqQnBWs68Yr62gf0w0YEDG72YVX3gbp457WUJs8XNKCTvO2VjmrdDcnHHHGR3gdnrtWECskAIxgoKjHs/s1600/000.a1.jpg
*Mostrar as
imagens contidas em:
http://filosofianodia-a-dia.blogspot.com/2016/09/camoes-e-filosofia-1-um-estudo-do.html
*As imagens serão
de grande ajuda.
*Por fim, lembrar
a influência do NEOPLATONISMO na época do Renascimento Artístico-Cultural
(séculos XV, XVI e XVII), nas artes em geral e, particularmente, sobre a
literatura (por exemplo: o amor platônico em Shakespeare e Camões). Focar sobretudo em Camões: a subida até o
alto do monte, em Os Lusíadas, canto X,
em estudo. Comparando com Platão: o Mito (Alegoria) da Caverna, no início do
livro VII de A República.
*Havendo tempo: Copérnico e Galileu - comentar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário