COMANDO DE
ENSINO POLICIAL MILITAR
CEPMG -
VASCO DOS REIS
Divisão de
Ensino / Coordenação Pedagógica
QUARTO BIMESTRE
AULA 33 DE FILOSOFIA DOS PRIMEIROS ANOS
HELENISMO (Prof. José Antônio Brazão.)
(Usar MAPAS, LIVROS DE ARTE e BANNERS da biblioteca da
escola. Complemento\exposição.)
Entre os séculos IV a.C. e V da era cristã, ao final do período dos
grandes filósofos gregos, com a dominação
macedônica e, tempos depois, a romana, as cidades-estados (póleis) gregas
haviam perdido muito de sua liberdade e sua autonomia. A cidadania, que antes
estava ligada à pólis (cidade-estado), agora foi perdida. No entanto, em meio a
essa perda de autonomia e sob a dominação da Macedônia (e no período romano), a
cultura grega foi levada a diversos povos dominados pelo novo império. Ocorreu o que se convencionou
chamar helenismo, por causa
dos gregos, também chamados helenos.
Um dos grandes responsáveis por isto foi Alexandre
Magno, rei e poderoso general macedônico. Esse processo foi continuado
por seus generais, depois da morte de Alexandre, os quais dividiram entre si o
império conquistado. A Grécia
foi dominada, contudo acabou dominando culturalmente.
Alexandre Magno, inclusive, fundou uma cidade no Egito que leva o seu
nome, ainda hoje, Alexandria,
na qual veio a existir uma grande biblioteca, que durou por vários séculos e,
depois, destruída. Essa biblioteca
representa o valor do conhecimento humano, que passou a ser conservado, por
intermédio da escrita, da pesquisa (a biblioteca foi também um importante
centro de pesquisa no mundo antigo), da cópia, aquisição e reprodução de livros
e ideias. Livros de
comerciantes, estudiosos viajantes e de outros navegantes, que se encontravam
nos navios, eram solicitados e copiados, devolvidos, ampliando o acervo dessa
grande biblioteca. No entanto, conforme Carl Sagan, cientista norte-americano
do século XX, no episódio 1 de sua série em vídeo-documentários COSMOS, nem
todas as pessoas tinham acesso a ela, principalmente as mais pobres. Pensadores
importantes da antiguidade fizeram parte dos que por ela passaram, como Cláudio
Ptolomeu (astrônomo, matemático e geógrafo) e a filósofa Hipácia. A
regularidade e a beleza do cosmo
(ou cosmos) eram intrigantes.
A arquitetura, a arte, a religião e as ideias gregas atravessaram as
fronteiras da Grécia, marcando, de modo especial, o mundo ocidental. Nos livros
dos Macabeus, parte da Bíblia católica e considerados apócrifos por judeus e
evangélicos, há menção a esse período, ao domínio helenístico e à reação da
família macabeia.
No que diz respeito ao mundo ocidental propriamente dito, de um modo
muito particular, no caso de Roma
e de suas províncias, a arquitetura do Império Romano foi muito marcada pela
simetria geométrica dos gregos, sua língua predominante, o Latim, assimilou
muitas palavras e raízes da língua grega, deuses e deusas gregos foram
incorporados na mitologia romana, com nomes diferentes (ver no texto A
humanidade e os mitos), festas, costumes, além de outros elementos culturais.
Curiosamente, da língua latina, os vocábulos gregos e suas raízes passaram para
as línguas neolatinas, que evoluíram durante o fim do mundo antigo e o mundo
medieval (até hoje!): inglês (em boa parte), francês, italiano, romeno,
português, espanhol, etc.
Dentro da ciência, na época helenística, Ptolomeu (séc. II d.C.) fez muitas observações dos céus, das
estrelas e outros astros, conhecendo também as ideias astronômicas de filósofos
e astrônomos que o antecederam, desenvolveu um sistema astronômico geocêntrico, com a Terra (Geia,
em grego) no centro e os astros girando em torno dela, inclusive o Sol. O que o
diferenciou de outros foi o acréscimo de epiciclos (círculos menores em cima
dos círculos orbitais), percorridos, de tempos em tempos, pelos astros celestiais
e que tinham por finalidade explicar porque as órbitas planetárias sofriam,
aqui e ali, variações, parecendo ir e voltar ao movimento normal. Hoje se sabe
que a causa é o fato de as órbitas serem elípticas, não circulares, porém, no
tempo de Ptolomeu fazia-se necessário manter a perfeição circular. Ptolomeu,
como geógrafo, também fez mapas e criou linhas de longitude a latitude
(informação apresentada no Globo Ciência, Cláudio Ptolomeu, que pode ser visto
no Youtube). O geocentrismo perdurou até o século XVI, quando foi contestado
por Copérnico (heliocentrismo).
Outro destaque importante, no campo da ciência, que antecedeu Ptolomeu,
foi Arquimedes de Siracusa (Siracusa, 287 a.C. – 212 a.C.), um grande cientista,
que desenvolveu um sistema de bombeamento de água chamado, hoje, parafuso de Arquimedes, estudou a curva os planos, a parábola, o
cilindro, os esferoides, os corpos flutuantes, o contador de areia, estudou a
alavanca e seu poder, projetou armas que viriam a proteger Siracusa, por um bom
tempo, da invasão dos romanos. Arquimedes foi um verdadeiro gênio e inventor.
No campo da filosofia, no período helenístico desenvolveram-se também
diversas escolas filosóficas, dentre as quais destacaram-se:
O CETICISMO: Teve,
por exemplo, como representante, Pirro
de Élis ou Élida. Os céticos punham em dúvida (sképsis, em grego) a possibilidade do conhecimento
da verdade. O conhecimento objetivo e universal não é
possível. Num contexto de incertezas e de decadência dos valores das póleis
gregas, essa maneira de encarar a realidade encontra um momento propício de
retomada (vale lembrar que os sofistas, tempos antes, foram também céticos).
O CINISMO. Diógenes de Sínope, o Cínico,
foi um de seus representantes. Os cínicos tinham o ideal de uma vida simples,
não viam com bons olhos e até desprezavam as convenções sociais. O nome cínico
vem de kyon, kynos, que
significa cachorro, cão, em
grego (http://pt.wikipedia.org/wiki/Cinismo). Conta-se, inclusive, que Diógenes vivia em um
barril, sendo visto por pessoas que passavam pela rua e convivendo com animais
que por aí circulavam.
O ESTOICISMO. Zenão de Citio foi seu fundador.
Teve também um imperador romano, Marco
Aurélio, que o seguiu. Defendiam o controle dos desejos, das paixões e dos impulsos, propunham uma vida simples, sem a radicalidade
dos cínicos. Além do imperador, teve também, como seguidor, no período romano,
por exemplo, o filósofo Sêneca.
O EPICURISMO. Epicuro
de Samos foi seu fundador, daí o nome. Os epicuristas tinham como objetivo a
busca do prazer, de forma
equilibrada. De acordo com Epicuro, o mundo é formado por átomos, inclusive a alma. Os átomos da alma se desfazem com
o corpo, ao final da vida. Para ele, as pessoas não devem se preocupar com os
deuses. Epicuro era ateu. Curiosamente, Paulo, no
primeiro século da era cristão, debateu, em Atenas, no Areópago, com filósofos
estoicos e epicureus ou epicuristas. Quando falou da ressurreição dos mortos,
os filósofos o abandonaram. O tal debate
de Paulo, o discípulo,
apóstolo, seguidor de Jesus Cristo, com esses filósofos é apresentado no
capítulo 17 do livro Atos dos Apóstolos, presente no Novo Testamento bíblico.
O NEOPLATONISMO. Já
no período cristão, fundado por Amônio
Saccas, teve como grande expoente um discípulo deste: Plotino. O pensamento
neoplatônico de Plotino
encontra-se apresentado no livro Enéadas (ou Enéades). Retoma o pensamento platônico
e defende a busca do UNO (faz
recordar o BEM de Platão),
através de um movimento de elevação da alma,
numa ascensão progressiva.
Tendência filosófica carregada de racionalismo e idealismo, especialmente de
influência platônica. O neoplatonismo veio a exercer forte influência sobre o
pensamento do cristão Aurélio Agostinho (Santo Agostinho). Para este a
filosofia não é inimiga da fé, mas auxiliar.
As escolas de Platão e Aristóteles – Academia e Liceu, respectivamente
– continuaram existindo durante séculos, tendo sido, enfim, fechadas no período
cristão. Uma das grandes vantagens destas escolas
é que possibilitaram a reprodução e a preservação das ideias de seus filósofos
fundadores, que viriam a exercer forte influência sobre o pensamento cristão da
Patrística e da Escolástica.
Uma característica importante desse período, no campo do pensamento e
da sociedade em geral foi o cosmopolitismo,
palavra que quer dizer, basicamente: cidadania (da palavra pólis,
cidade-estado, cidade) e cosmo (palavra grega que quer dizer mundo), em razão
daquela perda do referencial da autonomia das cidades-estados, da expansão do
helenismo e de uma percepção maior da realidade política. O filósofo não se via
mais como cidadão de uma cidade determinada, visto que todas as cidades da
Grécia estavam sob o domínio da Macedônia. Via-se, agora, como COSMOPOLITA,
literalmente: CIDADÃO DO MUNDO (cosmos, em grego).
Um fato interessante e digno de nota é que, no período cristão, a
filosofia helenística conviveu com o pensamento cristão, como pôde ser
observado ao falar do debate de Paulo com os filósofo, além de outros episódios
de contato de intelectuais cristãos com a filosofia greco-romana (helenística),
como foi o caso dos que pertenceram à Patrística, até o fechamento, por força
da influência da fé cristã, então institucionalizada, da Academia.
Para saber mais:
http://www.ime.unicamp.br/~calculo/history/arquimedes/arquimedes.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Arquimedes
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cinismo
http://pt.wikipedia.org/wiki/Helenismo
http://plato.stanford.edu/entries/epicurus/ (em inglês) (Use tradutores online. São bons.)
http://plato.stanford.edu/entries/stoicism/ (em inglês) (Use tradutores online. São bons.)
http://plato.stanford.edu/entries/epictetus/ (em inglês) (Use tradutores online. São bons.)
http://plato.stanford.edu/entries/marcus-aurelius/ (em inglês) (Use tradutores online.)
http://plato.stanford.edu/entries/seneca/ (em inglês) (Use tradutores online. São bons.)
http://plato.stanford.edu/entries/skepticism-ancient/ (em inglês) (Use tradutores online.)
http://plato.stanford.edu/entries/ammonius/ (em inglês) (Use tradutores online. São bons.)
http://plato.stanford.edu/entries/plotinus/ (em inglês) (Use tradutores online. São bons.)
http://plato.stanford.edu/entries/cosmopolitanism/ (em inglês, contém informações também sobre Diógenes
de Sínope) (Use tradutores online. São bons.)
Obs.: Todas as páginas em inglês podem ser traduzidas com uso do Google
Tradutor ou outro(s) tradutor(es) online:
http://translate.google.com.br/
http://www.clubedoprofessor.com.br/traduz/
A
seguir, vai a proposta de algumas atividades que podem ser realizadas:
1)
Levantamento de
50 (cinquenta) palavras (termos, prefixos, sufixos...) originários da língua
grega e que estão no português.
2)
Leitura de Atos
dos Apóstolos capítulo 17 e sua análise.
3)
Caça-palavras (na
sequência, abaixo).
CAÇA-PALAVRAS FILOSÓFICO: HELENISMO
(Direita, esquerda, vertical, horizontal, diagonal) (Prof. José Antônio
Brazão.)
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BOM PROVEITO E
EXCELENTE APRENDIZAGEM! (Prof. José Antônio Brazão.) TAREFA: Procure no dicionário e\ou na
internet todas as palavras marcadas e anote os significados no caderno.
Finalidade: ampliar seu vocabulário de língua portuguesa e entender ainda
melhor o texto.
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