COMANDO DE
ENSINO POLICIAL MILITAR
CEPMG -
VASCO DOS REIS
Divisão de
Ensino / Coordenação Pedagógica
TERCEIRO BIMESTRE
AULA 28 DE FILOSOFIA DOS PRIMEIROS ANOS
*RETOMAR BREVEMENTE A AULA 26: O AMOR
PLATÔNICO.
http://filosofianodia-a-dia.blogspot.com/2024/08/terceiro-bimestre-aula-26-de-filosofia.html
*CITAR TRECHOS DOS SONETOS, DE CAMÕES.
Comentar/explicar.
*Citar a arte renascentista (séculos XV a
XVII), mostrando traços fortes de influência das formas platônicas
(neoplatonismo renascentista, no qual Camões se insere como escritor,
inclusive).
*INICIAR O ESTUDO DE ARISTÓTELES.
*Em outras aulas: Aristóteles, em poesia, outro
recurso didático.
ARISTÓTELES DE ESTAGIRA (SÉC. IV a.C.) (Prof. José
Antônio Brazão.)
(Usar MAPAS,
LIVROS DE ARTE e BANNERS da biblioteca da escola. Complemento\exposição.)
*Filósofo de origem macedônica. A Macedônia é um país próximo da Grécia.
*Foi filho de médico da corte macedônica. Desde cedo, tomou gosto pelo
conhecimento.
*Em sua juventude, foi estudar com Platão na Academia.
*Platão costumava chamá-lo de O Leitor, pois Aristóteles gostava
muito de ler. Esse gosto, juntamente com outros aprendizados e pesquisas,
permitiu-lhe adquirir uma grande bagagem de conhecimentos, os quais viriam a
refletir-se, posteriormente, em sua própria obra.
*Conheceu todas as obras do mestre Platão.
*Após a morte de seu mestre, candidatou-se à direção da Academia, porém
não foi eleito, tendo perdido o cargo para um sobrinho de Platão. Viajou,
observou, descobriu novidades.
*Por suas leituras e estudos, acabou tornando-se um homem muito culto, um verdadeiro erudito. Foi um grande filósofo
e um homem de ciência, queria entender de muitas coisas.
*Fez algumas viagens e foi professor do príncipe e futuro rei Alexandre Magno, na
Macedônia. Foi casado. Foi
também grande pesquisador do mundo natural, muito curioso e inteligente.
*Ao retornar a Atenas, fundou o Liceu,
escola cujo nome foi dedicado em honra ao deus Apolo Lício. Ali lecionou por vários anos, tendo
desenvolvido aí muitas de suas ideias.
*Pelo fato de ensinar caminhando com seus discípulos, foram chamados de peripatéticos, palavra grega que
significa passeadores. Para
ele o homem é um animal político.
*Encontram-se várias de suas obras ainda hoje, das quais destacam-se: Política, Física, Metafísica,
Órganon, Ética a Eudemo,
dentre outras.
*Defendeu o geocentrismo, como Eudoxo, outro discípulo de Platão.
*O geocentrismo afirma
que a Terra (Geia, em grego)
encontra-se no centro do universo e que todos os astros, incluindo o Sol,
giram, nos céus, em torno
dela em órbitas circulares.
*Há quatro elementos
que se unem para formar a Terra: água,
ar, terra e fogo.
Influência, sem dúvida, do pensamento de Empédocles.
Há ainda um quinto, o éter,
substância pura e cristalina que preenche o cosmos e que forma os planetas, as estrelas e outros astros
celestiais. Sua cosmologia (cosmo + logia\logos) geocêntrica foi retomada
por Ptolomeu.
*Os astros são puros e sem defeitos, tese
aristotélica que só foi contestada definitivamente com as observações de
Galileu Galileu, no mundo moderno, com o telescópio.
*Física das qualidades:
quente/frio, no alto/em baixo, havendo lugares naturais, conforme o peso e as
características de cada ser. Na
ética: o caminho do meio, nem excesso, nem falta.
*Causas do movimento: material (a matéria:
bloco de pedra), formal
(forma da estátua na cabeça do escultor), eficiente
(escultor), final (estátua de
Zeus, em sua homenagem). Na natureza: material (a semente), formal (a forma de carvalho dentro da semente),
eficiente (água, chuva,
condições do solo), final (árvore:
carvalho).
*Criticou duramente o idealismo do seu mestre Platão, não admitindo a
existência de um mundo das Ideias. O conhecimento passa pela experiência de
cada sentido do corpo.
*Também não aceitou a ideia de uma cidade ideal, nem a separação das
crianças dos pais, sem a formação de famílias estabelecidas, conforme propunha
Platão em A República.
*Passou os últimos anos de sua vida no exílio, em terras de sua mãe, por causa da perseguição aos
antigos apoiadores do Império Macedônico. O Ocidente seguiu o rio de suas ideias.
*Suas ideias tiveram grande repercussão e influência na cultura
ocidental, principalmente na escolástica medieval. Até hoje é ainda estudado.
Platão usou mitos.
Aristóteles, a lógica.
*Criou a lógica formal, a fim de dar rigor ao pensamento. Desenvolveu o silogismo (dedução): Todo
homem é mortal. Sócrates é homem. Logo, Sócrates é mortal. À falácia (raciocínio enganoso),
Aristóteles chamou sofisma,
por referência a cada sofista
de seu tempo, pois os sofistas (filósofos professores de retórica) faziam uso
de raciocínios falaciosos, enganosos.
*A física das qualidades, o geocentrismo e as causas do movimento, tal
como propôs Aristóteles, foram postos abaixo com as descobertas da Física
Moderna de Copérnico, Galileu, Newton e outros: forças atuam sobre os corpos,
heliocentrismo, leis da natureza. Cada lei
do universo passaria, no mundo moderno, a ser estudada, descobertas ocorreriam.
*Aristóteles também fez estudos sobre os animais, bem sintetizados no
livro HISTÓRIA DOS ANIMAIS. Este fato mostra a versatilidade (“capacidade de
ser diverso nas suas habilidades, saberes, empregos, aproveitamento etc.”,
segundo o Dicionário Oxford Languages, do Google, verbete versatilidade).
Com efeito, Aristóteles interessou-se por diferentes conhecimentos, ao longo da
vida.
*A versatilidade do pensamento aristotélico reforça a erudição que
obteve por meio de muitos estudos e pesquisas.
*Aristóteles teve e ainda tem grande importância e peso no mundo
ocidental.
CAÇA-PALAVRAS
ARISTÓTELES DE ESTAGIRA (Prof. José A. Brazão.)
Palavras em
negrito e sublinhadas.
W |
G |
S |
O |
T |
N |
E |
M |
E |
L |
E |
O |
R |
T |
A |
U |
Q |
R |
F |
G |
A |
L |
A |
I |
R |
E |
T |
A |
M |
E |
G |
G |
S |
U |
E |
O |
M |
O |
V |
I |
M |
E |
N |
T |
O |
R |
X |
V |
U |
E |
E |
F |
R |
O |
A |
L |
U |
S |
T |
A |
R |
R |
A |
I |
R |
A |
M |
P |
I |
M |
W |
D |
C |
O |
A |
E |
U |
A |
C |
L |
A |
E |
L |
E |
I |
C |
A |
L |
H |
I |
I |
G |
B |
R |
I |
C |
O |
Z |
I |
R |
N |
A |
A |
L |
U |
I |
E |
T |
S |
I |
T |
O |
S |
G |
N |
I |
W |
T |
M |
Z |
V |
Z |
G |
L |
O |
N |
I |
C |
E |
D |
I |
P |
O |
L |
E |
S |
A |
E |
T |
E |
R |
G |
L |
E |
F |
A |
L |
A |
C |
I |
A |
E |
I |
P |
S |
O |
M |
S |
O |
C |
X |
S |
A |
T |
X |
E |
R |
D |
T |
F |
A |
L |
I |
A |
P |
L |
L |
U |
Z |
E |
T |
L |
U |
S |
A |
I |
O |
Z |
S |
A |
R |
I |
S |
T |
O |
T |
E |
L |
E |
S |
A |
S |
C |
S |
O |
O |
C |
T |
L |
E |
R |
I |
P |
A |
A |
I |
M |
I |
L |
A |
Ç |
M |
F |
A |
R |
A |
L |
C |
A |
S |
A |
D |
O |
C |
R |
E |
S |
P |
S |
I |
D |
O |
R |
O |
R |
T |
A |
U |
C |
A |
A |
E |
R |
E |
A |
I |
S |
E |
G |
S |
G |
R |
A |
I |
L |
U |
N |
A |
W |
U |
W |
E |
R |
T |
M |
I |
T |
O |
S |
G |
C |
S |
L |
A |
I |
D |
D |
A |
T |
T |
A |
I |
R |
S |
S |
R |
E |
A |
A |
T |
A |
E |
D |
I |
E |
N |
N |
C |
A |
U |
S |
O |
S |
S |
L |
N |
O |
M |
L |
E |
T |
X |
E |
E |
W |
R |
A |
T |
M |
R |
C |
A |
N |
O |
A |
E |
A |
O |
I |
I |
C |
K |
A |
I |
L |
E |
H |
U |
F |
O |
Z |
N |
A |
R |
N |
L |
C |
O |
R |
E |
M |
A |
D |
U |
I |
P |
E |
R |
O |
V |
R |
A |
I |
I |
E |
L |
E |
N |
Q |
U |
A |
L |
I |
D |
A |
D |
E |
S |
Ç |
O |
F |
G |
E |
I |
A |
R |
E |
S |
W |
S |
E |
L |
O |
D |
E |
P |
M |
E |
DA DIREITA PARA A ESQUERDA, NA
VERTICAL, NA HORIZONTAL, NA DIAGONAL. APRENDA
SEMPRE!
TAREFA: Procure no dicionário e\ou na
internet todas as palavras marcadas e anote os significados no caderno.
Finalidade: ampliar seu vocabulário de
língua portuguesa e entender ainda melhor o texto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário