COMANDO DE
ENSINO POLICIAL MILITAR
CEPMG -
VASCO DOS REIS
Divisão de
Ensino / Coordenação Pedagógica
SEGUNDO BIMESTRE
AULA 16 DE FILOSOFIA DOS PRIMEIROS ANOS:
1)
LIVRO DIDÁTICO (Coleção Diálogos, Ed. Moderna, volume 1. Ver nas
referências, ao final do texto do conteúdo desta aula.), Capítulo 7 (A origem
da filosofia ocidental), partes relativas a Sócrates (O ser humano como centro
da filosofia/ O relativismo e o absolutismo moral/ Sócrates e os valores
humanos universais/ Relativismo X Absolutismo).
2)
FILOSOFIA
EM POESIA: Sócrates e Platão. (Meu.)
SÓCRATES e PLATÃO (Prof. José Antônio
Brazão.)
Obs.: Não demorar muito em Sócrates (no início).
A FILOSOFIA DE SÓCRATES E PLATÃO (Prof. José Antônio Brazão.)
Dentre outros, três grandes
filósofos
O mundo grego produziu
Em Atenas, cidade-estado,
pelo logos
Um antropológico pensamento
se infundiu.
IMAGENS:
Logos: PALAVRA.
Logos: DISCURSO.
Logos: RAZÃO.
Questões humanas, simples e
doutas,
Puseram eles em discussão,
Da ética, da política e
outras,
Em busca de mais clara
compreensão.
Ao ouvir do deus do Sol, por
amigo, o elogio,
Sócrates às ruas e praças a
sair
E com muitas pessoas, nos
dias, por horas a fio,
Questões diversas pôs-se a
discutir.
De jovens e adultos, homens e
mulheres, amigos,
Sócrates as mentes,
dialogando, abriu
Mas acusado falsamente por
inimigos,
Condenado, após beber sicuta,
à eternidade partiu.
Discípulos de suas palavras
lembraram
Para as socráticas ideias não
perder
A forma de diálogo Platão e
Xenofonte aplicaram
E por palavras e escritos as
resolveram vivas manter.
IMAGENS (Platão, Xenofonte e
Aristófanes):
Nos socráticos platônicos
diálogos, o amor, o poder e a guerra,
Por seu valor, vieram a
aparecer,
Também coisas divinas e
coisas da Terra,
A atenção do discípulo
filósofo puderam merecer.
Enfrentando do pensamento
novos desafios, divergindo dos sofistas,
Filósofos-professores no
mundo grego itinerantes,
Para além das ideias desses
pensadores relativistas,
A verdade e os valores são
realidades vivas e operantes.
IMAGENS (Sofistas):
Platão, seguindo os passos do
mestre,
Muito dele, por anos,
incansavelmente, aprendeu
E mesmo com a morte de
Sócrates
De seus pensamentos e valores
jamais se esqueceu.
Da caverna um mito ou
alegoria
N’A República uma história a todos contou
Uma prisão de pessoas, sem
vera alegria,
Naquele lugar subterrâneo
imaginou.
IMAGENS (CAVERNA):
Homens, mulheres, meninas e
meninos
Naquela caverna, voltados
para um paredão
Se encontravam presos desde
pequeninos
E ali de sombras vistas criam
na ilusão.
Certo dia, um dos
prisioneiros foi liberto
Obrigado a sair, ficou da luz
de uma fogueira quase cego,
Mas por um caminho a saída e
lá fora, por esforço certo,
Vendo coisas novas, a
verdade, superou o mal do ego.
IMAGENS:
Mito da Caverna, de Platão:
Homem saindo da caverna:
Voltando à antiga prisão,
Para as coisas belas e novas
lá de fora
Dos amigos e amigas chamou a
atenção
Sair da caverna seria, de
fato, boa hora.
Apesar de pelos
ex-companheiros mal julgado,
O liberto não desistiu
Da verdade, insistente e
ousado,
Ainda que sob risco de morte
servil.
Para além daquela imaginária
história,
Num mundo imutável Platão
vinh’acreditar
Das ideias, formas perfeitas
e eternas, pela memória,
Reminiscência, meio para as
almas presas do sensível mundo se libertar.
No mesmo político livro, sem
aristofânicas galhofas,
Uma cidade ideal o filósofo
apresentou,
Governada por filósofos e
filósofas
O platônico pensamento a
vislumbrou.
IMAGENS:
Filósofos no poder:
https://www.google.com/search?q=fil%C3%B3sofos+no+poder&tbm=isch&source=lnms&sa=X&ved=0ahUKEwiY47yMqc7wAhWHlZUCHTybCEcQ_AUIDygB&biw=1242&bih=597&dpr=1.1 (Observar bem a primeira imagem)
A divisão dentro da
cidade-Estado ideal de Platão:
Em diálogos, seguindo do
antigo mestre a ironia e a maiêutica,
Sobre o amor, a imortalidade
e a justiça escreveu
Das discussões à maneira
socrática
Calorosos debates Platão
descreveu.
Em Atenas, uma nova escola
Platão fundou
Da filosofia e das
verdadeiras ciências o conhecimento
Nova maneira de encarar se
disseminou,
Abrindo de grandes
discípulos, por séculos, o entendimento.
REFERÊNCIAS:
ARANHA,
Maria L. de A. e MARTINS, Maria H. P. Filosofando:
Introdução à Filosofia. 4.ed. São Paulo, Moderna, 2009.
CHAUÍ, Marilena. Iniciação à
Filosofia. 3.ed. São Paulo, Ática, 2017.
PLATÃO. Críton ou Do Dever. Disponível em: < http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/cv000015.pdf > Acesso em 02 de maio de 2024.
PLATÃO. Críton ou Do Dever. Em audiobook
(áudio-livro). Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=zEV56ncVeKM > Acesso em 02 de maio de 2024.
PLATÃO. Fédon
ou da Imortalidade da Alma. Disponível em: < http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/cv000031.pdf >
Acesso em 02 de maio de 2024.
ROMEIRO,
Julieta et alii. Diálogo: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas – Ser
humano, cultura e sociedade. São Paulo, Moderna, 2020. (Coleção Diálogo,
volume 1.) (Livro didático.)
WIKIPÉDIA. Página Principal. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal > Acesso em 02 de maio de 2024.
WIKIPÉDIA. Helena (mitologia). Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Helena_(mitologia) > Acesso em 02 de maio de 2024.
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