COMANDO DE
ENSINO POLICIAL MILITAR
CEPMG -
VASCO DOS REIS
Divisão de
Ensino / Coordenação Pedagógica
SEGUNDO BIMESTRE
AULA 15 DE FILOSOFIA DOS PRIMEIROS ANOS
SÓCRATES E A DEFESA DE PRINCÍPIOS
ÉTICO-POLÍTICOS
(Prof. José Antônio Brazão.)
(Usar MAPAS, LIVROS DE ARTE e BANNERS da
biblioteca da escola. Complemento\exposição.)
A condenação de Sócrates a beber
sicuta (veneno) na cadeia poderia ter sido evitada,
bastando que ele quisesse. No entanto, esse filósofo preferiu a morte a ter que
perder seus princípios e, acima de tudo, a confiança dos jovens para os quais
ensinava e o respeito pelas leis da cidade. De fato, para Sócrates a pólis (cidade-Estado)
só poderia manter-se firme pelo cumprimento das leis nela e por ela
estabelecidas. Além do descumprimento das leis, se quisesse ser poupado,
Sócrates corria o risco de pôr a perder tudo o que até então havia ensinado e
testemunhado aos jovens e adultos que o seguiam.
Sócrates buscou, por muito tempo, através do
debate, da conversa aberta com outros, a precisão na definição dos conceitos
(ideias, termos, vocábulos; o que é concebido, elaborado, pela mente) com os
quais se expressa o pensamento. Nessa busca, ensinou aos jovens a crítica às ideias
pré-concebidas, que davam sustentação, inclusive, ao modo de agir das pessoas.
Quanto mais claro o conceito tanto mais próximo da realidade verdadeira ele
estará. Quanto menos claro e menos compreensível for o conceito, tanto maior
será a abertura para preconceitos na cabeça das pessoas, incidindo sobre seu
modo de viver e de agir.
É através das palavras que se expressam a
vida, o modo de compreender e explicar o mundo, a compreensão e efetivação de valores
e princípios, enfim, toda a realidade humana. É mister, pois,
depurar as palavras, indo atrás de definições as mais precisas possíveis, na
busca da verdade. Na língua grega, inclusive, verdade se diz aletheia,
que significa desvelamento, ou seja, tirar o véu que cobre. Tirar o véu, por
sua vez, significa expor a coisa tal como ela é ou deve ser de fato. Ora, para
isto é preciso a intervenção da linguagem. Esta é o meio pelo qual são
veiculados praticamente todos os conteúdos [tudo o que está contido em/na] vida
humana. A lingugem precisa, portanto, de clareza e precisão.
Sócrates acreditava que uma voz interior,
divina, o impulsionava a querer aprender mais e mais. Não um aprender para
encher-se de saberes e de orgulho, mas um aprender que conduz ao crescimento
humano em todos os âmbitos da vida, voltado para o bem de todo o Estado (no
caso de Sócrates, a cidade-Estado de Atenas). Um aprender que quer ser
compartilhado, tal como Sócrates o fez durante muito tempo, que dê real
significado ao agir justo, honesto, verdadeiramente pautado por valores éticos.
Sócrates poderia ter fugido da prisão,
como lhe propuseram amigos. No entanto, a fuga seria uma forma de
dizer aos inimigos que ele era realmente culpado pelos crimes que lhe haviam
imputado (defender ideias fracas, enganando e corrompendo a juventude; não
adorar os deuses da cidade de Atenas, ensinando
outras divindades). Ou poderia ter aceito exilar-se, caindo, pois, na mesma
cilada da culpabilidade pelos crimes que não havia cometido. Além do mais, no exílio,
em qualquer lugar para onde fosse, ensinaria ali a juventude, podendo ter que
ser julgado novamente.
Sócrates manteve, sem dúvida, sua fidelidade à
lei e à cidade –Estado. Nos textos de Platão, Sócrates aparece
constantemente como alguém que, partindo de um tema ou de uma dada situação ou
questão, puxa conversa com as pessoas ou responde a questionamentos ou desafia
seus interlocutores, abrindo espaço maior para o debate filosófico, alegando,
diversas vezes, ser um homem que nada sabe.
No mito da caverna, que aparece
no Livro VII de A República, de Platão, há uma referência implícita a Sócrates.
No final, inclusive, o autor faz referência ao perigo de morte que corria o
liberto que voltara à caverna e tentava libertar os antigos
companheiros e que insistia com eles para que saíssem. Se comparado ao
ex-prisioneiro, Sócrates foi aquele que conseguiu libertar-se da caverna da
ignorância e da ilusão e empenhou-se, por meio das palavras e do debate, por
ajudar outras pessoas a se libertarem, mas acabou mal compreendido, entrando em
conflito com cidadãos que achavam perigosas suas ideias, foi julgado, condenado
injustamente e morto.
Para Sócrates, os valores legais e políticos
que fundamentam a cidade são tudo e devem ser respeitados a qualquer preço.
Um trecho de CRÍTON OU DO DEVER, de Platão, no
qual fala Sócrates ao seu amigo Críton, na prisão:
“Sócrates-
Bem, reflete no seguinte. Se, no momento em que eu estivesse para me evadir
daqui, ou como quer que se diga, chegassem as Leis e a Cidade, assomassem
perguntado: "Dize-nos, Sócrates: que pretendes fazer? Que outra coisa
meditas, [50b] com a façanha que intentas, senão destruir-nos a nós, as Leis e
toda a Cidade, na medida de tuas forças? Acaso imaginas que ainda possa
subsistir e não esteja destruída uma cidade onde nenhuma força tenham as
sentenças proferidas, tornadas inoperantes e aniquiladas por obra de simples
particulares?" – Que responder, Críton, a essas e semelhantes perguntas?
Muitos argumentos poderiam ser aduzidos, sobretudo por um orador, em defesa da
lei por nós violada que estabelece a autoridade das sentenças proferidas. [50c]
Acaso responderei que a Cidade me agravou, não me julgou, conforme a justiça?
Direi isso? Direi o quê?” (CRÍTON OU DO DEVER, de
Platão. Disponível em: < https://www.robertonovaes.com.br/wp-content/uploads/2023/04/Platao_Criton.pdf > Acesso em 26/04/2024.)
Para debater:
1)
Como encaramos a cidadania hoje? Em que ela
consiste?
2)
É possível ser bom cidadão hoje? Comente.
3)
Como o exemplo de Sócrates pode nos ajudar a nos
tornarmos melhores cidadãos?
4)
Como e por quê a corrupção fere os princípios
éticos da vida política?
5)
Por que existe corrupção na política e na sociedade
em geral?
6)
O que fazer diante da corrupção, a fim de
reduzi-la? Apresente 5 possíveis propostas para reduzi-la.
7)
Sócrates empenhou-se por ser, em seu tempo, um bom
cidadão. Dê exemplos, individuais e coletivos, de cidadania no mundo de hoje,
que você conheça, e compartilhe com os e as colegas da turma.
8)
Aponte(m) elementos sobre o que torna esses
exemplos de cidadania tão importantes e valiosos.
FAÇA O CAÇA-PALAVRAS ABAIXO:
L |
I |
B |
E |
R |
T |
A |
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E |
S |
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J |
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C |
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A |
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C |
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K |
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Z |
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V |
F |
T |
R |
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U |
U |
O |
R |
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A |
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V |
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D |
A |
I |
A |
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X |
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V |
E |
N |
E |
N |
O |
E |
K |
C |
DA DIREITA PARA A ESQUERDA, NA VERTICAL E NA HORIZONTAL,
NA DIAGONAL. FAÇA E APRENDA!
TAREFA: Procure no dicionário e\ou na internet todas as palavras
marcadas e anote os significados no caderno. Finalidade: ampliar seu
vocabulário de língua portuguesa e entender ainda melhor o texto.
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