domingo, 21 de abril de 2024

SEGUNDO BIMESTRE - AULA 14 DE SOCIOLOGIA DOS PRIMEIROS ANOS: ORDEM, FUNÇÃO, COESÃO E ANOMIA: O DIAGNÓSTICO DE EMILE DURKHEIM (Prof. José Antônio Brazão.)

  

SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

COMANDO DE ENSINO POLICIAL MILITAR

 CEPMG - VASCO DOS REIS

Divisão de Ensino / Coordenação Pedagógica

SEGUNDO BIMESTRE

AULA 14 DE SOCIOLOGIA DOS PRIMEIROS ANOS:

ORDEM, FUNÇÃO, COESÃO E ANOMIA: O DIAGNÓSTICO DE EMILE DURKHEIM PARA OS CONFLITOS SOCIAIS (Texto de Afrânio Silva e outros. Comentários do Prof. José Antônio.):

IMAGENS (ÉMILE DURKHEIM, na Wikipédia):

https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%89mile_Durkheim

https://fr.wikipedia.org/wiki/%C3%89mile_Durkheim (via Google Trad.)

https://en.wikipedia.org/wiki/%C3%89mile_Durkheim (idem)

Em slides:

Conjunto 1:

https://en.wikipedia.org/wiki/%C3%89mile_Durkheim#/media/File:%C3%89mile_Durkheim.jpg

Conjunto 2:

https://fr.wikipedia.org/wiki/%C3%89mile_Durkheim#/media/Fichier:%C3%89mile_Durkheim.jpg

Conjunto 3:

https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%89mile_Durkheim#/media/Ficheiro:%C3%89mile_Durkheim.jpg

Quando a sociedade é comparada a uma máquina ou a um organismo vivo, quando os indivíduos são tomados como ‘peças’ ou ‘órgãos’ que contribuem para o funcionamento de algo maior, surge outro tema importante nessa perspectiva sociológica: a questão da ordem e da função. A sociedade seria dotada de uma ordem que direciona as partes de acordo com funções específicas que concorrem [correm juntas] para sua manutenção, sua reprodução e seu aperfeiçoamento; ou seja,  existiria uma ordem na disposição [posicionamento, encaixe] das peças para que a máquina realizasse sua função.

IMAGENS (MECANISMO, na Wikipédia):

https://en.wikipedia.org/wiki/Mechanism_(engineering)#/media/File:Landing_gear_schematic.svg

https://ca.wikipedia.org/wiki/Mecanisme#/media/Fitxer:M%C3%A9canisme_griffe_cin%C3%A9ma.gif

https://es.wikipedia.org/wiki/Mecanismo#/media/Archivo:Gears_animation.gif

Esse funcionamento é obtido somente quando os elementos que constituem a sociedade estão unidos, coesos [juntos firmemente]. É por isso que a questão da ordem é compreendida com base no conceito de coesão [união, firme ajuntamento] social; quando cada elemento atua de modo que os demais também trabalhem adequadamente e todos juntos constituam um organismo maior, dizemos que são solidários uns aos outros e ao todo. Assim, o tema da ordem social deve ser compreendido tendo por base a ideia de coesão social, que resulta da ação solidária das partes, a solidariedade social.

IMAGENS (COESÃO SOCIAL, no Google):

https://www.google.com/search?q=coes%C3%A3o+social&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwjwoIaCg_7vAhW4GbkGHTbsDi8Q_AUoAXoECAEQAw&biw=1242&bih=597

Instituições como a religião, a escola e a família, por exemplo, são avaliadas por Durkheim como elementos fundamentais na construção da solidariedade social, enquanto as manifestações de insatisfação de trabalhadores, as revoltas e as taxas elevadas de criminalidade são consideradas desvios dos padrões que estabelecem uma vida social saudável; um processo de interrupção da solidariedade a que ele chamou anomia (nómos é uma palavra grega que significa ‘norma, regra, lei’; [a-, prefixo que significa NÃO, FALTA, AUSÊNCIA]; logo, anomia é a ausência de regras).

IMAGENS (ANOMIA SOCIAL, no Google Imagens):

https://www.google.com/search?q=anomia+social+ejemplos&tbm=isch&ved=2ahUKEwjcufOFg_7vAhVWspUCHVKBAVYQ2-cCegQIABAA&oq=anomia+social&gs_lcp=CgNpbWcQARgCMgIIADICCAAyBAgAEB4yBAgAEB4yBAgAEB4yBggAEAUQHjIGCAAQBRAeMgYIABAFEB4yBggAEAUQHjIGCAAQCBAeOgYIABAHEB46BwgAELEDEEM6BQgAELEDOgQIABBDOggIABCxAxCDAToICAAQCBAHEB5Q4vEEWN2WBWCgsAVoAXAAeACAAeMCiAGlGZIBBjItMTEuMpgBAKABAaoBC2d3cy13aXotaW1nwAEB&sclient=img&ei=ngZ3YNzyEdbk1sQP0oKGsAU&bih=597&biw=1242

A anomia é um exemplo extremo de patologia [doença] social (o patológico opõe-se ao normal, no campo da Medicina). De acordo com Durkheim, a anomia acontece quando os elementos que constituem a sociedade deixam de funcionar para cumprir seu objetivo existencial; assim, caracteriza-se como uma patologia [doença], uma disfunção [mau funcionamento] social.

IMAGEM (DOENÇA SOCIAL, no Google Imagens):

https://www.google.com/search?q=doen%C3%A7a+social&tbm=isch&ved=2ahUKEwi44rmxg_7vAhVmqJUCHd2xDv0Q2-cCegQIABAA&oq=doen%C3%A7a&gs_lcp=CgNpbWcQARgAMgQIABBDMgcIABCxAxBDMgcIABCxAxBDMgUIABCxAzIICAAQsQMQgwEyBQgAELEDMgUIABCxAzICCAAyBQgAELEDMgUIABCxAzoECAAQEzoECAAQA1CH7AdY68IIYP7YCGgAcAB4BIAB_wGIAacTkgEEMi0xMZgBAKABAaoBC2d3cy13aXotaW1nsAEAwAEB&sclient=img&ei=-QZ3YPiBJubQ1sQP3eO66A8&bih=597&biw=1242

Solidariedade social: Segundo Durkheim, a sociedade é explicada pelos laços que unem os indivíduos à coletividade (solidariedade social). Esses laços podem ser construídos por meio das semelhanças entre as consciências individuais, o que dá origem à solidariedade mecânica [contribuição de todos, possibilitando o bom funcionamento da máquina social, em sociedades simples, como as indígenas], ou pela interdependência entre os indivíduos, o que gera a solidariedade orgânica [contribuição de cada pessoa, como órgão  dentro da sociedade, vista como um organismo composto de órgãos, em sociedades complexas, como as cidades].

IMAGENS (SOLIDARIEDADE MECÂNICA E SOLIDARIEDADE ORGÂNICA, no Google Imagens):

https://www.google.com/search?q=solidariedade+mec%C3%A2nica+e+org%C3%A2nica&tbm=isch&ved=2ahUKEwivycS7hP7vAhUxpZUCHcJ3BD8Q2-cCegQIABAA&oq=solidariedade+mec%C3%A2nica+&gs_lcp=CgNpbWcQARgAMgIIADIECAAQHjIGCAAQBRAeMgQIABAYMgQIABAYMgQIABAYMgQIABAYMgQIABAYMgQIABAYMgQIABAYUIuiB1iLogdg2LIHaABwAHgAgAGFA4gBhQOSAQMzLTGYAQCgAQGqAQtnd3Mtd2l6LWltZ8ABAQ&sclient=img&ei=Gwh3YO_PDLHK1sQPwu-R-AM&bih=597&biw=1242

Anomia: Ausência ou redução da capacidade do tecido social de regular a conduta dos indivíduos. Nesse sentido, configura-se como um problema a ser solucionado, sob pena de causar risco à coesão social e levar a sociedade ao fim.

Texto extraído de: SILVA, Afrânio et alii. Sociologia em Movimento. (Manual do Professor) 2.ed. São Paulo, Moderna, 2017. Pp. 44-45)

(Todos os grifos e os colchetes no texto: do Prof. José Antônio Brazão, a título de esclarecimentos ou reforço de pontos centrais.)

COMENTÁRIO INTRODUTÓRIO (Prof. José Antônio Brazão.)

No intuito de entender a formação e o funcionamento das sociedades, no século XIX e parte do XX, vários estudiosos propuseram métodos de estudo buscando o rigor científico, isto é, a precisão na análise dos fatos ou fenômenos sociais, tendo em vista que ciências de outras áreas do conhecimento humano (Física, Química, Astronomia, Matemática, etc.) já dispunham de métodos rigorosos de pesquisa. E por que não tratar cientificamente a sociedade? Esse tratamento foi buscado, como vimos na aula anterior, por Augusto Comte (francês), mas também por pensadores como Émile Durkheim (francês), Max Weber, Karl Marx e Friedrich Engels (alemães).

SOCIEDADE (Wikipédia) (imagens):

Slides (conjunto 1):

https://en.wikipedia.org/wiki/Society#/media/File:Gu_Hongzhong's_Night_Revels_1.jpg

Slides (conjunto 2):

https://pt.wikipedia.org/wiki/Sociedade#/media/Ficheiro:Diversity_of_youth_in_Oslo_Norway.jpg

A palavra método provém do grego e significa: caminho; pelo caminho. Método é um caminho de pesquisa, de estudo, de investigação, de um dado aspecto da realidade, seja este da natureza propriamente dita, seja da sociedade, como buscaram, de fato, aqueles homens.

MÉTODO CIENTÍFICO (Wikipédia) (imagens):

Slides (conjunto 1):

https://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A9todo_cient%C3%ADfico#/media/Ficheiro:Metodo_cientifico.svg

Slides (conjunto 2):

https://es.wikipedia.org/wiki/M%C3%A9todo_cient%C3%ADfico#/media/Archivo:M%C3%A9todo_cient%C3%ADfico.jpg

Aqui será tratado o FUNCIONALISMO OU MÉTODO COMPARATIVO, iniciado por Émile Durkheim.

De acordo com Afrânio Silva e outros:

O funcionalismo ou método comparativo constitui uma adaptação do método experimental das Ciências Naturais à análise da realidade social, o qual é constituído das seguintes etapas: observação do fenômeno, formulação de hipóteses e realização de experiências, com o objetivo de comprovar as hipóteses. A pesquisa experimental analisa um fenômeno qualquer, de modo que seja possível chegar a leis (regularidades) que permitam elaborar generalizações e teorias explicativas sobre o fenômeno observado.

(Lembrar dos slides acima – Método Científico)

ÉMILE DURKHEIM (Wikipédia – imagens):

Slides (conjunto 1):

https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%89mile_Durkheim#/media/Ficheiro:%C3%89mile_Durkheim.jpg

Slides (conjunto 2):

https://fr.wikipedia.org/wiki/%C3%89mile_Durkheim#/media/Fichier:%C3%89mile_Durkheim.jpg

“Na Sociologia, a influência desse método aparece na análise funcionalista, cujo precursor foi Émile Durkheim. Para ele, a legitimidade da Sociologia como ciência dependia da delimitação clara de seus objetos e métodos de análise. Ademais, ela deveria explicar que os fenômenos sociais são regidos por leis que independem da vontade dos indivíduos, o que o levou a concluir que as revoluções seriam tão impossíveis quanto ‘os milagres’.” (grifo meu)

REVOLUÇÃO (Wikipédia – imagens):

Slides (conjunto 1):

https://pt.wikipedia.org/wiki/Revolu%C3%A7%C3%A3o#/media/Ficheiro:Prise_de_la_Bastille.jpg

Slides (conjunto 2):

https://es.wikipedia.org/wiki/Revoluci%C3%B3n#/media/Archivo:Eug%C3%A8ne_Delacroix_-_La_libert%C3%A9_guidant_le_peuple.jpg

Obs. (Prof. José Antônio.): As revoluções seriam impossíveis pelo fato de irem contra leis que regem o comportamento social dos indivíduos. Uma revolução extrapola o que se espera do comportamento esperado, como o de uma lei científica que define o comportamento de certos objetos (ex.: lei da gravidade, lei da queda livre, etc. Mas, com certeza, Durkheim sabia de revoluções ocorridas no passado, como a Revolução Inglesa, a Revolução Francesa, além de outras. Se as leis que regessem as sociedades fossem tão solidamente seguidas, como as leis naturais, sem dúvida, as revoluções seriam (importante ver que o verbo está no passado, como suposição). Vale lembrar, ademais, que milagres são acontecimentos que superam ou rompem as leis naturais. O perigo, aqui, é cair-se na crença da impossibilidade total de revoluções, como se o ser humano fosse previsível rigorosa e inescapatoriamente (leis de que não pudesse escapar).

“O funcionalismo defende que tudo aquilo que existe na sociedade possui uma função, assim como cada um dos órgãos humanos, como o coração e os pulmões, contribui para manter um indivíduo vivo. Para essa corrente de pensamento nada é irracional ou sem significado. Tudo tem uma função na sociedade. A escola é um exemplo de instituição social. Ela tem a função de transmitir às novas gerações os saberes essenciais da vida social, permitindo a sobrevivência dos principais valores e conhecimentos da sociedade.

(SILVA, Afrânio et alii. Sociologia em Movimento. 2.ed. São Paulo, Moderna, 2017. Pág. 28.)

ÓRGÃO (ANATOMIA – Wikipédia: imagens):

https://en.wikipedia.org/wiki/Organ_(anatomy)

Em slides:

https://en.wikipedia.org/wiki/Organ_(anatomy)#/media/File:Internal_organs.png

ESCOLA (WIKIPÉDIA – IMAGENS): https://pt.wikipedia.org/wiki/Escola

https://en.wikipedia.org/wiki/School#/media/File:Larkmead_School,_Abingdon,_Oxfordshire.png

COMENTÁRIO 2 (Prof. José Antônio.):

O estudo científico das sociedades, do presente e do passado igualmente, pode ser extremamente útil para o entendimento de como funcionam ou funcionaram. No caso das sociedades presentes no mundo atual, a compreensão baseada em informações mensuráveis, quantificáveis, formando uma média de comportamentos de pessoas e uma maior apreensão dos problemas sociais, é possível atuar no sentido de buscar soluções para estes e aproveitar o que há de bom naqueles.

Por outro lado, o estudo científico das sociedades do presente oferece informações que podem ser usadas com fins econômicos e até mesmo de poder político: informações sobre preferências, número de pessoas de diferentes idades no país todo, em cada Estado e município, comportamentos pessoais e grupais diante de certos acontecimentos, reações, entre outros dados podem se tornar ferramentas de manipulação de pessoas, de grupos, etc., com certos propósitos (ex.: a venda de certos produtos, que gera bilhões de reais e até mesmo de dólares). Há informações, inclusive, que são vendidas. O levantamento delas, atualmente, ocorre através de supercomputadores, que fornecem resumos de informações preciosas sobre certa(s) sociedade. Tudo isto obtido com o auxílio da análise científica baseada em informações que, muitas vezes, as pessoas comuns (nós!) colocamos de boa vontade na internet, por exemplo.

No mundo atual, não colocar demasiadas informações pessoais e de grupos pequenos na internet, por exemplo, pode ser um bom meio de se evitar manipulação, além de outros riscos, como roubo de informações por hackers.

REFERÊNCIAS:

CHAUÍ, Marilena. Iniciação à Filosofia. (Manual do Professor) 3.ed. São Paulo, Ática, 2017.

SILVA, Afrânio et alii. Sociologia em Movimento. (Manual do Professor) 2.ed. São Paulo, Moderna, 2017.

WIKIPÉDIA. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal > Acesso em 19/04/2024.

 

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