COMANDO DE
ENSINO POLICIAL MILITAR
CEPMG -
VASCO DOS REIS
Divisão de
Ensino / Coordenação Pedagógica
SEGUNDO BIMESTRE
AULA 14 DE SOCIOLOGIA DOS PRIMEIROS ANOS:
ORDEM,
FUNÇÃO, COESÃO E ANOMIA: O DIAGNÓSTICO DE EMILE DURKHEIM PARA OS CONFLITOS
SOCIAIS (Texto de Afrânio Silva e outros. Comentários do Prof. José Antônio.):
IMAGENS
(ÉMILE DURKHEIM, na Wikipédia):
https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%89mile_Durkheim
https://fr.wikipedia.org/wiki/%C3%89mile_Durkheim (via Google Trad.)
https://en.wikipedia.org/wiki/%C3%89mile_Durkheim (idem)
Em slides:
Conjunto 1:
https://en.wikipedia.org/wiki/%C3%89mile_Durkheim#/media/File:%C3%89mile_Durkheim.jpg
Conjunto 2:
https://fr.wikipedia.org/wiki/%C3%89mile_Durkheim#/media/Fichier:%C3%89mile_Durkheim.jpg
Conjunto 3:
https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%89mile_Durkheim#/media/Ficheiro:%C3%89mile_Durkheim.jpg
“Quando a sociedade
é comparada a uma máquina ou a um
organismo vivo, quando os indivíduos
são tomados como ‘peças’ ou ‘órgãos’
que contribuem para o funcionamento de algo maior, surge outro tema importante
nessa perspectiva sociológica: a questão da ordem e da função. A sociedade
seria dotada de uma ordem que
direciona as partes de acordo com funções específicas que concorrem [correm
juntas] para sua manutenção, sua reprodução e seu aperfeiçoamento; ou
seja, existiria uma ordem na disposição [posicionamento, encaixe] das peças para
que a máquina realizasse sua
função.
IMAGENS (MECANISMO, na Wikipédia):
https://en.wikipedia.org/wiki/Mechanism_(engineering)#/media/File:Landing_gear_schematic.svg
https://ca.wikipedia.org/wiki/Mecanisme#/media/Fitxer:M%C3%A9canisme_griffe_cin%C3%A9ma.gif
https://es.wikipedia.org/wiki/Mecanismo#/media/Archivo:Gears_animation.gif
Esse funcionamento é obtido somente quando
os elementos que constituem a sociedade estão unidos, coesos [juntos
firmemente]. É por isso que a questão da ordem é compreendida com base no conceito de coesão [união, firme ajuntamento] social;
quando cada elemento
atua de modo que os demais também trabalhem adequadamente e todos juntos
constituam um organismo maior, dizemos que são solidários uns aos outros e ao todo. Assim, o tema da ordem social deve ser compreendido tendo por base a ideia de
coesão social, que resulta da ação
solidária das partes, a solidariedade social.
IMAGENS (COESÃO SOCIAL, no Google):
Instituições como a religião, a escola e a família, por exemplo, são
avaliadas por Durkheim como elementos fundamentais na construção da solidariedade social, enquanto as
manifestações de insatisfação de
trabalhadores, as revoltas e as taxas elevadas de criminalidade são consideradas desvios
dos padrões que estabelecem uma vida social saudável; um processo de
interrupção da solidariedade a que ele chamou anomia (nómos é uma palavra grega que significa ‘norma,
regra, lei’; [a-, prefixo que significa NÃO, FALTA, AUSÊNCIA]; logo, anomia é a
ausência de regras).
IMAGENS (ANOMIA SOCIAL, no Google Imagens):
A anomia é um exemplo extremo de patologia [doença] social (o patológico opõe-se ao normal,
no campo da Medicina). De acordo com Durkheim, a anomia acontece quando os elementos que constituem a sociedade
deixam de funcionar para cumprir seu objetivo existencial; assim,
caracteriza-se como uma patologia
[doença], uma disfunção [mau funcionamento] social.
IMAGEM (DOENÇA SOCIAL, no Google Imagens):
Solidariedade social: Segundo Durkheim, a sociedade é explicada pelos
laços que unem os indivíduos à coletividade (solidariedade social). Esses laços
podem ser construídos por meio das semelhanças entre as consciências
individuais, o que dá origem à solidariedade mecânica [contribuição de todos,
possibilitando o bom funcionamento da máquina social, em sociedades simples,
como as indígenas], ou pela interdependência entre os indivíduos, o que gera a
solidariedade orgânica [contribuição de cada pessoa, como órgão dentro da sociedade, vista como um organismo
composto de órgãos, em sociedades complexas, como as cidades].
IMAGENS (SOLIDARIEDADE MECÂNICA E SOLIDARIEDADE
ORGÂNICA, no Google Imagens):
Anomia: Ausência ou redução da capacidade do tecido social de
regular a conduta dos indivíduos. Nesse sentido, configura-se como um problema
a ser solucionado, sob pena de causar risco à coesão social e levar a sociedade
ao fim.”
Texto
extraído de: SILVA, Afrânio et alii. Sociologia em Movimento. (Manual do Professor) 2.ed. São Paulo,
Moderna, 2017. Pp. 44-45)
(Todos os
grifos e os colchetes no texto: do Prof. José Antônio Brazão, a título de
esclarecimentos ou reforço de pontos centrais.)
COMENTÁRIO
INTRODUTÓRIO (Prof. José Antônio Brazão.)
No intuito de entender a formação e o
funcionamento das sociedades, no século XIX e parte do XX, vários estudiosos
propuseram métodos de estudo buscando o rigor científico, isto é, a precisão na
análise dos fatos ou fenômenos sociais, tendo em vista que ciências de outras
áreas do conhecimento humano (Física, Química, Astronomia, Matemática, etc.) já
dispunham de métodos rigorosos de pesquisa. E por que não tratar
cientificamente a sociedade? Esse tratamento foi buscado, como vimos na aula
anterior, por Augusto Comte (francês), mas também por pensadores como Émile
Durkheim (francês), Max Weber, Karl Marx e Friedrich Engels (alemães).
SOCIEDADE (Wikipédia) (imagens):
Slides (conjunto 1):
https://en.wikipedia.org/wiki/Society#/media/File:Gu_Hongzhong's_Night_Revels_1.jpg
Slides (conjunto 2):
https://pt.wikipedia.org/wiki/Sociedade#/media/Ficheiro:Diversity_of_youth_in_Oslo_Norway.jpg
A palavra método provém do grego e
significa: caminho; pelo caminho. Método é um caminho de pesquisa, de estudo,
de investigação, de um dado aspecto da realidade, seja este da natureza
propriamente dita, seja da sociedade, como buscaram, de fato, aqueles homens.
MÉTODO CIENTÍFICO (Wikipédia) (imagens):
Slides (conjunto 1):
https://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A9todo_cient%C3%ADfico#/media/Ficheiro:Metodo_cientifico.svg
Slides (conjunto 2):
Aqui será tratado o FUNCIONALISMO OU
MÉTODO COMPARATIVO, iniciado por Émile Durkheim.
De acordo com Afrânio Silva e outros:
O
funcionalismo ou método comparativo constitui uma adaptação do método
experimental das Ciências Naturais à análise da realidade social, o qual é
constituído das seguintes etapas: observação do fenômeno, formulação de
hipóteses e realização de experiências, com o objetivo de comprovar as
hipóteses. A pesquisa experimental analisa um fenômeno qualquer, de modo que
seja possível chegar a leis (regularidades) que permitam elaborar
generalizações e teorias explicativas sobre o fenômeno observado.
(Lembrar dos
slides acima – Método Científico)
ÉMILE
DURKHEIM (Wikipédia – imagens):
Slides
(conjunto 1):
https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%89mile_Durkheim#/media/Ficheiro:%C3%89mile_Durkheim.jpg
Slides
(conjunto 2):
https://fr.wikipedia.org/wiki/%C3%89mile_Durkheim#/media/Fichier:%C3%89mile_Durkheim.jpg
“Na
Sociologia, a influência desse método aparece na análise funcionalista, cujo
precursor foi Émile Durkheim. Para ele, a legitimidade da Sociologia como
ciência dependia da delimitação clara de seus objetos e métodos de análise.
Ademais, ela deveria explicar que os fenômenos sociais são regidos por leis que
independem da vontade dos indivíduos, o que o levou a concluir que as
revoluções seriam tão impossíveis quanto ‘os milagres’.” (grifo meu)
REVOLUÇÃO
(Wikipédia – imagens):
Slides
(conjunto 1):
https://pt.wikipedia.org/wiki/Revolu%C3%A7%C3%A3o#/media/Ficheiro:Prise_de_la_Bastille.jpg
Slides
(conjunto 2):
Obs.
(Prof. José Antônio.): As revoluções
seriam impossíveis pelo fato de irem contra leis que regem o comportamento
social dos indivíduos. Uma revolução extrapola o que se espera do comportamento
esperado, como o de uma lei científica que define o comportamento de certos
objetos (ex.: lei da gravidade, lei da queda livre, etc. Mas, com certeza,
Durkheim sabia de revoluções ocorridas no passado, como a Revolução Inglesa, a
Revolução Francesa, além de outras. Se as leis que regessem as sociedades
fossem tão solidamente seguidas, como as leis naturais, sem dúvida, as
revoluções seriam (importante ver que o verbo está no passado, como suposição).
Vale lembrar, ademais, que milagres são acontecimentos que superam ou rompem as
leis naturais. O perigo, aqui, é cair-se na crença da impossibilidade total de
revoluções, como se o ser humano fosse previsível rigorosa e inescapatoriamente
(leis de que não pudesse escapar).
“O
funcionalismo defende que tudo aquilo que existe na sociedade possui uma
função, assim como cada um dos órgãos humanos, como o coração e os pulmões,
contribui para manter um indivíduo vivo. Para essa corrente de pensamento nada
é irracional ou sem significado. Tudo tem uma função na sociedade. A escola é
um exemplo de instituição social. Ela tem a função de transmitir às novas
gerações os saberes essenciais da vida social, permitindo a sobrevivência dos
principais valores e conhecimentos da sociedade.
(SILVA,
Afrânio et alii. Sociologia em Movimento. 2.ed. São Paulo, Moderna, 2017. Pág.
28.)
ÓRGÃO
(ANATOMIA – Wikipédia: imagens):
https://en.wikipedia.org/wiki/Organ_(anatomy)
Em slides:
https://en.wikipedia.org/wiki/Organ_(anatomy)#/media/File:Internal_organs.png
ESCOLA
(WIKIPÉDIA – IMAGENS): https://pt.wikipedia.org/wiki/Escola
https://en.wikipedia.org/wiki/School#/media/File:Larkmead_School,_Abingdon,_Oxfordshire.png
COMENTÁRIO 2 (Prof. José Antônio.):
O estudo científico das sociedades,
do presente e do passado igualmente, pode ser extremamente útil para o
entendimento de como funcionam ou funcionaram. No caso das sociedades presentes
no mundo atual, a compreensão baseada em informações mensuráveis, quantificáveis,
formando uma média de comportamentos de pessoas e uma maior apreensão dos
problemas sociais, é possível atuar no sentido de buscar soluções para estes e
aproveitar o que há de bom naqueles.
Por outro lado, o estudo científico
das sociedades do presente oferece informações que podem ser usadas com fins
econômicos e até mesmo de poder político: informações sobre preferências,
número de pessoas de diferentes idades no país todo, em cada Estado e
município, comportamentos pessoais e grupais diante de certos acontecimentos,
reações, entre outros dados podem se tornar ferramentas de manipulação de
pessoas, de grupos, etc., com certos propósitos (ex.: a venda de certos
produtos, que gera bilhões de reais e até mesmo de dólares). Há informações,
inclusive, que são vendidas. O levantamento delas, atualmente, ocorre através
de supercomputadores, que fornecem resumos de informações preciosas sobre
certa(s) sociedade. Tudo isto obtido com o auxílio da análise científica
baseada em informações que, muitas vezes, as pessoas comuns (nós!) colocamos de
boa vontade na internet, por exemplo.
No mundo atual, não colocar
demasiadas informações pessoais e de grupos pequenos na internet, por exemplo,
pode ser um bom meio de se evitar manipulação, além de outros riscos, como
roubo de informações por hackers.
REFERÊNCIAS:
CHAUÍ,
Marilena. Iniciação à Filosofia.
(Manual do Professor) 3.ed. São Paulo, Ática, 2017.
SILVA, Afrânio et
alii. Sociologia em Movimento.
(Manual do Professor) 2.ed. São Paulo, Moderna, 2017.
WIKIPÉDIA.
Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal > Acesso em 19/04/2024.
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