COMANDO DE
ENSINO POLICIAL MILITAR
CEPMG -
VASCO DOS REIS
Divisão de Ensino / Coordenação Pedagógica
SEGUNDO BIMESTRE
AULA 12 DE SOCIOLOGIA DOS PRIMEIROS ANOS:
SOCIEDADE E CONHECIMENTO – INDIVÍDUO E SOCIEDADE:
A SOCIOLOGIA DE DURKHEIM – CONTEXTO, RESUMO BIOGRÁFICO E CONSCIÊNCIA COLETIVA(PROF. JOSÉ ANTÔNIO):
Desde a primeira Revolução Industrial, por volta
dos séculos XVIII e XIX, novas tecnologias vêm sendo incorporadas no mundo da
produção de bens (mercadorias), com o uso da água, do fogo, do vapor, da
eletricidade (esta, no caso, do século XIX adiante, mais especificamente).
A água de rios e riachos permitiu que rodas de
moinhos deixassem de se mover pela impulsão animal ou humana (ex.: de
escravos). A água em movimento possibilitou que rodas de água pusessem em
movimento engrenagens de máquinas, nas fábricas.
O fogo permitiu que novas ligas metálicas fossem
aprimoradas, como o aço de qualidade superior, usado em máquinas, ferramentas,
veículos e construções (ex.: prédios, pontes, etc.).
O ar impulsionou, cada vez mais, os moinhos de
vento, invenção antiga e, então, em largo uso. O vapor, no século XIX,
principalmente, permitiu o desenvolvimento de máquinas a vapor, que viriam a
impulsionar máquinas em fábricas, onde não havia cursos de água, impulsionando
também transporte, como trens de ferro e barcos com motores a vapor, além de
outros usos.
A eletricidade, no meio e nos fins do século XIX,
principalmente, até hoje, viria a ser (e ainda é) um diferencial a contribuir
para o surgimento cada vez maior de máquinas e invenções novas, constantemente.
Com a eletricidade, também o eletromagnetismo!
E os custos humanos? Altíssimos. Na Europa:
exploração enorme e terrível de homens, mulheres e crianças, nas fábricas. Na
Ásia e na África, além das Américas: matanças, dominação, pilhagens (saques) e
escravidão, em busca de matérias-primas, ouro, diamantes, minerais, madeira,
alimentos e outros bens.
INFORMAÇÕES BIOGRÁFICAS SOBRE ÉMILE DURKHEIM:
“Cronologia da vida de Emile Durkheim (Professor Yvon PESQUEUX):
•
15 de abril de 1858: Nascimento de Émile Durkheim, em Epinal. Destinado ao
rabinato, como seu pai Moisés e seu avô Israel David, decidiu desde muito jovem
não seguir a tradição familiar.
•
1875: Bacharel, Durkheim parte para Paris para se preparar para o vestibular da
École Normale Supérieure do Lycée Louis-le-Grand.
•
1879: Durkheim é admitido na ENS. Tornou-se amigo de Jaurès, Renouvier e Comte,
frequentou os cursos de Fustel de Coulanges e Boutroux.
•
Outubro de 1882 - outubro de 1884: Aprovado no agregador de filosofia, Durkheim
é professor no liceu de Sens e prepara a sua tese sob a orientação de Boutroux.
•
Ano escolar 1885 - 1886: Durkheim permaneceu na Alemanha para estudar o ensino
da filosofia e o estado das ciências sociais.
•
Outubro de 1886 - julho de 1887: Professor em Troyes, Durkheim publica “A
ciência positiva da moralidade na Alemanha” na Revue Philosophique.
•
Outubro de 1887: Durkheim, recém-casado com Louise Dreyfus, filha de um
empresário parisiense originário de Wissembourg, na Alsácia, foi nomeado para a
Faculdade de Letras de Bordéus e recebeu um curso de ciências sociais e
pedagogia.
•
1890: Criação de um curso intitulado “Física da moral e do direito”, que
Durkheim frequentou regularmente até 1900.
•
Março de 1893: Durkheim defende sua tese na Sorbonne, em 3 de março, sua tese
principal: Sobre a divisão do trabalho social. Estudo sobre a organização das
sociedades superiores.
•
1902: Nomeação para chefe do curso de ciências da educação e sociologia da
Sorbonne, na cátedra de ciências da educação deixada por Ferdinand Buisson.
•
1905: Durkheim é responsável por um curso de ciências educacionais para
agregadores. Intitulado “Desenvolvimentos educacionais na França. », este curso
constitui o primeiro estudo de sociologia histórica dedicado ao sistema escolar
francês.
•
1915: Durkheim funda um comitê que publica vários folhetos relativos à guerra e
escreve dois: Quem queria a guerra? As origens da guerra segundo documentos
diplomáticos; Alemanha acima de tudo, A mentalidade alemã e a guerra.
•
Abril de 1916: Morte do filho de Durkheim, André, na frente de Salónica.
•
Novembro de 1917: Em 15 de novembro, aos 59 anos, faleceu Emile Durkheim, de
quem Georges Davy disse que “foi também, infelizmente, embora longe dos campos
de batalha, vítima da guerra. »
Livros de Émile Durkheim :
Da divisão do trabalho social.
Educação e sociologia.
As formas elementares da vida religiosa.
A evolução pedagógica na França.
A ciência social e a ação.
O Socialismo.
O Suicídio.
As Regras do método sociológico.
O individualismo e os intelectuais.
Sociologia e filosofia. »
(PESQUEUX,
Yvon. Synthèse
de l’ouvrage « Les Régles de la méthode sociologique » Emile Durkheim. Disponível em : < https://lirsa.cnam.fr/medias/fichier/edurkheim_methodesociologique__1263306965053.doc
> Acesso em 04/04/2024. Tradução feita pelo Google
Tradutor.)
CONSCIÊNCIA COLETIVA, FATO SOCIAL E MÉTODO SOCIOLÓGICO
(Prof. José Antônio Brazão.)
Segundo a Enciclopédia da Ágora :
«Recordemos as grandes linhas do
modelo durkheimiano. A noção de ‘consciência coletiva’ é central. Uma
sociedade é formada por indivíduos que se ‘mantêm’ unidos porque possuem
valores e regras comuns, parcialmente transmitidos pela escola. A sociedade,
como objeto construído pela sociologia, não é transcendente [acima] nem
imanente [que está inseparavelmente contido na natureza de um ser ou de um
objeto; inerente] aos indivíduos : possui uma especificidade definida pelos
parâmetros de integração (fidelidade ao grupo) e regulação (reconhecimento de
regras que controlam o comportamento individual).
Esta ‘consciência colectiva’
traduz-se em fenômenos coletivos que vão desde o nível estritamente
psicológico das representações coletivas, ao das instituições e ao de um
substrato material (volume e densidade da população, vias de comunicação,
edifícios, etc.).
Durkheim
utiliza a metáfora da ‘cristalização’ para designar esta presença da
consciência coletiva em todos os setores da vida social.(...)»
(ENCYCLOPÉDIE DE L’AGORA. Émile Durkheim.
Disponível em : < http://agora.qc.ca/Dossiers/Emile_Durkheim
> Acesso em 04/04/2024. Tradução feita pelo Google Tradutor.) (Grifos
e colchetes postos pelo Prof. José Antônio.)
Émile Durkheim compara ao processo mineralogógico de
cristalização a «presença da consciência coletiva em todos os setores da vida
social » (E. A.). Assim como em um cristal se encontram unidos os
materiais que o compõem, a consciência coletiva encontra-se em todos os lugares
da sociedade, por isto é coletiva, isto é, está presente no conjunto da
coletividade.
Consciência, segundo o Dicionário Oxford Languagens,
do Google, é «sentimento ou conhecimento que permite ao ser humano vivenciar,
experimentar ou compreender aspectos ou a totalidade de seu mundo interior” (GOOGLE
OXFORD LANGUAGES. Significado de Consciência. Disponível em: < https://www.google.com.br/ > Acesso em
04/04/2024.). Essa consciência é coletiva, tendo em vista reunir elementos
diversos de como a sociedade percebe o mundo e a realidade e como os explicam.
Não quer dizer que todos os membros da sociedade pensam, necessariamente,
igual, mas que há conhecimentos, valores, ideias, cultura e outras coisas que
compartilham (têm em comum).
Outro elemento importante do pensamento durkheimiano é a expressão FATO SOCIAL. Fato social é:
"O fato social, segundo Durkheim, consiste em
maneiras de agir, de pensar e de sentir que exercem determinada força sobre os
indivíduos, obrigando-os a se adaptar às regras da sociedade onde vivem. No
entanto, nem tudo o que uma pessoa faz pode ser considerado um fato social,
pois, para ser identificado como tal, tem de atender a três características:
generalidade, exterioridade e coercitividade.
Coercitividade – característica relacionada com o
poder, ou a força, com a qual os padrões culturais de uma sociedade se impõem
aos indivíduos que a integram, obrigando esses indivíduos a cumpri-los.
Exterioridade – quando o indivíduo nasce, a sociedade
já está organizada, com suas leis, seus padrões, seu sistema financeiro, etc.;
cabe ao indivíduo aprender, por intermédio da educação, por exemplo.
Generalidade – os fatos sociais são coletivos, ou
seja, eles não existem para um único indivíduo, mas para todo um grupo, ou
sociedade." (SEE-PARANÁ. Contribuições de Émile Durkheim. Disponível em: < http://www.sociologia.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=167#:~:text=e%20Anomia-,Fatos%20sociais,regras%20da%20sociedade%20onde%20vivem.
> Acesso em 04/04/2024.)
OBSERVAÇÕES:
1) Explicar
as informações apresentadas.
2) Dar
exemplos, a fim de facilitar o entendimento.
3) Ampliar as
explicações escritas próprias.
REFERÊNCIAS:
CHAUÍ, Marilena. Iniciação à Filosofia. (Manual do Professor) 3.ed. São Paulo,
Ática, 2017.
ENCYCLOPÉDIE
DE L’AGORA. Émile Durkheim. Disponível em : < http://agora.qc.ca/Dossiers/Emile_Durkheim
> Acesso em 04/04/2024. Tradução feita pelo Google Tradutor.
GOOGLE OXFORD LANGUAGES. Significado de Consciência.
Disponível em: < https://www.google.com.br/
> Acesso em 04/04/2024.
PESQUEUX,
Yvon. Synthèse de l’ouvrage « Les Régles de la méthode sociologique »
Emile Durkheim. Disponível em : < https://lirsa.cnam.fr/medias/fichier/edurkheim_methodesociologique__1263306965053.doc
> Acesso em 04/04/2024. Tradução feita pelo Google Tradutor.
SILVA, Afrânio et alii. Sociologia em Movimento. (Manual do
Professor) 2.ed. São Paulo, Moderna, 2017.
WIKIPÉDIA. Disponível em: <
https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal > Acesso em 28/03/2024.
Nenhum comentário:
Postar um comentário