domingo, 7 de abril de 2024

SEGUNDO BIMESTRE - AULA 12 DE SOCIOLOGIA DOS PRIMEIROS ANOS: SOCIEDADE E CONHECIMENTO – A SOCIOLOGIA DE DURKHEIM – CONTEXTO, RESUMO BIOGRÁFICO E CONSCIÊNCIA COLETIVA (Prof. José Antônio Brazão.)

 

SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

COMANDO DE ENSINO POLICIAL MILITAR

 CEPMG - VASCO DOS REIS

Divisão de Ensino / Coordenação Pedagógica

SEGUNDO BIMESTRE

AULA 12 DE SOCIOLOGIA DOS PRIMEIROS ANOS:

SOCIEDADE E CONHECIMENTO – INDIVÍDUO E SOCIEDADE:

A SOCIOLOGIA DE DURKHEIM – CONTEXTO, RESUMO BIOGRÁFICO  E CONSCIÊNCIA COLETIVA(PROF. JOSÉ ANTÔNIO):

Desde a primeira Revolução Industrial, por volta dos séculos XVIII e XIX, novas tecnologias vêm sendo incorporadas no mundo da produção de bens (mercadorias), com o uso da água, do fogo, do vapor, da eletricidade (esta, no caso, do século XIX adiante, mais especificamente).

A água de rios e riachos permitiu que rodas de moinhos deixassem de se mover pela impulsão animal ou humana (ex.: de escravos). A água em movimento possibilitou que rodas de água pusessem em movimento engrenagens de máquinas, nas fábricas.

O fogo permitiu que novas ligas metálicas fossem aprimoradas, como o aço de qualidade superior, usado em máquinas, ferramentas, veículos e construções (ex.: prédios, pontes, etc.).

O ar impulsionou, cada vez mais, os moinhos de vento, invenção antiga e, então, em largo uso. O vapor, no século XIX, principalmente, permitiu o desenvolvimento de máquinas a vapor, que viriam a impulsionar máquinas em fábricas, onde não havia cursos de água, impulsionando também transporte, como trens de ferro e barcos com motores a vapor, além de outros usos.

A eletricidade, no meio e nos fins do século XIX, principalmente, até hoje, viria a ser (e ainda é) um diferencial a contribuir para o surgimento cada vez maior de máquinas e invenções novas, constantemente. Com a eletricidade, também o eletromagnetismo!

E os custos humanos? Altíssimos. Na Europa: exploração enorme e terrível de homens, mulheres e crianças, nas fábricas. Na Ásia e na África, além das Américas: matanças, dominação, pilhagens (saques) e escravidão, em busca de matérias-primas, ouro, diamantes, minerais, madeira, alimentos e outros bens.

INFORMAÇÕES BIOGRÁFICAS SOBRE ÉMILE DURKHEIM:

Cronologia da vida de Emile Durkheim (Professor Yvon PESQUEUX):

• 15 de abril de 1858: Nascimento de Émile Durkheim, em Epinal. Destinado ao rabinato, como seu pai Moisés e seu avô Israel David, decidiu desde muito jovem não seguir a tradição familiar.

• 1875: Bacharel, Durkheim parte para Paris para se preparar para o vestibular da École Normale Supérieure do Lycée Louis-le-Grand.

• 1879: Durkheim é admitido na ENS. Tornou-se amigo de Jaurès, Renouvier e Comte, frequentou os cursos de Fustel de Coulanges e Boutroux.

• Outubro de 1882 - outubro de 1884: Aprovado no agregador de filosofia, Durkheim é professor no liceu de Sens e prepara a sua tese sob a orientação de Boutroux.

• Ano escolar 1885 - 1886: Durkheim permaneceu na Alemanha para estudar o ensino da filosofia e o estado das ciências sociais.

• Outubro de 1886 - julho de 1887: Professor em Troyes, Durkheim publica “A ciência positiva da moralidade na Alemanha” na Revue Philosophique.

• Outubro de 1887: Durkheim, recém-casado com Louise Dreyfus, filha de um empresário parisiense originário de Wissembourg, na Alsácia, foi nomeado para a Faculdade de Letras de Bordéus e recebeu um curso de ciências sociais e pedagogia.

• 1890: Criação de um curso intitulado “Física da moral e do direito”, que Durkheim frequentou regularmente até 1900.

• Março de 1893: Durkheim defende sua tese na Sorbonne, em 3 de março, sua tese principal: Sobre a divisão do trabalho social. Estudo sobre a organização das sociedades superiores.

• 1902: Nomeação para chefe do curso de ciências da educação e sociologia da Sorbonne, na cátedra de ciências da educação deixada por Ferdinand Buisson.

• 1905: Durkheim é responsável por um curso de ciências educacionais para agregadores. Intitulado “Desenvolvimentos educacionais na França. », este curso constitui o primeiro estudo de sociologia histórica dedicado ao sistema escolar francês.

• 1915: Durkheim funda um comitê que publica vários folhetos relativos à guerra e escreve dois: Quem queria a guerra? As origens da guerra segundo documentos diplomáticos; Alemanha acima de tudo, A mentalidade alemã e a guerra.

• Abril de 1916: Morte do filho de Durkheim, André, na frente de Salónica.

• Novembro de 1917: Em 15 de novembro, aos 59 anos, faleceu Emile Durkheim, de quem Georges Davy disse que “foi também, infelizmente, embora longe dos campos de batalha, vítima da guerra. »

         Livros de Émile Durkheim :

 

Da divisão do trabalho social.

Educação e sociologia.

As formas elementares da vida religiosa.

A evolução pedagógica na França.

A ciência social e a ação.

O Socialismo.

O Suicídio.

As Regras do método sociológico.

O individualismo e os intelectuais.

           Sociologia e filosofia. »

(PESQUEUX, Yvon. Synthèse de l’ouvrage « Les Régles de la méthode sociologique » Emile Durkheim. Disponível em : <  https://lirsa.cnam.fr/medias/fichier/edurkheim_methodesociologique__1263306965053.doc > Acesso em 04/04/2024. Tradução feita pelo Google Tradutor.)

 

CONSCIÊNCIA COLETIVA, FATO SOCIAL E MÉTODO SOCIOLÓGICO (Prof. José Antônio Brazão.)

Segundo a Enciclopédia da Ágora :

«Recordemos as grandes linhas do modelo durkheimiano. A noção de ‘consciência coletiva’ é central. Uma sociedade é formada por indivíduos que se ‘mantêm’ unidos porque possuem valores e regras comuns, parcialmente transmitidos pela escola. A sociedade, como objeto construído pela sociologia, não é transcendente [acima] nem imanente [que está inseparavelmente contido na natureza de um ser ou de um objeto; inerente] aos indivíduos : possui uma especificidade definida pelos parâmetros de integração (fidelidade ao grupo) e regulação (reconhecimento de regras que controlam o comportamento individual). 

Esta ‘consciência colectiva’ traduz-se em fenômenos coletivos que vão desde o nível estritamente psicológico das representações coletivas, ao das instituições e ao de um substrato material (volume e densidade da população, vias de comunicação, edifícios, etc.).

Durkheim utiliza a metáfora da ‘cristalização’ para designar esta presença da consciência coletiva em todos os setores da vida social.(...)» (ENCYCLOPÉDIE DE L’AGORA. Émile Durkheim. Disponível em : < http://agora.qc.ca/Dossiers/Emile_Durkheim > Acesso em 04/04/2024. Tradução feita pelo Google Tradutor.) (Grifos e colchetes postos pelo Prof. José Antônio.)

Émile Durkheim compara ao processo mineralogógico de cristalização a «presença da consciência coletiva em todos os setores da vida social » (E. A.). Assim como em um cristal se encontram unidos os materiais que o compõem, a consciência coletiva encontra-se em todos os lugares da sociedade, por isto é coletiva, isto é, está presente no conjunto da coletividade.

Consciência, segundo o Dicionário Oxford Languagens, do Google, é «sentimento ou conhecimento que permite ao ser humano vivenciar, experimentar ou compreender aspectos ou a totalidade de seu mundo interior” (GOOGLE OXFORD LANGUAGES. Significado de Consciência. Disponível em: < https://www.google.com.br/ > Acesso em 04/04/2024.). Essa consciência é coletiva, tendo em vista reunir elementos diversos de como a sociedade percebe o mundo e a realidade e como os explicam. Não quer dizer que todos os membros da sociedade pensam, necessariamente, igual, mas que há conhecimentos, valores, ideias, cultura e outras coisas que compartilham (têm em comum).

Outro elemento importante do pensamento durkheimiano é a expressão FATO SOCIAL. Fato social é:

"O fato social, segundo Durkheim, consiste em maneiras de agir, de pensar e de sentir que exercem determinada força sobre os indivíduos, obrigando-os a se adaptar às regras da sociedade onde vivem. No entanto, nem tudo o que uma pessoa faz pode ser considerado um fato social, pois, para ser identificado como tal, tem de atender a três características: generalidade, exterioridade e coercitividade.

Coercitividade – característica relacionada com o poder, ou a força, com a qual os padrões culturais de uma sociedade se impõem aos indivíduos que a integram, obrigando esses indivíduos a cumpri-los.

Exterioridade – quando o indivíduo nasce, a sociedade já está organizada, com suas leis, seus padrões, seu sistema financeiro, etc.; cabe ao indivíduo aprender, por intermédio da educação, por exemplo.

Generalidade – os fatos sociais são coletivos, ou seja, eles não existem para um único indivíduo, mas para todo um grupo, ou sociedade." (SEE-PARANÁ. Contribuições de Émile Durkheim. Disponível em: < http://www.sociologia.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=167#:~:text=e%20Anomia-,Fatos%20sociais,regras%20da%20sociedade%20onde%20vivem. > Acesso em 04/04/2024.

OBSERVAÇÕES:

1) Explicar as informações apresentadas.

2) Dar exemplos, a fim de facilitar o entendimento.

3) Ampliar as explicações escritas próprias.

REFERÊNCIAS:

CHAUÍ, Marilena. Iniciação à Filosofia. (Manual do Professor) 3.ed. São Paulo, Ática, 2017.

ENCYCLOPÉDIE DE L’AGORA. Émile Durkheim. Disponível em : < http://agora.qc.ca/Dossiers/Emile_Durkheim > Acesso em 04/04/2024. Tradução feita pelo Google Tradutor.

GOOGLE OXFORD LANGUAGES. Significado de Consciência. Disponível em: < https://www.google.com.br/ > Acesso em 04/04/2024.

PESQUEUX, Yvon. Synthèse de l’ouvrage « Les Régles de la méthode sociologique » Emile Durkheim. Disponível em : <  https://lirsa.cnam.fr/medias/fichier/edurkheim_methodesociologique__1263306965053.doc > Acesso em 04/04/2024. Tradução feita pelo Google Tradutor.

SILVA, Afrânio et alii. Sociologia em Movimento. (Manual do Professor) 2.ed. São Paulo, Moderna, 2017.

WIKIPÉDIA. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal > Acesso em 28/03/2024.

 


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