COMANDO DE
ENSINO POLICIAL MILITAR
CEPMG -
VASCO DOS REIS
Divisão de
Ensino / Coordenação Pedagógica
SEGUNDO BIMESTRE
AULA 12 DE FILOSOFIA DOS PRIMEIROS ANOS
OS SOFISTAS (Partes 3/4) (Prof. José Antônio Brazão.)
SOFISTAS E SOFISMAS CONTEMPORÂNEOS (Parte
1) (Prof. José Antônio Brazão.)
SOFISMAS é o nome dado por Aristóteles (século IV a.C.), em
referência aos sofistas, aos raciocínios enganosos com a aparência de verdade.
Também chamados FALÁCIAS. De acordo com a Wikipédia: Falácia: “O termo falácia deriva
do verbo latino fallere, que significa enganar.
Designa-se por falácia um raciocínio errado com aparência de verdadeiro.”
(WIKIPÉDIA, verbete Falácia). Têm a
finalidade de enganar as pessoas, conquistando-as, conforme os interesses de
quem faz uso deles, ou a favor de grupos determinados (ver exemplos abaixo).
A Wikipédia apresenta, no verbete Falácia, um
conjunto de falácias (sofismas), em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Fal%C3%A1cia
(Ler e explicar alguns tipos.)
Entre estes grupos, hoje, tem-se, por exemplo,
empresas que vendem cigarros e bebidas alcoólicas. Ainda que, sem dúvida, a
venda seja legalizada, o risco para a saúde, tanto dos cigarros quanto do uso
frequente de bebidas alcoólicas, é seríssimo e efetivo (câncer, cirrose,
problemas pulmonares, problemas no coração, no fígado e em outros órgãos do
corpo humano, morte fora do tempo).
IMAGENS (empresas):
Conjunto BAT (British American Tobacco) – SOUZA CRUZ:
Conjunto Indústrias da AMBEV (American Beverage Company – Companhia
Americana de Bebidas):
Que tipo de raciocínios sofísticos essas empresas
usam?
Vejamos algumas imagens:
Propagandas de cigarros:
Propagandas de bebidas alcoólicas:
O que essas propagandas têm em comum?
1)
O argumento de
autoridade: a pretensa (pretendida) autoridade de atores, atrizes e outras
pessoas famosas, a indicar às pessoas o que fazer – adquirir e fazer uso
daqueles produtos.
2)
O apelo à beleza:
ligação entre a beleza e a formosura das pessoas que fazem uso daqueles
produtos (cigarro, bebidas alcoólicas...) e cada produto apresentado. Podem-se
ver, nas propagandas, de fato, o uso de pessoas que têm aparência e corpos
belos.
3)
O apelo à
sensualidade, ao desejo sensual, ligando o produto (cigarro ou bebida
alcoólica) a ele, no intuito de incentivar as pessoas a consumi-lo. Veja-se nas
imagens. Pessoas seminuas que aparecem em várias propagandas ou, mesmo
vestidas, que carregam consigo tal apelo.
4)
O apelo a sensações
APARENTEMENTE boas, de sabores, de descanso, de relaxamento, de festejo, de
alegria (grupos de pessoas alegres e bebendo).
5)
O apelo ao espírito
de grupo: grupo de amigos(as), grupo de pessoas bebendo bebidas alcoólicas em
um bar, junto de um personagem (ator, atriz, cantor...). O apelo ao grupo visa
o fato de que sozinho(a) ninguém aproveita o que há de APARENTEMENTE bom. (Aparentemente
bom, mas terrivelmente mau para a saúde.)
6)
O uso de cores – no
caso das bebidas, o VERMELHO (cor vermelha) está muito presente. Lembra o calor
que deve ser dissipado (eliminado) com o uso das bebidas. Lembra a cor do
sangue (vermelha). Sangue lembra VIDA, vitalidade, etc.
7)
O uso da cor
AMARELA – cor específica de muitos tipos de cervejas. Curiosamente, apelidadas,
por conta da cor amarela, de “loiras geladas”. Nesse sentido, há propagandas
que, literalmente, usam mulheres loiras (louras) em várias propagandas.
Observe-se nas imagens.
8)
A cor VERDE, que
marca certo tipo de garrafa de certas bebidas alcoólicas. O verde é a cor da
esperança, a cor das plantas, das folhas, entre outros elementos naturais. O
apelo ao natural, portanto, é muito forte.
9)
Uso de pessoas
JOVENS, homens e mulheres, mas também de pessoas adultas de peso. O apelo à
juventude é muito forte, convidando pessoas jovens e adultas a fazerem uso
daqueles produtos (cigarros e bebidas alcoólicas).
10)
O apelo à sensação
de FORÇA e até mesmo de LIBERDADE – tanto no caso das bebidas alcoólicas quanto
de cigarros. Pessoas na praia, fazendo uso de bebidas, um cavaleiro de boa
aparência que conduz animais pelo campo e, num momento de parada ou ao longo do
caminho, vai fumando, livre no campo. Apelos que atingem de cheio as pessoas,
como os outros apelos.
11)
Recursos de
cinematografia, de luzes, de roupas, etc., etc.
Apesar de proibida a propaganda de cigarros, é
interessante observar como aparecem em FILMES, NOVELAS, CERTOS PROGRAMAS de TV,
em que artistas fazem uso de algum, em momentos chaves, marcados para dar força
à mensagem – em cenas marcantes ou aparentemente de menor valor (o valor, na
verdade, está em comunicar a APARENTE necessidade do cigarro, da bebida
alcoólica, etc.).
Todos esses apelos adentram profundamente no
psiquismo (ambiente psicológico, MENTAL) das pessoas: em memórias, sensações
passadas e presentes, inconsciente (parte da mente humana que guarda
lembranças, sensações, traumas, coisas ruins e muitas lembranças boas do
passado). Mexem com as pessoas em sua maior intimidade, a intimidade do
pensamento, da capacidade de refletir, das lembranças, etc. Inclusive, os
SOFISMAS ou FALÁCIAS que se encontram nas ideias comunicadas nas propagandas
são elaborados(as) com ajuda de equipes de pessoas treinadas e preparadas até
mesmo em cursos superiores, juntamente com psicólogos(as).
Como se pôde e se pode claramente ver, SOFISMAS OU
FALÁCIAS não são coisas do passado. São muito vivos(as) e muito bem usados(as)
por quem precisa do convencimento (persuasão) das pessoas para propósitos
determinados.
No campo da política, em ditaduras e em sistemas
totalitários SOFISMAS OU FALÁCIAS são de grande uso. Isto será visto e
exemplificado nas próximas aulas.
OBS.: Fazer uma ponte entre o passado e o
presente pode ser muito enriquecedor no aprendizado da filosofia, mostrando sua
vivacidade e atualidade!
REFERÊNCIAS:
ARANHA, Maria L. de A. e MARTINS, Maria H.
P. Filosofando: Introdução à Filosofia.
4.ed. São Paulo, Moderna, 2009.
CHAUÍ, Marilena. Iniciação à
Filosofia. 3.ed. São Paulo, Ática, 2017.
GÓRGIAS. Elogio de Helena. Tradução de Daniela Paulinelli. Disponível em:
< https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/270803/mod_resource/content/1/GORGIAS%20Elogio%20de%20Helena.pdf > Acesso em 28/03/2024.
O PENSADOR. Frases de Sofistas. Disponível em: < https://www.pensador.com/frases_sofistas/ > Acesso em 28/03/2024.
TRASÍMACO. Citação feita por Roberto
Romano, na Folha de São Paulo de 09 de outubro de 1995. Disponível em: < https://www1.folha.uol.com.br/fsp/1995/10/09/opiniao/11.html#:~:text=Tras%C3%ADmaco%3A%20%60%60Cada%20governo%20estabelece,ou%20capazes%20de%20errar%3F%22. > Acesso em 28/03/2024.
WIKIPÉDIA. Página Principal. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal > Acesso em 28/03/2024.
WIKIPÉDIA. Helena (mitologia). Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Helena_(mitologia) > Acesso em 28/03/2024.
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