domingo, 7 de abril de 2024

SEGUNDO BIMESTRE - AULA 12 DE FILOSOFIA DOS PRIMEIROS ANOS OS SOFISTAS (Partes 3/4) (Prof. José Antônio Brazão.)

  

SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

COMANDO DE ENSINO POLICIAL MILITAR

 CEPMG - VASCO DOS REIS

Divisão de Ensino / Coordenação Pedagógica

SEGUNDO BIMESTRE

AULA 12 DE FILOSOFIA DOS PRIMEIROS ANOS

OS SOFISTAS (Partes 3/4) (Prof. José Antônio Brazão.)

SOFISTAS E SOFISMAS CONTEMPORÂNEOS (Parte 1) (Prof. José Antônio Brazão.)

SOFISMAS é o nome dado por Aristóteles (século IV a.C.), em referência aos sofistas, aos raciocínios enganosos com a aparência de verdade. Também chamados FALÁCIAS. De acordo com a Wikipédia: Falácia: “O termo falácia deriva do verbo latino fallere, que significa enganar. Designa-se por falácia um raciocínio errado com aparência de verdadeiro.” (WIKIPÉDIA, verbete Falácia). Têm a finalidade de enganar as pessoas, conquistando-as, conforme os interesses de quem faz uso deles, ou a favor de grupos determinados (ver exemplos abaixo).

A Wikipédia apresenta, no verbete Falácia, um conjunto de falácias (sofismas), em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Fal%C3%A1cia

(Ler e explicar alguns tipos.)

Entre estes grupos, hoje, tem-se, por exemplo, empresas que vendem cigarros e bebidas alcoólicas. Ainda que, sem dúvida, a venda seja legalizada, o risco para a saúde, tanto dos cigarros quanto do uso frequente de bebidas alcoólicas, é seríssimo e efetivo (câncer, cirrose, problemas pulmonares, problemas no coração, no fígado e em outros órgãos do corpo humano, morte fora do tempo).

IMAGENS (empresas):

Conjunto BAT (British American Tobacco) – SOUZA CRUZ:

https://www.google.com/search?q=Souza+Cruz&tbm=isch&ved=2ahUKEwi4x__-wYjwAhV4BrkGHd4ZDxMQ2-cCegQIABAA&oq=Souza+Cruz&gs_lcp=CgNpbWcQAzICCAAyAggAMgIIADICCAAyAggAMgIIADICCAAyAggAMgIIADICCAA6BggAEAgQHjoECAAQGDoICAAQsQMQgwE6BQgAELEDOgQIABBDOgcIABCxAxBDUOE3WM5nYLBwaABwAHgFgAGzBogBuCiSAQ0wLjMuMy41LjMuMC4xmAEAoAEBqgELZ3dzLXdpei1pbWewAQDAAQE&sclient=img&ei=zIZ8YLixJviM5OUP3rO8mAE&bih=597&biw=1242

Conjunto Indústrias da AMBEV (American Beverage Company – Companhia Americana de Bebidas):

https://www.google.com/search?q=IND%C3%9ASTRIAS+DA+AMBEV&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwjv9-6_w4jwAhWgq5UCHa5AAhwQ_AUoAXoECAEQAw&biw=1242&bih=597

Que tipo de raciocínios sofísticos essas empresas usam?

Vejamos algumas imagens:

Propagandas de cigarros:

https://www.google.com/search?q=propaganda+de+cigarros+antigas+e+novas&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwj48MqWt4jwAhXnq5UCHfFxCB0Q_AUoAXoECAEQAw&biw=1242&bih=597

Propagandas de bebidas alcoólicas:

https://www.google.com/search?q=propaganda+de+bebidas+alco%C3%B3licas&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwiZl4nKt4jwAhXDlJUCHdYlDRwQ_AUoAXoECAEQAw&biw=1242&bih=597

O que essas propagandas têm em comum?

1)    O argumento de autoridade: a pretensa (pretendida) autoridade de atores, atrizes e outras pessoas famosas, a indicar às pessoas o que fazer – adquirir e fazer uso daqueles produtos.

2)    O apelo à beleza: ligação entre a beleza e a formosura das pessoas que fazem uso daqueles produtos (cigarro, bebidas alcoólicas...) e cada produto apresentado. Podem-se ver, nas propagandas, de fato, o uso de pessoas que têm aparência e corpos belos.

3)    O apelo à sensualidade, ao desejo sensual, ligando o produto (cigarro ou bebida alcoólica) a ele, no intuito de incentivar as pessoas a consumi-lo. Veja-se nas imagens. Pessoas seminuas que aparecem em várias propagandas ou, mesmo vestidas, que carregam consigo tal apelo.

4)    O apelo a sensações APARENTEMENTE boas, de sabores, de descanso, de relaxamento, de festejo, de alegria (grupos de pessoas alegres e bebendo).

5)    O apelo ao espírito de grupo: grupo de amigos(as), grupo de pessoas bebendo bebidas alcoólicas em um bar, junto de um personagem (ator, atriz, cantor...). O apelo ao grupo visa o fato de que sozinho(a) ninguém aproveita o que há de APARENTEMENTE bom. (Aparentemente bom, mas terrivelmente mau para a saúde.)

6)    O uso de cores – no caso das bebidas, o VERMELHO (cor vermelha) está muito presente. Lembra o calor que deve ser dissipado (eliminado) com o uso das bebidas. Lembra a cor do sangue (vermelha). Sangue lembra VIDA, vitalidade, etc.

7)    O uso da cor AMARELA – cor específica de muitos tipos de cervejas. Curiosamente, apelidadas, por conta da cor amarela, de “loiras geladas”. Nesse sentido, há propagandas que, literalmente, usam mulheres loiras (louras) em várias propagandas. Observe-se nas imagens.

8)    A cor VERDE, que marca certo tipo de garrafa de certas bebidas alcoólicas. O verde é a cor da esperança, a cor das plantas, das folhas, entre outros elementos naturais. O apelo ao natural, portanto, é muito forte.

9)    Uso de pessoas JOVENS, homens e mulheres, mas também de pessoas adultas de peso. O apelo à juventude é muito forte, convidando pessoas jovens e adultas a fazerem uso daqueles produtos (cigarros e bebidas alcoólicas).

10)                   O apelo à sensação de FORÇA e até mesmo de LIBERDADE – tanto no caso das bebidas alcoólicas quanto de cigarros. Pessoas na praia, fazendo uso de bebidas, um cavaleiro de boa aparência que conduz animais pelo campo e, num momento de parada ou ao longo do caminho, vai fumando, livre no campo. Apelos que atingem de cheio as pessoas, como os outros apelos.

11)                   Recursos de cinematografia, de luzes, de roupas, etc., etc.

Apesar de proibida a propaganda de cigarros, é interessante observar como aparecem em FILMES, NOVELAS, CERTOS PROGRAMAS de TV, em que artistas fazem uso de algum, em momentos chaves, marcados para dar força à mensagem – em cenas marcantes ou aparentemente de menor valor (o valor, na verdade, está em comunicar a APARENTE necessidade do cigarro, da bebida alcoólica, etc.).

Todos esses apelos adentram profundamente no psiquismo (ambiente psicológico, MENTAL) das pessoas: em memórias, sensações passadas e presentes, inconsciente (parte da mente humana que guarda lembranças, sensações, traumas, coisas ruins e muitas lembranças boas do passado). Mexem com as pessoas em sua maior intimidade, a intimidade do pensamento, da capacidade de refletir, das lembranças, etc. Inclusive, os SOFISMAS ou FALÁCIAS que se encontram nas ideias comunicadas nas propagandas são elaborados(as) com ajuda de equipes de pessoas treinadas e preparadas até mesmo em cursos superiores, juntamente com psicólogos(as).

Como se pôde e se pode claramente ver, SOFISMAS OU FALÁCIAS não são coisas do passado. São muito vivos(as) e muito bem usados(as) por quem precisa do convencimento (persuasão) das pessoas para propósitos determinados.

No campo da política, em ditaduras e em sistemas totalitários SOFISMAS OU FALÁCIAS são de grande uso. Isto será visto e exemplificado nas próximas aulas.

OBS.: Fazer uma ponte entre o passado e o presente pode ser muito enriquecedor no aprendizado da filosofia, mostrando sua vivacidade e atualidade!

REFERÊNCIAS:

ARANHA, Maria L. de A. e MARTINS, Maria H. P. Filosofando: Introdução à Filosofia. 4.ed. São Paulo, Moderna, 2009.

CHAUÍ, Marilena. Iniciação à Filosofia. 3.ed. São Paulo, Ática, 2017.

GÓRGIAS. Elogio de Helena. Tradução de Daniela Paulinelli. Disponível em: < https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/270803/mod_resource/content/1/GORGIAS%20Elogio%20de%20Helena.pdf > Acesso em 28/03/2024.

O PENSADOR. Frases de Sofistas. Disponível em: < https://www.pensador.com/frases_sofistas/ > Acesso em 28/03/2024.

TRASÍMACO. Citação feita por Roberto Romano, na Folha de São Paulo de 09 de outubro de 1995. Disponível em: < https://www1.folha.uol.com.br/fsp/1995/10/09/opiniao/11.html#:~:text=Tras%C3%ADmaco%3A%20%60%60Cada%20governo%20estabelece,ou%20capazes%20de%20errar%3F%22. > Acesso em 28/03/2024.

WIKIPÉDIA. Página Principal. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal > Acesso em 28/03/2024.

WIKIPÉDIA. Helena (mitologia). Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Helena_(mitologia) > Acesso em 28/03/2024.

 

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