domingo, 31 de março de 2024

SEGUNDO BIMESTRE - AULA 11: JOGOS INTERNOS ESCOLARES E EDUCAÇÃO FÍSICA – UM BREVE COMENTÁRIO REFLEXIVO (Prof. José Antônio Brazão.)

SEGUNDO BIMESTRE 
AULA 11: JOGOS INTERNOS ESCOLARES E EDUCAÇÃO FÍSICA – UM BREVE COMENTÁRIO REFLEXIVO (Prof. José Antônio Brazão.)

Observação: Ao longo do texto, há algumas palavras e expressões que foram colocadas em caixa alta a título de realce, para pontuar elementos importantes na apresentação do que é dito.

No Brasil e em outros lugares do mundo, de Norte a Sul, de Leste a Oeste, escolas públicas e particulares têm o costume de proporcionar, seja anualmente ou semestralmente, jogos internos. Esses jogos são competições entre turmas de estudantes que fazem parte de cada série ou ano escolar da escola.

Ao longo de alguns poucos (quatro a cinco) dias, o Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás Vasco dos Reis proporcionou, a seus estudantes e demais membros da comunidade escolar, os Jogos Internos.

Jogos são atividades físicas que envolvem seguimento de regras.

Ao longo dos jogos, os “perdedores”, equipes que foram perdendo as disputas, e, ao final, há os que saem “vencedores” e os finalistas também “perdedores”. “Perdedores” e “vencedores” estão entre aspas, aqui, de  Mas quem sai perdedor e quem sai ganhador? Na verdade, toda a comunidade escolar perde e ganha, mais ainda cada estudante, cada time. Como assim? É preciso refletir um pouco.

O que que se perde e o que que se ganha? Para que hajam jogos em uma escola, é preciso uma equipe que prepare e toda a escola que esteja envolvida, bem como equipe(s) (time[s]) de cada sala que prepare e se comprometa com os treinos. Aqui, vários GANHOS reais, de início:

(1)o aprendizado de ORGANIZAÇÃO, com cronograma de jogos e horários;

(2)aprendizado de PREPARO, este envolvendo uma equipe organizadora e toda a comunidade interna, contando com a direção, coordenações, professores(as) de Educação Física, professoras e professores de todas as matérias, representantes de estudantes que acompanham e repassam informações a seus times, as “tias” do lanche (cantineiras e, às vezes, outras pessoas que se propõem ajudar), o pessoal da segurança, conforme cada escola,  e até externa escolar (pais, mães e outras pessoas representantes);

(3)aprendizado de ENVOLVIMENTO, com todo mundo comprometido com a atividade, dada a importância e o peso desta na vida escolar e da comunidade;

(4)aprendizado de REGRAS: regras já definidas por leis internacionais (exemplo: regras de futsal, de basquetebol, de voleibol, de xadrez, etc.) e regras que devem ser seguidas por todos nos jogos e fora deles (polidez, bom tratamento, educação diária, a regra fundamental do respeito de uns para com outros e para com os adversários, bem como cuidado dos espaços escolares, entre outras). Regras ensinadas nas aulas de Educação Física e outras regras que se aprende com a família, com a sociedade e também se reforça como valores na escola.

No meio das regras, o aprendizado de VALORES ÉTICOS. Por exemplo, o Livro Nacional de Regras de Futsal 2022 deixa bem claro:

“Embora ocorram acidentes, as Leis do Futsal devem tornar o jogo o mais seguro possível. Isso exige que os jogadores mostrem respeito por seus oponentes, e os árbitros devem criar um ambiente seguro, lidando fortemente com aqueles cujo jogo é muito agressivo e perigoso. As Leis do Futsal incorporam a inaceitabilidade do jogo inseguro em suas expressões disciplinares, por exemplo, "jogada temerária" (cuidado = cartão amarelo) e "colocar em risco a segurança de um oponente" ou "usar força excessiva" (expulsão = cartão vermelho).” (Negrito e sublinhado meus.) (CBFS. Livro Nacional de Regras de Futsal 2022. Disponível em: < https://lnfoficial.com.br/documentos/livro-nacional-de-regras-de-futsal-2022-cbfs/ > Acesso em 28/03/2024.)

Um valor ético essencial: o RESPEITO PELOS OPONENTES. Pode-se acrescentar, sem perda, o respeito também pelos membros da equipe de que se faz parte e para com toda a torcida, sem dúvida alguma. Ver os oponentes não como inimigos, mas como colegas, companheiros de escola, amigos possíveis para a vida toda, de repente. Nesse sentido, evitar conflitos, brigas desnecessárias e que poderiam manchar a boa partida.

E o que é a boa partida? Aqui vão outros aprendizados!

Podem ser mencionados, como aprendizados:

(1)O COMPANHEIRISMO. Quem joga de forma respeitosa desenvolve o companheirismo, vendo tanto nos jogadores da equipe companheiros! Com certeza, também nos adversários.

(2)O ESPÍRITO DE EQUIPE. Perceber que não se pode vencer uma partida e um torneio sozinho(a), mas que cada vitória é resultado do trabalho e do empenho de todos os membros da equipe e de cada um(a) em particular. Se  esse empenho individual e coletivo a vitória se torna mais distante e difícil. Mesmo quando se perde, a equipe chora, o que anima cada chorão ou chorona a ver que não está sozinho(a). Espírito de equipe e companheirismo são exigidos ao longo de toda a vida, seja no trabalho, na igreja, no órgão ou instituição de que se venha a fazer parte, enfim, de muitos modos.

(3)O RESPEITO A REGRAS. Além das regras nacionais e internacionais, as regras éticas e outras! Cada regra carrega consigo um ou mais valores éticos essenciais ao bem comum (o bem de todos).

(4)A AMIZADE. Jogos contribuem para fortalecer amizades, abrindo cada membro da equipe e da turma para o diálogo um (uns) para com os outros. Amizade é algo de enorme valor para a vida toda.

(5)A SAÚDE. Praticar esportes, principalmente com frequência, é um dos melhores meios para se obter um corpo saudável, forte e imune a doenças, juntamente com a alimentação adequada e o sono positivo, adequado.

(6)A DISPOSIÇÃO. Com a saúde, a disposição para realizar várias coisas na vida, uma das quais aprender hoje e sempre, ao longo de toda a vida.

(7)O FORTALECIMENTO DO CARÁTER. Por envolver equipe, companheirismo, exigência de respeito a regras já existentes e outras definidas em comum acordo ainda antes dos jogos, estes contribuem para fortalecer o caráter, a marca da ética que cada um(a) deve desenvolver ao longo da vida toda. Ética não se aprende apenas na teoria aprendida ou nas igrejas, tão somente, ela vai mais: é aprendida no convívio, sendo que jogos são oportunidades profundas de convívio entre colegas e entre estes e outras turmas. O caráter é aquilo que vem a marcar a vivência do CIVISMO, ainda e cada vez mais importante nos dias atuais!

(8)MELHORIAS CORPORAIS E MENTAIS. “Mente sã em corpo são”, diziam os antigos romanos, os mesmos que fizeram obras retratadas em maquetes montadas por algumas turmas do vespertino, há poucos dias atrás. O cérebro tem uma melhoria nos vasos sanguíneos, no funcionamento dos neurônios, na imunidade, na rapidez de resposta aos estímulos – aliás, jogos internos escolares são grandes fontes de estímulos-repostas cerebrais, respostas, boas vezes, rápidas, como as provocadas por um lance de bola ou no movimento de uma peça do xadrez.

(9)ATÉ O HUMOR, que é aumentado com um aglomerado de hormônios que são liberados ao longo dos jogos.

(10)A CAPACIDADE DE TORCER, tanto pela equipe da sala de aula propriamente dita quanto por toda a escola. Torcida é energia liberada, energia positiva, liberada em cada grito, em cada gesto e em cada movimento!

(11)EDUCAÇÃO. De acordo com o Dicionário Oxford Languages, do Google: “Educação: (2)aplicação dos métodos próprios para assegurar a formação e o desenvolvimento físico, intelectual e moral de um ser humano; pedagogia, didática, ensino.” (Em GOOGLE Dicionário Oxford Languages, verbete Educação.) Esta é apenas UMA definição de Educação. Educação que envolve, como o texto diz: formação, isto é, ação de dar forma, de estruturar, e o desenvolvimento físico (do corpo, da constituição natural corpórea), intelectual (da inteligência, da razão, das emoções e outros elementos característicos da inteligência) e moral (formação e desenvolvimento de valores éticos). Como se pôde ver, os jogos internos são um meio extremamente positivo de formação e desenvolvimento das capacidades e das condições necessárias no presente e ao longo da vida inteira de todos(as) os(as) estudantes.

Uma outra palavra: FÍSICA, cuja origem é grega, PHYSIS, que se traduz por NATUREZA. A natureza como aquilo de que todos os seres vivos fazem parte e, aqui, mais especificamente: natureza enquanto organização e estrutura próprias do corpo humano. A escola como contribuidora para o desenvolvimento da educação do corpo humano como um todo.

(12)Aprendizado de ESTRATÉGIAS. Nenhum jogo ou batalha se vence sem estratégia. Estratégias como artifícios ou artimanhas para se obter, aqui, de modo positivo e honesto, cada competição de que se participa. Independentemente da vitória ou da derrota, estratégias se aplicam também na vida, no dia a dia, no trabalho e em muitas outras ações, no decorrer do tempo vital.

E aqui começam as perdas de que se falou no começo. Perdas muito positivas, que vão muito além da perda de qualquer partida: perda ou redução da inibição, em alguns casos; perda de quilos e ganho de massa corpórea muscular; perda da ignorância em relação às regras desportivas; etc.

Outro ponto importantíssimo que não se pode olvidar (esquecer): jogos são BRINCADEIRAS. Portanto, todo jogo tem um caráter LÚDICO, de brincadeira e toda brincadeira, na verdade, é um jogo, com regras, mesmo regras as mais simples. Até pular amarelinha tem lá suas regras, só para lembrar. Os seres humanos são seres lúdicos por natureza, e não somente eles, muito certamente: gostam de brincar, algo observável desde a infância até hoje, na vida de cada um(a). Deste modo, a Educação tem um papel de extrema importância, tanto para com os indivíduos que dela participam quanto para todos os membros da sociedade em que estes se situam.

BREVE CONCLUSÃO:

O que aqui encontra-se apresentado é apenas uma parte de outros tantos benefícios que podem ser descobertos e aprendidos por meio de jogos escolares e de práticas de educação física, refletidos a partir da prática de alguns dias.

Como foi dito antes, mente sã em corpo são. O desenvolvimento do aprendizado pode ser potencializado com o auxílio dos exercícios físicos, entre os quais aqueles que são proporcionados e potencializados pelos esportes e por sadias competições.

Outro fato importantíssimo: a convivência entre todos os membros da comunidade escolar. Enfim, como se pôde ver, ao longo deste texto, o trabalho da escola é amplificado pela relação que se estabelece entre exercícios físicos, jogos e atividades que, direta ou indiretamente, proporcionam a melhoria do aprendizado.

Enfim, vale lembrar: exercícios físicos, como os realizados em jogos e no dia a dia, devem andar junto com alimentação simples e variada, sem excessos, e sono, isto é, dormir bem, por um tempo adequado a cada idade.

REFERÊNCIAS:

CBFS. Livro Nacional de Regras de Futsal 2022. Disponível em: < https://lnfoficial.com.br/documentos/livro-nacional-de-regras-de-futsal-2022-cbfs/ > Acesso em 28/03/2024.

GLOBO SAÚDE. Quem dorme bem tem mais facilidade para adotar exercícios e dieta. Disponível em: < https://ge.globo.com/eu-atleta/saude/post/2023/03/04/quem-dorme-bem-tem-mais-facilidade-para-adotar-exercicios-e-dieta.ghtml > Acesso em 28/03/2024.

HOSPITAL ISRAELITA ALBERT EINSTEIN. Sono: aliado da atividade física. Disponível em: < https://vidasaudavel.einstein.br/sono-aliado-da-atividade-fisica/ > Acesso em 28/03/2024.

TERRA. Sono regular facilita adesão à dieta e exercícios, diz estudo. < https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/saude/sono-regular-facilita-adesao-a-dieta-e-exercicios-diz-estudo,bebe0b80ea75251e38e6942bee8163791j34aqya.html?utm_source=clipboard > Acesso em 28/03/2024.

 

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