COMANDO DE
ENSINO POLICIAL MILITAR
CEPMG -
VASCO DOS REIS
Divisão de
Ensino / Coordenação Pedagógica
PRIMEIRO BIMESTRE
AULA 08 DE SOCIOLOGIA DOS PRIMEIROS ANOS:
REVISÃO (Prof. José Antônio Brazão.):
1)
Debate com as turmas com as quais não se o tenha
feito na semana anterior.
2)
Linha temporal, tratando da Sociologia e do
Positivismo no século XIX.
O SÉCULO XIX, O POSITIVISMO E A SOCIOLOGIA (Prof.
José Antônio Brazão.):
*A continuidade da Revolução Francesa com o
General Napoleão Bonaparte, que viria a ser, inclusive, imperador da França
(parte inicial da primeira metade do século XIX).
*Revolução Industrial em expansão. Para se ter
uma ideia bem clara, vale a pena citar um trecho de Marx e Engels, que
estudaram o capitalismo no século XIX e tiveram grande contribuição no
desenvolvimento da Sociologia enquanto ciência:
TRECHO DO MANIFESTO COMUNISTA, de Karl Marx e
Friedrich Engels:
“A moderna sociedade burguesa, saída do declínio da
sociedade feudal, não aboliu as oposições de classes. Apenas pôs novas classes,
novas condições de opressão, novas configurações de luta, no lugar das antigas.
A nossa época, a época da burguesia, distingue-se,
contudo, por ter simplificado as oposições de classes. A sociedade toda
cinde-se, cada vez mais, em dois grandes campos inimigos, em duas grandes
classes que directamente se enfrentam: burguesia e proletariado.
Dos servos da Idade Média saíram os Pfahlbürger
(38) das primeiras cidades; desta Pfahlbürgerschaft desenvolveram-se os
primeiros elementos da burguesia [Bourgeoisie].
O descobrimento da América, a circum-navegação de
África, criaram um novo terreno para a burguesia ascendente. O mercado das
Índias orientais e da China, a colonização da América, o intercâmbio
[Austausch] com as colónias, a multiplicação dos meios de troca e das
mercadorias em geral deram ao comércio, à navegação, à indústria, um surto
nunca até então conhecido, e, com ele, um rápido desenvolvimento ao elemento
revolucionário na sociedade feudal em desmoronamento.
O modo de funcionamento até aí feudal ou
corporativo da indústria já não chegava para a procura que crescia com novos *
mercados. Substituiu-a a manufactura. Os mestres de corporação foram
desalojados pelo estado médio [Mittelstand] industrial; a divisão do trabalho
entre as diversas corporações [Korporationen] desapareceu ante a divisão do
trabalho na própria oficina singular.
Mas os mercados continuavam a crescer, a procura
continuava a subir. Também a manufactura já não chegava mais. Então o vapor e a
maquinaria revolucionaram a produção industrial. Para o lugar da manufactura
entrou a grande indústria moderna; para o lugar do estado médio industrial
entraram os milionários industriais, os chefes de exércitos industriais
inteiros, os burgueses modernos.
A grande indústria estabeleceu o mercado mundial
que o descobrimento da América preparara. O mercado mundial deu ao comércio, à
navegação, às comunicações por terra, um desenvolvimento imensurável. Este, por
sua vez, reagiu sobre a extensão da indústria, e na mesma medida em que a
indústria, o comércio, a navegação,
os caminhos-de-ferro se estenderam, desenvolveu-se a burguesia, multiplicou os
seus capitais, empurrou todas as classes transmitidas da Idade Média para
segundo plano.
Vemos, pois, como a burguesia moderna é ela própria
o produto de um longo curso de desenvolvimento, de uma série de
revolucionamentos no modo de produção e de intercâmbio [Verkehr].
Cada um destes estádios de desenvolvimento da
burguesia foi acompanhado de um correspondente progresso político *. Estado [ou
ordem social — Stand] oprimido sob a dominação dos senhores feudais, associação
** armada e auto-administrada na comuna ***, aqui cidade-república independente
****, além terceiro-estado na monarquia sujeito a impostos *****, depois ao
tempo da manufactura contrapeso contra a nobreza na monarquia de estados [ou
ordens sociais — ständisch] ou na absoluta ******, base principal das grandes
monarquias em geral — ela conquistou por fim, desde o estabelecimento da grande
indústria e do mercado mundial, a dominação política exclusiva no moderno
Estado representativo. O moderno poder de Estado é apenas uma comissão que
administra os negócios comunitários de toda a classe burguesa.
A burguesia desempenhou na história um papel
altamente revolucionário.
A burguesia, lá onde chegou à dominação, destruiu
todas as relações feudais, patriarcais, idílicas. Rasgou sem misericórdia todos
os variegados laços feudais que prendiam o homem aos seus superiores naturais e
não deixou outro laço entre homem e homem que não o do interesse nu, o do
insensível ‘pagamento a pronto’. Afogou o frémito sagrado da exaltação pia, do
entusiasmo cavalheiresco, da melancolia pequeno-burguesa, na água gelada do
cálculo egoísta. Resolveu a dignidade pessoal no valor de troca, e no lugar das
inúmeras liberdades bem adquiridas e certificadas pôs a liberdade única, sem
escrúpulos, de comércio. Numa palavra, no lugar da exploração encoberta com
ilusões políticas e religiosas, pôs a exploração seca, directa, despudorada,
aberta.
A burguesia despiu da sua aparência sagrada todas
as actividades até aqui veneráveis e consideradas com pia reverência.
Transformou o médico, o jurista, o padre, o poeta, o homem de ciência em
trabalhadores assalariados pagos por ela.” (MARX, Karl e ENGELS, Friedrich.
Manifesto do Partido Comunista. Disponível em: < https://www.pcp.pt/publica/edicoes/25501144/manifes.pdf > Acesso em 07/03/2024.) (Português de
Portugal)
*Máquinas.
*Largo desenvolvimento das ciências, em
diferentes campos de estudos.
*Largo desenvolvimento da Matemática, fugindo
da matemática euclidiana, ainda que mantendo-a existente.
*POSITIVISMO, filosofia de
Auguste (Augusto) Comte, francês, exaltadora das ciências e de seu impacto no
progresso da humanidade.
*Além de outras ciências, Comte acreditava na
necessidade de uma que estudasse a sociedade, de maneira objetiva (clara,
precisa), com base em informações observadas e mensuradas, a fim de compreender
essa mesma sociedade e se poder atuar dentro dela.
*Comte acreditava que as sociedades, outrora,
passaram por três estados (estágios) de desenvolvimento: teológico, metafísico
e positivo.
*No estado (estágio) teológico tudo era
explicado a partir dos seres divinos (deuses, deusas, semideuses e semideusas,
etc.), desde o cair do relâmpago até a formação dos ventos, entre outros
fenômenos (ocorrências naturais e outras).
*No estado (estágio) metafísico, ainda que
tenha uma ligação com o estado anterior, sociedades começaram a buscar uma
explicação com base em conceitos abstratos (mentais), como o ser, a essência, a
existência, entre outros, como se pode ver entre os antigos filósofos gregos e
romanos.
*No estado (estágio) positivo, enfim, ao longo
de muitas descobertas e invenções que vieram a ser feitas com o tempo, a
humanidade chegou a uma etapa em que tudo passa a ser explicado de modo
científico, entendendo-se aqui: com base em leis naturais, em informações
precisas, em cálculos matemáticos e com largo uso de máquinas e experimentos
comprobatórios, além de demonstrações as mais exatas possíveis.
OBS.: Numa aula posterior, comparar os estados
apresentados por Comte com os estados acima expostos no texto de Marx e Engels.
*O impacto da filosofia positivista pode ser
encontrado claramente na Bandeira Nacional Brasileira, com o lema ORDEM E
PROGRESSO, tirado diretamente do pensamento escrito de Augusto Comte, cuja
influência se fez presente entre os homens que levaram adiante a República no
Brasil, ao final do século XIX (1889 em diante).
*No que diz respeito à SOCIOLOGIA, ainda vale
a pena lembrar o significado da palavra: estudo (logia, gr.) da sociedade
(socio-). Ela se põe como uma das ciências humanas e seu objetivo é entender a
formação da sociedade, sua estrutura, as classes que a constituem, a
constituição de diferentes sociedades, sua estrutura de poder (governo e
relações de poder), entre outros elementos essenciais para o entendimento
claro, objetivo, científico, das sociedades humanas.
REFERÊNCIAS:
MARX,
Karl e ENGELS, Friedrich. Manifesto do Partido Comunista. Disponível em: < https://www.pcp.pt/publica/edicoes/25501144/manifes.pdf > Acesso em 07/03/2024.
Ver referências de aulas anteriores.
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