domingo, 25 de fevereiro de 2024

PRIMEIRO BIMESTRE - AULA 06 DE FILOSOFIA DOS PRIMEIROS ANOS: OS PRIMEIROS FILÓSOFOS GREGOS. PARMÊNIDES DE ELEIA: (Prof. José Antônio Brazão.)

 

SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

COMANDO DE ENSINO POLICIAL MILITAR

 CEPMG - VASCO DOS REIS

Divisão de Ensino / Coordenação Pedagógica

PRIMEIRO BIMESTRE

AULA 06 DE FILOSOFIA DOS PRIMEIROS ANOS

OS PRIMEIROS FILÓSOFOS GREGOS

HERÁCLITO DE ÉFESO E PARMÊNIDES DE ELEIA

PARMÊNIDES DE ELEIA:  (Prof. José Antônio Brazão.)

Diálogo interdisciplinar com a Arte, a Sociologia e a História.

 

QUADRO COMPARATIVO:

ASPECTOS CENTRAIS DAS IDEIAS DE:

PARMÊNIDES DE ELEIA

(Cerca de 530 – 460 a.C.; séc. VI/V a.C.)

PARMÊNIDES DE ELEIA (WIKIPÉDIA):

Em slides (esp.):

https://es.wikipedia.org/wiki/Parm%C3%A9nides_de_Elea#/media/Archivo:Parmenides.jpg

Em slides (Ingl.):

https://en.wikipedia.org/wiki/Parmenides#/media/File:Parmenides.jpg

Em slides (ELEIA\VELIA, de Parmênides):

https://en.wikipedia.org/wiki/Velia#/media/File:Velia_Excavation_and_Tower.jpg

Em slides (ÉFESO, de Heráclito):

https://en.wikipedia.org/wiki/Ephesus#/media/File:Ephesus_Celsus_Library_Fa%C3%A7ade.jpg

Parmênides de Eleia (Prof. José Antônio.)

*Parmênides de Eleia viveu entre os séculos V e IV a.C. (antes de Cristo a contagem é regressiva). Eleia fica no Sul da Itália, antigamente conhecido como Magna Grécia.

*Parmênides também buscou entender a natureza e o cosmos. No entanto, diferentemente de Heráclito de Éfeso (ver imagens de Éfeso), acreditava que o movimento (devir ou vir a ser) é uma ilusão.

*Parmênides, em um poema que escreveu, conta que uma amazona, em uma carruagem de fogo conduzida por cavalos, o levou até o palácio de TÊMIS, deusa grega da Justiça.

*A deusa Têmis o acolheu de boa vontade e lhe falou de dois caminhos: o caminho do SER e o caminho da OPINIÃO (conhecimento incerto e ilusório), do devir, da ilusão. O caminho do SER diz que “O SER É, O NÃO-SER NÃO É”.

*O ser é eterno, perfeito, esférico (fechado em si mesmo), completo (a esfera é completa em si), cheio em si mesmo, pleno, IMUTÁVEL (não sofre mudança).

*Uma comparação pode ajudar a entender o SER parmenídico (de Parmênides), ainda que que o entendimento de Parmênides seja FILOSÓFICO e não religioso: o nome de Deus no livro bíblico do ÊXODO. Moisés, no deserto, pastoreando ovelhas e cabras, estava perto do monte Horebe (ou Sinai). Viu um espinheiro (sarça) pegando fogo e ouviu a voz de Deus chamando-o. Deus ordena que Moisés volte ao Egito e liberte da escravidão o povo de Israel, ao qual Moisés pertencia. Moisés pergunta sobre o nome de Deus e este responde: “EU SOU AQUELE QUE SOU”. E que dissesse ao povo que “AQUELE QUE É” o enviou para libertá-lo.

IMAGENS (MOISÉS, na Wikipédia):

https://pt.wikipedia.org/wiki/Mois%C3%A9s

Em slides:

Conjunto 1:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Mois%C3%A9s#/media/Ficheiro:Moses041.jpg

Conjunto 2:

https://es.wikipedia.org/wiki/Mois%C3%A9s#/media/Archivo:'Moses'_by_Michelangelo_JBU140.jpg

Conjunto 3:

https://en.wikipedia.org/wiki/Moses#/media/File:Guido_Reni_-_Moses_with_the_Tables_of_the_Law_-_WGA19289.jpg

*No caso de Moisés, quando Deus diz que é AQUELE QUE É, há o SER. Deus se identifica como O SER ETERNO, PERFEITO, CRIADOR (Deus é Criador de acordo com o livro do Gênesis), COMPLETO, PLENO EM SI MESMO, INDEPENDENTE, TODO-PODEROSO (capaz de libertar o povo de Israel, como viria a acontecer, com a intervenção de Moisés), SENHOR. Visão religiosa do SER de Deus.

*O SER de Parmênides não é criador. O povo grego não acreditava que o mundo surgiu do nada a partir de uma criação feita por um deus determinado.

A criação do mundo conforme os gregos antigos:

https://super.abril.com.br/historia/a-origem-do-mundo-segundo-a-mitologia-grega/  (Ler só o trecho inicial, se houver tempo.)

*O SER de Parmênides NÃO é um deus para o qual se deva orar ou ao qual se deva adorar.

*O Deus de Moisés e de Israel é um Deus a quem se deve adorar.

*O Deus de Moisés e de Israel é conhecido através da FÉ.

*O SER de Parmênides é conhecido através do PENSAMENTO. A deusa Têmis diz a Parmênides que “PENSAR E SER SÃO O MESMO” (frase que se encontra no poema). O Ser só pode ser apreendido pelo pensamento. O Ser não pode ser visto pelos olhos, mas pode ser apreendido pelo pensamento. O pensamento é capaz de elevar-se até o SER.

*Pensamento é a reunião de ideias que se encadeiam (se ligam), formadas por meio de: abstração (capacidade de formar imagens e ideias separando-as mentalmente do concreto, dos sentidos), reflexão, meditação, entendimento, compreensão entre outros.

*Através das habilidades do pensamento é possível formar uma ideia do SER.

*O CAMINHO DO SER, portanto, deve ser trilhado, seguido, segundo a deusa Têmis.

* O segundo caminho, o CAMINHO DA OPINIÃO (conhecimento incerto) DOS MORTAIS, exposto pela ordem enganadora das palavras (final do fragmento 8).

*A deusa Têmis, então, fala de como os meros mortais (pessoas comuns e outras) pensam e compreendem o mundo. Ela faz uma descrição do universo geocêntrico (com a Terra no centro), como se acreditava naquela época (por volta do século VI a.C. e por um bom tempo depois). (Ver imagens na Wikipédia, que bem resumem.)

Para mais detalhes, o livro de Gerd Bornheim é indicado.

REFERÊNCIAS:

ARANHA, Maria L. de A. e MARTINS, Maria H. P. Filosofando: Introdução à Filosofia. 4.ed. São Paulo, Moderna, 2009.

BORNHEIM, Gerd. Os Filósofos Pré-Socráticos. 14.ed. São Paulo, Cultrix, 1998. Disponível em: < https://philosophiaediscipulus.files.wordpress.com/2016/05/907_-_os_filsofos_pr-socrticos_-_gerd_a_bornheim.pdf >Acesso em 22/02/2024.

CHAUÍ, Marilena. Iniciação à Filosofia. 3.ed. São Paulo, Ática, 2017.

ROMEIRO, Julieta et alii. DIÁLOGO: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. São Paulo, Moderna, 2020. (Seis volumes.) [Livros didáticos.]

 

WIKIPÉDIA. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal > Acesso em 23/02/2024.

   


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