COMANDO DE
ENSINO POLICIAL MILITAR
CEPMG -
VASCO DOS REIS
Divisão de
Ensino / Coordenação Pedagógica
PRIMEIRO BIMESTRE
AULA 06 DE FILOSOFIA DOS PRIMEIROS ANOS
OS PRIMEIROS FILÓSOFOS GREGOS
HERÁCLITO DE ÉFESO E PARMÊNIDES DE ELEIA
PARMÊNIDES DE ELEIA: (Prof. José Antônio Brazão.)
Diálogo
interdisciplinar com a Arte, a Sociologia e a História.
QUADRO COMPARATIVO:
ASPECTOS CENTRAIS DAS IDEIAS DE: |
PARMÊNIDES DE ELEIA (Cerca de 530 – 460 a.C.; séc. VI/V a.C.) |
PARMÊNIDES
DE ELEIA (WIKIPÉDIA): Em
slides (esp.): https://es.wikipedia.org/wiki/Parm%C3%A9nides_de_Elea#/media/Archivo:Parmenides.jpg Em
slides (Ingl.): https://en.wikipedia.org/wiki/Parmenides#/media/File:Parmenides.jpg Em
slides (ELEIA\VELIA, de Parmênides): https://en.wikipedia.org/wiki/Velia#/media/File:Velia_Excavation_and_Tower.jpg Em slides (ÉFESO, de Heráclito): https://en.wikipedia.org/wiki/Ephesus#/media/File:Ephesus_Celsus_Library_Fa%C3%A7ade.jpg |
Parmênides
de Eleia (Prof. José Antônio.) *Parmênides de Eleia viveu entre os séculos V e
IV a.C. (antes de Cristo a contagem é regressiva). Eleia fica no Sul da
Itália, antigamente conhecido como Magna Grécia. *Parmênides também buscou entender a natureza e o
cosmos. No entanto, diferentemente de Heráclito de Éfeso (ver imagens de
Éfeso), acreditava que o movimento (devir ou vir a ser) é uma ilusão. *Parmênides, em um poema que escreveu, conta que
uma amazona, em uma carruagem de fogo conduzida por cavalos, o levou até o
palácio de TÊMIS, deusa grega da Justiça. *A deusa Têmis o acolheu de boa vontade e lhe
falou de dois caminhos: o caminho do SER e o caminho da OPINIÃO (conhecimento
incerto e ilusório), do devir, da ilusão. O caminho do SER diz que “O SER É,
O NÃO-SER NÃO É”. *O ser é eterno, perfeito, esférico (fechado em
si mesmo), completo (a esfera é completa em si), cheio em si mesmo, pleno,
IMUTÁVEL (não sofre mudança). *Uma comparação pode ajudar a entender o SER
parmenídico (de Parmênides), ainda que que o entendimento de Parmênides seja
FILOSÓFICO e não religioso: o nome de Deus no livro bíblico do ÊXODO. Moisés,
no deserto, pastoreando ovelhas e cabras, estava perto do monte Horebe (ou
Sinai). Viu um espinheiro (sarça) pegando fogo e ouviu a voz de Deus
chamando-o. Deus ordena que Moisés volte ao Egito e liberte da escravidão o
povo de Israel, ao qual Moisés pertencia. Moisés pergunta sobre o nome de
Deus e este responde: “EU SOU AQUELE QUE SOU”. E que dissesse ao povo que
“AQUELE QUE É” o enviou para libertá-lo. IMAGENS (MOISÉS, na Wikipédia): https://pt.wikipedia.org/wiki/Mois%C3%A9s Em slides: Conjunto 1: https://pt.wikipedia.org/wiki/Mois%C3%A9s#/media/Ficheiro:Moses041.jpg Conjunto 2: https://es.wikipedia.org/wiki/Mois%C3%A9s#/media/Archivo:'Moses'_by_Michelangelo_JBU140.jpg Conjunto 3: *No caso de Moisés, quando Deus diz que é AQUELE
QUE É, há o SER. Deus se identifica como O SER ETERNO, PERFEITO, CRIADOR
(Deus é Criador de acordo com o livro do Gênesis), COMPLETO, PLENO EM SI
MESMO, INDEPENDENTE, TODO-PODEROSO (capaz de libertar o povo de Israel, como
viria a acontecer, com a intervenção de Moisés), SENHOR. Visão religiosa do
SER de Deus. *O SER de Parmênides não é criador. O povo grego
não acreditava que o mundo surgiu do nada a partir de uma criação feita por
um deus determinado. A criação do mundo conforme os gregos antigos: https://super.abril.com.br/historia/a-origem-do-mundo-segundo-a-mitologia-grega/ (Ler só o trecho inicial, se
houver tempo.) *O SER de Parmênides NÃO é um deus para o qual se
deva orar ou ao qual se deva adorar. *O Deus de Moisés e de Israel é um Deus a quem se
deve adorar. *O Deus de Moisés e de Israel é conhecido através
da FÉ. *O SER de Parmênides é conhecido através do
PENSAMENTO. A deusa Têmis diz a Parmênides que “PENSAR E SER SÃO O MESMO”
(frase que se encontra no poema). O Ser só pode ser apreendido pelo
pensamento. O Ser não pode ser visto pelos olhos, mas pode ser apreendido
pelo pensamento. O pensamento é capaz de elevar-se até o SER. *Pensamento é a reunião de ideias que se
encadeiam (se ligam), formadas por meio de: abstração (capacidade de formar
imagens e ideias separando-as mentalmente do concreto, dos sentidos),
reflexão, meditação, entendimento, compreensão entre outros. *Através das habilidades do pensamento é possível
formar uma ideia do SER. *O CAMINHO DO SER, portanto, deve ser trilhado,
seguido, segundo a deusa Têmis. * O segundo caminho, o CAMINHO DA OPINIÃO
(conhecimento incerto) DOS MORTAIS, exposto pela ordem enganadora das
palavras (final do fragmento 8). *A deusa Têmis, então, fala de como os meros
mortais (pessoas comuns e outras) pensam e compreendem o mundo. Ela faz uma
descrição do universo geocêntrico (com a Terra no centro), como se acreditava
naquela época (por volta do século VI a.C. e por um bom tempo depois). (Ver
imagens na Wikipédia, que bem resumem.) |
Para mais detalhes, o livro de Gerd Bornheim é indicado.
REFERÊNCIAS:
ARANHA, Maria L. de A. e MARTINS, Maria H.
P. Filosofando: Introdução à Filosofia.
4.ed. São Paulo, Moderna, 2009.
BORNHEIM, Gerd. Os Filósofos Pré-Socráticos. 14.ed. São Paulo, Cultrix, 1998. Disponível
em: < https://philosophiaediscipulus.files.wordpress.com/2016/05/907_-_os_filsofos_pr-socrticos_-_gerd_a_bornheim.pdf >Acesso em 22/02/2024.
CHAUÍ, Marilena. Iniciação à Filosofia. 3.ed. São Paulo,
Ática, 2017.
ROMEIRO,
Julieta et alii. DIÁLOGO: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.
São Paulo, Moderna, 2020. (Seis volumes.) [Livros didáticos.]
WIKIPÉDIA. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal > Acesso em 23/02/2024.
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