domingo, 18 de fevereiro de 2024

PRIMEIRO BIMESTRE - AULA 05 DE SOCIOLOGIA DOS SEGUNDOS ANOS: ESTADO – FORMAS DE ORGANIZAÇÃO DO ESTADO MODERNO: MONARQUIA E REPÚBLICA (Texto de Afrânio Silva e outros, com comentários do Professor José Antônio Brazão.)

  

SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

COMANDO DE ENSINO POLICIAL MILITAR

 CEPMG - VASCO DOS REIS

Divisão de Ensino / Coordenação Pedagógica

PRIMEIRO BIMESTRE

AULA 05 DE SOCIOLOGIA DOS SEGUNDOS ANOS:

ESTADO – FORMAS DE ORGANIZAÇÃO DO ESTADO MODERNO: MONARQUIA E REPÚBLICA (Texto de Afrânio Silva e outros):

A autoridade que administra o Estado é o governo. A forma de governo é o meio pelo qual é instituída a relação entre governantes e governados (estruturas e relações de poder).

A monarquia e a república são as formas básicas de governo. A caracterização feita por Aristóteles na obra Política, escrita por volta do século IV a.C., compreendia três formas de governo: monarquia (governo de um só [ex.: rei]), aristocracia (governo dos melhores) e democracia (governo de muitos [governo do povo]). Essa categorização [classificação, organização...] substituiu até a sistematização [organização, ordenamento] feita por Maquiavel, para quem o Estado era principado (monarquia) ou república.

MONARQUIA (WIKIPÉDIA, imagens):

Conjunto 1 de slides:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Monarquia#/media/Ficheiro:World_Monarchies.svg

Conjunto 2 de slides:

https://en.wikipedia.org/wiki/Monarchy#/media/File:Heraldic_Royal_Crown_(Common).svg

Originalmente, a monarquia significava o governo de um só, podendo ser definhada como o Estado dirigido segundo a vontade de um indivíduo, o rei. Com diversas particularidades, esse sistema foi predominante na Europa até meados do século XVIII. Nas monarquias, o cargo de chefe do Estado é hereditário [passa de pai para filho ou filha] e vitalício [a vida toda do chefe]. Hoje, as monarquias são em sua maioria limitadas e constitucionais [têm que obedecer a constituição do país]: o poder do soberano é restrito [limitado], e o monarca tem de aceitar o papel e a ação de outros órgãos, como o Parlamento [geralmente eleito].

MONARQUIA CONSTITUCIONAL (Wikipédia, imagens):

https://en.wikipedia.org/wiki/Constitutional_monarchy

Conjunto 1 de slides:

https://en.wikipedia.org/wiki/Constitutional_monarchy#/media/File:Heraldic_Royal_Crown_(Common).svg

Conjunto 2 de slides:

https://de.wikipedia.org/wiki/Konstitutionelle_Monarchie#/media/Datei:Forms_of_government.svg

A forma republicana de governo é oposta à monárquica. A república é uma conquista idealmente democrática que se concretizou com a Revolução Francesa e se destaca pela rejeição aos governos aristocráticos ou oligárquicos [oligarquia: governo de poucos]. Nas repúblicas, o chefe de Estado geralmente é eleito por períodos determinados [ex.: o presidente da república]. Assim, há alternância de poder e igualdade formal entre todos os cidadãos. Contudo é importante lembrar que há muitas repúblicas não democráticas, marcadas por regimes totalitários. [SILVA, 2017, pp. 145-146.] (O que está entre chaves, em todo o texto, é de responsabilidade do Prof. José Antônio, para maior esclarecimento e entendimento.)

REPÚBLICA (Wikipédia): https://pt.wikipedia.org/wiki/Rep%C3%BAblica OU https://en.wikipedia.org/wiki/Republic OU https://es.wikipedia.org/wiki/Rep%C3%BAblica

Conjunto 1 de slides:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Rep%C3%BAblica#/media/Ficheiro:Plato_Republic_1713.jpg

Conjunto 2 de slides:

https://en.wikipedia.org/wiki/Republic#/media/File:A_coloured_voting_box_(no_bg).svg

Conjunto 3 de slides:

https://es.wikipedia.org/wiki/Rep%C3%BAblica#/media/Archivo:Forms_of_government_2021.svg

COMENTÁRIO DO PROF. JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO:

É de fundamental importância levar em conta o que Karl Marx e Friedrich Engels falam a respeito do Estado no Manifesto do Partido Comunista: que o Estado se constitui numa associação a serviço da classe dominante – a classe que detém o poder econômico nas mãos. Esse serviço ocorre através dos representantes dessa classe nas mais diferentes esferas de poder político, desde uma presidência de uma república ou de um rei/rainha de uma monarquia até representantes nos diferentes níveis de parlamentos, ou seja, federais, estaduais e municipais.

No caso da monarquia, por exemplo, ao longo de séculos e até milênios, os reis concentraram grande poder em suas mãos, sempre tendo ao seu lado os membros da nobreza, grupo que se beneficiava imensamente com o poder real. Da nobreza, para lembrar e dar como exemplo, na Idade Média, faziam parte os donos de feudos, imensas extensões de terras dominadas por senhores feudais (os donos de feudos), os quais tinham controle de regiões e até de exércitos particulares, sendo eles mesmos, em muitos casos, guerreiros.

IMAGENS (Hierarquia Medieval, conjunto 1):

https://www.google.com/search?sca_esv=e5f41394e90ae851&sca_upv=1&q=a+hierarquia+medieval&tbm=isch&source=lnms&prmd=ivnsbmtz&sa=X&ved=2ahUKEwidy8zikLWEAxVfIbkGHW9vALQQ0pQJegQICxAB&biw=1536&bih=730&dpr=1.25#imgrc=DgQrPDL5Dt4YHM

O próprio rei (monarca – de onde, monarquia) era um senhor feudal, que tinha suas terras e muita riqueza, tendo nas mãos o comando do país e, às vezes, até de outros países (ou regiões) dominados(as) pelo seu. Era um primus inter pares, no latim, o primeiro entre os iguais, isto é, aquele que foi escolhido entre os demais senhores para liderar o país (o reino) e todos os demais senhores, tendo em suas mãos o comando do reino e de todos os que nele habitavam. Houve reis bons e houve verdadeiros carrascos (ditadores), no passado.

IMAGENS (Hierarquia Medieval, conjunto 2):

https://www.google.com/search?sca_esv=e5f41394e90ae851&sca_upv=1&q=a+hierarquia+medieval&tbm=isch&source=lnms&prmd=ivnsbmtz&sa=X&ved=2ahUKEwidy8zikLWEAxVfIbkGHW9vALQQ0pQJegQICxAB&biw=1536&bih=730&dpr=1.25#imgrc=V6D78YulbpFIZM

Com o passar dos séculos e, principalmente, com o iluminismo, a proposta da república foi se tornando cada vez mais patente. Uma forma de governo em que não haveria vitaliciedade (caráter vitalício do poder), nem hereditariedade (passagem do poder de pai para filho ou filha), mas elegibilidade (eleições) de tempos em tempos (4 em 4 ou 5 em 5 ou 6 em 6 anos) dos políticos que viriam a representar a população. Sem dúvida, uma representação também da qual não se pode esquecer o poder da riqueza e do dinheiro, com membros dos grupos economicamente dominantes quererem representantes seus no poder e defendendo seus interesses.

IMAGENS (Hierarquia social no mundo atual):

https://www.google.com/search?q=hierarquia+social+no+mundo+capitalista&tbm=isch&chips=q:hierarquia+social+no+mundo+capitalista,online_chips:a+pir%C3%A2mide+do:8kNKqHekPKI%3D&prmd=ivsnbmtz&hl=pt-BR&sa=X&ved=2ahUKEwik3LWWkrWEAxXUS7gEHcXKAxwQ4lYoA3oECAEQOg&biw=1519&bih=730#imgrc=Grn2JDRKtQls3M

Como ocorre essa defesa de tais interesses?

1)    O Código Napoleônico, do século XIX, por exemplo, foi um código de leis que defendia claramente o poder da burguesia francesa. Até o domínio dos homens sobre as mulheres era garantido por esse código.

2)    No caso do Nazismo e da ditadura por este imposta, na Alemanha da primeira metade do século XX, a defesa de interesses dos grupos economicamente fortes contra o perigo do comunismo, por exemplo, além do interesse desses grupos de quererem a expansão de seus domínios sobre outros povos, como, de fato, viria a acontecer e que acabou desembocando na II Guerra Mundial (1939 a 1945).

IMAGENS:

Conjunto 1 Expansionismo (Wikipédia):

https://pt.wikipedia.org/wiki/Expansionismo

Conjunto 2 (Expansionismo Nazista):

https://www.google.com/search?sca_esv=e5f41394e90ae851&sca_upv=1&q=expansionismo+nazista&tbm=isch&source=lnms&prmd=ivsnmbtz&sa=X&sqi=2&ved=2ahUKEwjki5rYk7WEAxX_qpUCHfhFCD4Q0pQJegQIChAB&biw=1536&bih=730&dpr=1.25#imgrc=jA7AZdWdtl4uqM

3)    Guerras expansionistas, ainda hoje, em pleno século XXI, têm por trás muitos interesses econômicos, além de militares e políticos (aumento do poder e dos domínios) sobre os povos invadidos e subjugados. O imperialismo da Revolução Industrial, desde o século XVIII, com o neocolonialismo do século XIX (que levou às duas guerras mundiais do século XX), não teve fim. O desejo de expansão continua vivo.

IMAGENS:

Conjunto 1 (neocolonialismo):

https://www.google.com/search?sca_esv=e5f41394e90ae851&sca_upv=1&q=neocolonialismo&tbm=isch&source=lnms&prmd=ivsnmbtz&sa=X&sqi=2&ved=2ahUKEwj-1_bRlLWEAxXDI7kGHX7WBhkQ0pQJegQIDBAB&biw=1536&bih=730&dpr=1.25#imgrc=tNjYYnKJ78fw9M

Conjunto 2 (Primeira Guerra Mundial):

https://pt.wikipedia.org/wiki/Primeira_Guerra_Mundial#/media/Ficheiro:WWImontage.jpg

Conjunto 3 (Segunda Guerra Mundial):

https://pt.wikipedia.org/wiki/Segunda_Guerra_Mundial#/media/Ficheiro:Infobox_collage_for_WWII.PNG

4)    Manutenção de leis favoráveis à classe economicamente dominante. Por exemplo: leis que permitam desmatamento maior de áreas para plantio; um código florestal em acordo com os interesses de grandes latifundiários; etc. Um dos resultados: a devastação natural sem a devida fiscalização e suas consequências.

IMAGENS:

Conjunto 1 (imagens):

https://www.google.com/search?sca_esv=e5f41394e90ae851&sca_upv=1&q=devasta%C3%A7%C3%A3o+da+natureza+pela+agricultura&tbm=isch&source=lnms&prmd=ivsnbmtz&sa=X&ved=2ahUKEwiC75ralbWEAxWxkJUCHUKSCVMQ0pQJegQIDBAB&biw=1536&bih=730&dpr=1.25#imgrc=Iyha1xChkHv4JM

 

Conjunto 2 (reportagem):

https://g1.globo.com/natureza/noticia/2020/08/28/agropecuaria-foi-responsavel-por-90percent-da-perda-de-vegetacao-natural-do-brasil-aponta-levantamento.ghtml

5)    Ações favoráveis a grupos economicamente dominantes. Por exemplo: ação não tão expressiva do Estado diante de queimadas em largas áreas de florestas, como, por exemplo, a Floresta Amazônica e o Pantanal Mato-grossense (ver imagens logo acima); obras superfaturadas que beneficiem as empresas que as fazem; manutenção de valores de preços de produtos obedecendo a ideia de regulação dos valores segundo o mercado internacional (por exemplo: petróleo e seus derivados), com elevação constante de seus valores; etc.

TEXTO (Corrupção):

https://pt.wikipedia.org/wiki/Corrup%C3%A7%C3%A3o

6)    Retirada ou redução de direitos trabalhistas. Por exemplo, a partir de 2017: Reforma Trabalhista de 2017, com perdas de direitos anteriores (ver: https://pt.wikipedia.org/wiki/Reforma_trabalhista_no_Brasil_em_2017); fechamento do Ministério do Trabalho (final de 2018); Reforma Previdenciária de 2019 (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/emendas/emc/emc103.htm) / (https://economia.uol.com.br/reportagens-especiais/reforma-da-previdencia-o-que-muda-na-aposentadoria/#page2); redução do valor de pagamento de hora-trabalho para trabalhadores em serviços insalubres

7)    Direito. (Ver páginas 83 e 84 de O que é Ideologia, de Marilena Chauí, disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/388158/mod_resource/content/1/Texto%2014%20-%20O%20que%20%C3%A9%20ideologia%20-%20M.%20Chau%C3%AD.pdf ).

8)    Etc.

REFERÊNCIAS:

CHAUÍ, Marilena. Iniciação à Filosofia. (Manual do Professor) 3.ed. São Paulo, Ática, 2017.

_______________. O que é Ideologia. Disponível em: < https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/388158/mod_resource/content/1/Texto%2014%20-%20O%20que%20%C3%A9%20ideologia%20-%20M.%20Chau%C3%AD.pdf > Acesso em 02 de março de 2021.

SILVA, Afrânio et alii. Sociologia em Movimento. (Manual do Professor) 2.ed. São Paulo, Moderna, 2017.

ROMEIRO, Julieta et alii. DIÁLOGO: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. São Paulo, Moderna, 2020. (Seis volumes.) (LIVROS DIDÁTICOS)

WIKIPÉDIA. Verbete Analfabetismo Político e outros verbetes acima citados. Disponível em: <  https://pt.wikipedia.org/wiki/Analfabetismo_pol%C3%ADtico#:~:text=O%20Analfabeto%20Pol%C3%ADtico%20de%20Bertolt%20Brecht,-Bertolt%20Brecht%20em&text=Ele%20n%C3%A3o%20sabe%20que%20o,rem%C3%A9dio%20dependem%20das%20decis%C3%B5es%20pol%C3%ADticas.&text=e%20estufa%20o%20peito%20dizendo%20que%20odeia%20a%20pol%C3%ADtica. > Acesso em 17 de fev. de 2024.

 

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