COMANDO DE
ENSINO POLICIAL MILITAR
CEPMG -
VASCO DOS REIS
Divisão de
Ensino / Coordenação Pedagógica
PRIMEIRO BIMESTRE
AULA 05 DE SOCIOLOGIA DOS PRIMEIROS ANOS:
SOCIEDADE E CONHECIMENTO
– PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO:
(Diálogo interdisciplinar com a FILOSOFIA.)
COMENTÁRIO
INTRODUTÓRIO (Prof. José Antônio Brazão.)
No intuito de entender a formação e o funcionamento
das sociedades, no século XIX e parte do XX, vários estudiosos propuseram
métodos de estudo buscando o rigor científico, isto é, a precisão na análise
dos fatos ou fenômenos sociais, tendo em vista que ciências de outras áreas do
conhecimento humano (Física, Química, Astronomia, Matemática, etc.) já
dispunham de métodos rigorosos de pesquisa. E por que não tratar
cientificamente a sociedade? Esse tratamento foi buscado, como vimos na aula
anterior, por Augusto Comte (francês), mas também por pensadores como Émile
Durkheim (francês), Max Weber, Karl Marx e Friedrich Engels (alemães).
SOCIEDADE (Wikipédia) (imagens):
Slides (conjunto 1):
https://en.wikipedia.org/wiki/Society#/media/File:Gu_Hongzhong's_Night_Revels_1.jpg
Slides (conjunto 2):
https://pt.wikipedia.org/wiki/Sociedade#/media/Ficheiro:Diversity_of_youth_in_Oslo_Norway.jpg
A palavra método provém do grego e significa:
caminho; pelo caminho. Método é um caminho de pesquisa, de estudo, de
investigação, de um dado aspecto da realidade, seja este da natureza
propriamente dita, seja da sociedade, como buscaram, de fato, aqueles homens.
MÉTODO CIENTÍFICO (Wikipédia) (imagens):
Slides (conjunto 1):
https://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A9todo_cient%C3%ADfico#/media/Ficheiro:Metodo_cientifico.svg
Slides (conjunto 2):
Aqui será tratado o FUNCIONALISMO OU MÉTODO
COMPARATIVO, iniciado por Émile Durkheim.
De acordo com Afrânio Silva e outros:
O funcionalismo ou
método comparativo constitui uma adaptação do método experimental das Ciências
Naturais à análise da realidade social, o qual é constituído das seguintes
etapas: observação do fenômeno, formulação de hipóteses e realização de
experiências, com o objetivo de comprovar as hipóteses. A pesquisa experimental
analisa um fenômeno qualquer, de modo que seja possível chegar a leis
(regularidades) que permitam elaborar generalizações e teorias explicativas
sobre o fenômeno observado.
(Lembrar dos slides acima – Método
Científico)
ÉMILE DURKHEIM (Wikipédia – imagens):
Slides (conjunto 1):
https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%89mile_Durkheim#/media/Ficheiro:%C3%89mile_Durkheim.jpg
Slides (conjunto 2):
https://fr.wikipedia.org/wiki/%C3%89mile_Durkheim#/media/Fichier:%C3%89mile_Durkheim.jpg
“Na Sociologia, a
influência desse método aparece na análise funcionalista, cujo precursor foi
Émile Durkheim. Para ele, a legitimidade da Sociologia como ciência dependia da
delimitação clara de seus objetos e métodos de análise. Ademais, ela deveria explicar
que os fenômenos sociais são regidos por leis que independem da vontade dos
indivíduos, o que o levou a concluir que as revoluções seriam tão
impossíveis quanto ‘os milagres’.” (grifo meu)
REVOLUÇÃO (Wikipédia – imagens):
Slides (conjunto 1):
https://pt.wikipedia.org/wiki/Revolu%C3%A7%C3%A3o#/media/Ficheiro:Prise_de_la_Bastille.jpg
Slides (conjunto 2):
Obs. (Prof. José
Antônio.): As revoluções seriam impossíveis pelo fato de
irem contra leis que regem o comportamento social dos indivíduos. Uma revolução
extrapola o que se espera do comportamento esperado, como o de uma lei
científica que define o comportamento de certos objetos (ex.: lei da gravidade,
lei da queda livre, etc. Mas, com certeza, Durkheim sabia de revoluções
ocorridas no passado, como a Revolução Inglesa, a Revolução Francesa, além de
outras. Se as leis que regessem as sociedades fossem tão solidamente seguidas,
como as leis naturais, sem dúvida, as revoluções seriam (importante ver que o
verbo está no passado, como suposição). Vale lembrar, ademais, que milagres são
acontecimentos que superam ou rompem as leis naturais. O perigo, aqui, é cair-se
na crença da impossibilidade total de revoluções, como se o ser humano fosse
previsível rigorosa e inescapatoriamente (leis de que não pudesse escapar).
“O funcionalismo
defende que tudo aquilo que existe na sociedade possui uma função, assim como
cada um dos órgãos humanos, como o coração e os pulmões, contribui para manter
um indivíduo vivo. Para essa corrente de pensamento nada é irracional ou sem
significado. Tudo tem uma função na sociedade. A escola é um exemplo de
instituição social. Ela tem a função de transmitir às novas gerações os saberes
essenciais da vida social, permitindo a sobrevivência dos principais valores e
conhecimentos da sociedade.
(SILVA, Afrânio et
alii. Sociologia em Movimento. 2.ed. São Paulo, Moderna, 2017. Pág. 28.)
ÓRGÃO (ANATOMIA – Wikipédia: imagens):
https://en.wikipedia.org/wiki/Organ_(anatomy)
Em slides:
https://en.wikipedia.org/wiki/Organ_(anatomy)#/media/File:Internal_organs.png
ESCOLA (WIKIPÉDIA – IMAGENS): https://pt.wikipedia.org/wiki/Escola
https://en.wikipedia.org/wiki/School#/media/File:Larkmead_School,_Abingdon,_Oxfordshire.png
COMENTÁRIO 2 (Prof. José Antônio.):
O estudo científico das sociedades, do presente e
do passado igualmente, pode ser extremamente útil para o entendimento de como
funcionam ou funcionaram. No caso das sociedades presentes no mundo atual, a
compreensão baseada em informações mensuráveis, quantificáveis, formando uma
média de comportamentos de pessoas e uma maior apreensão dos problemas sociais,
é possível atuar no sentido de buscar soluções para estes e aproveitar o que há
de bom naqueles.
Por outro lado, o estudo científico das sociedades
do presente oferece informações que podem ser usadas com fins econômicos e até
mesmo de poder político: informações sobre preferências, número de pessoas de
diferentes idades no país todo, em cada Estado e município, comportamentos
pessoais e grupais diante de certos acontecimentos, reações, entre outros dados
podem se tornar ferramentas de manipulação de pessoas, de grupos, etc., com
certos propósitos (ex.: a venda de certos produtos, que gera bilhões de reais e
até mesmo de dólares). Há informações, inclusive, que são vendidas. O
levantamento delas, atualmente, ocorre através de supercomputadores, que
fornecem resumos de informações preciosas sobre certa(s) sociedade. Tudo isto
obtido com o auxílio da análise científica baseada em informações que, muitas
vezes, as pessoas comuns (nós!) colocamos de boa vontade na internet, por
exemplo.
No mundo atual, não colocar demasiadas informações
pessoais e de grupos pequenos na internet, por exemplo, pode ser um bom meio de
se evitar manipulação, além de outros riscos, como roubo de informações por
hackers.
REFERÊNCIAS:
CHAUÍ, Marilena. Iniciação à Filosofia. (Manual do Professor) 3.ed. São Paulo,
Ática, 2017.
SILVA, Afrânio et alii. Sociologia em Movimento. (Manual do Professor) 2.ed. São Paulo,
Moderna, 2017.
ROMEIRO, Julieta et
alii. DIÁLOGO: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. São Paulo, Moderna,
2020. (Seis volumes.) (LIVROS DIDÁTICOS)
WIKIPÉDIA. Disponível em: <
https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal > Acesso em 17 de fev. de 2024.
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