domingo, 18 de fevereiro de 2024

PRIMEIRO BIMESTRE - AULA 05 DE FILOSOFIA DOS PRIMEIROS ANOS. OS PRIMEIROS FILÓSOFOS GREGOS. HERÁCLITO DE ÉFESO E PARMÊNIDES DE ELEIA (Prof. José Antônio Brazão.)

 

SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

COMANDO DE ENSINO POLICIAL MILITAR

 CEPMG - VASCO DOS REIS

Divisão de Ensino / Coordenação Pedagógica

PRIMEIRO BIMESTRE

AULA 05 DE FILOSOFIA DOS PRIMEIROS ANOS

OS PRIMEIROS FILÓSOFOS GREGOS

HERÁCLITO DE ÉFESO E PARMÊNIDES DE ELEIA

(Prof. José Antônio Brazão.)

OBS.: Em turmas onde não tenham sido ainda trabalhados o conteúdo e o material da aula 4, trabalhar o conteúdo da aula 4. Havendo tempo, apresentar este conteúdo (aula 5).

 

HERÁCLITO DE ÉFESO:  (Prof. José Antônio Brazão.)

Diálogo interdisciplinar com a Arte, a Sociologia e a História.

 

QUADRO COMPARATIVO:

ASPECTOS CENTRAIS DAS IDEIAS DE:

HERÁCLITO DE ÉFESO

(Século VI/V a.C.)

HERÁCLITO (WIKIPÉDIA): https://en.wikipedia.org/wiki/Heraclitus

Em slides (Ingl.):

https://en.wikipedia.org/wiki/Heraclitus#/media/File:Heraklit.jpg

Em slides (Port.):

https://pt.wikipedia.org/wiki/Her%C3%A1clito#/media/Ficheiro:Heraclitus,_Johannes_Moreelse.jpg

Existe uma unidade fundamental de todas as coisas: fragmentos 10, 50, 89, 103. (Resumo de Gerd Bornheim – em: BORNHEIM, 1998, p.35.)

Universo (unidade do universo): https://pt.wikipedia.org/wiki/Universo

Em slides:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Universo#/media/Ficheiro:NASA-HS201427a-HubbleUltraDeepField2014-20140603.jpg

Obs.: Heráclito e os antigos não faziam nem ideia da existência de galáxias. Os antigos conheciam bem os céus (constelações, estrelas, planetas, etc.), mas para eles o universo era fechado na esfera das estrelas fixas (constelações e estrelas visíveis do céu à noite). O universo foi mostrado aqui para se entender a ideia de UNIDADE DE TODAS AS COISAS, segundo Heráclito. Unidade harmônica (equilibrada, ordenada, organizada). (Prof. José Antônio.)

Todas as coisas estão em movimento: fragmentos 12, 49 a, 88. (Resumo de Gerd Bornheim – em: BORNHEIM, 1998, p.35.) (Ver citação nas referências.)

“12 - Para os que entram nos mesmos rios, correm outras e novas águas. Mas também almas são exaladas do úmido.”

“49a - Descemos e não descemos nos mesmos rios; somos e não somos.”

“88 - Em nós manifesta-se sempre uma e a mesma coisa: vida e morte, vigília e sono, juventude e velhice. Pois a mudança de um dá o outro e reciprocamente.”

O movimento existe. Tudo encontra-se em contínuo devir (vir a ser): mudança, transformação, movimento de um lugar para outro, deslocamento, deterioração, etc. Nada permanece o mesmo, com o passar do tempo. Heráclito compara o devir com um rio que flui, no em cujas águas, por conta de terem passado e passarem continuamente, não se pode banhar duas vezes. (Prof. José Antônio.)

Movimento (Wikipédia): slides.

https://es.wikipedia.org/wiki/Movimiento_(f%C3%ADsica)#/media/Archivo:Leaving_Yongsan_Station.jpg

Decomposição (apodrecimento...) (Wikipédia – slides):

https://en.wikipedia.org/wiki/Decomposition#/media/File:Rotten_apple_under_the_tree.jpg

O movimento se processa através dos contrários: frags. 8, 10, 23, 48, 51, 52, 53, 54, 62, 65, 67, 76, 80, 88, 126. (Resumo de Gerd Bornheim – em: BORNHEIM, 1998, p.35.)

Contrários (exemplos): dia/noite; calor/frio; embaixo/no alto; alto/baixo; verão/inverno; seca/chuva; período chuvoso/período de seca; vida/morte; jovem/idoso; etc. (Prof. José Antônio.)

Exemplos em imagens:

Dia (slides):

https://pt.wikipedia.org/wiki/Dia#/media/Ficheiro:Nasce_o_dia_em_Beberibe,_Cear%C3%A1,_Brasil.jpg

Noite (slides):

https://en.wikipedia.org/wiki/Night#/media/File:View_across_the_bay_of_Naples_at_night.jpg

Criança:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Crian%C3%A7a#/media/Ficheiro:William-Adolphe_Bouguereau_(1825-1905)_-_A_Calling_(1896).jpg

Jovem:

https://en.wikipedia.org/wiki/Youth#/media/File:1970sgirls.jpg

Idoso:

https://es.wikipedia.org/wiki/Tercera_edad#/media/Archivo:Rubens_old_man_dsc01655.jpg

O logos é compreendido como inteligência divina que governa o real: frags. 1, 2, 16, 30, 32, 41, 64, 67, 93, 94, 102, 108, 112, 113, 114, 115. (Resumo de Gerd Bornheim – em: BORNHEIM, 1998, p.35.) Exemplo:

“1 - Este Logos, os homens, antes ou depois de o haverem ouvido, jamais o compreendem. Ainda que tudo aconteça conforme este Logos, parece não terem experiência experimentando-se em tais palavras e obras, como eu as exponho, distinguindo e explicando a natureza de cada coisa. Os outros homens ignoram o que fazem em estado de vigília, assim como esquecem o que fazem durante o sono. 2 - Por isso, o comum deve ser seguido. Mas, a despeito de o Logos ser comum a todos, o vulgo vive como se cada um tivesse um entendimento particular.”

Comentário: LOGOS é um vocábulo grego que significa palavra, discurso, razão. Está presente em lógica, em termos terminados em LOGIA (significando estudo/discurso sobre), como antropologia [estudo do homem ou sobre o homem], geologia [estudo sobre a Terra], etc., entre outros termos. No fragmento acima (de número 1), Heráclito usa logos no sentido de razão, enquanto ordenamento, harmonização e definição. O universo é ordenado, tem uma racionalidade (uma razão de ser e em sua constituição). Mas nem todo ser humano é capaz de entender a natureza do logos, seja daquilo que é expresso pelas palavras (logoi), seja pelo estudo/discurso (logos/logia), seja pela própria razão (logos) que perpassa e estrutura o universo (cosmos) de forma natural. O vulgo (no fragmento 2) são as pessoas comuns, voltadas, muitas vezes, para coisas triviais (simples e comuns) e que não se preocupam com nada ou quase nada além disto.  (Prof. José Antônio.)

O cosmos (harmonia, ordem, organização) – Wikipédia:

https://es.wikipedia.org/wiki/Cosmos

Em slides:

https://es.wikipedia.org/wiki/Cosmos#/media/Archivo:Universum.jpg

A sabedoria humana liga-se ao Logos: frags. 19, 23, 34, 35, 45, 72, 108, 112, 113, 115, 116. (Resumo de Gerd Bornheim – em: BORNHEIM, 1998, p.35.)

Sabedoria (slides) – Wikipédia:

https://it.wikipedia.org/wiki/Saggezza#/media/File:Halbig-Statue-Sapientia-Weisheit-Maximilianstrasse-Muenchen.JPG

O conhecimento sensível é enganador e dever ser superado pela razão: frags. 7, 9, 78 101a, 107, 123. (Resumo de Gerd Bornheim – em: BORNHEIM, 1998, p.36.)

Exemplos de engano dos cinco sentidos (olfato, tato, paladar, audição e visão):

MIRAGEM (fenômeno ótico [de visão] de desvio da luz, que provoca uma ilusão de ótica [de visão]): https://en.wikipedia.org/wiki/Mirage

Em slides:

https://en.wikipedia.org/wiki/Mirage#/media/File:Farallon_Islands_at_inferior_mirage_no_mirage_and_superior_mirage.jpg

REFRAÇÃO (desvio de raios luminosos, de luz):

https://pt.wikipedia.org/wiki/Refra%C3%A7%C3%A3o

Em slides:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Refra%C3%A7%C3%A3o#/media/Ficheiro:Refraction_of_a_pencil.svg

Segundo Heráclito de Éfeso, o FOGO é o PRINCÍPIO ORIGINÁRIO E FUNDANTE DE TODAS AS COISAS. (Prof. José Antônio.)

Eis o que diz o fragmento 2 da Doxografia (conjunto de opiniões escritas, antigamente, sobre Heráclito): “2 - Eis as suas teorias. Tudo foi feito pelo fogo e tudo se dissipa no fogo.(...)” (Ver, no referencial, Gerd Bornheim, p. 43.)

FOGO (na Wikipédia): https://en.wikipedia.org/wiki/Fire

Em slides:

https://en.wikipedia.org/wiki/Fire#/media/File:Large_bonfire.jpg

VULCÃO (na Wikipédia):

https://pt.wikipedia.org/wiki/Vulc%C3%A3o

Em slides:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Vulc%C3%A3o#/media/Ficheiro:MtCleveland_ISS013-E-24184.jpg

Só para lembrar, a respeito do fogo. O fogo:

Ferve os líquidos, como a água.

Queima.

Cozinha.

Derrete.

Destrói.

Devasta.

Aquece.

Entre outras tantas ações do fogo.

Curiosamente, no caso do vulcão, a larva incandescente (pegando fogo), ao esfriar, transforma-se em matéria mais sólida – um tipo de solo que, o tempo, chega até ser útil na agricultura, dada a qualidade dos ingredientes que possui. (Prof. José Antônio.)

Para mais detalhes, o livro de Gerd Bornheim é indicado nas referências.

REFERÊNCIAS:

ARANHA, Maria L. de A. e MARTINS, Maria H. P. Filosofando: Introdução à Filosofia. 4.ed. São Paulo, Moderna, 2009.

BORNHEIM, Gerd. Os Filósofos Pré-Socráticos. 14.ed. São Paulo, Cultrix, 1998. Disponível em: < https://philosophiaediscipulus.files.wordpress.com/2016/05/907_-_os_filsofos_pr-socrticos_-_gerd_a_bornheim.pdf > Acesso em 16/02/2024.

CHAUÍ, Marilena. Iniciação à Filosofia. 3.ed. São Paulo, Ática, 2017.

ROMEIRO, Julieta et alii. DIÁLOGO: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. São Paulo, Moderna, 2020. (Seis volumes.) (LIVROS DIDÁTICOS)

WIKIPÉDIA. Verbetes: Sagrado, Templo, Ciência, Laboratório. Disponíveis em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal > Acesso em 17 de fevereiro de 2024.

 

 

VIDEO PROPOSTO, COMPLEMENTAR:

“DONALD NO PAÍS DA MATEMÁGICA”,  disponível em:

Site 1: https://www.youtube.com/watch?v=wbftu093Yqk

 

Site 2: https://www.youtube.com/watch?v=g8oqgrVhA_8

 

No inglês, para quem desejar (colocar legendas por meio dos ícones acima do vídeo) [Diálogo interdisciplinar com a Língua Inglesa]:

 

Site 3 (versão original em inglês dos EUA):

https://www.google.com/search?gs_ssp=eJzj4tTP1TcwKywytjRg9JJIyc9LzElRyMxTyE0sychNTM9MVshJzEsBANSiDBo&q=donald+in+mathmagic+land&oq=donald+in+mathemagic+land&gs_lcrp=EgZjaHJvbWUqCwgBEC4YChgTGIAEMgYIABBFGDkyCwgBEC4YChgTGIAEMgwIAhAAGAoYExgWGB4yDggDEAAYChgPGBMYFhgeMgoIBBAAGBMYFhgeMgwIBRAAGAoYExgWGB7SAQoxNjY5MGowajE1qAIAsAIA&sourceid=chrome&ie=UTF-8#fpstate=ive&vld=cid:32b85f90,vid:8BqnN72OlqA,st:0

 

Site 4 (versão em espanhol):

https://www.google.com/search?q=donald+en+el+pa%C3%ADs+de+las+matem%C3%A1ticas&sca_esv=ea40fa98181f2f3e&ei=zxTSZe-6FMHZ1sQPybGj0AE&udm=&gs_ssp=eJzj4tTP1TcwKywytjRg9FJLyc9LzElRSM1TSM1RKEg8vLZYISVVISexWCE3sSQ19_DCkszkxGIArZMSVA&oq=donald+en+el+pa%C3%ADs+&gs_lp=Egxnd3Mtd2l6LXNlcnAiE2RvbmFsZCBlbiBlbCBwYcOtcyAqAggAMgcQLhiABBgTMgcQABiABBgTMgcQABiABBgTMgcQABiABBgTMgcQABiABBgTMgcQABiABBgTMggQABgWGB4YEzIIEAAYFhgeGBMyCBAAGBYYHhgTMggQABgWGB4YEzIWEC4YgAQYExiXBRjcBBjeBBjgBNgBA0jMmwFQvTVYm4cBcAZ4AZABAJgB2AOgAZAjqgEJMC45LjguMS4yuAEByAEA-AEBwgIKEAAYRxjWBBiwA8ICDRAAGIAEGIoFGEMYsAPCAg4QABjkAhjWBBiwA9gBAcICExAuGIAEGIoFGEMYyAMYsAPYAQLCAgUQLhiABMICBhAAGBYYHsICFBAuGIAEGJcFGNwEGN4EGOAE2AEDwgIOEC4YgAQYxwEYrwEYjgXCAgsQLhiABBixAxiDAcICEBAAGIAEGIoFGLEDGIMBGArCAggQLhiABBixA8ICCxAAGIAEGLEDGIMBwgIdEC4YgAQYxwEYrwEYjgUYlwUY3AQY3gQY4ATYAQPCAhoQLhiABBixAxiDARiXBRjcBBjeBBjfBNgBA8ICBRAAGIAEwgINEC4YExivARjHARiABMICDRAuGIAEGBMYxwEYrwHCAgcQLhgTGIAEwgIKEAAYFhgeGA8YE8ICFhAuGBMYgAQYlwUY3AQY3gQY4ATYAQOIBgGQBhO6BgYIARABGAm6BgYIAhABGAi6BgYIAxABGBQ&sclient=gws-wiz-serp#fpstate=ive&vld=cid:0cb7aebc,vid:JOkVfu2FxpA,st:0

 

O desenho proposto tem por finalidade, principalmente, permitir a observação das ideias do filósofo grego, pré-socrático (físico) PITÁGORAS DE SAMOS, que foi filósofo (amante da sabedoria) e matemático, como se pode ver bem na aula 4, anterior. O mundo e tudo que existe são constituídos e explicados por meio dos números e das formas matemáticas, geometricamente definidas. (Prof. José Antônio Brazão.)







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