COMANDO DE
ENSINO POLICIAL MILITAR
CEPMG -
VASCO DOS REIS
Divisão de
Ensino / Coordenação Pedagógica
PRIMEIRO BIMESTRE
AULA 05 DE FILOSOFIA DOS PRIMEIROS ANOS
OS PRIMEIROS FILÓSOFOS GREGOS
HERÁCLITO DE ÉFESO E PARMÊNIDES DE ELEIA
(Prof. José Antônio Brazão.)
OBS.: Em turmas onde não tenham sido ainda trabalhados o conteúdo e o
material da aula 4, trabalhar o conteúdo da aula 4. Havendo tempo, apresentar
este conteúdo (aula 5).
HERÁCLITO DE ÉFESO: (Prof. José
Antônio Brazão.)
Diálogo
interdisciplinar com a Arte, a Sociologia e a História.
QUADRO COMPARATIVO:
ASPECTOS CENTRAIS DAS IDEIAS DE: |
HERÁCLITO DE ÉFESO (Século VI/V a.C.) |
HERÁCLITO (WIKIPÉDIA): https://en.wikipedia.org/wiki/Heraclitus Em slides (Ingl.): https://en.wikipedia.org/wiki/Heraclitus#/media/File:Heraklit.jpg Em slides (Port.): https://pt.wikipedia.org/wiki/Her%C3%A1clito#/media/Ficheiro:Heraclitus,_Johannes_Moreelse.jpg |
Existe uma unidade fundamental de todas as
coisas: fragmentos 10, 50, 89, 103. (Resumo
de Gerd Bornheim – em: BORNHEIM, 1998, p.35.) |
Universo (unidade do universo): https://pt.wikipedia.org/wiki/Universo Em slides: Obs.: Heráclito e os antigos não faziam nem ideia
da existência de galáxias. Os antigos conheciam bem os céus (constelações,
estrelas, planetas, etc.), mas para eles o universo era fechado na esfera das
estrelas fixas (constelações e estrelas visíveis do céu à noite). O universo
foi mostrado aqui para se entender a ideia de UNIDADE DE TODAS AS COISAS,
segundo Heráclito. Unidade harmônica (equilibrada, ordenada, organizada).
(Prof. José Antônio.) |
Todas
as coisas estão em movimento: fragmentos 12, 49 a, 88. (Resumo de
Gerd Bornheim – em: BORNHEIM, 1998, p.35.)
(Ver citação nas referências.) “12
- Para os que entram nos mesmos rios, correm outras e novas águas. Mas também
almas são exaladas do úmido.” “49a
- Descemos e não descemos nos mesmos rios; somos e não somos.” “88
- Em nós manifesta-se sempre uma e a mesma coisa: vida e morte, vigília e
sono, juventude e velhice. Pois a mudança de um dá o outro e reciprocamente.” |
O movimento existe. Tudo encontra-se em contínuo
devir (vir a ser): mudança, transformação, movimento de um lugar para outro,
deslocamento, deterioração, etc. Nada permanece o mesmo, com o passar do
tempo. Heráclito compara o devir com um rio que flui, no em cujas águas, por
conta de terem passado e passarem continuamente, não se pode banhar duas
vezes. (Prof. José Antônio.) |
Movimento (Wikipédia): slides. https://es.wikipedia.org/wiki/Movimiento_(f%C3%ADsica)#/media/Archivo:Leaving_Yongsan_Station.jpg Decomposição (apodrecimento...) (Wikipédia –
slides): https://en.wikipedia.org/wiki/Decomposition#/media/File:Rotten_apple_under_the_tree.jpg |
O movimento se processa através dos contrários:
frags. 8, 10, 23, 48, 51, 52, 53, 54, 62, 65, 67, 76, 80, 88, 126. (Resumo de
Gerd Bornheim – em: BORNHEIM, 1998, p.35.) |
Contrários (exemplos): dia/noite; calor/frio; embaixo/no
alto; alto/baixo; verão/inverno; seca/chuva; período chuvoso/período de seca;
vida/morte; jovem/idoso; etc. (Prof. José Antônio.) |
Exemplos em
imagens: Dia (slides): https://pt.wikipedia.org/wiki/Dia#/media/Ficheiro:Nasce_o_dia_em_Beberibe,_Cear%C3%A1,_Brasil.jpg Noite (slides): https://en.wikipedia.org/wiki/Night#/media/File:View_across_the_bay_of_Naples_at_night.jpg Criança: Jovem: https://en.wikipedia.org/wiki/Youth#/media/File:1970sgirls.jpg Idoso: https://es.wikipedia.org/wiki/Tercera_edad#/media/Archivo:Rubens_old_man_dsc01655.jpg |
O logos
é compreendido como inteligência divina que governa o real: frags. 1, 2, 16,
30, 32, 41, 64, 67, 93, 94, 102, 108, 112, 113, 114, 115. (Resumo de
Gerd Bornheim – em: BORNHEIM, 1998, p.35.) Exemplo: “1 - Este Logos, os homens, antes ou depois de o
haverem ouvido, jamais o compreendem. Ainda que tudo aconteça conforme este
Logos, parece não terem experiência experimentando-se em tais palavras e
obras, como eu as exponho, distinguindo e explicando a natureza de cada
coisa. Os outros homens ignoram o que fazem em estado de vigília, assim como
esquecem o que fazem durante o sono. 2 - Por isso, o comum deve ser seguido. Mas, a despeito de
o Logos ser comum a todos, o vulgo vive como se cada um tivesse um entendimento
particular.” Comentário: LOGOS é um vocábulo grego que
significa palavra, discurso, razão. Está presente em lógica, em termos
terminados em LOGIA (significando estudo/discurso sobre), como antropologia
[estudo do homem ou sobre o homem], geologia [estudo sobre a Terra], etc.,
entre outros termos. No fragmento acima (de número 1), Heráclito usa logos no
sentido de razão, enquanto ordenamento, harmonização e definição. O universo
é ordenado, tem uma racionalidade (uma razão de ser e em sua constituição).
Mas nem todo ser humano é capaz de entender a natureza do logos, seja daquilo
que é expresso pelas palavras (logoi), seja pelo estudo/discurso (logos/logia),
seja pela própria razão (logos) que perpassa e estrutura o universo (cosmos)
de forma natural. O vulgo (no fragmento 2) são as pessoas comuns, voltadas,
muitas vezes, para coisas triviais (simples e comuns) e que não se preocupam
com nada ou quase nada além disto.
(Prof. José Antônio.) |
O cosmos
(harmonia, ordem, organização) – Wikipédia: https://es.wikipedia.org/wiki/Cosmos Em slides: https://es.wikipedia.org/wiki/Cosmos#/media/Archivo:Universum.jpg |
A sabedoria humana liga-se ao Logos: frags. 19,
23, 34, 35, 45, 72, 108, 112, 113, 115, 116. (Resumo de Gerd Bornheim – em: BORNHEIM, 1998,
p.35.) |
Sabedoria (slides) – Wikipédia: |
O conhecimento sensível é enganador e dever ser
superado pela razão: frags. 7, 9, 78 101a, 107, 123. (Resumo de
Gerd Bornheim – em: BORNHEIM, 1998, p.36.)
|
Exemplos de engano dos cinco sentidos (olfato,
tato, paladar, audição e visão): MIRAGEM (fenômeno ótico [de visão] de desvio da
luz, que provoca uma ilusão de ótica [de visão]): https://en.wikipedia.org/wiki/Mirage Em slides: REFRAÇÃO (desvio de raios luminosos, de luz): https://pt.wikipedia.org/wiki/Refra%C3%A7%C3%A3o Em slides: https://pt.wikipedia.org/wiki/Refra%C3%A7%C3%A3o#/media/Ficheiro:Refraction_of_a_pencil.svg |
Segundo Heráclito de Éfeso, o FOGO é o PRINCÍPIO
ORIGINÁRIO E FUNDANTE DE TODAS AS COISAS. (Prof. José Antônio.) Eis o que diz o fragmento 2 da Doxografia
(conjunto de opiniões escritas, antigamente, sobre Heráclito): “2 - Eis as
suas teorias. Tudo foi feito pelo fogo e tudo se dissipa no fogo.(...)” (Ver,
no referencial, Gerd Bornheim, p. 43.) |
FOGO (na
Wikipédia): https://en.wikipedia.org/wiki/Fire Em slides: https://en.wikipedia.org/wiki/Fire#/media/File:Large_bonfire.jpg VULCÃO (na
Wikipédia): https://pt.wikipedia.org/wiki/Vulc%C3%A3o Em slides: https://pt.wikipedia.org/wiki/Vulc%C3%A3o#/media/Ficheiro:MtCleveland_ISS013-E-24184.jpg |
Só para lembrar, a respeito do fogo. O fogo: Ferve os líquidos, como a água. Queima. Cozinha. Derrete. Destrói. Devasta. Aquece. Entre outras tantas ações do fogo. Curiosamente, no caso do vulcão, a larva
incandescente (pegando fogo), ao esfriar, transforma-se em matéria mais
sólida – um tipo de solo que, o tempo, chega até ser útil na agricultura,
dada a qualidade dos ingredientes que possui. (Prof. José Antônio.) |
Para mais detalhes, o livro de Gerd Bornheim é indicado nas referências.
REFERÊNCIAS:
ARANHA, Maria L. de A. e MARTINS, Maria H.
P. Filosofando: Introdução à Filosofia.
4.ed. São Paulo, Moderna, 2009.
BORNHEIM, Gerd. Os Filósofos Pré-Socráticos. 14.ed. São Paulo, Cultrix, 1998. Disponível
em: < https://philosophiaediscipulus.files.wordpress.com/2016/05/907_-_os_filsofos_pr-socrticos_-_gerd_a_bornheim.pdf > Acesso em 16/02/2024.
CHAUÍ, Marilena. Iniciação à Filosofia. 3.ed. São Paulo, Ática, 2017.
ROMEIRO, Julieta et
alii. DIÁLOGO: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. São Paulo, Moderna,
2020. (Seis volumes.) (LIVROS DIDÁTICOS)
WIKIPÉDIA. Verbetes: Sagrado, Templo,
Ciência, Laboratório. Disponíveis em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal > Acesso em 17 de fevereiro de 2024.
VIDEO PROPOSTO, COMPLEMENTAR:
“DONALD NO
PAÍS DA MATEMÁGICA”, disponível em:
Site 1: https://www.youtube.com/watch?v=wbftu093Yqk
Site 2: https://www.youtube.com/watch?v=g8oqgrVhA_8
No inglês, para quem desejar (colocar legendas
por meio dos ícones acima do vídeo) [Diálogo interdisciplinar com a Língua
Inglesa]:
Site 3 (versão original em inglês dos EUA):
Site 4 (versão em espanhol):
O desenho proposto tem
por finalidade, principalmente, permitir a observação das ideias do filósofo
grego, pré-socrático (físico) PITÁGORAS DE SAMOS, que foi filósofo (amante da
sabedoria) e matemático, como se pode ver bem na aula 4, anterior. O mundo e
tudo que existe são constituídos e explicados por meio dos números e das formas
matemáticas, geometricamente definidas. (Prof. José Antônio Brazão.)
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