domingo, 3 de dezembro de 2023

QUARTO BIMESTRE - AULA 35 DE SOCIOLOGIA DOS SEGUNDOS ANOS: MUNDO DO TRABALHO E DESIGUALDADE SOCIAL. CLASSE – MAX WEBER (PROF. JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.)

  

SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

COMANDO DE ENSINO POLICIAL MILITAR

 CEPMG - VASCO DOS REIS

Divisão de Ensino / Coordenação Pedagógica

QUARTO BIMESTRE

AULA 35 DE SOCIOLOGIA DOS SEGUNDOS ANOS:

MUNDO DO TRABALHO E DESIGUALDADE SOCIAL:   

CLASSE – MAX  WEBER      (PROF. JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.)

 

TEXTO DO LIVRO DIDÁTICO:

Classe para Weber         (Afrânio     Silva  e        outros):

Max Weber afirmou que a estratificação social não se resume às determinações       econômicas das classes sociais, mas decorre das diferentes maneiras de distribuição de          poder em uma sociedade. Para ele, a estratificação decorrente dessa diferença de poder  acontece de acordo com pelo menos três dimensões: econômica, política e social. Portanto,      diferentemente da base teórica marxista, a estratificação da ordem social não se  organiza apenas com base no poder econômico, mas também em termos de distribuição    de poder político e de prestígio. Por isso, além da classe, a divisão da sociedade pode ser       observada em outros fenômenos de distribuição de poder, como o partido e o status.

VISUALIZAÇÃO:

Prestígio:

https://www.google.com.br/search?q=pessoas+prest%C3%ADgio+social&tbm=isch&hl=pt-BR&sa=X&ved=2ahUKEwj41eKG6qn0AhWyNbkGHUrKBBEQBXoECAEQDw&biw=1349&bih=657#imgrc=pfdEt55DOWJHYM

 

Poder          político:

https://www.google.com.br/search?q=poderpol%C3%ADtico&hl=pt-BR&tbm=isch&source=hp&biw=1366&bih=657&ei=aW2aYcaPCLvZ5OUPuaCPqAU&iflsig=ALs-wAMAAAAAYZp7eQ2R1irIVybE1ua4CqxcQYtOpqvA&ved=0ahUKEwiG6OX_6an0AhW7LLkGHTnQA1UQ4dUDCAY&uact=5&oq=poderpol%C3%ADtico&gs_lcp=CgNpbWcQAzoLCAAQgAQQsQMQgwE6BQgAEIAEOggIABCABBCxAzoICAAQsQMQgwE6BAgAEAM6BAgAEBM6BggAEAoQGFC2EVihK2CXMmgAcAB4AIABrAGIAYsQkgEEMC4xM5gBAKABAaoBC2d3cy13aXotaW1nsAEA&sclient=img#imgrc=WSI8Iph15vcagM

 

Weber definiu as classes sociais como o conjunto de probabilidades típicas de propriedade     de bens, de posição externa (status) e de destino pessoal. Uma classe se forma    por interesses e oportunidades. Contudo, esse autor não pensava que um critério único         (posição no processo produtivo) determinasse a posição de classe: esta seria definida                 pela “situação de mercado” da pessoa, o que incluía não somente a posse de bens, mas      também outros fatores, como o nível de escolaridade e o grau de habilidade técnica.

VISUALIZAÇÃO:

Classes        sociais:

https://www.google.com.br/search?q=classesocial&hl=pt-BR&tbm=isch&source=hp&biw=1366&bih=657&ei=Um-aYfzrFve-5OUPkciHuAE&iflsig=ALs-wAMAAAAAYZp9YtHyfb93GfEXL2lYYV46Ijdq_GlF&ved=0ahUKEwj83Irp66n0AhV3H7kGHRHkARcQ4dUDCAY&uact=5&oq=classesocial&gs_lcp=CgNpbWcQAzoLCAAQgAQQsQMQgwE6CAgAELEDEIMBOgUIABCABDoICAAQgAQQsQNQAFi8FmD2HGgAcAB4AIABzQGIAZ0PkgEGMC4xMS4xmAEAoAEBqgELZ3dzLXdpei1pbWc&sclient=img#imgrc=rs1SnVCdUxD-3M

Educação     (Brasil-gráficos):

Conjunto1:

https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/populacao/18317-educacao.html

 

Conjunto2:

https://www.google.com.br/search?q=escolaridade+no+brasil&bih=657&biw=1366&hl=pt-BR&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwjb7oaC7an0AhW-qJUCHRwGBf8Q_AUoAnoECAEQBA#imgrc=vcNhcGl2QPj0PM

 

Expandindo sua teoria da estratificação, Weber tipifica, além da classe, outros dois grupos: círculos de status e partidos. Conceitua o grupo status como coletividade que se          diferencia pelo prestígio ou pela honra social de que goza e por seu estilo de vida. Desse  modo, não se pode explicar adequadamente a aquisição de status examinando somente          características individuais, como anos de estudo e ocupação dos pais.

VISUALIZAÇÃO:

https://www.google.com/search?q=STATUS+SOCIAL&tbm=isch&chips=q:status+social,online_chips:max+weber:ln0le5E2TEo%3D&hl=pt-BR&sa=X&ved=2ahUKEwiFiMCf6Kn0AhVpBLkGHX-LBmwQ4lYoBXoECAEQGw&biw=1226&bih=597#imgrc=dt0ecNWo8tlO3M

Deve-se, também,  verificar as características dos grupos. Por exemplo, os “novos ricos”, mesmo tendo conquistado     riqueza igual ou até superior à de outros grupos privilegiados, são vistos com    certo desprezo pelos ricos, cujas fortunas são anteriores a eles mesmos, provenientes de     famílias consideradas “tradicionais”.

VISUALIZAÇÃO:

https://www.google.com.br/search?q=novos+ricos+velhos+ricos&tbm=isch&hl=pt-BR&sa=X&ved=2ahUKEwiippWZ6an0AhUTBLkGHerwCo8QBXoECAEQDw&biw=1349&bih=657#imgrc=uEV88K0sWJEwCM

Já os partidos, na terminologia de Weber, não são apenas grupos que disputam eleições, e sim, mais propriamente, organizações que procuram impor sua vontade aos outros.

VISUALIZAÇÃO (O              controle    do               partido      central      nazista,     por             exemplo):

https://www.google.com/search?q=nazismoeseundauerramundial&hl=pt-BR&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwjTidie8an0AhWQrZUCHZbGAkgQ_AUoA3oECAEQBQ&biw=1242&bih=597&dpr=1.1

O       controle de partidos, em especial de grandes organizações burocráticas, não depende         apenas de riqueza ou de outro critério de classe: alguém pode dirigir uma burocracia          militar, científica ou de outro tipo e não ser rico, da mesma maneira que é possível ser  rico e ter pouco prestígio.

VISUALIZAÇÃO (burocracia):

https://www.google.com/search?q=burocracia&hl=pt-BR&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwiXqJrI8an0AhUWlJUCHXeMAG8Q_AUoAXoECAEQAw&biw=1242&bih=597&dpr=1.1

A teoria weberiana de estratificação é importante para mostrar que outras dimensões   além da classe (econômica) influenciam a vida das pessoas. O autor chamou a atenção para a interação complexa entre grupos de status e partidos, e para o fato        de que eles operam separadamente, ampliando os fatores envolvidos nas análises de    estratificação social.

VISUALIZAÇÃO:

https://www.google.com.br/search?q=disparidade+das+escolas+no+brasil&tbm=isch&hl=pt-BR&sa=X&ved=2ahUKEwiS2qbT8qn0AhUoNLkGHedUDvUQBXoECAEQDw&biw=1349&bih=657

 

Conteúdo do capítulo 10 do livro SOCIOLOGIA EM MOVIMENTO.

https://pt.calameo.com/read/0028993270bf48599a68e?authid=XBPlbB734l1t

Referências Básicas:

GOOGLE IMAGENS. Disponível em: < https://www.google.com.br/imghp?hl=pt-BR&ogbl > Acessos em novembro de 2021.

SILVA, Afrânio et alii. Trabalho e Sociedade. In: __________. Sociologia em Movimento. 2.ed. São Paulo, Moderna, 2016. (Cap. 9 e 10)

COMENTÁRIO DO PROFESSOR JOSÉ ANTÔNIO:

Max Weber não teve a preocupação marxiana (de Marx) em situar a divisão social em classes dentro do âmbito da luta de classes. Segundo o texto acima, de Afrânio Silva e outros: “diferentemente da base teórica marxista, a estratificação da ordem social não se    organiza apenas com base no poder econômico, mas também em termos de distribuição      de poder político e de prestígio” (SILVA, Afrânio et alii. Op.cit., cap. 9-10).

Estratificação é ação de estratificar, de formar estratos. Estratos são camadas que se sobrepõem. No caso, os estratos são as classes sociais, sobrepostas na forma de pirâmide comumente.

Se, para Marx, o poder econômico tinha grande preponderância, para Weber, além dele é preciso olhar a “distribuição de poder político e de prestígio”, isto é, como o poder de mando dentro da sociedade está distribuído, nas mãos de quem e como, juntamente com o prestígio, isto é, a influência e aos benefícios a que cada classe social tem acesso.

Claro que Weber não foi radical como Karl Marx, apelando, como este e Friedrich Engels, à necessidade de luta dos explorados contra os exploradores. Weber foi professor e esteve a serviço do Estado, diferente de Marx, perseguido por esse mesmo Estado.

Segundo os autores do texto acima: “Weber definiu as classes sociais como o conjunto de probabilidades típicas de propriedade        de bens, de posição externa (status) e de destino pessoal. Uma classe se forma     por interesses e oportunidades” (SILVA, Afrânio et alii. Idem.). Então, há aqui o que define uma classe social: propriedade, posição (status) e destino pessoal, além da escolaridade e da habilidade técnica, como concluem os autores.

Propriedade: posse de bens.

Posição (status): local social em que se situa a classe.

Destino pessoal: conforme a classe social a que se pertence, cada um(a) ocupará um cargo determinado na sociedade e terá mais ou menos condições de poder viver melhor ao longo da vida.

Escolaridade: no século XIX, vale lembrar, muitas pessoas, na Alemanha, na Europa e em outros lugares do mundo eram analfabetas. O acesso a níveis mais elevados de ensino-aprendizagem estava nas mãos das classes mais ricas, sem dúvida alguma.

Habilidade técnica: médicos, contadores, engenheiros e outros, da classe média e da classe rica, por exemplo; pedreiros, carpinteiros, entre outros com habilidades braçais e manuais, da classe pobre.

Weber não entra na questão da EXPLORAÇÃO de uma classe sobre outras, exploração que, segundo Marx e Engels era fundamental para manter a riqueza e o poder da classe dominante economicamente. Ao falar da propriedade, do status, da escolaridade, etc., Weber não reforça a discussão em torno da questão da exploração de uma classe sobre outras, não incomodando, portanto, a classe dominante como fizeram os outros dois pensadores citados. Marx foi, inclusive, perseguido. Weber não.

Ver o restante do texto e ir explicando trecho por trecho.

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