COMANDO DE
ENSINO POLICIAL MILITAR
CEPMG -
VASCO DOS REIS
Divisão de
Ensino / Coordenação Pedagógica
QUARTO BIMESTRE
AULA 34 DE TCH DOS PRIMEIROS ANOS:
ENSINO MÉDIO – PRIMEIROS ANOS
TÓPICOS DE CIÊNCIAS HUMANAS – PROF. JOSÉ
ANTÔNIO BRAZÃO.
Congada de Catalão (Prof. José Antônio
Brazão.):
Festividade realizada há
mais de 125 anos, ela divide-se em duas partes: a religiosa, com missas,
procissão e reza de terço; e a folclórica, que consiste em apresentação de
músicas e danças, além de visitas às casas de moradores pioneiros. A festa começa com os ternos de congos, que
são grupos de dançarinos, reunidos na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, em
Catalão. Após a alvorada, os cantadores saem pelas ruas. Durante toda a semana
acontecem a novena e a visitação.
VISUALIZAÇÃO:
Catalão (Conjunto1):
https://pt.wikipedia.org/wiki/Catal%C3%A3o_(Goi%C3%A1s)
Slides:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Catal%C3%A3o_(Goi%C3%A1s)#/media/Ficheiro:Cidade_da_Paz.jpg
Igreja(N.Sra.Rosário):
A Congada de Catalão tem
abertura no segundo domingo de outubro. De origem africana, o ritual era
realizado inicialmente apenas por integrantes da Irmandade do Rosário. Hoje, a
festa reúne cerca de 1,3 mil pessoas, divididas em 16 grupos de dança. Quando:
2ª segunda-feira de outubro
(GOVERNO DE GOIÁS. Congada de Catalão. In:
___________________. Conheça Goiás. Disponível em: < https://www.goias.gov.br/conheca-goias/cultura.html > Acesso em 04 de novembro de 2021.)
VISUALIZAÇÕES:
Imagem:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Congada_de_Catal%C3%A3o#/media/Ficheiro:CongadaCatalao.jpg
Conjunto 1:
Conjunto2:
Definição de CONGADA:
substantivo feminino
1. BRASILEIRISMO•BRASIL
“tipo de dança dramática que representa a
coroação de um rei (e às vezes tb. de uma rainha) do Congo, constituída de um
cortejo com passos e cantos, onde a música acompanha a expressão dramática dos
textos, e que se caracteriza pela embaixada, por evoluções processionais e
lutas simbólicas de espada [É de criação de escravos no Brasil, registrando-se
desde 1674 em Pernambuco, mas na sua origem podem estar antigas disputas entre
povos rivais do Congo e de Angola.].” (GOOGLE – Definições Oxford)
IMAGENS (CONGADA [congadas no Brasil])
Mais informações:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Congada_de_Catal%C3%A3o
Conforme Wellington Reis Nascimento:
“Segundo dados históricos, a congada na cidade
de Catalão surgiu por volta de 1820, com a chegada de escravos na região. Esses
escravos queriam ser livres, e a congada era uma forma de questionarem a
escravidão e dançar para a Santa, acreditando que ela poderia libertá-los da
condição de escravos. É importante mencionar que na congada podemos observar a
mescla da cultura africana da dança com a cultura religiosa católica da crença
em uma Santa. Por esse motivo, as primeiras canções entoadas pelos negros nas
ruas da cidade tinham como temas a misticidade, a devoção a Nossa Senhora do
Rosário, a fé, enfim, vários aspectos culturais da África e da cultura
religiosa europeia.”(In:<
https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/1066/o/Wellington_Reis_Nascimento.pdf)
Também(VÍDEO1):
https://www.youtube.com/watch?v=gGdY-8_nsDI
VÍDEO2(Curto)(Ver):
https://www.youtube.com/watch?v=x-P3HpFSjZc
Trechos:
Trecho1:
Eu sô africano,
eu vim para o Brasil
contra a vontade
trabalhá na escravidão
de dia e de noite sem
podê ter liberdade (Bis)
Trecho2:
Ôh, Senhora do Rosário
hoje eu canto em seu louvor
eu quero a sua benção mãe querida
pra ganhar o seu amor (bis).
“O sujeito pede benção para a Santa, em uma
devoção de filho para mãe: para o sujeito congadeiro, a virgem do Rosário é uma
mãe querida, que acolhe, que ama todos os filhos que nela acredita. A temática
da cantiga é mostrar a devoção e o amor do congadeiro pela mãe padroeira dessa
grande festa. Ao entoar a cantiga o sujeito espera que a louvada mãe, derrame
bênçãos sobre a sua vida. Ele deseja ser realmente amado por ela. Esta cantiga
revela o quão grande era a fé dos sujeitos congadeiros que dançavam anos atrás.
Eles não dançavam simplesmente por gostar do grupo ou da congada de uma forma
geral, mas dançavam em louvor a Santa: a mãe querida. Aqui, especialmente,
observamos os processos identitários do sujeito devoto, religioso fervoroso, em
uma temática que mantém a tradição da mescla da cultura africana e da cultura
religiosa europeia.”(In:<
https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/1066/o/Wellington_Reis_Nascimento.pdf>)
Trecho3:
Mais êh mamãe,
mamãe querida,
Senhora do Rosário
e a Senhora Aparecida (bis)
Meus irmãos eu vou, eu vou aonde Jesus mandou
(bis).
Trecho4:
Vai balança o estradão de Goiás,
meu Catupé vai tremer Catalão,
Eu vim aqui louva Nossa Senhora,
Mamãe querida tá no meu coração (bis).
OBS.:
*Anotar um comentário no quadro da sala de aula.
*Explicar.
Pontos de destaque:
*Escravidão.
*Liberdade.
*Sra.doRosário=Mãe.
*Festa/liberdade.
*Afro-identidade.
*Catalão.
*Rei/Rainha
do congo. /Liberdade(desejo).
COMENTÁRIO DO PROFESSOR JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO:
As congadas de Catalão,
sem sombra de dúvida, são uma festa tradicional daquela cidade que fica ao sul
de Goiás, bem perto de Minas Gerais. Uma festa que tem raízes no século XIX,
antes da libertação dos escravos. Uma festa nascida com os escravos e para os
escravos.
Uma festa que envolve
batuques, cantorias, fantasias e outros elementos musicais e sociorreligiosos.
Uma festa que tem uma mãe a quem se celebra: Nossa Senhora do Rosário – ou
seja, a Santíssima Mãe de Jesus. Essa festa representa o encontro dos filhos escravizados
com a mãe, em um momento em que disfrutam de alguma liberdade para celebrar
suas crenças.
Há até uma rainha e um rei, com
características diferentes dos reis escravizadores europeus do passado. Uma
rainha e um rei negros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário