domingo, 3 de dezembro de 2023

QUARTO BIMESTRE - AULA 34 DE TCH DOS PRIMEIROS ANOS: Congada de Catalão (Prof. José Antônio Brazão.)

 

SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

COMANDO DE ENSINO POLICIAL MILITAR

 CEPMG - VASCO DOS REIS

Divisão de Ensino / Coordenação Pedagógica

QUARTO BIMESTRE

AULA 34 DE TCH DOS PRIMEIROS ANOS:

ENSINO MÉDIO – PRIMEIROS ANOS

TÓPICOS DE CIÊNCIAS HUMANAS – PROF. JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.

Congada de Catalão (Prof. José Antônio Brazão.):

Festividade realizada há mais de 125 anos, ela divide-se em duas partes: a religiosa, com missas, procissão e reza de terço; e a folclórica, que consiste em apresentação de músicas e danças, além de visitas às casas de moradores pioneiros.  A festa começa com os ternos de congos, que são grupos de dançarinos, reunidos na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, em Catalão. Após a alvorada, os cantadores saem pelas ruas. Durante toda a semana acontecem a novena e a visitação.

VISUALIZAÇÃO:

Catalão (Conjunto1):

https://pt.wikipedia.org/wiki/Catal%C3%A3o_(Goi%C3%A1s)   

Slides:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Catal%C3%A3o_(Goi%C3%A1s)#/media/Ficheiro:Cidade_da_Paz.jpg  

Igreja(N.Sra.Rosário):

https://www.google.com/search?q=igreja+nossa+senhora+do+ros%C3%A1rio+de+catal%C3%A3o&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwiIpb7Vvan0AhVIHLkGHc1ACYkQ_AUoAnoECAEQBA&biw=1242&bih=597&dpr=1.1  

A Congada de Catalão tem abertura no segundo domingo de outubro. De origem africana, o ritual era realizado inicialmente apenas por integrantes da Irmandade do Rosário. Hoje, a festa reúne cerca de 1,3 mil pessoas, divididas em 16 grupos de dança. Quando: 2ª segunda-feira de outubro

(GOVERNO DE GOIÁS. Congada de Catalão. In: ___________________. Conheça Goiás. Disponível em: < https://www.goias.gov.br/conheca-goias/cultura.html > Acesso em 04 de novembro de 2021.)

 

VISUALIZAÇÕES:

Imagem:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Congada_de_Catal%C3%A3o#/media/Ficheiro:CongadaCatalao.jpg   

Conjunto 1:

https://www.google.com/search?q=congada+em+catal%C3%A3o&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwic6velvqn0AhVuF7kGHQgNDUgQ_AUoAXoECAEQAw&biw=1242&bih=597&dpr=1.1  

Conjunto2:

https://www.google.com/search?q=congada+em+catal%C3%A3o&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwic6velvqn0AhVuF7kGHQgNDUgQ_AUoAXoECAEQAw&biw=1242&bih=597&dpr=1.1#imgrc=ceS_IL8hTj8-2M

 

Definição de CONGADA:

substantivo feminino

1.       BRASILEIRISMO•BRASIL

“tipo de dança dramática que representa a coroação de um rei (e às vezes tb. de uma rainha) do Congo, constituída de um cortejo com passos e cantos, onde a música acompanha a expressão dramática dos textos, e que se caracteriza pela embaixada, por evoluções processionais e lutas simbólicas de espada [É de criação de escravos no Brasil, registrando-se desde 1674 em Pernambuco, mas na sua origem podem estar antigas disputas entre povos rivais do Congo e de Angola.].” (GOOGLE – Definições Oxford)

IMAGENS (CONGADA [congadas no Brasil])

https://pt.wikipedia.org/wiki/Congada#/media/Ficheiro:Igreja_de_Nossa_Senhora_do_Ros%C3%A1rio_dos_Pretos,_c._1880_-_Recife.jpg  

Mais informações:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Congada_de_Catal%C3%A3o

Conforme    Wellington  Reis   Nascimento:

“Segundo dados históricos, a congada na cidade de Catalão surgiu por volta de 1820, com a chegada de escravos na região. Esses escravos queriam ser livres, e a congada era uma forma de questionarem a escravidão e dançar para a Santa, acreditando que ela poderia libertá-los da condição de escravos. É importante mencionar que na congada podemos observar a mescla da cultura africana da dança com a cultura religiosa católica da crença em uma Santa. Por esse motivo, as primeiras canções entoadas pelos negros nas ruas da cidade tinham como temas a misticidade, a devoção a Nossa Senhora do Rosário, a fé, enfim, vários aspectos culturais da África e da cultura religiosa europeia.”(In:< https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/1066/o/Wellington_Reis_Nascimento.pdf)

Também(VÍDEO1):

https://www.youtube.com/watch?v=gGdY-8_nsDI

VÍDEO2(Curto)(Ver):

https://www.youtube.com/watch?v=x-P3HpFSjZc

Trechos:

Trecho1:

Eu sô africano,

eu vim para o Brasil

contra a vontade

trabalhá na escravidão

de dia e de noite sem

podê ter liberdade (Bis)

Trecho2:

Ôh, Senhora do Rosário

hoje eu canto em seu louvor

eu quero a sua benção mãe querida

pra ganhar o seu amor (bis).

“O sujeito pede benção para a Santa, em uma devoção de filho para mãe: para o sujeito congadeiro, a virgem do Rosário é uma mãe querida, que acolhe, que ama todos os filhos que nela acredita. A temática da cantiga é mostrar a devoção e o amor do congadeiro pela mãe padroeira dessa grande festa. Ao entoar a cantiga o sujeito espera que a louvada mãe, derrame bênçãos sobre a sua vida. Ele deseja ser realmente amado por ela. Esta cantiga revela o quão grande era a fé dos sujeitos congadeiros que dançavam anos atrás. Eles não dançavam simplesmente por gostar do grupo ou da congada de uma forma geral, mas dançavam em louvor a Santa: a mãe querida. Aqui, especialmente, observamos os processos identitários do sujeito devoto, religioso fervoroso, em uma temática que mantém a tradição da mescla da cultura africana e da cultura religiosa europeia.”(In:< https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/1066/o/Wellington_Reis_Nascimento.pdf>)

Trecho3:

Mais êh mamãe,

mamãe querida,

Senhora do Rosário

e a Senhora Aparecida (bis)

Meus irmãos eu vou, eu vou aonde Jesus mandou (bis).

Trecho4:

Vai balança o estradão de Goiás,

meu Catupé vai tremer Catalão,

Eu vim aqui louva Nossa Senhora,

Mamãe querida tá no meu coração (bis).

OBS.:

*Anotar       um     comentário  no      quadro         da      sala    de          aula.

*Explicar.

Pontos         de      destaque:

*Escravidão.

*Liberdade.

*Sra.doRosário=Mãe.

*Festa/liberdade.

*Afro-identidade.

*Catalão.

*Rei/Rainha do congo. /Liberdade(desejo).

COMENTÁRIO DO PROFESSOR JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO:

As congadas de Catalão, sem sombra de dúvida, são uma festa tradicional daquela cidade que fica ao sul de Goiás, bem perto de Minas Gerais. Uma festa que tem raízes no século XIX, antes da libertação dos escravos. Uma festa nascida com os escravos e para os escravos.

Uma festa que envolve batuques, cantorias, fantasias e outros elementos musicais e sociorreligiosos. Uma festa que tem uma mãe a quem se celebra: Nossa Senhora do Rosário – ou seja, a Santíssima Mãe de Jesus. Essa festa representa o encontro dos filhos escravizados com a mãe, em um momento em que disfrutam de alguma liberdade para celebrar suas crenças.

 Há até uma rainha e um rei, com características diferentes dos reis escravizadores europeus do passado. Uma rainha e um rei negros.

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