domingo, 3 de dezembro de 2023

QUARTO BIMESTRE - AULA 28 DE FILOSOFIA DOS PRIMEIROS ANOS: LÓGICA (continuação) (Prof. José Antônio Brazão.)

  

SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

COMANDO DE ENSINO POLICIAL MILITAR

 CEPMG - VASCO DOS REIS

Divisão de Ensino / Coordenação Pedagógica

QUARTO BIMESTRE

AULA 28 DE FILOSOFIA DOS PRIMEIROS ANOS:

TEMA: LÓGICA(Prof. José Antônio Brazão.)

LÓGICA (continuação) (Prof. José Antônio Brazão.)

Raciocínios estão presentes na matemática (contas e cálculos), na gramática, no dia a dia, em muitos lugares. A lógica formal busca a precisão na expressão das ideias por meio de raciocínios e argumentos. Entre os tipos de raciocínios podem ser encontrados, por exemplo: a dedução, a indução, a analogia e o sofisma.

DEDUÇÃO: raciocínio que parte de uma afirmação ou negação universal (premissa maior), de uma premissa menor e de uma conclusão. Premissas são afirmações ou negações que se colocam antes da conclusão. A dedução vai do universal ao particular. Veja:

Todo homem é mortal. (Premissa maior.)

Sócrates é homem. (Premissa menor.)

Logo, Sócrates é mortal. (Conclusão.)

A DEDUÇÃO tem três termos fundamentais: o termo maior (palavra de caráter universal, um gênero ou uma espécie) – no caso acima: mortal; o termo médio (palavra de caráter mediador, entre o universal e o sujeito – pode ser uma espécie) – no caso acima: homem; termo menor (palavra de caráter particular, referindo-se a um indivíduo) – no caso acima: Sócrates. Sócrates é um indivíduo da espécie homem, pertencente ao gênero mortal.

INDUÇÃO: tipo de raciocínio que parte de premissas particulares (premissas que contêm casos particulares) e tira daí uma conclusão universal. Por exemplo: um litro de água ferve a cem graus célsius, cinco litros também, dez litros igualmente, etc., portanto a água ferve a cem graus célsius.

ANALOGIA: tipo de raciocínio indutivo que parte de premissas particulares (casos particulares) e tira uma conclusão também particular. Analogia é uma comparação, pois compara casos. Por exemplo: a vacina contra a COVID-19 já passou pelo teste com um grupo pequeno de pessoas (primeira etapa), a seguir passando por um grupo maior (centenas de pessoas, na segunda etapa), a seguir passará por um grupo ainda maior (milhares de pessoas), depois de que se chegará a uma conclusão válida, possivelmente, para todo mundo (indução e analogia juntas). Outro exemplo: Manoel, tome um chá de limão que lhe fará bem para a gripe (caso particular), pois minha irmã tomou e lhe fez bem contra esse problema (caso particular).

SOFISMA: tipo de raciocínio (construção de argumentos) que tem por finalidade enganar as pessoas com algum propósito. O nome foi criado por Aristóteles, por conta dos sofistas, filósofos-professores ambulantes da Grécia, que faziam uso de raciocínios desse tipo e ensinavam seu uso a seus discípulos-alunos. Exemplos: (Argumento de força) Joaquim, faça agora seu trabalho, senão perderá seu emprego. Meninos, parem de brincar na lama, caso contrário serão postos de castigo. / (Tautologia) Este remédio é recomendado para todo mundo em razão de ser um remédio. [Tautologia é repetição do mesmo (tautos, em grego). / (Argumento de apelo sentimental) Votem no Manuel, pois ele é um pobre coitado que precisa do apoio de todos, gosta de cachorros, de pessoas, é amigo de todos, etc. / Outro sofisma comum na política: É preciso mudar a lei, os trabalhadores têm direitos demais e isso atrapalha a vinda de empresas para o Brasil, para o Estado, para o município... É preciso rever os direitos (= retirar muitos) para que haja mais empregos no país. O que está, na verdade, escondido aqui? O fato de que, ao tirar direitos trabalhistas torna-se possível o aumento dos lucros capitalistas, frutos da exploração de classes.

A lógica também está presente na gramática. Toda gramática é a lógica da língua de um povo. A análise sintática, por exemplo, tem uma estrutura claramente lógica: mostra como as partes de um discurso se reúnem para formar um todo, além de buscar compreender cada elemento e seu funcionamento dentro das orações (afirmações e negações ou perguntas) que compõem os períodos (cada oração ou mais de uma oração concatenadas, ligadas) que formam os parágrafos (cada parte de um texto).

A lógica está presente igualmente na computação: lógica da programação. Sem as linhas de programação não é possível que um computador funcione devidamente.

A lógica está presente no dia a dia, por exemplo, quando se diz: É lógico! Ex. 1: - Márcia, você vai à festa de aniversário do Jean no sábado?  - É lógico! Acha que vou perder essa festa? Ex. 2: É logicamente possível que aquilo que todos desejamos possa ser conseguido. Dependerá do empenho de cada um(a).

A LÓGICA também dispõe de algumas leis, as quais vale aqui destacar:

A lei da identidade:  (p  p)

·                 A é A. A = A.

·                 Uma coisa é e ela mesma.

·                 Um enunciado não pode permanecer o mesmo caso altere seu valor de verdade.

·                 Exemplo: por definição “um vegetariano não come carne; portanto, quem só come carne uma vez por semana não é vegetariano”.

·                 Parece bobo, mas pelo princípio da identidade não se aplica atributos a quem ou àquilo que não se identifica com algo específico.

A lei da não contradição: p

·                 NÃO (A e não A).

·                 Nada pode existir e não existir ao mesmo tempo.

·                 Nenhuma afirmação é simultaneamente verdadeira e falsa.

·                 Exemplo: não é possível a proposição “Chove aqui e agora, mas também não chove aqui e agora”.

·                 Na confusão entre crença e proposição muitos raciocinam ilogicamente (mas eticamente válido em nome da tolerância): “A religião X é verdadeira para você, mas para mim a religião Y é a verdadeira”.

A lei do terceiro excluído: (x) [F(x) F(x)]

·                 Qualquer (A ou não A).

·                 Algo existe ou não existe,

·                 Todo enunciado é ou verdadeiro ou falso. Não pode haver algo mais ou menos verdadeiro. [Exclui-se uma terceira possibilidade, daí princípio ou lei do terceiro excluído.]

·                 Exemplo: “A Terra não pode ser ao mesmo tempo plana e esférica (geóide) para satisfazer esses dois públicos”.

·                 É um erro comum de tentar chegar a um compromisso reconciliando posições antitéticas. Não dá para satisfazer gregos e troianos.” (ENSAIOS E NOTAS CULTURA GERAL. As três leis da lógica. Disponível em: < https://ensaiosenotas.com/2022/11/22/leis-da-logica/ > Acesso em 16/09/2023.)

Essas três leis da lógica clássica (aristotélica) seriam linhas mestras para o pensamento, a fim de evitar contradições que poderiam invalidar (tirar a validade) das afirmações e das conclusões do pensamento humano. Assim sendo, pretender dar a este rigor (precisão, segurança, grau maior de certeza).

No decorrer dos últimos séculos, a contradição, entretanto, passou a ser vista como possível, podendo ser verificada na evolução do Espírito, segundo Hegel (Georg Wilhelm Friedrich Hegel), tendo tese (afirmação), antítese (negação ou oposição à tese) e síntese (composição de elementos da tese e da antítese, num momento mais elevado do espírito), de modo contínuo no decurso da história. Marx (Karl Marx) viria a falar da contradição na história, mas com os pés bem no chão, vendo-a na luta de classes, como bem resume, com Engels (Friedrich Engels), no Manifesto do Partido Comunista. A contradição, portanto, engendra-se no interior da história. Para entender esta é preciso entender a lógica (estrutura...) da contradição.

REFERÊNCIAS:

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda e MARTINS, Maria Helena Pires. FILOSOFANDO: Introdução à Filosofia. 4.ed. São Paulo, Moderna, 2009.

BÍBLIA NVI. Atos 17:13-34 (NVI – Nova Versão Internacional.) Disponível em: < https://www.bibliaonline.com.br/nvi/atos/17 > Acesso em 21/09/2020.

CHAUÍ, Marilena. Iniciação à Filosofia. 2.ed. São Paulo, Ática, 2014.

COTRIM, Gilberto e FERNANDES, Mirna. Fundamentos de Filosofia. Disponível em: <  https://www.academia.edu/37334864/Fundamentos_de_FILOSOFIA_GILBERTO_COTRIM_MIRNA_FERNANDES > Acesso em 21/09/2020.

EPICURO. Pensamentos. São Paulo, Martin Claret, 2006. (Col. A Obra-Prima de Cada Autor.)

INTERNET ENCYCLOPEDIA OF FILOSOFIA. Verbete Epicurus. Disponível em: < https://iep.utm.edu/epicur/ > Acessos de 2015 a 2020. [Em 2020: 21 de setembro.]

WIKIPÉDIA. Verbetes: Helenismo, Zenão de Cítio, Marco Aurélio, Sêneca e outros. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal > Acesso: 21 de setembro de 2020.

Obs.: Epicuro, 2013 – Ver livro de COTRIM e FERNANDES.

Para saber mais:

http://www.ime.unicamp.br/~calculo/history/arquimedes/arquimedes.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Arquimedes

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cinismo

http://pt.wikipedia.org/wiki/Helenismo

http://plato.stanford.edu/entries/epicurus/ (em inglês) (Use tradutores online. São bons.)

http://plato.stanford.edu/entries/stoicism/ (em inglês) (Use tradutores online. São bons.)

http://plato.stanford.edu/entries/epictetus/ (em inglês) (Use tradutores online. São bons.)

http://plato.stanford.edu/entries/marcus-aurelius/ (em inglês) (Use tradutores online.)

http://plato.stanford.edu/entries/seneca/ (em inglês) (Use tradutores online. São bons.)

http://plato.stanford.edu/entries/skepticism-ancient/ (em inglês) (Use tradutores online.)

http://plato.stanford.edu/entries/ammonius/ (em inglês) (Use tradutores online. São bons.)

http://plato.stanford.edu/entries/plotinus/ (em inglês) (Use tradutores online. São bons.)

http://plato.stanford.edu/entries/cosmopolitanism/ (em inglês, contém informações também sobre Diógenes de Sínope) (Use tradutores online. São bons.)

Obs.: Todas as páginas em inglês foram traduzidas com uso do Google Tradutor ou outro(s) tradutor(es) online:

http://translate.google.com.br/

http://www.clubedoprofessor.com.br/traduz/

http://onlinetradutor.com/

 

VÍDEO: TEM CIÊNCIA – O GRANDE PROBLEMA DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL:

IN:     https://www.youtube.com/watch?v=_xog6mO_vOA

 

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