SECRETARIA DE SEGURANÇA
PÚBLICA/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
COMANDO DE
ENSINO POLICIAL MILITAR
CEPMG -
VASCO DOS REIS
Divisão de
Ensino / Coordenação Pedagógica
QUARTO BIMESTRE
AULA 28 DE SOCIOLOGIA DOS SEGUNDOS ANOS:
ÉMILE DURKHEIM (1858 –
1917) (Prof. José Antônio Brazão.)
*Filho de uma família judaica. Seu pai,
inclusive, era rabino (sacerdote judeu).
*Nascido em Épinal, no oeste da França.
Portanto, francês.
*Viveu em épocas de problemas e crises na
França.
* “Economicamente, a ascensão do capitalismo industrial esbarra numa
consciência cada vez mais aguda das classes trabalhadoras”, o que leva à sua
organização, junto com a influência de teses socialistas e marxistas.
(Enciclopédia Ágora, verbete Émile Durkheim).
*O século XIX manifestou, na França, o
contraste entre o espírito secular (laico ou leigo) e o controle eclesiástico
(da Igreja) sobre a educação formal. Curiosamente, até hoje (século XXI).
*O século XIX foi um momento em que as
ciências físicas e naturais tiveram enormes progressos, em diferentes áreas,
como eletromagnetismo, matemática (matemáticas não euclidianas), eletricidade,
ciências naturais, entre outras tantas.
*Émile Durkheim, entusiasmado, escolheu a
docência (trabalho como professor) no ensino secundário.
*Em 1882: também sociólogo.
*Contraste na sociedade moderna: capitalismo
em ascensão, com seu individualismo versus socialismo.
*Em 1887: Durkheim foi trabalhar na Faculdade
de Letras de Bordeaux, onde ensinou Ciência Social e Pedagogia.
*Em 1902: em Paris, trabalho na Sorbonne,
parte da Universidade de Paris, onde ensinou Educação e Sociologia.
*Em 1917: Émile Durkheim falece.
*No campo sociológico: “a analogia
[comparação] de uma sociedade com um organismo vivo, constituído de órgãos
(estrutura) preenchendo funções”. (Enciclopédia Ágora, verbete Émile
Durkheim).
*Fato
social: “O fato social, segundo Durkheim, consiste em maneiras de agir, de
pensar e de sentir que exercem determinada força sobre os indivíduos,
obrigando-os a se adaptar às regras da sociedade onde vivem.” (SEE PARANÁ. Contribuições
de Émile Durkheim. Disponível em: < http://www.sociologia.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=167#:~:text=O%20fato%20social%2C%20segundo%20Durkheim,regras%20da%20sociedade%20onde%20vivem. > Acesso em 23/09/2023.)
*O fato social liga-se intimamente às causas e
fins a que ele serve. Exemplo: ida diária de crianças e outros estudantes à
escola.
*Análise estrutural-funcionalista. (Ver
terceiro asterisco de baixo para cima.)
*Grupo (sociedade): “constituído de órgãos, em
uma totalidade sistemática: falar-se á de um sistema social, de subsistemas,
respondendo às necessidades sociais” (Enc. Ágora. Idem.)
*Sistema (do grego): conjunto harmonioso;
conjunto articulado harmoniosamente; conjunto harmonioso com partes integradas.
*Diferentemente de Karl Marx, Durkheim não fez
críticas contundentes ao capitalismo. Sua análise entende a sociedade como um
organismo, NÃO como lugar onde se travam lutas de classes. Vale observar que
Durkheim não foi perseguido. Marx, por sua vez, foi.
REFERÊNCIAS:
ENCYCICLOPÉDIE DE L’AGORA. Durkheim Émile. Disponível em: < http://agora.qc.ca/Dossiers/Emile_Durkheim > Acesso em 16/09/2023. (Foi
feito uso do Google Tradutor.)
SEE PARANÁ. Contribuições de Émile Durkheim. Disponível em: < http://www.sociologia.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=167#:~:text=O%20fato%20social%2C%20segundo%20Durkheim,regras%20da%20sociedade%20onde%20vivem. > Acesso em 23/09/2023.
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