domingo, 4 de junho de 2023

CORREÇÃO DA PROVA 1 (primeira chamada) DE FILOSOFIA DOS PRIMEIROS ANOS - SEGUNDO BIMESTRE (Prof. José Antônio Brazão.)

 CORREÇÃO DA PROVA 1 (PRIMEIRA CHAMADA) 

DE FILOSOFIA DOS PRIMEIROS ANOS - SEGUNDO BIMESTRE 

(Prof. José Antônio Brazão.)

PROVA BIMESTRAL – PRIMEIRA CHAMADA

RESPOSTAS COMENTADAS PELO PROFESSOR.

QUESTÃO 1: Como se chamavam os filósofos professores gregos itinerantes, que vendiam seus conhecimentos, no período antropológico da filosofia grega?

SOFISTA. A palavra sofista tem a mesma raiz de Sophia (Sofia), palavra grega que significa sabedoria, e sophos, sábio. Sofista é o sábio, pois assim eles se consideravam. Eram filósofos-professores que tinham conhecimento das artes da linguagem e da persuasão, que ensinavam a quem os podia pagar. Vale lembrar que esses conhecimentos eram necessários no período, pois as cidades-estados (póleis) haviam crescido muito.

QUESTÃO 2: Dê uma palavra sinônima da palavra itinerante.

ITINERANTE significa viajante, andarilho. De fato, os sofistas iam de uma cidade a outra, na Grécia, vendendo seus conhecimentos a quem tivesse dinheiro para os pagar. E eram procurados!

QUESTÃO 3: Quais foram os dois tipos principais de conhecimentos vendidos pelos filósofos professores gregos itinerantes do período antropológico da filosofia grega?

RETÓRICA [ver abaixo, no enunciado da questão 6] e DIALÉTICA. Retórica é a arte de falar bem em público. Dialética é a arte de dialogar, ou melhor, de debater, de discutir ideias. Ambas eram importantes, como ainda são, com o nome de oratória, na exposição de ideias, na defesa de posições e no convencimento das pessoas. Em assembleias políticas isto era, naquele tempo, fundamental. Daí a razão de busca de seu aprendizado. Vale lembrar que, ainda hoje, há palestrantes e escolas que vendem aulas de oratória.

 QUESTÃO 4: Como se chamava o filósofo que foi mestre de Platão e que gostava de conversar com as pessoas nas ruas de Atenas e, por conta de inimigos, acabou sendo condenado injustamente?

SÓCRATES. Sócrates foi um filósofo de grande importância para o curso da filosofia grega, tendo, como os sofistas, posto a busca do conhecimento não mais no entendimento do universo (cosmos) e da natureza (physis), como fizeram os filósofos pré-socráticos (ou físicos), mas em questões humanas, bem vivas nas cidades-estados (póleis) gregas entre os séculos V e IV a.C. Sócrates gostava de conversar com as pessoas, em busca do conhecimento do qual, segundo dizia, nada sabia (“Só sei que nada sei.”). Infelizmente, inimigos que surgiram com o tempo o levaram ao tribunal e o acusaram injustamente. Acabou por morrer na prisão, obrigado a beber cicuta, um veneno letal, como as injeções letais ainda usadas em algumas prisões de países que mantêm a pena de morte. PLATÃO, um jovem de boas condições, respeitava profundamente SÓCRATES, juntamente com amigos que também seguiam este em seus debates em logradouros [locais diversos] de Atenas.

 

QUESTÃO 5: Que outro grande personagem, religioso, com o qual se comparar o caso mestre de Platão que foi condenado injustamente à morte?

JESUS (JESUS CRISTO; CRISTO). Jesus também foi morto de forma injusta, por conta dos valores que, ao longo do tempo, defendeu, bem presentes naqueles livros do Novo Testamento bíblico chamados evangelhos.

QUESTÃO 6: Que importância tinha a retórica nas cidades-estados (póleis) gregas em desenvolvimento na antiguidade grega? Para que utilizá-la?

A RETÓRICA era um conhecimento de vital importância, nas póleis gregas antigas, em razão do poder de convencimento das palavras, em discursos de políticos e em assembleias. Quem queria se destacar na política precisava dominar também o uso das palavras, como ocorreu com outros ao longo dos séculos, até hoje. À Retórica, como visto acima, somava-se a Dialética.

*LEIA O TEXTO SEGUINTE COM MUITA ATENÇÃO E RESPONDA AS QUESTÕES:

TEXTO:  Biografia e ideias de Sócrates (IN: http://www.suapesquisa.com/socrates/ )

“Sócrates nasceu em Atenas, provavelmente no ano de 470 a.C., e tornou-se um dos principais pensadores da Grécia Antiga. Podemos afirmar que Sócrates fundou o que conhecemos hoje por filosofia ocidental. Foi influenciado pelo conhecimento de um outro importante filósofo grego: Anaxágoras. Seus primeiros estudos e pensamentos discorrem sobre a essência da natureza da alma humana. Sócrates era considerado pelos seus contemporâneos um dos homens mais sábios e inteligentes. Em seus pensamentos, demonstra uma necessidade grande de levar o conhecimento para os cidadãos gregos. Seu método de transmissão de conhecimentos e sabedoria era o diálogo. Através da palavra, o filósofo tentava levar o conhecimento sobre as coisas do mundo e do ser humano. Conhecemos seus pensamentos e ideias através das obras de dois de seus discípulos: Platão e Xenofonte. Infelizmente, Sócrates não deixou por escrito seus pensamentos. Sócrates não foi muito bem aceito por parte da aristocracia grega, pois defendia algumas ideias contrárias ao funcionamento da sociedade grega. Criticou muitos aspectos da cultura grega, afirmando que muitas tradições, crenças religiosas e costumes não ajudavam no desenvolvimento intelectual dos cidadãos gregos. Em função de suas ideias inovadoras para a sociedade, começa a atrair a atenção de muitos jovens atenienses. Suas qualidades de orador e sua inteligência, também colaboraram para o aumento de sua popularidade. Temendo algum tipo de mudança na sociedade, a elite mais conservadora de Atenas começa a encarar Sócrates como um inimigo público e um agitador em potencial. Foi preso, acusado de pretender subverter a ordem social, corromper a juventude e provocar mudanças na religião grega. Em sua cela, foi condenado a tomar um veneno chamado cicuta, em 399 AC.” (SUA PESQUISA. Sócrates. Disponível em: < http://www.suapesquisa.com/socrates/ > Acesso em 16 de maio de 2022.) MARQUE UMA ÚNICA ALTERNATIVA NAS QUESTÕES A SEGUIR.

QUESTÃO 7: Dentre as acusações contra Sócrates encontram-se as seguintes. Marque a alternativa correta:

I) Ensinar coisas erradas à juventude.

II) Subverter a ordem social.

III) Corromper a juventude.

IV) Ser dedicado cidadão da pólis (cidade-estado).

V) Provocar mudanças na religião grega.

São verdadeiras as seguintes alternativas, em sua totalidade:

(a)(     ) I, II, III e IV

(b)(     ) I, II, IV e V.

(c)(     ) I, III, IV e V.

(d)(     ) II, III, IV e V.

(e)(  X   ) I, II, III e V.

COMENTÁRIO QUESTÃO 7: Ser dedicado cidadão da pólis (cidade-estado), no caso Atenas, não era uma acusação. Ninguém o acusaria de ser bom cidadão e nenhum juiz ou assembleia (Helieia, em Atenas, tribunal popular) o sentenciaria por isto. As demais acusações, sim, foram usadas, de maneira falsa, pelos inimigos, representantes daqueles que viam em Sócrates um questionador potencialmente perigoso.

 QUESTÃO 8: Dentre os seguintes pensadores, as ideias deste exerceram certa influência em Sócrates:

(a)(      ) Albert Einstein.

(b)(      ) Alexander Graham Bell.

(c)(   X   ) Anaxágoras.

(d)(      ) Max Planck.

(e)(      ) Albert Camus.

COMENTÁRIO DA QUESTÃO 8: O único pensador que aparece no texto supracitado é Anaxágoras, filósofo grego de Clazômenas, do século V a.C., de fato, o único da antiguidade, relativamente próximo dos tempos de Sócrates. Albert Einstein, alemão, foi físico que viveu entre os séculos XIX e XX da era cristã. Graham Bell, britânico, entre os séculos XIX e XX, foi inventor do telefone. Max Planck, físico alemão, entre os séculos XIX e XX também, foi um dos descobridores da física quântica. Albert Camus, filósofo existencialista e escritor franco-argelino do século XX. Todos já falecidos.

 QUESTÃO 9: O principal elemento que Sócrates usou para trocar ideias com os seus interlocutores (entre os quais havia poetas, políticos, sofistas, jovens e outros, inclusive uma mulher que aparece nos escritos de Platão) foi:

(a)(      ) A música.

(b)(      ) A pintura.

(c)(      ) A arte.

(d)(      ) A escrita.

(e)(   X   ) A palavra.

COMENTÁRIO QUESTÃO 9: A palavra falada foi o instrumento principal com o qual Sócrates fez debates e trocou ideias com muitos seguidores seus, sempre dialogando com as pessoas e usando da ironia e da maiêutica.

 COMENTÁRIO DA QUESTÃO 9:

QUESTÃO 10: Dentre os seguintes elementos presentes nos diálogos de Sócrates com seus interlocutores (debatedores e ouvintes) encontram-se quatro das seguintes alternativas. Marque aquela em que haja falsidade:

(a)(   X   ) Adulação e bajulação da aristocracia de seu tempo.

(b)(    ) Uso da ironia (perguntar simulando não saber, a fim de levar à contradição).

(c)(      ) A maiêutica (arte de partejar ideias).

(d)(      ) Levar as pessoas à reflexão crítica das verdades em que acreditavam.

(e)(      ) Preocupação com questões humanas, éticas e políticas.

COMENTÁRIO DA QUESTÃO 10: Se tem uma coisa que Sócrates não fez, segundo se pode ver nos textos de Platão e de Xenofonte, discípulos, foi bajular a aristocracia ou classe rica e grande proprietária da época em que viveu. Mas gostava de debater com quem quer fosse e que se dispusesse a conversar com ele nas ruas, nas praças, em lugares onde estivesse.

 

BOA PROVA!

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