CORREÇÃO DA PROVA 1 (PRIMEIRA CHAMADA)
DE FILOSOFIA DOS PRIMEIROS ANOS - SEGUNDO BIMESTRE
(Prof. José Antônio Brazão.)
PROVA BIMESTRAL – PRIMEIRA CHAMADA
RESPOSTAS COMENTADAS PELO PROFESSOR.
QUESTÃO 1: Como se chamavam os filósofos professores
gregos itinerantes, que vendiam seus conhecimentos, no período antropológico da
filosofia grega?
ITINERANTE significa viajante, andarilho. De fato, os
sofistas iam de uma cidade a outra, na Grécia, vendendo seus conhecimentos a
quem tivesse dinheiro para os pagar. E eram procurados!
QUESTÃO 3: Quais foram os dois tipos principais de conhecimentos vendidos pelos filósofos professores gregos itinerantes do período antropológico da filosofia grega?
RETÓRICA [ver abaixo, no enunciado da questão 6] e
DIALÉTICA. Retórica é a arte de falar bem em público. Dialética é a arte de
dialogar, ou melhor, de debater, de discutir ideias. Ambas eram importantes,
como ainda são, com o nome de oratória, na exposição de ideias, na defesa de
posições e no convencimento das pessoas. Em assembleias políticas isto era,
naquele tempo, fundamental. Daí a razão de busca de seu aprendizado. Vale
lembrar que, ainda hoje, há palestrantes e escolas que vendem aulas de
oratória.
SÓCRATES.
Sócrates foi um filósofo de grande importância para o curso da filosofia grega,
tendo, como os sofistas, posto a busca do conhecimento não mais no entendimento
do universo (cosmos) e da natureza (physis), como fizeram os filósofos
pré-socráticos (ou físicos), mas em questões humanas, bem vivas nas
cidades-estados (póleis) gregas entre os séculos V e IV a.C. Sócrates gostava
de conversar com as pessoas, em busca do conhecimento do qual, segundo dizia,
nada sabia (“Só sei que nada sei.”). Infelizmente, inimigos que surgiram com o
tempo o levaram ao tribunal e o acusaram injustamente. Acabou por morrer na
prisão, obrigado a beber cicuta, um veneno letal, como as injeções letais ainda
usadas em algumas prisões de países que mantêm a pena de morte. PLATÃO, um
jovem de boas condições, respeitava profundamente SÓCRATES, juntamente com
amigos que também seguiam este em seus debates em logradouros [locais diversos]
de Atenas.
QUESTÃO 5: Que
outro grande personagem, religioso, com o qual se comparar o caso mestre de
Platão que foi condenado injustamente à morte?
JESUS
(JESUS CRISTO; CRISTO). Jesus também foi morto de forma injusta, por conta dos
valores que, ao longo do tempo, defendeu, bem presentes naqueles livros do Novo
Testamento bíblico chamados evangelhos.
QUESTÃO 6: Que importância tinha a retórica nas cidades-estados (póleis) gregas em desenvolvimento na antiguidade grega? Para que utilizá-la?
A RETÓRICA
era um conhecimento de vital importância, nas póleis gregas antigas, em razão
do poder de convencimento das palavras, em discursos de políticos e em
assembleias. Quem queria se destacar na política precisava dominar também o uso
das palavras, como ocorreu com outros ao longo dos séculos, até hoje. À
Retórica, como visto acima, somava-se a Dialética.
*LEIA O TEXTO SEGUINTE COM MUITA ATENÇÃO E RESPONDA AS QUESTÕES:
TEXTO: Biografia e ideias de Sócrates
(IN: http://www.suapesquisa.com/socrates/ )
“Sócrates
nasceu em Atenas, provavelmente no ano de 470 a.C., e tornou-se um dos
principais pensadores da Grécia Antiga. Podemos afirmar que Sócrates fundou o
que conhecemos hoje por filosofia ocidental. Foi influenciado pelo conhecimento
de um outro importante filósofo grego: Anaxágoras. Seus primeiros estudos e
pensamentos discorrem sobre a essência da natureza da alma humana. Sócrates era
considerado pelos seus contemporâneos um dos homens mais sábios e inteligentes.
Em seus pensamentos, demonstra uma necessidade grande de levar o conhecimento
para os cidadãos gregos. Seu método de transmissão de conhecimentos e sabedoria
era o diálogo. Através da palavra, o filósofo tentava levar o conhecimento
sobre as coisas do mundo e do ser humano. Conhecemos seus pensamentos e ideias
através das obras de dois de seus discípulos: Platão e Xenofonte. Infelizmente,
Sócrates não deixou por escrito seus pensamentos. Sócrates não foi muito bem
aceito por parte da aristocracia grega, pois defendia algumas ideias contrárias
ao funcionamento da sociedade grega. Criticou muitos aspectos da cultura grega,
afirmando que muitas tradições, crenças religiosas e costumes não ajudavam no
desenvolvimento intelectual dos cidadãos gregos. Em função de suas ideias
inovadoras para a sociedade, começa a atrair a atenção de muitos jovens
atenienses. Suas qualidades de orador e sua inteligência, também colaboraram
para o aumento de sua popularidade. Temendo algum tipo de mudança na sociedade,
a elite mais conservadora de Atenas começa a encarar Sócrates como um inimigo
público e um agitador em potencial. Foi preso, acusado de pretender subverter a
ordem social, corromper a juventude e provocar mudanças na religião grega. Em
sua cela, foi condenado a tomar um veneno chamado cicuta, em 399 AC.” (SUA
PESQUISA. Sócrates. Disponível em: < http://www.suapesquisa.com/socrates/ > Acesso
em 16 de maio de 2022.) MARQUE UMA ÚNICA ALTERNATIVA NAS QUESTÕES A SEGUIR.
QUESTÃO 7:
Dentre as acusações contra Sócrates encontram-se as seguintes. Marque a
alternativa correta:
I) Ensinar
coisas erradas à juventude.
II) Subverter
a ordem social.
III) Corromper
a juventude.
IV) Ser
dedicado cidadão da pólis (cidade-estado).
V) Provocar
mudanças na religião grega.
São
verdadeiras as seguintes alternativas, em sua totalidade:
(a)( ) I, II, III e IV
(b)( ) I, II, IV e V.
(c)( ) I, III, IV e V.
(d)( ) II, III, IV e V.
(e)( X )
I, II, III e V.
COMENTÁRIO
QUESTÃO 7: Ser dedicado cidadão da pólis (cidade-estado), no caso Atenas, não
era uma acusação. Ninguém o acusaria de ser bom cidadão e nenhum juiz ou
assembleia (Helieia, em Atenas, tribunal popular) o sentenciaria por isto. As
demais acusações, sim, foram usadas, de maneira falsa, pelos inimigos,
representantes daqueles que viam em Sócrates um questionador potencialmente
perigoso.
(a)( ) Albert Einstein.
(b)( ) Alexander Graham Bell.
(c)( X )
Anaxágoras.
(d)( ) Max Planck.
(e)( ) Albert Camus.
COMENTÁRIO
DA QUESTÃO 8: O único pensador que aparece no texto supracitado é Anaxágoras,
filósofo grego de Clazômenas, do século V a.C., de fato, o único da
antiguidade, relativamente próximo dos tempos de Sócrates. Albert Einstein,
alemão, foi físico que viveu entre os séculos XIX e XX da era cristã. Graham
Bell, britânico, entre os séculos XIX e XX, foi inventor do telefone. Max
Planck, físico alemão, entre os séculos XIX e XX também, foi um dos
descobridores da física quântica. Albert Camus, filósofo existencialista e
escritor franco-argelino do século XX. Todos já falecidos.
(a)( ) A música.
(b)( ) A pintura.
(c)( ) A arte.
(d)( ) A escrita.
(e)( X )
A palavra.
COMENTÁRIO
QUESTÃO 9: A palavra falada foi o instrumento principal com o qual Sócrates fez
debates e trocou ideias com muitos seguidores seus, sempre dialogando com as
pessoas e usando da ironia e da maiêutica.
QUESTÃO 10:
Dentre os seguintes elementos presentes nos diálogos de Sócrates com seus
interlocutores (debatedores e ouvintes) encontram-se quatro das seguintes
alternativas. Marque aquela em que haja falsidade:
(a)( X )
Adulação e bajulação da aristocracia de seu tempo.
(b)( ) Uso da ironia (perguntar simulando não
saber, a fim de levar à contradição).
(c)( ) A maiêutica (arte de partejar ideias).
(d)( ) Levar as pessoas à reflexão crítica das
verdades em que acreditavam.
(e)( ) Preocupação com questões humanas, éticas
e políticas.
COMENTÁRIO
DA QUESTÃO 10: Se tem uma coisa que Sócrates não fez, segundo se pode ver nos
textos de Platão e de Xenofonte, discípulos, foi bajular a aristocracia ou
classe rica e grande proprietária da época em que viveu. Mas gostava de debater
com quem quer fosse e que se dispusesse a conversar com ele nas ruas, nas
praças, em lugares onde estivesse.
BOA PROVA!
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