SECRETARIA DE SEGURANÇA
PÚBLICA/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
COMANDO DE
ENSINO POLICIAL MILITAR
CEPMG -
VASCO DOS REIS
Divisão de
Ensino / Coordenação Pedagógica
SEGUNDO BIMESTRE
AULA 14 DE SOCIOLOGIA DOS SEGUNDOS ANOS:
DEMOCRACIA, CIDADANIA E DIREITOS
HUMANOS:
DEMOCRACIA E CIDADANIA (Prof. José Antônio Brazão.)
O conceito (ideia, definição,
significado...) de democracia remonta à antiguidade. Democracia é uma palavra
de origem grega e significa, basicamente, governo do povo. Governo direto do povo?
Vejamos.
Na cidade de Atenas, no mundo antigo,
todo cidadão nascido em Atenas, depois de certa idade, podia participar da
assembleia que definia os destinos da cidade. Era, portanto, uma democracia
direta. Mas, apesar disto, da democracia só tinham direito à participação os
homens nascidos em Atenas, sendo que mulheres e crianças não podiam participar.
Escravos? Jamais!
O filósofo Platão, em seu livro A República, ainda pensou em uma cidade
ideal, formada por três grupos básicos:
1) Os governantes – filósofos e
filósofas (homens e mulheres). Formados(as) pela escolha dos melhores guardiões
e guardiãs.
2) Os guardiões e as guardiãs. Dirá
Platão:
“-
Portanto - prossegui eu - se se evidenciar que, ou o sexo masculino, ou o
feminino, é superior um ao outro no exercício de uma arte ou de qualquer outra
ocupação, diremos que se deverá confiar essa função a um deles. Se, porém, se
vir que a diferença consiste apenas no facto de a mulher dar à luz e o homem
procriar, nem por isso diremos que está mais bem demonstrado que a mulher
difere do homem em relação ao que dizemos, mas continuaremos a pensar que os
nossos guardiões e as suas mulheres devem desempenhar as mesmas funções. (A
República (R), V. 454d-e)” (PLATÃO)
3) O grupo encarregado de garantir a vida material, ou seja, a manutenção da
cidade-Estado (pólis) ideal, composto
por agricultores, artesãos e comerciantes.
IMAGENS:
Conjunto (A
cidade ideal):
Na alma de cada membro dos grupos há
um elemento que lhe corresponde: ouro na alma dos governantes (filósofos e
filósofas), prata na alma de guardiões e guardiãs e bronze na alma de
agricultores, artesãos e comerciantes. Esse elemento indica a habilidade que
cada um deles disporia para sua função específica.
IMAGENS: A cidade ideal de Platão.
De acordo com Platão, a justiça
estaria em que cada um faça o que precisa fazer, de forma bem feita, para o bem
de todos, o bem comum. Caberia aos e às governantes (filósofos e filósofas) o
zelo pelo bom governo, a boa direção da cidade, zelar por suas leis, agir de
forma honesta (sem corrupção), sendo que para isto não disporiam de bens
próprios, mas seriam providos(as), tanto eles(as) quanto os(as) guardiões(ãs),
pelo grupo encarregado pela manutenção. Quanto aos(às) guardiões(ãs),
caber-lhes-ia a proteção da cidade, agindo também de forma honesta e com muita
coragem. Quanto aos mantenedores, a providência dos bens necessários a todos,
além de poderem fazer comércio, tanto dentro da cidade quanto fora desta, no
intuito também de contribuírem para o enriquecimento da cidade ideal.
IMAGENS (Mulheres no mundo do trabalho e da política):
Mulheres em
cargos elevados da sociedade:
A cidade de Platão não chega a ser
uma democracia, mas uma aristocracia, isto é, o governo dos melhores, tendo em
vista que se buscaria colocar as melhores pessoas na direção, na proteção e no
bem-estar geral da cidade. Nesse sentido, ainda que haja uma certa separação
entre os grupos, quando Platão diz que na alma de cada membro de cada grupo um
dado elemento, ele abre espaço para a possibilidade de haver algum filho ou
filha dos grupos, em sua alma, um metal que não corresponda ao de seu grupo.
Sendo assim, os governantes devem zelar para que esse filho seja dirigido para
o grupo a que lhe compete conforme o metal de sua alma.
O que a cidade de Platão aponta a
respeito de governo e de cidadania (palavra que deriva da ideia de participação
no bem da cidade)? O ideal de
uma cidadania em que cada membro, seja homem ou mulher, busque um bem maior, o
bem de toda a cidade, seu crescimento e seu desenvolvimento. Sem dúvida, um
ideal que permanece atual, ainda que o contexto histórico seja um tanto
diferente – antiguidade (no caso de Platão), contemporaneidade (no caso do
mundo em que hoje se vive). E, de fato, é um ideal, ou seja, algo que existe
como ideia, mas também como possibilidade. Ora, um ideal pode vir a tornar-se
real, senão totalmente, pelo menos em parte.
Outro ponto: a participação das
mulheres! Homens e mulheres trabalhando juntos por um bem maior. (Ver imagens
acima.)
Ser cidadão, cidadã, com efeito, é
fazer bem aquilo que cada um(a) é capaz de fazer e pode fazer bem feito, no
intuito de trazer coisas boas para si e para o bem de toda a coletividade, a
começar da cidade onde se vive (não é à toa o nome cidadania).
Não se vive, no Brasil, em uma
aristocracia ideal – governo ideal dos melhores, dos mais bem preparados para
realizarem devidamente sua direção e suas ações em prol do bem comum, como
propunha Platão. Mas se cada um(a) buscar fazer bem aquilo que lhe compete
fazer (aquilo que está às suas mãos ou diante de si), o bem de mais pessoas
pode ser alcançado. Que ações?
Pode-se elencar algumas ações
simples, disponíveis e possíveis, que marcam a cidadania na prática:
IMAGENS (Cidadania em pequenos atos cotidianos):
1)Quem estuda, que se dedique com afinco aos seus
estudos. Quanto mais se aprende, quanto mais se esforça por aprender, tanto
maior a possibilidade de uma pessoa poder ajudar a si, a família, a cidade, o
Estado, o país, até mesmo o mundo.
2)Quem ensina, que faça bem seu trabalho.
3)Sempre que possível, evitando o desperdício – tanto
a sociedade quanto a natureza, com certeza, vão agradecer.
4)Em tempos de comoção social, seguir as normas
propostas pelo bem de si, da família e de toda a sociedade, praticamente.
5)Quando não se joga lixo no chão, na rua, no bueiro
ou vias públicas, nem em casa, mas no lugar devido: nas lixeiras.
6)Quando se atende bem alguém no trabalho.
7)Uma ação caritativa, quando possível, a alguém que
estiver precisando.
8)Quando se procura conhecer bem os direitos que se
tem (conhecimento) e cumprir os deveres de forma positiva.
9)Quando se lê um bom livro, desenvolvendo assim
habilidades de fala, escrita, compreensão, interpretação e outras. Tais
habilidades são de fundamental importância para o mundo social, para o bem
pessoal e comum.
10)Participando, quando possível, de manifestações em
prol da sociedade e contra tudo o que se oponha ao bem da sociedade – anos
atrás, por exemplo, muita gente foi às ruas em favor da natureza, contra o
desmatamento descontrolado, contra a corrupção, etc.
11)Além de votar, verificar se a pessoa em que se
votou está fazendo bem seu trabalho em favor do público. Para tanto, um
levantamento na internet poderá, de repente, ajudar.
12)Ajudar a mãe e o pai em casa! Uma atitude simples,
mas que, com muita certeza, pode fazer diferença em termos familiares,
estendendo-se até mesmo à sociedade.
13)Se tem fé, faça uma oração pelo bem da própria
família e da sociedade. Em tempos desafiadores, de enfrentamento de
dificuldades coletivas, uma oração pode ajudar.
14)Desligar a luz do quarto ou de qualquer cômodo
quando não o estiver usando. Além de economizar energia e dinheiro, ajuda a
evitar sobrecargas nas redes elétricas comuns. A natureza, com certeza, também
agradecerá.
15)Vivenciando valores éticos, morais! No mundo atual,
isto é extremamente necessário.
16)Não
admitindo como certas ações maléficas de pessoas que têm a incumbência de usar
o poder para fazer o bem, nem
fazendo uso do “jeitinho” (forma de corrupção) para resolver assuntos pessoais
e situações.
17)Etc. Etc.
MAIS IMAGENS:
Praticando a cidadania:
O amor pela
cidade:
Ainda que não resolvam todos os
problemas sociais, essas ações são passos simples, que podem ser realizados e
que podem trazer benefícios de grande importância e peso na vida das pessoas,
de cada cidadão e cidadã. A cidadania não é algo de outro mundo. Está aí, ao
alcance de todos. A cidadania começa com ações simples – com cada um(a) fazendo
sua parte para o bem pessoal, familiar e, num sentido bem mais amplo, de toda a
coletividade social. Com essas ações se constrói a democracia que tanto se
quer, a começar de cada um(a).
REFERÊNCIAS:
GOOGLE. Google Imagens. Disponível em: < https://www.google.com/imghp?hl=pt-BR > Acessos em abril e maio de 2021.
PLATÃO. A República. Disponível em: < https://joaocamillopenna.files.wordpress.com/2016/04/platao-a-republica.pdf > Acesso em 04 de maio de 2021.
SILVA, Afrânio et
alii. Sociologia em Movimento.
(Manual do Professor) 2.ed. São Paulo, Moderna, 2017.
WIKIPÉDIA. Mercantilismo, Absolutismo, Primeira Guerra
Mundial, Estado Mínimo. Disponível em: <
https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal > Acesso em 15 e 16 de março de 2023.
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