COMANDO DE
ENSINO POLICIAL MILITAR
CEPMG -
VASCO DOS REIS
Divisão de
Ensino / Coordenação Pedagógica
SEGUNDO BIMESTRE
AULA 13 DE FILOSOFIA DOS PRIMEIROS ANOS:
SOFISTAS E SOFISMAS NOS TEMPOS ATUAIS
(Prof. José Antônio Brazão.):
Os sofistas foram
professores de retórica e dialética, também de outras matérias conforme cada
caso, com enfoque sobre o uso da linguagem para convencimento de pessoas.
Conhecimentos de grande uso naqueles tempos da Grécia antiga, em que cresciam
as cidades-estados (póleis [plural de pólis, gr.]), por volta dos séculos V e
IV, um pouco antes, um pouco depois: políticos, advogados, juristas, entre
outros que usavam a palavra, com certeza, estiveram entre os que apreciaram e
fizeram proveito das aulas dos sofistas.
Os sofistas foram
filósofos também? O nome sofista liga-se a sofia (sophia), sabedoria, em grego.
Consideravam-se sábios, ainda que nem todos eles fossem de fato. Sabiam fazer
uso das palavras, questionaram verdades tradicionais (a religiosidade e a
justiça, por exemplo), discutiram acerca da verdade, puseram em debate uma
série de ideias e de valores, questionaram, duvidaram, travaram debates – algo
semelhante ao que os grandes filósofos fizeram. Ademais, puseram na ordem do
dia a preocupação com as questões humanas, diferenciando-se da preocupação
cosmológico-elementar dos primeiros filósofos gregos (pré-socráticos ou
físicos). Filósofos!
Sem dúvida, foram
filósofos e trouxeram preocupações e questionamentos aos grandes filósofos
gregos, dos quais comumente se fala: a discussão em torno da verdade, da
relatividade dos valores, dos fundamentos da ética, a lógica, entre outros
temas que entrariam de cheio nas discussões de Sócrates, Platão e Aristóteles,
além dos que os seguiram no período helenístico posterior. Os três grandes
filósofos gregos mencionados serão estudados a seu tempo.
Mas e hoje, será que
existem sofistas e sofismas? Sofismas são raciocínios enganosos com aparência
de verdade. Será que ainda se usa a linguagem e outros recursos para iludir e
até enganar as pessoas? O ensino da retórica e da dialética perdeu-se com o
tempo ou ainda existe? Vamos começar da última questão.
Hoje ainda existem
professores de conhecimentos e usos da linguagem para convencimento de pessoas.
Podem ser citados, como grande exemplo: professores e professoras de ORATÓRIA.
Sem dúvida alguma, professores(as) de oratória trabalham com gente dos mais
variados tipos, cobrando, como os sofistas outrora fizeram, pelos serviços
prestados – há cursos de oratória que são caros!
“Como falar em público sem medo usando a ‘nova
inteligência’: Aprenda a se comunicar bem em qualquer situação e diante de
qualquer pessoa. Mesmo que você seja tímido(a) ou inseguro(a). Chega de sofrer
ou de se frustrar na hora de falar em público! O que você vai aprender na aula?
Como usar a área correta do seu cérebro para controlar as emoções na hora de
falar em público. Como aprimorar a ssua capacidade de comunicação de forma rápida
usando a ‘Nova inteligência’. Como aplicar as técnicas de comunicação para você
se destacar no seu trabalho ou mercado.” (Prof. Lucas Lima. Ver referencial, no
final.)
Em outro curso de
oratória se diz:
“Descubra como falar bem em público e conquiste
uma oratória altamente eficiente de forma prática e rápida, mesmo começando do
ABSOLUTO ZERO.
Aprenda o Método validado pelo mercado nos últimos
20 anos para conseguir realizar apresentações e palestras com total confiança e
estratégia, vencendo seus medos e inseguranças, ganhando prestígio e
reconhecimento.” (Prof. Romero Machado. Ver referencial, no final.)
Esses dois são apenas
exemplos entre outros tantos que poderiam ser citados. Há professoras também
que trabalham com o ensino de oratória. Uma busca simples na internet pode
trazer muitas possibilidades de cursos. E o que esses cursos oferecem, hoje?
Preparo para o mundo do trabalho, para vencer fazendo o uso das palavras, sem
timidez ou medo de falar e de se expressar, uma melhora sensível na capacidade
de se comunicar, como conquistar mais clientes, convencer pessoas, enfim, usos
os mais variados com base no preparo para o excelente uso da fala, dos gestos,
das expressões corporais, entre outras dicas. Como se vê, sofistas existem
ainda hoje – houve sofistas que foram grandes professores e se destacaram,
bastando lembrar de Protágoras, Trasímaco, Górgias e outros.
Segundo o UOL MUNDO
EDUCAÇÃO, no texto Sofistas: “Os mais conhecidos sofistas foram Protágoras
de Abdera (c. 490-421 a.C.), Górgias de Leontinos (c.
487-380 a.C.), Hípias de Élis, Isócrates de Atenas, Licofron, Pródicos e Trasímaco.(...)”
(UOL MUNDO EDUCAÇÃO. Sofistas.
Disponível em: < https://mundoeducacao.uol.com.br/filosofia/sofistas.htm#:~:text=Os%20mais%20conhecidos%20sofistas%20foram,um%20dos%20mais%20importantes%2C%20Prot%C3%A1goras.
> Acesso em 22/04/2023.)
Mas os professores de
oratória de hoje não ensinam somente a pessoas comuns e outras interessadas no
mundo do trabalho. Há artistas, apresentadores(as) de televisão, como Sílvio
Santos, que outrora foi camelô e acabou se tornando dono de uma rede de
televisão, que, além do talento de falar bem, fizeram cursos de oratória.
Sílvio Santos aprimorou-se fazendo cursos. E como ele usa a oratória? Vejamos o
que o Professor Deo Dantas (de Oratória) diz.
Segundo Deo Dantas,
Sílvio Santos usa, entre outras técnicas de oratória, de: “(1)Não se levar tão
a sério: ria de si mesmo. (2)Aumente o volume da sua voz: quando falamos em
público usamos a linguagem verbal e a linguagem não verbal. (3)Use a linguagem
do seu público: Sílvio Santos usa uma linguagem simples, porque sabe que essa é
a linguagem do público dele.” (DANTAS, Deo. Segredos
do Sílvio Santos. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=q-dMJdIESog > Acesso em
23/04/2023.) Para uma visão mais
completa, ver o vídeo.
Outras técnicas que o
Sílvio Santos usa, segundo Deo Dantas, em outro vídeo: “(1)Use bordões: bordão
é uma expressão que alguém repete com frequência. Uma marca registrada da sua
comunicação. (2)Faça gestos do tamanho do público. Faça gestos curtos para
públicos pequenos e gestos amplos para públicos grandes. [Parte da linguagem
não verbal.] (3)Faça perguntas para o público. Finalidade: envolver a plateia. (DANTAS,
Deo. Segredos do Sílvio Santos – Vídeo 2. Disponível
em: < https://www.youtube.com/watch?v=nm52LCbC49c > Acesso em 23/04/2023.)
Para uma visão mais completa, ver também o segundo vídeo.
Há outros recursos que
Deo Dantas não fala e que aparecem nos exemplos de vídeos onde Sílvio Santos
aparece: o palco, a disposição da plateia, as cores, a temperatura do ambiente
em que a plateia se encontra, entre outros. Porém, independentemente desses
recursos, o peso recai sobre a expressão humana, o modo como o apresentador
expõe suas palavras, seus gestos, como chama atenção e prende atenção das
pessoas, tanto as do público próximo, dentro do estúdio, quanto de casa,
especialmente, que é o grande público alvo – uma rede de televisão depende
imensamente deste público. Atrair radiouvintes, como outrora fez, e
telespectadores, como fez e continua fazendo, é parte da estratégia para obter
grandes quantidades de lucro (dinheiro e investimentos), tanto por parte de
Sílvio Santos, quanto de sua rede de televisão (SBT), quanto das empresas
patrocinadoras.
Como se pôde ver, o
trabalho dos professores de oratória de hoje faz recordar bem como deveria ser
o trabalho dos sofistas na antiguidade, com suas dicas de convencimento, de
atração do público, de levar os públicos, onde quer que se esteja, a fazerem o
que se quer que façam. As empresas patrocinadoras, em todo e qualquer caso,
vendem seus produtos e faturam muito com isto, o que também enriquece a rede de
televisão ou até mesmo simples youtubers. Hoje, um outro exemplo pode ser
citado: o dos comediantes stand up.
Mas nem sempre o
convencimento de pessoas para um dado propósito é simplesmente positivo, como
vender produtos e ganhar dinheiro. Às vezes, esse convencimento tem profundo
interesse político e até militar, na busca de unificação de um país ou de um
povo em torno de falsos ideais tomados como verdades plenas, como foi o caso do
FASCISMO e do NAZISMO, respectivamente na Itália e na Alemanha da primeira
metade do século XX.
Houve diferentes líderes
que se destacaram na ORATÓRIA, fazendo uso de verdadeiros SOFISMAS (raciocínios
enganos com aparência de verdade) para convencer italianos e alemães. Entre
esses líderes, destaque especial para Benito Mussolini (o Duce [Guia] italiano)
e Adolf Hitler (o Furher [Líder] alemão). É claro, ambos tinham quem os
auxiliava até na elaboração dos discursos inflamados que faziam. Ambos foram
grandes oradores e chegaram a falar para milhares e milhares de pessoas.
TAREFA:
*EM GRUPOS DE DOIS/DUAS OU TRÊS ou
INDIVIDUALMENTE, como queira(m).
*POSSIBILIDADES DE ESCOLHA:
**Um(a) comediante stand up.
**Benito Mussolini.
**Adolf Hitler.
**Um(a) outro(a) apresentador(a) de televisão.
*VEJAM UM OU MAIS VÍDEOS em que esse(a)
orador(a) aparece e analise: altura e recursos que permitem elevar a voz;
posição corporal dessa pessoa; do que fala essa pessoa (fazer um resumo das
ideias principais apresentadas – no caso dos discursos de Mussolini e Hitler,
use recurso de tradução disponível, por exemplo, no Youtube); para qual plateia
fala nesse momento (militares, pessoas do povo, etc.); em que local se encontra
a plateia (estádio, espaço aberto, praça, etc.); que técnicas de oratória essa
pessoa usa e que se assemelham às do Sílvio Santos; de que gestos repetitivos
ou não essa pessoa faz uso; o que quer essa pessoa (e seu grupo de apoio)
conseguir; de que sofismas esse(a) orador(a) faz uso – explique também porque
você acredita serem sofismas esses elementos da fala dessa pessoa; pense em
outras coisas que você possa ter visto e as anote também – tudo isto poderá dar
uma visão ampla do uso da oratória, tanto em termos de benefícios como em
termos de convencimento de pessoas (público).
*APRESENTAÇÃO DOS GRUPOS em sala de aula. Data
a marcar.
*USO DE CARTAZES, se assim o grupo ou cada
um(a) desejar.
*DEBATE coletivo.
REFERÊNCIAS:
ARANHA,
Maria L. de A. e MARTINS, Maria H. P. Filosofando: Introdução à Filosofia.
4.ed. São Paulo, Moderna, 2009.
CHAUÍ,
Marilena. Iniciação à Filosofia. 3.ed. São Paulo, Ática, 2017.
DANTAS,
Deo. Segredos do Sílvio Santos. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=q-dMJdIESog > Acesso em 23/04/2023.
DANTAS,
Deo. Segredos do Sílvio Santos – Vídeo 2. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=nm52LCbC49c > Acesso em 23/04/2023.
LIMA.
Lucas. Como falar em público sem medo usando a “Nova inteligência”.
Disponível em: < https://www.falalima.com.br/aula-cadastro?lead=977a89f4148e4e849186a1689ba74762&utm_source=Gads_Search&utm_medium=Curso_de_Oratoria&utm_campaign=Super_Conteudo&utm_term=curso%20de%20orat%C3%B3ria&utm_content=Curso&gclid=EAIaIQobChMIlefYl4vA_gIV2RXUAR263Q6xEAAYAiAAEgLyffD_BwE > Acesso em 22/04/2023.
MACHADO,
Romero. Curso Oratória Essencial 2.0. Disponível em: < https://romeromachado.com.br/curso-de-oratoria?gclid=EAIaIQobChMIlefYl4vA_gIV2RXUAR263Q6xEAAYAyAAEgI5GPD_BwE > Acesso em 22/04/2023.
ROMEIRO,
Julieta et alii. Diálogo: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. São Paulo, Moderna, 2020. (Seis volumes)
[Livros didáticos.]
UOL MUNDO EDUCAÇÃO. Sofistas.
Disponível em: < https://mundoeducacao.uol.com.br/filosofia/sofistas.htm#:~:text=Os%20mais%20conhecidos%20sofistas%20foram,um%20dos%20mais%20importantes%2C%20Prot%C3%A1goras. > Acesso em 22/04/2023.
Nenhum comentário:
Postar um comentário