segunda-feira, 17 de abril de 2023

SEGUNDO BIMESTRE - AULA 12 DE TÓPICOS DE CIÊNCIAS HUMANAS DOS SEGUNDOS ANOS: FACULDADES E UNIVERSIDADES EM GOIÁS (Prof. José Antônio Brazão.)

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SEGUNDO BIMESTRE

AULA 12 DE TÓPICOS DE CIÊNCIAS HUMANAS DOS SEGUNDOS ANOS:

FACULDADES E UNIVERSIDADES EM GOIÁS (Prof. José Antônio Brazão.):

O que são faculdades e o que são universidades? Faculdades são instituições de ensino superior, com um ou mais cursos superiores definidos ou conjuntos de cursos de cursos superiores em uma quantidade menor, localizados em determinada região ou certas regiões (quando mais de um): faculdade de Direito, faculdade de Medicina, faculdade de Teologia, de Engenharia, etc. Cada faculdade corresponde a um curso superior, por assim dizer.

Universidades, por sua vez, são instituições de ensino superior onde há reunião de um grande número de cursos superiores, ou seja, muitas faculdades, abrangendo um número muito maior de cursos. Universidades se dividem em faculdades.

Faculdades e universidades são constituídas por campi – plural de campus. De acordo com a Profa. Dra. Enilde Faulstich, do Departamento de Lingüística, Português e Línguas Clássicas (LIP) Instituto de Letras (IL) Universidade de Brasília (UnB):

“Campus é um nome masculino, do latim ‘champ’ que significa ‘campo’, ‘plano´, ‘terreno’, diferentemente de ‘terreno cultivado ou cultivável’ que tem origem em ‘ager, agr(i)’. Campus entra no português pelo inglês, com a nova acepção de área que compreende terreno e edifícios de uma universidade ou outra escola. Pelo inglês americano, essa nova acepção entra nas outras línguas modernas, entre o fim do século XVII e o início do XIX, referindo campus universitário com o significado de ‘amplo espaço’.” (FAULSTICH, Enilde. NOTA LEXICOLÓGICA Câmpus, campus, campi? Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=8807-nota-lexicologica&Itemid=30192#:~:text=Campus%20%C3%A9%20um%20nome%20masculino,%2C%20agr(i)'.) > Acesso em 15/04/2023.

Pelo final da definição da professora, cada campus é um espaço amplo onde se situa um curso superior ou conjunto de cursos superiores, seja de uma faculdade ou de uma universidade. Para facilitar, em Goiânia, da Universidade Federal de Goiás, por exemplo: Câmpus Samambaia, Campus UFG da Praça Universitária, entre outros campi.

Como bem apresentado pela professora universitária, “Campus é um nome masculino, do latim ‘champ’ que significa ‘campo’, ‘plano´, ‘terreno’, diferentemente de ‘terreno cultivado ou cultivável’ que tem origem em ‘ager, agr(i)’.(...)” (FAULSTICH, Enilde. Op. Cit., ver trecho acima.). Campus e cultura têm algo em comum. O significado de cultura, no latim, é cultivo, plantio. Então, no campo da faculdade ou da universidade é o lugar do cultivo do aprendizado, do conhecimento. E quem planta o faz para que tenha o que colher no futuro. Assim, quem estuda empenha-se por cultivar o conhecimento que lhe trará frutos preciosos, valiosos, ao longo da vida. Significados muito ricos, como se vê.

Além das faculdades propriamente ditas, cada campus geralmente contém biblioteca, restaurante, lanchonetes, institutos, DCE (Diretório Central Estudantil ou filial deste), além de outros. Algumas faculdades e universidades também contêm teatro, palcos e outros espaços para atividades culturais e atividades diversas. A reitoria é o prédio onde fica o reitor, diretor da faculdade ou universidade. Em todas elas costuma haver também secretaria. Cada curso com sua secretaria, a fim de dar atendimento direto e específico a estudantes do curso específico que seguem.

Cursos de nível superior começaram, no Brasil, no século XIX, com as primeiras faculdades, a saber, com a vinda da Família Real Portuguesa (chegada nestas terras brasileiras em 1808). No período colonial, cursos superiores inexistiam no Brasil, até os inícios do século XIX. Quem quer que quisesse fazer curso superior tinha que ir fazer em Portugal que, sem dúvida, dispunha de boas universidades (e até hoje dispõe), como as de Coimbra, do Porto e de Lisboa.

No Brasil, com a Família Real Portuguesa e Dom Pedro I, dois cursos superiores importantes: o de Medicina, com a Escola Anatômica, Cirúrgica e Médica do Rio de Janeiro (1808), faculdades de Direito, com Dom Pedro I, em Olinda (Pernambuco), São Paulo (SP), Ouro Preto (MG). Com Dom Pedro II, a Escola de Minas de Ouro Preto (1876).

A primeira universidade fundada no Brasil foi a Universidade do Rio de Janeiro, em 1920. Com o passar das décadas, outras viriam a ser fundadas também, tanto faculdades quanto universidades.

Em GOIÁS, a fundação de faculdades e universidades seguiu-se ao longo do século XX. De acordo com Renato Dering:

“(...)A educação superior em Goiás, portanto, articulasse ao movimento tardio de implementação desse nível de ensino no Brasil. Até a década de 1930, por exemplo, o ensino superior em Goiás restringia-se à Faculdade de Direito de Goyaz, que foi reaberta por meio do Decreto Estadual nº 1.740 de 28 de dezembro de 1931. Em 1936 deu-se a equiparação do referido curso ao das faculdades congêneres do país.” (DERING, Renato. A História da Educação em Memória: A Consolidação da Educação Superior em Goiás. Disponível em: < https://www.researchgate.net/publication/339587478_A_HISTORIA_DA_EDUCACAO_EM_MEMORIA_A_CONSOLIDACAO_DA_EDUCACAO_SUPERIOR_EM_GOIAS > Acesso em 15/04/2023. P. 81.)

E mais:

“Torna-se imprescindível compreender que, por muito tempo no século XX, o atraso para se pensar em educação superior em Goiás deu-se, também devido aos fatores oligárquicos e de capitanias no Estado. Por assim ser ‘Movida por ações capitalistas, a modernização encontrou no território goiano uma estrutura de poder assentada nas elites agrárias. Esse fato marcou profundamente a questão política e econômica goiana na primeira metade do século XX.’ (CASTILHO, 2012, p. 5).” (DERING, Renato. Op. Cit., p. 81.)

Como se pode ver, a EDUCAÇÃO SUPERIOR, em Goiás, por conta de interesses de manutenção do poder dos grupos dominantes (oligarquia quer dizer governo de poucos, no caso, os poucos enriquecidos).

Claro que, com o crescimento do Estado de Goiás, no século XX, a necessidade de mais escolas e, inclusive, de cursos superiores, juntamente com a fundação da nova capital, Goiânia, na década de 1930, por Pedro Ludovico Teixeira e sua equipe. Ter cursos superiores por perto, atendendo necessidades do Estado e, sem dúvida, de outros lugares do Brasil – hoje, inclusive, com intercâmbios em relação a países vizinhos do Brasil e de outros lugares do mundo. Juntando a necessidade de cursos superiores com as necessidades de formação de quadros diversos, além de interesses capitalistas, novas faculdades e também universidades foram surgindo.

Cursos como Direito, Medicina e outros viriam a ter grande peso na estruturação de cursos superiores, profissionalizantes, em Goiás.

Entre os cursos superiores podem ser citados, tanto no interior de Goiás quanto na capital Goiânia:

ANICUNS - Faculdade de Anicuns

Cambury - Faculdade Cambury

CESUC - Centro de Ensino Superior de Catalão

CESUT - Centro de Ensino Superior de Jataí

FACER - Faculdade Evangélica

IFG - Instituto Federal de Goiás

PUC-GO - Pontifícia Universidade Católica de Goiás

UEG - Universidade Estadual de Goiás

UFG - Universidade Federal de Goiás

Unicerrado - Centro Universitário de Goiatuba

UNIDESC - Centro Universitário de Desenvolvimento do Centro Oeste

UniEvangélica - UniEvangélica Centro Universitário

UniFAJ - Faculdade de Jussara

UNIFIMES - Centro Universitário de Mineiros

UniRV - Universidade de Rio Verde

Nomes obtidos em:

EDUCA BRAS. Goiás – Faculdades. Disponível em: < https://www.educabras.com/faculdades/estado/go > Acesso em 15/04/2023.)

Vale lembrar que há várias outras faculdades e universidades em Goiás. As que estão acima são apenas alguns exemplos.

Estes são alguns dos cursos superiores hoje disponíveis em Goiás. A importância dos cursos superiores na formação e na constituição da vida e da formação do povo goiano é que isto, além fazer parte da formação para o mundo do trabalho e da produção, faz parte, sem dúvida, da CULTURA GOIANA.

Universidades são importantes centros de estudos, de oferta de cursos e, em muitos casos, até mesmo de PESQUISA, isto é, estudos avançados na busca de novas descobertas.

REFERÊNCIAS BÁSICAS:

DERING, Renato. A História da Educação em Memória: A Consolidação da Educação Superior em Goiás. Disponível em: < https://www.researchgate.net/publication/339587478_A_HISTORIA_DA_EDUCACAO_EM_MEMORIA_A_CONSOLIDACAO_DA_EDUCACAO_SUPERIOR_EM_GOIAS > Acesso em 15/04/2023.

EDUCA BRAS. Goiás – Faculdades. Disponível em: < https://www.educabras.com/faculdades/estado/go > Acesso em 15/04/2023.

ROMEIRO, Julieta et alii. Diálogo: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. São Paulo, Moderna, 2020. (Seis volumes) [Livros didáticos.]

 

 

 

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