terça-feira, 21 de fevereiro de 2023

PRIMEIRO BIMESTRE - AULA 5 DE TÓPICOS DE CIÊNCIAS HUMANAS DOS PRIMEIROS ANOS: AS CAPITANIAS HEREDITÁRIAS ORIGINAIS E A CAPITANIA DE SÃO PAULO À QUAL GOIÁS PERTENCERIA: (Prof. José Antônio Brazão.):

  

SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

COMANDO DE ENSINO POLICIAL MILITAR

 CEPMG - VASCO DOS REIS

Divisão de Ensino / Coordenação Pedagógica

 

 PRIMEIRO BIMESTRE

AULA 5 DE TÓPICOS DE CIÊNCIAS HUMANAS DOS PRIMEIROS ANOS:

 

AS CAPITANIAS HEREDITÁRIAS ORIGINAIS E A CAPITANIA DE SÃO PAULO À QUAL GOIÁS PERTENCERIA: (Prof. José Antônio Brazão.):

O que foram as capitanias hereditárias e que razão levou Portugal adotar esse sistema de gerenciamento das novas terras descobertas (Brasil)?

De acordo com o Mundo Educação UOL:

“As capitanias hereditárias foram a primeira divisão administrativa e territorial implantada pelos portugueses durante a colonização da América Portuguesa.

Os portugueses chegaram ao Brasil em 1500 e, na década de 1530, implantaram o sistema de capitanias hereditárias como mecanismo de colonização.

As capitanias hereditárias surgiram por ordem do rei português D. João III, no ano de 1534, sendo a primeira divisão territorial e administrativa implantada pelos portugueses na América Portuguesa.

Basicamente, o território da América Portuguesa foi dividido em 15 grandes faixas de terra, que tiveram sua administração entregue a interessados. A vida das capitanias como única forma de divisão e administração teve vida curta, uma vez que, em 1548, surgiu o Governo-Geral.” (MUNDO EDUCAÇÃO UOL. Capitanias Hereditárias. Disponível em: < https://mundoeducacao.uol.com.br/historiadobrasil/capitanias-hereditarias.htm#:~:text=As%20capitanias%20heredit%C3%A1rias%20foram%20a,heredit%C3%A1rias%20como%20mecanismo%20de%20coloniza%C3%A7%C3%A3o. > Acesso em 20 de fevereiro de 2023.)

IMAGENS:

CONJUNTO 1: CAPITANIAS HEREDITÁRIAS:

https://cnae.ibge.gov.br/en/estrutura/natjur-estrutura/natureza-juridica-2014/324-7-fundo-privado/79-mapas/mapas-escolares/publico-infantil/1445-capitanias-hereditarias.html

CONJUNTO 2: CAPITANIAS HEREDITÁRIAS:

https://oempregoeseu.com/2020/10/29/capitanias-hereditarias/

CONJUNTO 3: CAPITANIAS HEREDITÁRIAS:

https://www.google.com/search?q=capitanias+heredit%C3%A1rias&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwjq2JDf_ab9AhXQLrkGHb8AA0cQ_AUoAXoECAEQAw&biw=1536&bih=746&dpr=1.25#imgrc=JJ57m5Qg38YV4M&imgdii=DJBIGGLUR1xgAM

Capitania é uma palavra que tem sua origem no latim: capita (de onde, também, capital), que quer dizer cabeça – no caso, referência, a quem preside, como dono, a capitania. O governo português, desejoso de iniciar a colonização efetiva do Brasil, decidiu dividir o Brasil em 15 partes, cortando o Brasil, de norte a sul, em tiras enormes de terra, com linhas paralelas. Seus donos: capitães donatários, conforme a Carta de Doação expedida pela Coroa Portuguesa.

VER E COMENTAR:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Carta_de_doa%C3%A7%C3%A3o

Algumas das capitanias tinham tamanhos variados (menores e maiores), concedidas, com certeza, a homens (membros do exército, da nobreza e de influência em Portugal) que tivessem condições de vir para cá e gerenciar diretamente suas terras, é claro, obedecendo ao rei da metrópole (Portugal) e pagando tributos a ele.

IMAGENS:

CONJUNTO 1:

https://www.multirio.rj.gov.br/historia/modulo01/cap_hereditarias.html

CONJUNTO 2:

https://www.google.com/search?q=capitanias+heredit%C3%A1rias+que+deram+certo&hl=pt-BR&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwiv3e6EgKf9AhWyK7kGHQQ0DGMQ_AUoAXoECAIQAw&biw=1536&bih=746&dpr=1.25#imgrc=Jgr8QjMj2V0xNM

Houve aqueles que, de fato, vieram e os que acabaram por não vir, por razões diversas. Muitos não tinham preparo para enfrentar a nova realidade, em regiões distantes entre si e separadas de Portugal pelo imenso Oceano Atlântico. Posteriormente, a Coroa Portuguesa assumiu as capitanias, querendo, com isto, reforçar e manter o poder sobre as novas terras e até mesmo evitar a continuidade de invasões por parte de outros países, os quais extraíam riquezas brasileiras, como madeira, sem pagar impostos a Portugal.

O sistema de capitanias (1530...) veio a durar, praticamente, por conta da direção dada pela Coroa Portuguesa, até o início do Período Imperial, que durou de1822 a 1889, quando o nome Províncias passou a ser adotado. Posteriormente, com a República, essas províncias, por sua vez, se transformariam em estados, cujo estudo virá a ocorrer em ocasião futura.

IMAGENS (CAPITANIA DE SÃO VICENTE [futuro São Paulo]):

https://pt.wikipedia.org/wiki/Capitania_de_S%C3%A3o_Vicente#/media/Ficheiro:Capitania_de_S%C3%A3o_Vicente_(1709).png

É importante ressaltar que Goiás, ao surgir com o desbravamento português por meio, principalmente, dos chamados bandeirantes (aventureiros a serviço de Portugal), viria a fazer parte da Capitania de São Vicente, posteriormente, chamada São Paulo. Só com a descoberta de ouro por aqui é que Goiás se transformaria em capitania, com sede na Cidade de Goiás, também objeto de estudo posterior. [Não iremos estudar agora. Será tema de estudo futuro.]

IMAGENS:

CONJUNTO 1 (CAPITANIA DE SÃO VICENTE [SÃO PAULO]):

https://pt.wikipedia.org/wiki/Capitania_de_S%C3%A3o_Vicente#/media/Ficheiro:Capitania_de_S%C3%A3o_Vicente_(1709).png

CONJUNTO 2 (CAPITANIA DE GOIÁS):

https://pt.wikipedia.org/wiki/Capitania_de_Goi%C3%A1s

CONJUNTO 3 (CAPITANIA DE GOIÁS):

https://www.google.com/search?q=cria%C3%A7%C3%A3o+da+capitania+de+goyaz&hl=pt-BR&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwj6rs-rgaf9AhVYBbkGHfvfCq4Q_AUoAnoECAEQBA&biw=1536&bih=746&dpr=1.25#imgrc=9G3qV-A9HEbjQM

O que viria a ser produzido nas capitanias? As capitanias hereditárias foram divididas em sesmarias, pedaços de terras que eram entregues a quem estivesse disposto a nelas produzir e pagar impostos. Sem dúvida alguma, o comércio do que era produzido era feito com Portugal e países europeus com os quais Portugal tinha relações políticas e econômicas, como a Inglaterra, por exemplo. Das capitanias e suas sesmarias eram extraídas madeiras, incluindo o pau brasil, e nelas viriam a se desenvolver os primeiros engenhos de cana de açúcar, produto, então, muito apreciado na Europa, cuja venda renderia muito dinheiro a Portugal. Também a criação de animais que viriam a ser trazidos para o Brasil.

Na história de Goiás surgiria, com o aumento populacional, a busca de mais terras, escravos indígenas e, principalmente, com o desejo incessante da Coroa Portuguesa por OURO e PEDRAS PRECIOSAS. O desejo de riqueza foi grande fomentador da futura colonização de Goiás, que tomaria impulso com os bandeirantes e a formação de pequenos vilarejos, aqui e ali, surgidos ao longo dos caminhos seguidos. Ademais, o aumento populacional, no Brasil, poderia contribuir para o aumento na quantidade de impostos devidos à metrópole.

Para Goiás, além de bandeirantes em busca de índios para escravizar, novas terras e ouro, também gente para suporte e pequenos agricultores. Vilarejos viriam a se formar para dar apoio às bandeiras (grupos de bandeirantes e outros que os acompanhavam) e fazer negócios com outros lugares da província, por meio de caminhos abertos por aquelas, que se alargariam com o tempo, formando estradas. Goiás Velho (Cidade de Goiás) tem até um monumento que lembra a presença dos bandeirantes: a Cruz do Anhanguera.

Como se vê, com a descoberta posterior do ouro, além das fazendas que surgiram e viriam a surgir, a necessidade de mais gente para trabalhar ia se tornando imperativa. Daí o apelo também a escravos negros, que viriam a trabalhar na agropecuária e nas futuras minas de ouro. Não é à toa que, hoje, Goiás é tão heterogêneo e termos de cor de pele e até mesmo de cultura (elementos culturais ricos das raças que viriam a compor a formação do povo goiano).

REFERÊNCIAS:

COMANDO DE ENSINO DAS ESCOLAS MILITARES DE GOIÁS. Apostila de Cultura Goiana. Goiás, Goiânia, [décadas de 2010/2020].

MUNDO EDUCAÇÃO UOL. Capitanias Hereditárias. Disponível em: < https://mundoeducacao.uol.com.br/historiadobrasil/capitanias-hereditarias.htm#:~:text=As%20capitanias%20heredit%C3%A1rias%20foram%20a,heredit%C3%A1rias%20como%20mecanismo%20de%20coloniza%C3%A7%C3%A3o. > Acesso em 20 de fevereiro de 2023.

  


Nenhum comentário: