COMANDO DE
ENSINO POLICIAL MILITAR
CEPMG -
VASCO DOS REIS
Divisão de
Ensino / Coordenação Pedagógica
AULA 06 DO SEGUNDO SEMESTRE DE 2021
DE TÓPICOS DE CIÊNCIAS HUMANAS.
A PROCISSÃO DO FOGARÉU NA CIDADE DE
GOIÁS (Prof. José Antônio Brazão.):
A Procissão do Fogaréu, na Cidade de
Goiás (GO), é uma procissão tradicional e que atrai muita gente, ainda hoje, em
toda Semana Santa. É uma festa muito antiga e tem suas origens na época colonial da história do Brasil
e, particularmente, de Goiás.
É uma procissão católica que lembra
passagens dos quatro evangelhos acerca dos momentos que antecederam a
crucificação e morte de Jesus, na quinta e na sexta-feira da Semana Santa, bem
como sua ressurreição no domingo de Páscoa.
Portanto, é uma atividade de grande
devoção popular. O texto a seguir, de Luana Nunes Martins Lima, dá uma visão
boa a respeito das origens e da realização da referida procissão.
Definição de farricoco:
“Farricoco /ô/ (substantivo masculino): 2.
aquele que participa das procissões de penitência, vestindo hábito escuro, com
capuz, e tocando trombeta. 3. o capuz usado nessas ocasiões.
Origem
⊙ ETIM
para JM, talvez ligado a ferragoilo”
(OXFORD
LANGUAGES. Dicionário Definições de Oxford Languages: Farricoco. Disponível em:
< https://www.google.com/search?q=etimologia+de+farricoco&oq=etimologia+de+farricoco&aqs=chrome..69i57.5278j0j15&sourceid=chrome&ie=UTF-8 > Acesso
em 12 de setembro de 2021.)
A procissão do fogaréu na cidade de
goiás – identidade, cultura e território: O turismo e as novas tendências*
(Luana Nunes Martins de Lima - Universidade Federal de Goiás)
“A Procissão do Fogaréu na Cidade de Goiás
De acordo com Silva (2001), a Cidade de Goiás,
Patrimônio Histórico da Humanidade desde 27 de junho de 2001, título conferido
pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura
(Unesco), conserva mais de 80% de sua arquitetura barroco-colonial original,
localizando-se em um belo cenário topográfico e atraindo milhares de turistas
todos os anos, em virtude de seus museus, casarios, palácios, becos, suas
igrejas e ruas, além de, em seu entorno, situar-se a Serra Dourada e grandes
áreas preservadas do cerrado. A cidade é conhecida também por sua festividade
religiosa e pela criação, no final dos anos 1990, do Festival Internacional de
Cinema e Vídeo Ambiental (FICA).
Nesse cenário, apresenta-se a festa
religiosa da Procissão do Fogaréu, a qual, segundos dados do portal da Cidade
de Goiás, foi introduzida na antiga capital pelo padre espanhol João Perestelo
de Vanconcelos [Vasconcelos] Espíndola, por volta de 1745.
A Semana Santa da Cidade de Goiás é
uma das mais exuberantes e tradicionais festas religiosas do Brasil. A festa
começa à meia noite da quarta-feira da Semana Santa, de acordo com o calendário
católico, quando as encenações sobre a Paixão de Cristo movimentam a
comunidade, que acompanha o ritual com devoção e curiosidade. Pelas ruas da
cidade, é feita a encenação das principais passagens bíblicas que antecedem a
crucificação de Cristo.” [Continua após a citação bíblica.]
Trecho bíblico inicial de referência:
João 18: 1 – 3:
1 Tendo terminado de orar, Jesus saiu com os seus
discípulos e atravessou o vale do Cedrom. Do outro lado havia um olival, onde
entrou com eles.
2 Ora, Judas, o traidor, conhecia aquele lugar,
porque Jesus muitas vezes se reunira ali com os seus discípulos.
3 Então Judas foi para o olival, levando consigo
um destacamento de soldados e alguns
guardas enviados pelos chefes dos
sacerdotes e fariseus, levando tochas, lanternas e armas. (BÍBLIA NVI –
Nova Versão Internacional).
“De acordo com as informações
disponibilizadas no portal da Cidade de Goiás, a Procissão do Fogaréu inicia-se
com uma representação do caminho que os romanos percorreram na “caça
inquisitorial” a Cristo. Quarenta homens encapuzados com indumentárias
coloridas, denominados “farricocos” [mascarados/encapuçados] (antigamente eram
doze, passando para vinte), que seriam mantenedores da ordem, carregam tochas
acesas entre as ruas escuras da cidade ao som dos tambores da fanfarra.
Habitualmente, eles partem da Igreja da Boa Morte e andam descalços pelas
velhas ruas da antiga Vila Boa.
IMAGENS:
Fazem sua primeira parada na porta da
Igreja Nossa Senhora do Rosário, diante dos “restos da última ceia”. Neste
momento, o rufar dos tambores diminui, sendo realizada a primeira pregação
(homilia) religiosa.
IMAGENS (Encenação da Última Ceia, na Quinta-Feira
Santa, à noite):
Em seguida, os perseguidores seguem
para a Igreja de São Francisco de Paula, que representa o Monte das Oliveiras.
Um dos farricocos [encapuçados], portando um estandarte de linho pintado em
duas faces (obra do artista plástico Veiga Valle, atualmente substituído por
outro, obra de Maria Veiga) que simboliza Jesus Cristo, anuncia a prisão do
Salvador ao som de um clarinete executado por outro farricoco [encapuçado],
quando então é feita a última pregação (homilia), único ato litúrgico realizado
pelo Bispo Diocesano, no pátio da Igreja de São Francisco de Paula, contando a
prisão de Jesus.
IMAGENS (Igreja de São Francisco de Paula da Cidade de
Goiás [GO]):
Logo após a pregação, o povo
acompanha os farricocos de volta à Igreja da Boa Morte, onde se encerra a
procissão.
IMAGENS:
Durante a procissão, a companhia de
energia suspende a iluminação pública. O seu percurso pelas ruas é iluminado
por quarenta tochas levadas pelos farricocos e por outros archotes distribuídos
entre o público que o acompanha.
IMAGENS
(farricocos [encapuçados] carregando tochas):
Por muitos anos, o Coral Solo, criado
na década de 1970 pelos irmãos Curado e considerado o principal conjunto vocal
da cidade, entoa motetos [composições polifônicas sacras] em latim durante a
procissão. São cantadas três peças dos Motetos dos Passos, no início
(Exeamus [(lat.) Vamos sair]), na parada
do Rosário (Domine [(lat.) Senhor]) e
após a prisão de Cristo (Pater [(lat.) Pai]). A fanfarra constituída de
tambores tocando marchas rápidas foi introduzida por volta de 1965, com fim de
se fazer silêncio.
A figura dos farricocos retoma as
cerimônias espanholas litúrgicas e paralitúrgicas [além da liturgia (conjunto
de cerimônias e regras de celebração religiosas)] da Semana Santa, como as de
Toledo e Sevilha, e ao período da Inquisição. Os trajes são de origem medieval,
os quais eram comumente utilizados por penitentes, que podiam, dessa forma,
expiar seus pecados sem terem que revelar publicamente sua identidade.
Originalmente, nesta cerimônia, só os homens tinham permissão para participar.
IMAGENS:
CIDADE DE TOLEDO (ESPANHA):
https://pt.wikipedia.org/wiki/Toledo#/media/Ficheiro:Toledo_(37737041515).jpg
CIDADE DE SEVILHA (ESPANHA):
FARRICOCOS NA ESPANHA:
A Procissão do Fogaréu é repleta de
detalhes e os elementos nela presentes, como a escuridão, as tochas acesas, os
homens encapuzados, entre outros, criam um clima medieval assustador e
excitante de grande beleza plástica, em que a superstição também está presente.
Existem crenças populares de que o demônio estaria solto pelas ruas da cidade
nesta noite, aterrorizando todos e, em especial, as crianças que iam para a
cama mais cedo. Há também outras crendices relacionadas à presença de personagens
do folclore brasileiro, como lobisomem e mula-sem-cabeça, sobretudo na zona
rural.
IMAGENS:
Mula sem cabeça:
Lobisomem:
Ainda segundo os dados disponíveis no
site oficial da cidade, a procissão dura cerca de uma hora e meia e é
acompanhada por cerca de 10 a 15 mil pessoas todos os anos, conforme a média
divulgada pela Polícia Militar (PM). A preparação da festa começa um dia antes,
com o reconhecimento do trecho a ser percorrido pelos integrantes, marcando o
lugar de cada um no trajeto e nas paradas. No dia da procissão, às 15 horas, é
realizado o preparo das tochas e, às 19 horas, o último ensaio antes do início
da Procissão.
IMAGENS (Preparativos para a procissão do fogaréu da
Cidade de Goiás):
De acordo com a programação divulgada
em jornais e meios digitais, os eventos que se seguem após a Procissão do
Fogaréu, na quinta e na sexta-feira da Semana Santa são, respectivamente, a
representação do Lava-pés e a Paixão de Cristo. Na Quinta-Feira Santa, é
celebrada a missa do Lava-pés e a Santa Ceia na Catedral, na Igreja Nossa
Senhora do Rosário e na Igreja Santa Rita. Na Sexta-Feira Santa, as atividades
começam às 6 horas, com a realização da Via Sacra, da Catedral ao Morro do
Cruzeiro e, às 15 horas, a comemoração da Cruz na Catedral. Na sexta-feira à
noite, são realizados o Canto do Perdão, na Igreja São Francisco de Paula e o
Descendimento da Cruz, na Praça do Chafariz. O Sábado Santo é marcado por
silêncio, retiro e orações, com penitência comunitária e individual, às 19
horas, na Catedral. No Domingo de Páscoa, as atividades se encerram com missas
de manhã e à noite.” (LIMA, Luana Nunes Martins de. A procissão do fogaréu na cidade de goiás –
identidade, cultura e território: O turismo e as novas tendências. IN: UFG.
B.goiano.geogr. Goiânia, v. 32, n. 1, p. 121-133, jan./jun. 2012.)
IMAGENS E INFORMAÇÕES ACERCA DO PERCURSO:
REFERÊNCIAS
BÁSICAS:
BATISTA,
Tenente Marcus Vinícius Jorge et alii. Cultura
Goiana. Primeira Sério do Ensino Médio. Goiás, 2021. (Apostila)
BOAVENTURA,
Deusa Maria Rodrigues. Urbanização em
Goiás no século XVIII. Disponível em: < https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16133/tde-13052010-090028/publico/Tese.pdf > Acesso ao longo de agosto de 2021.
CANÇÃO NOVA.
Santo do Dia: São Jerônimo.
Disponível em: < https://santo.cancaonova.com/santo/sao-jeronimo-presbitero-e-doutor-da-igreja/ > Acesso em 29 de agosto de 2021.
CURTA MAIS. As dez cidades mais antigas de Goiás.
Reportagem de: 05/09/2017. Disponível em: < https://www.curtamais.com.br/goiania/as-10-cidades-mais-antigas-de-goias > Acesso em 06 de setembro de 2021.
FRANCO,
Adalva. Barroco em Goiás. Disponível em: < http://adalvafranco.blogspot.com/2012/06/barroco-em-goias.html > Acesso em
29 de agosto de 2021.
JORNAL
IMPRENSA DO CERRADO. Domingo, 22 de
agosto de 2021. Disponível em: < http://www.imprensadocerrado.com.br/materia/298/pilar-de-goias-o-maior-conjunto-barroco-de-goias > Acesso em 22 de agosto de 2021.
PORTAL
G1-GOIÁS. Fazenda com mais de 200 anos relembra história e cultura de Goiás.
Reportagem de: 26/01/2014. Disponível
em: < http://g1.globo.com/goias/noticia/2014/01/fazenda-com-mais-de-200-anos-relembra-historia-e-cultura-de-goias.html > Acesso em 06 de
setembro de 2021.
OPUS DEI. Quem foi Constantino? Disponível em:
< https://opusdei.org/pt-br/article/quem-foi-constantino/ > Acesso
em 29 de agosto de 2021.
OXFORD
LANGUAGES. Dicionário Definições de Oxford Languages: Farricoco. Disponível em:
< https://www.google.com/search?q=etimologia+de+farricoco&oq=etimologia+de+farricoco&aqs=chrome..69i57.5278j0j15&sourceid=chrome&ie=UTF-8 > Acesso em 12 de setembro de 2021.
SILVA,
Washington Maciel. O POVOAMENTO DE GOIÁS
E O CATOLICISMO MILAGREIRO NA SOCIEDADE MESTIÇA. Disponível em: < https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/113/o/Washington_Maciel_Silva.pdf > Acesso em
05 de setembro de 2021.
SITES DE
PESQUISA: GOOGLE, GOOGLE
IMAGENS,WIKIPÉDIA.
Entreliça: na forma de treliça. Treliça: “painel
reticulado, ger. composto de ripas, e empr. para vedar a vista sem
interceptá-la completamente e sem impedir a circulação do ar” (DEFINIÇÕES
OXFORD LANGUAGES. Treliça. Disponível
em: < https://www.google.com/search?q=significado+de+entreli%C3%A7a&oq=significado+de+entreli%C3%A7a&aqs=chrome..69i57j0i13.7960j1j15&sourceid=chrome&ie=UTF-8 > Acesso em 06
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