terça-feira, 30 de agosto de 2022

TERCEIRO BIMESTRE - AULA 5 DE ATUALIDADES POLÍTICAS, ECONÔMICAS E SOCIAIS DOS TERCEIROS ANOS. A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL EM 07 DE SETEMBRO DE 2022: ANTECEDENTES (PARTE 1). (Prof. José Antônio Brazão.)

  

SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

COMANDO DE ENSINO POLICIAL MILITAR

 CEPMG - VASCO DOS REIS

Divisão de Ensino / Coordenação Pedagógica

 

 

TERCEIRO ANO – AULA 5 DE ATUALIDADES POLÍTICAS, ECONÔMICAS E SOCIAIS DO SEGUNDO SEMESTRE:

A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL EM 07 DE SETEMBRO DE 2022: ANTECEDENTES:

Em 2022: comemoração dos duzentos anos de independência do Brasil. Em 1822, com efeito, o Brasil se tornou independente de Portugal. Fato de grande importância para a história de todo o país. Fato ocorrido com Dom Pedro I, às margens do Rio Ipiranga, de São Paulo, que declarou a separação definitiva de Brasil e sua metrópole (Portugal).

Mas o que estava acontecendo no mundo do século XIX e que vieram a contribuir para a independência? Podem ser citados, entre outros, alguns acontecimentos de peso.

(A) Independências nas Américas:

*A Independência dos Estados Unidos em relação à Inglaterra, em 4 de julho de 1776, ou seja, na segunda metade do século XVIII.

*A independência de alguns países latino-americanos em relação à Espanha. Vejamos:

1821: Venezuela; Peru; Guatemala; México; Panamá.

1822: Bolívia.

Depois de 1822: 1824: Equador.  1828 – Uruguai. Costa Rica, 1838. Nicarágua, 1838. Guatemala, 1839. Honduras, 1839. El Salvador, 1841. Entre outros. (Registros obtidos na Wikipédia. Verbete: Guerras de independência na América espanhola.)

(B) Revolução Industrial na Inglaterra e em outros lugares na Europa e nos EUA. Na Europa, a Revolução Industrial vinha se firmando cada vez mais intensamente, com o uso de máquinas que permitiam acelerar o trabalho e produzir em maior quantidade, a fim de atender o mercado interno e, principalmente, o mercado externo, com enorme fluxo de capitais (dinheiro, mercadorias e outros bens). Vale lembrar a compra de látex para a fabricação de borracha, de café, metais e outras matérias-primas (hoje, commodities), como minerais, de uso comum nas indústrias e no comércio na Europa.

IMAGENS (Revolução Industrial):

Conjunto 1:

https://en.wikipedia.org/wiki/Industrial_Revolution#/media/File:Powerloom_weaving_in_1835.jpg

Conjunto 2:

https://www.google.com/search?q=REVOLU%C3%87%C3%83O+INDUSTRIAL&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwif1JGZ8O_5AhUNqJUCHZPoCNoQ_AUoAXoECAIQAw&biw=1536&bih=746&dpr=1.25#imgrc=gg8ChEQA54UiDM

(C) Economia no Brasil: baseada, principalmente, na agricultura (anteriormente, cana de açúcar; no século XIX, também, e com força: a CAFEICULTURA) e também na mineração. Agricultura fundada na monocultura (ex.: café) e na ESCRAVIDÃO.

IMAGENS

Conjunto 1(Cafeicultura no século XIX no Brasil):

https://www.google.com/search?q=cafeicultura+no+brasil+seculo+xix&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwiK77y88e_5AhVSppUCHfG2B6UQ_AUoAXoECAEQAw&biw=1536&bih=746&dpr=1.25#imgrc=yof2AQ1T7L3caM

Conjunto 2 (Engenhos de cana de açúcar):

https://www.google.com/search?q=engenhos+de+a%C3%A7ucar+no+brasil+do+s%C3%A9culo+xix&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwiktt3Z8u_5AhVAnpUCHZINCeAQ_AUoAnoECAEQBA&biw=1536&bih=746&dpr=1.25#imgrc=-9sNCY4dwry7cM

(D) O jogo de interesses econômicos de grandes agricultores do Brasil, latifundiários, juntamente com outros setores, interessados em ficar livres das cobranças pesadas de impostos de Portugal em relação à colônia brasileira, além do comércio direto com outros países, sem a intermediação ou influência da metrópole.

*Uma razão para que o Brasil ficasse unificado, em torno do imperador, após a Independência, foi a escravidão. A mão de obra escrava era extremamente usada, ainda, na produção dos bens econômicos, tanto na agricultura (elemento forte) quanto na mineração e em outros setores da economia que envolviam trabalhos pesados. Grandes latifundiários e outros setores empregadores de mão de obra escrava queriam independência em relação a Portugal, mas não queriam o fim da escravidão. Ora, os escravos produziam imensamente com seu trabalho, gerando muita riqueza para os grandes agricultores (cafeicultores, produtores de cana de açúcar e outros).

IMAGENS (Escravidão no Brasil colonial até o século XIX):

https://www.google.com/search?q=escravidao+no+brasil+brasil+colonial&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwi8ndCd8-_5AhU4sJUCHft-CNoQ_AUoAnoECAEQBA&biw=1536&bih=746&dpr=1.25#imgrc=dn_kjwNBTQPdsM

OBSERVAÇÃO: nas aulas seguintes veremos como efetivou-se a Independência do Brasil e as pessoas diretamente ligadas a ela.

REFERÊNCIAS:

FARAONI, Alexandre e outros. História do Brasil. São Paulo, Moderna, 2008. (Enciclopédia do Estudante, 16)

UOL EDUCAÇÃO. Raízes do Café no Brasil. Disponível em: < https://brasilescola.uol.com.br/historia/o-cafe-no-brasil-suas-origens.htm > Acesso em 28 de agosto de 2022.


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