domingo, 14 de agosto de 2022

PRIMEIROS ANOS - FILOSOFIA. AULA 3 DO SEGUNDO SEMESTRE : ARISTÓTELES DE ESTAGIRA (PARTE III) (Prof. José Antônio Brazão.)

 AULA 3 DE FILOSOFIA – PRIMEIROS ANOS

ARISTÓTELES DE ESTAGIRA (Prof. José Antônio Brazão. )

AULA 3 DO SEGUNDO SEMESTRE : ARISTÓTELES DE ESTAGIRA (PARTE III) (Prof. José Antônio Brazão.)

 

*Física das qualidades: quente/frio, no alto/em baixo, em frente/atrás, próximo/distante, etc.,  havendo lugares naturais, conforme o peso e as características de cada ser. Na ética: o caminho do meio, nem excesso, nem falta (aula posterior).

IMAGENS:

Quente e frio:

https://www.google.com.br/search?q=quente+e+frio&hl=pt-BR&tbm=isch&source=hp&biw=1366&bih=657&ei=aWAiYZTlHsjI1sQPz_ibmAs&oq=quente+e+frio&gs_lcp=CgNpbWcQA1AAWABgbmgAcAB4AIABAIgBAJIBAJgBAKoBC2d3cy13aXotaW1n&sclient=img&ved=0ahUKEwjUvYfd7MTyAhVIpJUCHU_8BrMQ4dUDCAc&uact=5#imgrc=8rAGvmu8ofg_SM

Em cima e embaixo:

https://www.google.com.br/search?q=em+cima+e+embaixo&hl=pt-BR&tbm=isch&source=hp&biw=1366&bih=657&ei=aWAiYZTlHsjI1sQPz_ibmAs&oq=em+cima+e+embaixo&gs_lcp=CgNpbWcQAzIFCAAQgAQyBQgAEIAEMgUIABCABDIFCAAQgAQyBAgAEB4yBAgAEBgyBAgAEBgyBAgAEBgyBAgAEBgyBAgAEBg6CAgAEIAEELEDOgsIABCABBCxAxCDAToICAAQsQMQgwFQlA5YmSZgoC5oAHAAeACAAa4CiAHWGJIBCDAuMTQuMi4xmAEAoAEBqgELZ3dzLXdpei1pbWewAQA&sclient=img&ved=0ahUKEwjUvYfd7MTyAhVIpJUCHU_8BrMQ4dUDCAc&uact=5#imgrc=ZiM_Hc-9A3iU-M

 

*Não há matematização de informações de fenômenos da natureza. Isto ocorrerá, de modo mais efetivo, na Idade Moderna (ex.: Galileu Galilei e outros).

 

TEORIA DAS QUATRO CAUSAS:

 

*MOVIMENTO. Segundo Aristóteles, o movimento é: passagem da potência (possibilidade de vir a ser) ao ato (realização da potência contida em um ser); também pode ser deslocamento (daqui para lá; de cima para baixo, etc.); degeneração (apodrecimento); devir (vir a ser), mudança, transformação. Vale lembrar, antes de Aristóteles, de Heráclito de Éfeso, que viveu cerca de dois séculos ou um século e meio antes, um dos filósofos pré-socráticos ou físicos (estudiosos da natureza, nome dado, aliás, por Aristóteles).

 

*O movimento, de acordo com Aristóteles, tem quatro causas. A seguir.

 

*Causas do movimento: material (a matéria: bloco de pedra), formal (forma da estátua na cabeça do escultor), eficiente (escultor), final (estátua de Zeus, em sua homenagem). Na natureza: material (a semente), formal (a forma de carvalho dentro da semente), eficiente (água, chuva, condições do solo), final (árvore: carvalho).

IMAGENS:

Imagem 1:

https://en.wikipedia.org/wiki/Aristotle#/media/File:Aristotle's_Four_Causes_of_a_Table.svg

Imagem (conjunto) 2:

https://www.google.com/search?q=as+quatro+causas+de+aristoteles&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwiOm7_gsbHyAhVcnpUCHUduBqUQ_AUoAXoECAEQAw&biw=1242&bih=597#imgrc=ZyL96N7bKQpsGM

Na natureza (exemplo: da semente à árvore – as quatro causas):

https://www.google.com.br/search?q=da+semente+%C3%A0+%C3%A1rvore&hl=pt-BR&tbm=isch&source=hp&biw=1366&bih=657&ei=tV4iYfb6NarZ1sQPhNyUyAY&oq=da+semente+%C3%A0+%C3%A1rvore&gs_lcp=CgNpbWcQAzoFCAAQgAQ6CAgAEIAEELEDOggIABCxAxCDAToLCAAQgAQQsQMQgwE6BAgAEB46BggAEAgQHjoECAAQGFDNCljeLmCQNWgAcAB4AIABiAKIAYUakgEGMC4xNC41mAEAoAEBqgELZ3dzLXdpei1pbWc&sclient=img&ved=0ahUKEwi2qauN68TyAhWqrJUCHQQuBWkQ4dUDCAc&uact=5#imgrc=6o8EM2neBvGAkM

 

*O movimento pode ser NATURAL ou VIOLENTO. Natural é aquele em que um corpo retorna ao seu lugar natural (o pesado embaixo ou para baixo, em direção ao centro; os corpos leves em cima ou para cima). O movimento violento é aquele provocado por uma ação determinada (por exemplo, quando alguém joga uma pedra ou lança uma flecha para atingir um alvo). Mesmo no movimento violento, o corpo, depois de perder o ímpeto (a força ou tipo de energia cinética que o mantinha em movimento), tende a voltar a seu lugar natural (no caso da pedra, ai de quem estiver embaixo!). A pedra lançada volta para a direção da terra.

 

IMAGENS:

Lançamento de pedra com estilingue:

https://www.google.com.br/search?q=lan%C3%A7amento+de+pedra+com+estilingue&hl=pt-BR&tbm=isch&source=hp&biw=1366&bih=657&ei=u1oiYYbzA5TD5OUP18KcwA0&oq=lan%C3%A7amento+de+pedra+com+estilingue&gs_lcp=CgNpbWcQAzoICAAQgAQQsQM6BQgAEIAEOggIABCxAxCDAToLCAAQgAQQsQMQgwE6BggAEAoQGDoECAAQGDoECAAQHlDVDlidQmClTmgAcAB4AIABlwKIAdgskgEGMC4zMC40mAEAoAEBqgELZ3dzLXdpei1pbWewAQA&sclient=img&ved=0ahUKEwjGvMOn58TyAhWUIbkGHVchB9gQ4dUDCAc&uact=5#imgrc=5l1693dVvBxW4M

Davi acerta Golias (a pedra atinge o alvo e cai, com este, no chão):

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Competição de arco e flecha (a flecha lançada realiza um movimento violento, isto é, provocado por uma força):

https://www.google.com.br/search?q=competi%C3%A7%C3%A3o+de+arco+e+flecha+no+brasil&hl=pt-BR&tbm=isch&source=hp&biw=1366&bih=657&ei=u1oiYYbzA5TD5OUP18KcwA0&oq=competi%C3%A7%C3%A3o+de+arco+e+flecha&gs_lcp=CgNpbWcQARgBMgUIABCABDIECAAQGDIECAAQGDoLCAAQgAQQsQMQgwE6CAgAEIAEELEDOggIABCxAxCDAToGCAAQCBAeOgQIABAeULAZWMJEYKddaABwAHgAgAHJAYgB7SCSAQYwLjI2LjGYAQCgAQGqAQtnd3Mtd2l6LWltZw&sclient=img#imgrc=pVpdbOI_BGEfaM 

O fogo da fogueira, levíssimo, que se dirige para cima (movimento natural):

https://www.google.com.br/search?q=fogueira&hl=pt-BR&tbm=isch&source=hp&biw=1366&bih=657&ei=u1oiYYbzA5TD5OUP18KcwA0&oq=fogueira&gs_lcp=CgNpbWcQAzIICAAQgAQQsQMyCAgAEIAEELEDMgUIABCABDIFCAAQgAQyBQgAEIAEMgUIABCABDIFCAAQgAQyBQgAEIAEMgUIABCABDIFCAAQgAQ6CwgAEIAEELEDEIMBOggIABCxAxCDAVDSD1jXRmCSTmgCcAB4AIABpgKIAe4NkgEFMC45LjGYAQCgAQGqAQtnd3Mtd2l6LWltZ7ABAA&sclient=img&ved=0ahUKEwjGvMOn58TyAhWUIbkGHVchB9gQ4dUDCAc&uact=5#imgrc=q830eOsISHD9zM

 

*Criticou duramente o idealismo do seu mestre Platão, não admitindo a existência de um mundo das Ideias. O conhecimento passa pela experiência de cada sentido do corpo.

IMAGEM:

https://en.wikipedia.org/wiki/Aristotle#/media/File:Platonic_and_Aristotelian_Forms.svg

 

*Também não aceitou a ideia de uma cidade ideal, nem a separação das crianças dos pais, sem a formação de famílias estabelecidas, conforme propunha Platão em A República.

 

*Passou os últimos anos de sua vida no exílio, em terras de sua mãe, por causa da perseguição aos antigos apoiadores do Império Macedônico. O Ocidente seguiu o rio de suas ideias. Exemplos: Cláudio Ptolomeu (geógrafo e astrônomo de Alexandria, do século II d.C., que escreveu o livro Almagesto, de astronomia; Dante Alighieri (1265-1321), escritor da Divina Comédia; Luís Vaz de Camões (1524-1580), que escreveu Os Lusíadas.

IMAGENS (Cosmos aristotélico, na Divina Comédia, de Dante):

https://es.wikipedia.org/wiki/Divina_comedia#/media/Archivo:Dante_Domenico_di_Michelino_Duomo_Florence.jpg

 

*Suas ideias tiveram grande repercussão e influência na cultura ocidental, principalmente na escolástica medieval. Até hoje é ainda estudado. Platão usou mitos. Aristóteles, a lógica (parte da filosofia dedicada ao estudo e à estruturação dos raciocínios e da exposição falada e discursiva do pensamento.

 

*Criou a lógica formal, a fim de dar rigor ao pensamento. Desenvolveu o silogismo (dedução): Todo homem é mortal. Sócrates é homem. Logo, Sócrates é mortal. À falácia (raciocínio enganoso), Aristóteles chamou sofisma, por referência a cada sofista de seu tempo, pois os sofistas (filósofos professores de retórica) faziam uso de raciocínios falaciosos, enganosos.

IMAGENS (SOFISTAS):

https://www.google.com/search?q=sofistas&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwi5__r9srHyAhUVpJUCHWeFC9YQ_AUoAXoECAEQAw&biw=1242&bih=597#imgrc=o41qWftUf8xMTM

 

*A física das qualidades, o geocentrismo e as causas do movimento, tal como propôs Aristóteles, foram postos abaixo com as descobertas da Física Moderna de Copérnico, Galileu, Newton e outros: forças atuam sobre os corpos, heliocentrismo, leis da natureza. Cada lei do universo passaria, no mundo moderno, a ser estudada, descobertas ocorreriam.

 

REFERÊNCIAS SIMPLES:

 

CHAUÍ, Marilena. O que é Ideologia? 2.ed. São Paulo, Brasiliense, 2008. (Primeiros Passos, 13.)

 

WIKIPÉDIA. Verbete Teoria aristotélica da gravitação. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_aristot%C3%A9lica_da_gravita%C3%A7%C3%A3o > Acesso em 14 de agosto de 2021.

 

Livros didáticos: (1) Filosofando: Introdução à Filosofia. (Martins e Arruda) (2) Convite à Filosofia. (M. Chauí). (3) Iniciação à Filosofia. (M. Chauí)

DIÁLOGO INTERDISCIPLINAR: Filosofia – Sociologia

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