AULA 3 DE TÓPICOS DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SEGUNDO SEMESTRE
(Prof.
José Antônio Brazão.)
ARTE E
RELIGIOSIDADE NA ÉPOCA DA COLONIZAÇÃO DE GOIÁS ALGUNS ELEMENTOS (Prof. José
Antônio Brazão.):
Hoje o Estado de Goiás dispõe de
diferentes igrejas, com uma boa presença de evangélicos, católicos, entre
outros, inclusive budistas! Para se falar da cultura goiana e brasileira em
geral, nos séculos XVII e XVIII, particularmente, é preciso falar da cultura
religiosa católica. Os ensinamentos católicos e a religiosidade foi e, em boa
parte, ainda agora, continuam presentes.
No campo das artes, nos séculos XVII
e XVIII, o BARROCO (ver imagens abaixo.). A palavra barroco, de acordo com o
Google, tem sua etimologia em:
“barroco /ô/ Origem
⊙ ETIM emprt. erud. ao fr. baroque 'estilo rebuscado', emprt. do port. 2 barroco
'barroca, terreno irregular' (Definições de Oxford Languages)” (OXFORD LANGUAGES. Etimologia de Barroco. Disponível
em: < https://www.google.com/search?q=etimologia+de+barroco&oq=etimologia+de+barroco&aqs=chrome..69i57j0i22i30l6.5231j1j15&sourceid=chrome&ie=UTF-8 > Acesso em 22 de agosto de 2021.) (sublinado e
grifo meus) [emprt.: emprestado, empréstimo; erud.: erudito]
O barroco foi um estilo artístico, de fato,
rebuscado, isto é, bastante aprimorado, esmerado, requintado. Em que sentido?
No sentido de ser muitíssimo detalhista, principalmente nos entalhes (formatos,
recortes). Seguiu-se ao período renascentista, que teve seu auge por volta dos
meados do século XV e XVII. O Barroco toma impulso no século XVII e alcança seu
ápice no século XVIII.
No Brasil, são famosas as obras de
arte do mineiro Aleijadinho (Antônio Francisco Lisboa, 1738 – 1814), da cidade
de OURO PRETO (MG), cujo apelido veio-lhe por conta de uma doença degenerativa
que o atacou. Entre suas obras vale citar:
1)
Anjo com o cálice da Paixão, na Via Sacra de Congonhas (MG).
2)
Crucificação de Jesus, Santuário Congonhas.
3)
Igreja de São Francisco de Assis em São João del-Rei (MG), projeto de
Aleijadinho.
4)
Nossa Senhora das Dores, tradicionalmente atribuída a Aleijadinho. Museu de Arte
Sacra de São Paulo.
5)
Retábulo da capela-mor da Igreja de São Francisco em São João del-Rei (MG).
6)
Projeto para a fachada da Igreja de São Francisco em São João del-Rei
(MG).
7)
Os Doze Profetas, também em Congonhas [Congonhas do
Campo] (MG).
8)
Muitas outras obras. Vejamos abaixo
imagens:
IMAGENS (ALEIJADINHO):
https://pt.wikipedia.org/wiki/Aleijadinho#/media/Ficheiro:Suposto_retrato_de_Aleijadinho.jpg
Em Goiás igualmente encontrou-se um
mestre da arte barroca:
“José
Joaquim da Veiga Valle (Arraial
da Meia Ponte, atual Pirenópolis, 9 de setembro de 1806 – Goiás, 24 de janeiro de 1874 [1]),
em geral conhecido simplesmente por Veiga Valle, foi um artista escultor
e dourador em Goiás, no Brasil.”
(WIKIPÉDIA. Verbete Veiga Valle. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Veiga_Valle > Acesso em 22 de agosto de 2021.)
Vejamos imagens de Veiga Valle e
algumas de suas obras:
IMAGENS (VEIGA VALLE):
Conjunto 1:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Veiga_Valle#/media/Ficheiro:Veiga_Valle%C2%B4s_house_in_Goi%C3%A1s.jpg
Conjunto2:
Na cidade de Goiás Velho, na Igreja
Nossa Senhora da Boa Morte, que é um museu de arte sacra do barroco em Goiás.
Outras igrejas católicas daquela cidade que dispõem de estrutura ou de
remanescentes do barroco, como, por exemplo: Igreja Nossa Senhora do Rosário,
Igreja Santa Bárbara, Igreja Nossa Senhora Aparecida, Igreja de Nossa Senhora
do Carmo, Igreja Nossa Senhora de Abadia, Igreja São Francisco de Paula,
Catedral de Sant’Ana (que já aponta para um estilo arquitetônico mais
geometrizado, mas que dispõe de paredes grossas parecidas com as do barroco).
IMAGENS:
CIDADE DE GOIÁS:
http://www.badini.com.br/go/cgo/
Igreja Nossa Senhora da Boa Morte (Cidade de Goiás,
GO)
Curiosamente, nomes de uma porção de
igrejas contendo Nossa Senhora, referindo-se à mãe de Jesus, cuja intercessão
junto deste e do Divino Pai Eterno sempre foi muito solicitada. Figura da mãe,
que é muito marcante em outros lugares e
culturas.
Também na cidade Pilar de Goiás há
marcas do Barroco. Segundo o Jornal Imprensa do Cerrado:
“Uma das
mais encantadoras cidades históricas de Goiás, Pilar já foi capital por um dia
e a dona do maior acervo barroco do estado. Sua arquitetura colonial magnífica,
tombada como patrimônio histórico nacional pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio
Histórico e Artístico Nacional) e agora está se estruturando para atrair
turistas dos quatro cantos do planeta.
Descoberta
em meados do século XVII por paulistas à procura do ouro, o
antigo Quilombo de Papua, hoje Pilar de Goiás já foi um dos maiores locais
de resistência de escravos e uma das maiores colônias de exploração do ouro na
época do Império Português. Foi nessa época que recebeu alto investimento para
sua construção e no foi poupado esforço para fazer o que havia de mais bonito,
Igrejas minuciosamente talhadas e banhadas em ouro, monumentos imponentes e
casarões gigantes.” (JORNAL IMPRENSA DO CERRADO. Domingo, 22 de agosto de 2021. Citação
completa nas referências.)
IMAGENS:
ARTE BARROCA
NO PERÍODO COLONIAL BRASILEIRO:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Barroco_no_Brasil#/media/Ficheiro:StFranciscoChurch3-CCBY.jpg
PILAR DE
GOIÁS (BARROCO):
Como se pode ver, a arte barroca goiana
carrega consigo marcas do desenvolvimento econômico da região de Goiás nos
tempos da descoberta de minas no Brasil, marcadamente em Minas Gerais (próximo)
e no próprio Goiás que, mesmo não tendo a pujança da mineração mineira, no
século XVIII, ainda assim deixou obras clássicas do barroco que vale a pena
serem conhecidas.
REFERÊNCIAS
BÁSICAS:
BATISTA,
Tenente Marcus Vinícius Jorge et alii. Cultura
Goiana. Primeira Sério do Ensino Médio. Goiás, 2021. (Apostila)
JORNAL
IMPRENSA DO CERRADO. Domingo, 22 de
agosto de 2021. Disponível em: < http://www.imprensadocerrado.com.br/materia/298/pilar-de-goias-o-maior-conjunto-barroco-de-goias > Acesso em 22 de agosto de 2021.)
SITES DE
PESQUISA: GOOGLE, GOOGLE
IMAGENS,WIKIPÉDIA.
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