domingo, 14 de agosto de 2022

PRIMEIROS ANOS - AULA 3 DE TÓPICOS DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SEGUNDO SEMESTRE. ARTE E RELIGIOSIDADE NA ÉPOCA DA COLONIZAÇÃO DE GOIÁS ALGUNS ELEMENTOS (Prof. José Antônio Brazão.)

 AULA 3 DE TÓPICOS DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SEGUNDO SEMESTRE

(Prof. José Antônio Brazão.)

ARTE E RELIGIOSIDADE NA ÉPOCA DA COLONIZAÇÃO DE GOIÁS ALGUNS ELEMENTOS (Prof. José Antônio Brazão.):

Hoje o Estado de Goiás dispõe de diferentes igrejas, com uma boa presença de evangélicos, católicos, entre outros, inclusive budistas! Para se falar da cultura goiana e brasileira em geral, nos séculos XVII e XVIII, particularmente, é preciso falar da cultura religiosa católica. Os ensinamentos católicos e a religiosidade foi e, em boa parte, ainda agora, continuam presentes.

No campo das artes, nos séculos XVII e XVIII, o BARROCO (ver imagens abaixo.). A palavra barroco, de acordo com o Google, tem sua etimologia em:

“barroco /ô/ Origem

ETIM emprt. erud. ao fr. baroque 'estilo rebuscado', emprt. do port. 2 barroco 'barroca, terreno irregular' (Definições de Oxford Languages)” (OXFORD LANGUAGES. Etimologia de Barroco. Disponível em: < https://www.google.com/search?q=etimologia+de+barroco&oq=etimologia+de+barroco&aqs=chrome..69i57j0i22i30l6.5231j1j15&sourceid=chrome&ie=UTF-8 > Acesso em 22 de agosto de 2021.) (sublinado e grifo meus) [emprt.: emprestado, empréstimo; erud.: erudito]

 O barroco foi um estilo artístico, de fato, rebuscado, isto é, bastante aprimorado, esmerado, requintado. Em que sentido? No sentido de ser muitíssimo detalhista, principalmente nos entalhes (formatos, recortes). Seguiu-se ao período renascentista, que teve seu auge por volta dos meados do século XV e XVII. O Barroco toma impulso no século XVII e alcança seu ápice no século XVIII.

No Brasil, são famosas as obras de arte do mineiro Aleijadinho (Antônio Francisco Lisboa, 1738 – 1814), da cidade de OURO PRETO (MG), cujo apelido veio-lhe por conta de uma doença degenerativa que o atacou. Entre suas obras vale citar:

1)    Anjo com o cálice da Paixão, na Via Sacra de Congonhas (MG).

2)    Crucificação de Jesus, Santuário Congonhas.

3)    Igreja de São Francisco de Assis em São João del-Rei (MG), projeto de Aleijadinho.

4)    Nossa Senhora das Dores, tradicionalmente atribuída a Aleijadinho. Museu de Arte Sacra de São Paulo.

5)    Retábulo da capela-mor da Igreja de São Francisco em São João del-Rei (MG).

6)    Projeto para a fachada da Igreja de São Francisco em São João del-Rei (MG).

7)    Os Doze Profetas, também em Congonhas [Congonhas do Campo] (MG).

8)    Muitas outras obras. Vejamos abaixo imagens:

IMAGENS (ALEIJADINHO):

https://pt.wikipedia.org/wiki/Aleijadinho#/media/Ficheiro:Suposto_retrato_de_Aleijadinho.jpg

Em Goiás igualmente encontrou-se um mestre da arte barroca:

“José Joaquim da Veiga Valle (Arraial da Meia Ponte, atual Pirenópolis9 de setembro de 1806 – Goiás24 de janeiro de 1874 [1]), em geral conhecido simplesmente por Veiga Valle, foi um artista escultor e dourador em Goiás, no Brasil.”  (WIKIPÉDIA. Verbete Veiga Valle. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Veiga_Valle > Acesso em 22 de agosto de 2021.)

Vejamos imagens de Veiga Valle e algumas de suas obras:

IMAGENS (VEIGA VALLE):

Conjunto 1:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Veiga_Valle#/media/Ficheiro:Veiga_Valle%C2%B4s_house_in_Goi%C3%A1s.jpg

Conjunto2:

https://www.google.com/search?q=veiga+valle&hl=pt-BR&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwjNo4O51sTyAhWjq5UCHdRBDEcQ_AUoAXoECAEQAw&biw=1242&bih=597#imgrc=F_7LIoh2GkJP6M

Na cidade de Goiás Velho, na Igreja Nossa Senhora da Boa Morte, que é um museu de arte sacra do barroco em Goiás. Outras igrejas católicas daquela cidade que dispõem de estrutura ou de remanescentes do barroco, como, por exemplo: Igreja Nossa Senhora do Rosário, Igreja Santa Bárbara, Igreja Nossa Senhora Aparecida, Igreja de Nossa Senhora do Carmo, Igreja Nossa Senhora de Abadia, Igreja São Francisco de Paula, Catedral de Sant’Ana (que já aponta para um estilo arquitetônico mais geometrizado, mas que dispõe de paredes grossas parecidas com as do barroco).

IMAGENS:

CIDADE DE GOIÁS:

http://www.badini.com.br/go/cgo/

Igreja Nossa Senhora da Boa Morte (Cidade de Goiás, GO)

https://www.google.com/search?q=igreja+da+boa+morte+goi%C3%A1s&hl=pt-BR&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwjT-6r81sTyAhV_r5UCHfvxB4wQ_AUoAnoECAEQBA&biw=1242&bih=597#imgrc=wAW3nZCGSrKsrM

Curiosamente, nomes de uma porção de igrejas contendo Nossa Senhora, referindo-se à mãe de Jesus, cuja intercessão junto deste e do Divino Pai Eterno sempre foi muito solicitada. Figura da mãe, que é muito marcante  em outros lugares e culturas.

Também na cidade Pilar de Goiás há marcas do Barroco. Segundo o Jornal Imprensa do Cerrado:

“Uma das mais encantadoras cidades históricas de Goiás, Pilar já foi capital por um dia e a dona do maior acervo barroco do estado. Sua arquitetura colonial magnífica, tombada como patrimônio histórico nacional pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e agora está se estruturando para atrair turistas dos quatro cantos do planeta.

Descoberta em meados do século XVII por paulistas à procura do ouro, o antigo Quilombo de Papua, hoje Pilar de Goiás já foi um dos maiores locais de resistência de escravos e uma das maiores colônias de exploração do ouro na época do Império Português. Foi nessa época que recebeu alto investimento para sua construção e no foi poupado esforço para fazer o que havia de mais bonito, Igrejas minuciosamente talhadas e banhadas em ouro, monumentos imponentes e casarões gigantes.” (JORNAL IMPRENSA DO CERRADO.  Domingo, 22 de agosto de 2021. Citação completa nas referências.)

IMAGENS:

ARTE BARROCA NO PERÍODO COLONIAL BRASILEIRO:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Barroco_no_Brasil#/media/Ficheiro:StFranciscoChurch3-CCBY.jpg

PILAR DE GOIÁS (BARROCO):

https://www.google.com/search?q=pilar+de+goi%C3%A1s&tbm=isch&chips=q:pilar+de+goi%C3%A1s,online_chips:barroco:gXgIkvm6y3k%3D&hl=pt-BR&sa=X&ved=2ahUKEwjt0NaN0ZfyAhWkjZUCHZTqBBgQ4lYoBHoECAEQFw&biw=1226&bih=597

 Como se pode ver, a arte barroca goiana carrega consigo marcas do desenvolvimento econômico da região de Goiás nos tempos da descoberta de minas no Brasil, marcadamente em Minas Gerais (próximo) e no próprio Goiás que, mesmo não tendo a pujança da mineração mineira, no século XVIII, ainda assim deixou obras clássicas do barroco que vale a pena serem conhecidas.

REFERÊNCIAS BÁSICAS:

BATISTA, Tenente Marcus Vinícius Jorge et alii. Cultura Goiana. Primeira Sério do Ensino Médio. Goiás, 2021. (Apostila)

JORNAL IMPRENSA DO CERRADO.  Domingo, 22 de agosto de 2021. Disponível em: < http://www.imprensadocerrado.com.br/materia/298/pilar-de-goias-o-maior-conjunto-barroco-de-goias > Acesso em 22 de agosto de 2021.)

SITES DE PESQUISA: GOOGLE, GOOGLE IMAGENS,WIKIPÉDIA.

 

 

Nenhum comentário: