domingo, 21 de novembro de 2021

AULA ZOOM 35 DE FILOSOFIA DOS PRIMEIROS ANOS---LÓGICA – RACIOCÍNIOS: (Prof. José Antônio Brazão.)

 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DE GOIÁS

ENSINO MÉDIO – PRIMEIROS ANOS

FILOSOFIA– PROF. JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.

AULA ZOOM 35 DE FILOSOFIA DOS PRIMEIROS ANOS:

TEMA: LÓGICA(Prof. José Antônio Brazão.)

LÓGICA – RACIOCÍNIOS: (Prof. José Antônio Brazão.)

De acordo com o dicionário comum:

“Raciocínio (substantivo masculino): 1.ato ou efeito de raciocinar. 2. exercício da razão pelo qual se procura alcançar o entendimento de atos e fatos, se formulam ideias, se elaboram juízos [afirmações, negações, julgamentos...], se deduz algo a partir de uma ou mais premissas. (Definições de Oxford Languages)” (GOOGLE. O que é raciocínio? Disponível em: < https://www.google.com/search?q=o+que+%C3%A9+racioc%C3%ADnio&oq=o+que+%C3%A9+racioc%C3%ADnio&aqs=chrome..69i57j0l7.5500j1j15&sourceid=chrome&ie=UTF-8 > Acesso em 17/11/2020.)

“Raciocinar (verbo) 1. (transitivo indireto e intransitivo)  fazer uso da razão para estabelecer relações entre (coisas e fatos), para entender, calcular, deduzir, julgar (algo); refletir. Exemplo: "pôs-se a raciocinar sobre a melhor solução para o problema". 2. (transitivo direto) apresentar razões; ponderar. Exemplo: "convenceu-o raciocinando que as vantagens se sobrepunham às desvantagens".  Origem: ETIM lat. ratiocĭnor,ātus sum,āri 'calcular; examinar' (Definições de Oxford Languages)” (GOOGLE. Raciocinar. Disponível em: < https://www.google.com/search?q=raciociocinar&oq=raciociocinar&aqs=chrome..69i57j0i13l7.5021j1j15&sourceid=chrome&ie=UTF-8 > Acesso em 17/11/2020.)

Quotidiana e constantemente fazemos uso de raciocínios. A lógica, por sua vez, enquanto área do conhecimento que lida com os raciocínios, é mais rigorosa, buscando uma maior precisão na exposição das ideias, do pensamento, através das palavras.

Raciocínios dos mais diferentes tipos e a todo momento são usados em JOGOS e BRINCADEIRAS. Por exemplo: xadrez, damas, dominó, baralho, jogos online, de videogames, caça-palavras, palavras cruzadas (cruzadinhas), adivinhas (“Adivinhe o que é...”; “O que é, o que é...”), gamão (Charles Darwin, o cientista evolucionista inglês do século XIX, gostava de jogar gamão com a esposa), sudoku, ludo, futebol, entre muitos outros.

Veja-se as imagens em:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Jogo#/media/Ficheiro:ChessSet.jpg  (Verbete JOGO, na Wikipédia.)

https://pt.wikipedia.org/wiki/Jogo     (Verbete JOGO, na Wikipédia.)

https://en.wikipedia.org/wiki/Game#/media/File:Paris_-_Tout%C3%A2nkhamon,_le_Tr%C3%A9sor_du_Pharaon_-_Plateau_de_jeu_miniature_en_ivoire_-_005.jpg    (Mais imagens da Wikipédia)

As palavras raciocinar e raciocínio têm a mesma raiz em comum: ratio, do latim, a antiga língua do povo romano e de regiões vizinhas da Roma antiga (região do Lácio [Latium, em latim]). Ratio, traduzida para o português, é RAZÃO. Raciocinar é pôr a razão para trabalhar, no intuito de buscar e encontrar respostas, de resolver problemas e questões, entre outras tantas ações das quais nem sempre as pessoas se dão conta. Raciocínio é um trabalho da razão, passando de uma ideia a outra, integrando algumas, descartando outras, pensando, refletindo, reelaborando, etc.

Razão é a capacidade humana de formar e formular ideias, reunir ideias, formar pensamentos, pensar, refletir, entender, duvidar, ponderar, etc. Junto com a razão, a imaginação, que é a capacidade humana de formar ideias mentais. Ligada à razão.

No que diz respeito ao uso cotidiano dos raciocínios, ao longo de um dia, a pessoas pensam, repensam, integram ideias (síntese, composição) formando novas ou as separam (análise, decomposição), entre outras atividades, enfim, raciocinam:

(1)Quando querem escrever uma carta ou qualquer outro documento, por exemplo. Ora, é preciso pôr uma ordem na fala, a fim de transmitir devidamente a mensagem que se quer transmitir. Um(a) escritor(a), por exemplo, cotidianamente precisa fazer uso de raciocínios, pôr a razão para trabalhar, junto com a imaginação, a reflexão, etc.

(2)Quando fazem um cálculo matemático, mesmo que seja um cálculo simples, se usam raciocínios. Ao se fazer uma conta a caneta ou a lápis, talvez de cabeça, por exemplo, são feitas somas, subtrações, divisões, multiplicações e outras atividades mentais – tudo envolve raciocínios. (3)Quando respondem a questões de um formulário ou questionário e é necessário pensar, passando de uma ideia a outra.

(4)Quando buscam respostas para problemas e desafios do dia a dia, a mente logo é posta a raciocinar. A razão é posta a trabalhar! Um exemplo bem simples: Como trocar a lâmpada queimada? Do que vou precisar? Como farei para a trocar? Aí uma sequência dentro da mente e das ações coordenadas por ela: comprar uma lâmpada nova do mesmo tipo, desligar a energia para não tomar choque, arrumar uma cadeira ou escada para subir, tirar a lâmpada estragada desenroscando-a, enroscar a nova, descer, embrulhar a lâmpada estragada antes de leva-la ao lixo, religar a energia e ligar a tomada, eis que a luz aparece! Essa sequência parece simples, mas demanda raciocínio (conectar e separar ideias...) e aprendizado. Não se raciocina no vazio! O aprendizado é fundamental, como se verá pouco adiante.

(5)Quando se põem a “fazer uso da razão para estabelecer relações entre (coisas e fatos)” (Trecho citado). Que tipo de relações? Relações de causa e efeito, de certo e errado, de verdadeiro e falso, de verdade e mentira, entre muitas outras relações. Até mesmo quando duvidam as pessoas fazem uso de relações e raciocínios. Um bom exemplo disto é René Descartes, que fez uso da dúvida metódica. Esta foi um caminho na busca de respostas acerca da capacidade humana de conhecer.

(6)Quando necessitam “apresentar razões; ponderar. Exemplo: ‘convenceu-o raciocinando que as vantagens se sobrepunham às desvantagens’.” (Outro trecho citado no início.) Apresentar razões quer dizer apresentar motivações, porquês, causas, luzes, argumentos (provas, indícios), conhecimentos, etc., com a finalidade de convencer, resolver, solucionar, etc. Ponderar, por sua vez, é pesar (pesar os prós e os contras, por exemplo), refletir, pensar, etc. No exemplo citado aqui, alguém convenceu um homem acerca das vantagens, mostrando que estas estavam acima das desvantagens de um negócio, de uma compra, de empenhar-se nos estudos, entre outras possibilidades. O peso das vantagens foi maior do que os das desvantagens.

(7)Quando estudantes precisam desmontar orações e períodos da escrita, por meio da análise sintática. A análise sintática, de fato, envolve raciocínio e conhecimento. Raciocínios para ver como os elementos da oração e do período estão ou devem ser ligados para transmitir devidamente a mensagem, perceber como estão estruturados e os entender. Conhecimentos, porque não é possível fazer análise sintática sem se saber o que é um sujeito, o que é predicado, o que é adjetivo, adjunto adverbial, advérbio, etc.

(8) Etc., etc., etc.

Entre os tipos clássicos de raciocínios da lógica encontram-se a DEDUÇÃO, a INDUÇÃO, a ANALOGIA, o SOFISMA, entre outros. Estes já foram vistos na aula anterior.

Então, ninguém raciocina no vazio ou a partir do vazio. É preciso o CONHECIMENTO, desde conhecimentos básicos acerca do mundo circundante (que rodeia as pessoas) até conhecimentos mais complexos, no caso das ciências mais avançadas. Os conhecimentos, conforme os filósofos empiristas (empiria, grego = experiência), que defendem a ideia de que todo conhecimento surge a partir da experiência sensível, isto é, o contato com o mundo e com as pessoas (ninguém vive sozinho) através dos sentidos (olfato, tato, paladar, audição, visão), sendo esse material trabalhado pela razão (intelecto, inteligência). De acordo com os filósofos racionalistas, como Descartes, o conhecimento passa pela experiência, mas é a razão que é o fator determinante na elaboração dos conhecimentos. Enfim, houve e há aqueles filósofos que juntam o empirismo e o racionalismo, vendo a necessidade tanto da experiência sensível quanto da razão.

Jean Piaget, um biólogo e cientista do século XX, descobriu que o aprendizado ocorre por fases, desde o nascimento até a adolescência, tema para outra discussão, num outro dia.

Enfim, o fato é que para conhecer é preciso experimentar o mundo, vivenciar, conviver com pessoas, aprender com elas e, no caso de conhecimentos mais complexos, aprender na escola, na faculdade, em cursos, por meio de livros, de muitas leituras, de experimentos, de trocas de ideias, de múltiplas formas. Como foi dito: não se raciocina a partir do nada. Quem trocou uma lâmpada, com certeza, aprendeu com outra pessoa. O cientista que descobriu o Big Bang (Edwin Hubble), no século XX, aprendeu muito: matemática, física, química, astronomia, etc. Raciocinou muito e descobriu! Aliás, raciocínio e conhecimento andam juntos o tempo todo, desde a mais tenra infância até a vida adulta, pois até para aprender é preciso raciocinar, estabelecendo relações, ligando e separando ideias, etc.

Lembre-se: Raciocinar bem é fundamental em todos os aspectos da vida, inclusive no trabalho e para se poder conseguir e manter um bom trabalho. Estudar lógica (e filosofia) ajuda! Estudar matemática ajuda! Estudar Português ajuda! Estudar de modo geral, todas as matérias, ajuda mais ainda! Aprenda sempre, seja curioso(a), investigador(a), queira saber cada vez mais e fazer bom uso do conhecimento e dos raciocínios. Quem raciocina bem, tem conhecimento e disposição, com um pouco de ambição (ambição positiva), se dá bem na vida. Quem raciocina bem evita malogros (males, enganações, sofismas e falsas artimanhas) e ainda tem condições de ajudar outras tantas pessoas. Ora, ninguém vive sozinho(a) no mundo.

REFERÊNCIAS:

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda e MARTINS, Maria Helena Pires. FILOSOFANDO: Introdução à Filosofia. 4.ed. São Paulo, Moderna, 2009.

BÍBLIA NVI. Atos 17:13-34 (NVI – Nova Versão Internacional.) Disponível em: < https://www.bibliaonline.com.br/nvi/atos/17 > Acesso em 21/09/2020.

CHAUÍ, Marilena et alii. Primeira Filosofia: Lições Introdutórias. 7.ed. São Paulo, Brasiliense, 1987.

CHAUÍ, Marilena. Iniciação à Filosofia. 3.ed. São Paulo, Ática, 2017.

COTRIM, Gilberto e FERNANDES, Mirna. Fundamentos de Filosofia. Disponível em: <  https://www.academia.edu/37334864/Fundamentos_de_FILOSOFIA_GILBERTO_COTRIM_MIRNA_FERNANDES > Acesso em 21/09/2020.

EPICURO. Pensamentos. São Paulo, Martin Claret, 2006. (Col. A Obra-Prima de Cada Autor.)

GOOGLE. O que é raciocínio? Disponível em: < https://www.google.com/search?q=o+que+%C3%A9+racioc%C3%ADnio&oq=o+que+%C3%A9+racioc%C3%ADnio&aqs=chrome..69i57j0l7.5500j1j15&sourceid=chrome&ie=UTF-8  > Acesso em 17/11/2020.

GOOGLE. Raciocinar. Disponível em: < https://www.google.com/search?q=raciociocinar&oq=raciociocinar&aqs=chrome..69i57j0i13l7.5021j1j15&sourceid=chrome&ie=UTF-8  > Acesso em 17/11/2020.

INTERNET ENCYCLOPEDIA OF FILOSOFIA. Verbete Epicurus. Disponível em: < https://iep.utm.edu/epicur/ > Acessos de 2015 a 2020. [Em 2020: 21 de setembro.]

WIKIPÉDIA. Verbetes: Helenismo, Zenão de Cítio, Marco Aurélio, Sêneca e outros. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal > Acesso: 21 de setembro de 2020.

Obs.: Epicuro, 2013 – Ver livro de COTRIM e FERNANDES.

Para saber mais:

http://www.ime.unicamp.br/~calculo/history/arquimedes/arquimedes.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Arquimedes

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cinismo

http://pt.wikipedia.org/wiki/Helenismo

http://plato.stanford.edu/entries/epicurus/ (em inglês) (Use tradutores online. São bons.)

http://plato.stanford.edu/entries/stoicism/ (em inglês) (Use tradutores online. São bons.)

http://plato.stanford.edu/entries/epictetus/ (em inglês) (Use tradutores online. São bons.)

http://plato.stanford.edu/entries/marcus-aurelius/ (em inglês) (Use tradutores online.)

http://plato.stanford.edu/entries/seneca/ (em inglês) (Use tradutores online. São bons.)

http://plato.stanford.edu/entries/skepticism-ancient/ (em inglês) (Use tradutores online.)

http://plato.stanford.edu/entries/ammonius/ (em inglês) (Use tradutores online. São bons.)

http://plato.stanford.edu/entries/plotinus/ (em inglês) (Use tradutores online. São bons.)

http://plato.stanford.edu/entries/cosmopolitanism/ (em inglês, contém informações também sobre Diógenes de Sínope) (Use tradutores online. São bons.)

Obs.: Todas as páginas em inglês foram traduzidas com uso do Google Tradutor ou outro(s) tradutor(es) online:

http://translate.google.com.br/

http://www.clubedoprofessor.com.br/traduz/

http://onlinetradutor.com/

 

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