SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DE GOIÁS
ENSINO MÉDIO – PRIMEIROS ANOS
CULTURA GOIANA– PROF. JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.
AULA 15 DO SEGUNDO
SEMESTRE DE 2021 DE CULTURA GOIANA
Congada
de Catalão
Festividade
realizada há mais de 125 anos, ela divide-se em duas partes: a religiosa, com
missas, procissão e reza de terço; e a folclórica, que consiste em apresentação
de músicas e danças, além de visitas às casas de moradores pioneiros. A festa começa com os ternos de congos, que
são grupos de dançarinos, reunidos na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, em
Catalão. Após a alvorada, os cantadores saem pelas ruas. Durante toda a semana
acontecem a novena e a visitação.
VISUALIZAÇÃO:
Catalão
(Conjunto1):
https://pt.wikipedia.org/wiki/Catal%C3%A3o_(Goi%C3%A1s)
Slides:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Catal%C3%A3o_(Goi%C3%A1s)#/media/Ficheiro:Cidade_da_Paz.jpg
Igreja(N.Sra.Rosário):
A
Congada de Catalão tem abertura no segundo domingo de outubro. De origem
africana, o ritual era realizado inicialmente apenas por integrantes da
Irmandade do Rosário. Hoje, a festa reúne cerca de 1,3 mil pessoas, divididas
em 16 grupos de dança. Quando: 2ª segunda-feira de outubro
(GOVERNO
DE GOIÁS. Congada de Catalão. In: ___________________. Conheça Goiás. Disponível em: < https://www.goias.gov.br/conheca-goias/cultura.html
> Acesso em 04 de novembro de 2021.)
VISUALIZAÇÕES:
Imagem:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Congada_de_Catal%C3%A3o#/media/Ficheiro:CongadaCatalao.jpg
Conjunto 1:
Conjunto2:
Definição
de CONGADA:
substantivo
feminino
1. BRASILEIRISMO•BRASIL
“tipo
de dança dramática que representa a coroação de um rei (e às vezes tb. de uma
rainha) do Congo, constituída de um cortejo com passos e cantos, onde a música
acompanha a expressão dramática dos textos, e que se caracteriza pela embaixada,
por evoluções processionais e lutas simbólicas de espada [É de criação de
escravos no Brasil, registrando-se desde 1674 em Pernambuco, mas na sua origem
podem estar antigas disputas entre povos rivais do Congo e de Angola.].”
(GOOGLE – Definições Oxford)
Mais
informações:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Congada_de_Catal%C3%A3o
Conforme Wellington Reis Nascimento:
“Segundo
dados históricos, a congada na cidade de Catalão surgiu por volta de 1820, com
a chegada de escravos na região. Esses escravos queriam ser livres, e a congada
era uma forma de questionarem a escravidão e dançar para a Santa, acreditando
que ela poderia libertá-los da condição de escravos. É importante mencionar que
na congada podemos observar a mescla da cultura africana da dança com a cultura
religiosa católica da crença em uma Santa. Por esse motivo, as primeiras
canções entoadas pelos negros nas ruas da cidade tinham como temas a
misticidade, a devoção a Nossa Senhora do Rosário, a fé, enfim, vários aspectos
culturais da África e da cultura religiosa europeia.”(In:< https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/1066/o/Wellington_Reis_Nascimento.pdf)
Também(VÍDEO1):
https://www.youtube.com/watch?v=gGdY-8_nsDI
VÍDEO2(Curto)(Ver):
https://www.youtube.com/watch?v=x-P3HpFSjZc
Trechos:
Trecho1:
Eu
sô africano,
eu
vim para o Brasil
contra
a vontade
trabalhá
na escravidão
de
dia e de noite sem
podê
ter liberdade (Bis)
Trecho2:
Ôh,
Senhora do Rosário
hoje
eu canto em seu louvor
eu
quero a sua benção mãe querida
pra
ganhar o seu amor (bis).
“O
sujeito pede benção para a Santa, em uma devoção de filho para mãe: para o
sujeito congadeiro, a virgem do Rosário é uma mãe querida, que acolhe, que ama
todos os filhos que nela acredita. A temática da cantiga é mostrar a devoção e
o amor do congadeiro pela mãe padroeira dessa grande festa. Ao entoar a cantiga
o sujeito espera que a louvada mãe, derrame bênçãos sobre a sua vida. Ele
deseja ser realmente amado por ela. Esta cantiga revela o quão grande era a fé
dos sujeitos congadeiros que dançavam anos atrás. Eles não dançavam
simplesmente por gostar do grupo ou da congada de uma forma geral, mas dançavam
em louvor a Santa: a mãe querida. Aqui, especialmente, observamos os processos
identitários do sujeito devoto, religioso fervoroso, em uma temática que mantém
a tradição da mescla da cultura africana e da cultura religiosa europeia.”(In:<
https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/1066/o/Wellington_Reis_Nascimento.pdf>)
Trecho3:
Mais
êh mamãe,
mamãe
querida,
Senhora
do Rosário
e
a Senhora Aparecida (bis)
Meus
irmãos eu vou, eu vou aonde Jesus mandou (bis).
Trecho4:
Vai
balança o estradão de Goiás,
meu
Catupé vai tremer Catalão,
Eu
vim aqui louva Nossa Senhora,
Mamãe
querida tá no meu coração (bis).
OBS.:
*Anotar um comentário no quadro da sala de aula.
*Explicar.
Pontos de destaque:
*Escravidão.
*Liberdade.
*Sra.doRosário=Mãe.
*Festa/liberdade.
*Afro-identidade.
*Catalão.
*Rei/Rainha do congo./Liberdade(desejo).
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