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SECRETARIA DE SEGURANÇA
PÚBLICA/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO COMANDO DE ENSINO POLICIAL MILITAR CEPMG – VASCO DOS REIS Divisão de
Ensino/Coordenação Pedagógica |
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SÉRIE/ANO: |
TURMA(S): PRIMEIROS ANOS. |
DISCIPLINA: FILOSOFIA. |
DATA: ___/____/2021. |
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PROFESSOR: JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO. |
EXERCÍCIO DE FILOSOFIA DOS PRIMEIROS ANOS |
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ALUNO(A):_____________________________________No.:______.
TURMA:___________.
VALOR: 3,0. |
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ATIVIDADE:
FILOSOFIA GREGA –
ARISTÓTELES:
EXERCÍCIO:
SOMENTE
PARA QUEM NÃO FEZ ESTA ATIVIDADE NO SISTEMA. QUEM JÁ FEZ NÃO TEM NECESSIDADE DE
REFAZER.
LEIA
O TEXTO E RESPONDA AS SEGUINTES QUESTÕES, MARCANDO A ALTERNATIVA DEVIDA EM CADA
UMA:
Substância, forma,
matéria, ato e potência (Francisco Porfírio)
Ao se distanciar das teses
idealistas platônicas e das teses imobilistas de Parmênides, Aristóteles
defrontou-se com um problema filosófico: o pensador concebe a existência de
formas (que seriam ideais) e da matéria, que seria mutável. Ambas, na teoria do
conhecimento aristotélica, são verdadeiras e possuem validade, ao contrário da
concepção platônica de conhecimento, que seria composto, em sua verdade, apenas
pelas ideias ou formas. A substância seria o elo de encaixe entre a noção de
forma e a noção de matéria, ou seja, substância é aquilo que permite à matéria
adequar-se a determinada forma. Porém, ao assumir que as formas são imutáveis e
a matéria é mutável, haveria um problema de adequação das matérias às suas
respectivas formas ou conceitos. Para resolver isso, Aristóteles introduziu a
noção de distinção entre ato e potência.
Segundo o filósofo, todos os seres
e objetos materiais existem em duas formas, uma atual e uma em potencial. Ato
seria a forma atual, aquilo que a matéria é agora, e potência seria uma forma
especial que a matéria guarda dentro de si, isto é, um “vir a ser” ou um “poder
vir a ser”. Toda matéria atual pode transformar-se em suas potências. Quando um
determinado ser transforma-se em sua potência, pode-se dizer que ele se
atualizou, ou seja, transformou-se em uma nova matéria em ato.
Para exemplificar esse raciocínio,
podemos tomar emprestada a ideia de que uma semente existe enquanto semente, ou
seja, é semente em ato, mas ela também guarda uma potência dentro de si: a
possibilidade de se tornar uma planta. Quando a semente brota e cresce, ela se
atualiza, tomando uma nova forma e transformando a sua matéria.
(PORFÍRIO,
Francisco. Metafísica de Aristóteles.
IN: BRASIL ESCOLA UOL. Filosofia.
Disponível em: < https://brasilescola.uol.com.br/filosofia/metafisica-aristoteles.htm
> Acesso em 08 de setembro de 2020.)
|1| ARISTÓTELES.
Metafísica. 2ª ed. tradução, introdução e comentários de Giovanni Reale. São
Paulo: Edições Loyola, 2002, p. 131.
|2| _______
Metafísica. 2ª ed. tradução, introdução e comentários de Giovanni Reale. São
Paulo: Edições Loyola, 2002, p. 141.
(PORFÍRIO,
Francisco. Metafísica de Aristóteles. IN: BRASIL ESCOLA UOL. Filosofia.
Disponível em: < https://brasilescola.uol.com.br/filosofia/metafisica-aristoteles.htm >
Acesso em 08 de setembro de 2020.)
QUESTÃO 1:
Assinale a alternativa correta:
(a)( ) Ao
aprimorar as teses idealistas platônicas e das teses imobilistas de Parmênides,
Aristóteles defrontou-se com um problema filosófico: o pensador concebe a
existência de formas (que seriam reais) e da matéria, que seria imutável.
(b)( ) Ao
aceitar as teses idealistas platônicas e das teses imobilistas de Parmênides,
Aristóteles defrontou-se com um problema filosófico: o pensador concebe a
existência de formas (que seriam ideais) e da matéria, que seria mutável.
(c)( ) Ao
se aproximar das teses idealistas platônicas e das teses imobilistas de
Parmênides, Aristóteles defrontou-se com um problema filosófico: o pensador
concebe a existência de formas (que seriam ideais) e da matéria, que seria
mutável.
(d)( ) Ao
se distanciar das teses realistas platônicas e das teses mobilistas de
Parmênides, Aristóteles defrontou-se com um problema filosófico: o pensador
concebe a existência de formas (que seriam ideais) e da matéria, que seria
mutável.
(e)( ) Ao
se distanciar das teses idealistas platônicas e das teses imobilistas de
Parmênides, Aristóteles defrontou-se com um problema filosófico: o pensador
concebe a existência de formas (que seriam ideais) e da matéria, que seria
mutável.
QUESTÃO 2:
Assinale a alternativa incorreta:
(a)( )
Matéria e forma, na teoria do conhecimento aristotélica, são verdadeiras e
possuem validade, ao contrário da concepção platônica de conhecimento, que
seria composto, em sua verdade, apenas pelas ideias ou formas.
(b)( )
A substância seria o elo de encaixe entre a noção de forma e a noção de
matéria, ou seja, substância é aquilo que permite à matéria adequar-se a
determinada forma.
(c)( )
Aristóteles discorda da teoria das ideias eternas e perfeitas, em outro mundo,
defendida por Platão.
(d)( )
Matéria e forma, na teoria do conhecimento aristotélica, não são verdadeiras e
nem possuem validade, em plena conformidade com a concepção platônica de
conhecimento, que seria composto, em sua verdade, apenas pelas ideias ou
formas.
(e)( )
Aristóteles distancia-se tanto das teses (afirmações) idealistas platônicas
(Platão defendia a existência de um Mundo das Ideias, formas perfeitas de todas
as coisas) quanto das teses imobilistas de Parmênides (o Ser imóvel e perfeito,
eterno, de Parmênides, por exemplo).
QUESTÃO 3: Ao
assumir que as formas são imutáveis e a matéria é mutável, haveria um problema
de adequação das matérias às suas respectivas formas ou conceitos. Para
resolver isso, Aristóteles introduziu a noção de:
(a)( )
Equalização entre ato e potência.
(b)( )
Indistinção entre ato e potência.
(c)( ) Distinção
entre ato e potência.
(d)( )
Oposição entre ato e potência.
(e)( )
Equivalência entre ato e potência.
QUESTÃO 4:
Potência é a possibilidade que um ser tem de vir a ser, isto é, transformar-se
em outro. Ato é a realização (colocação em ação) da potência de um ser que se
atualiza (se torna ato) e vem a tornar real a forma que está embutida dentro de
si. Por exemplo:
(a)( )
A semente é uma árvore em substância.
(b)( )
A semente é uma árvore em potência (possibilidade de vir a ser). A árvore, a
realização (transformação em ato) da forma guardada dentro da semente.
(c)( )
A semente é uma árvore em ato.
(d)( )
A semente é uma forma eterna e perfeita de árvore.
(e)( )
A árvore nada mais é que uma potência da semente.
QUESTÃO 5:
Aristóteles acreditava que a forma da futura árvore encontra-se dentro da
semente, naturalmente, vindo a tornar-se esta naquela por meio da matéria
acrescida pelos cuidados, pela chuva, pela matéria do solo, entre outras
condições. A ciência biológica, hoje, descobriu que essa forma encontra-se
registrada no/na:
(a)( )
Ácido Desoxirribonucleico (DNA) das células da semente.
(b)( )
Citoplasma das células da semente.
(c)( )
Mitocôndria de cada célula da semente.
(d)( )
Cloroplasto de cada célula da semente.
(e)( )
Fotossíntese da semente que virá a ser, posteriormente, uma árvore.
QUESTÃO 6: MARQUE
A ALTERNATIVA DEVIDA: “Toda matéria atual pode transformar-se em suas
potências. Quando um determinado ser transforma-se em sua potência, pode-se
dizer que ele se atualizou, ou seja, transformou-se em uma nova matéria em ato.”
Isto quer dizer, basicamente, por exemplo, que:
(a)( ) Uma árvore é a potência de uma semente.
(b)( ) Uma árvore e a semente que deu origem a
ela são potências.
(c)( ) Uma árvore é a atualização da potência
contida na semente que deu origem a ela.
(d)( ) Uma semente é a atualização da árvore
potencializada.
(e)( ) A semente e a árvore que deu origem a
ela são atos.
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