sexta-feira, 1 de outubro de 2021

EXERCÍCIO DE FILOSOFIA DOS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO MÉDIO TERCEIRO BIMESTRE (Prof. José Antônio Brazão.)

 

 

SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

COMANDO DE ENSINO POLICIAL MILITAR

CEPMG – VASCO DOS REIS

Divisão de Ensino/Coordenação Pedagógica

SÉRIE/ANO:

TURMA(S): PRIMEIROS ANOS.

DISCIPLINA: FILOSOFIA.

DATA: ___/____/2021.

PROFESSOR: JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.

EXERCÍCIO DE FILOSOFIA DOS PRIMEIROS ANOS

ALUNO(A):_____________________________________No.:______.

TURMA:___________. VALOR: 3,0.

ATIVIDADE:

FILOSOFIA GREGA – ARISTÓTELES:

EXERCÍCIO:

SOMENTE PARA QUEM NÃO FEZ ESTA ATIVIDADE NO SISTEMA. QUEM JÁ FEZ NÃO TEM NECESSIDADE DE REFAZER.

LEIA O TEXTO E RESPONDA AS SEGUINTES QUESTÕES, MARCANDO A ALTERNATIVA DEVIDA EM CADA UMA:

Substância, forma, matéria, ato e potência (Francisco Porfírio)

Ao se distanciar das teses idealistas platônicas e das teses imobilistas de Parmênides, Aristóteles defrontou-se com um problema filosófico: o pensador concebe a existência de formas (que seriam ideais) e da matéria, que seria mutável. Ambas, na teoria do conhecimento aristotélica, são verdadeiras e possuem validade, ao contrário da concepção platônica de conhecimento, que seria composto, em sua verdade, apenas pelas ideias ou formas. A substância seria o elo de encaixe entre a noção de forma e a noção de matéria, ou seja, substância é aquilo que permite à matéria adequar-se a determinada forma. Porém, ao assumir que as formas são imutáveis e a matéria é mutável, haveria um problema de adequação das matérias às suas respectivas formas ou conceitos. Para resolver isso, Aristóteles introduziu a noção de distinção entre ato e potência.

Segundo o filósofo, todos os seres e objetos materiais existem em duas formas, uma atual e uma em potencial. Ato seria a forma atual, aquilo que a matéria é agora, e potência seria uma forma especial que a matéria guarda dentro de si, isto é, um “vir a ser” ou um “poder vir a ser”. Toda matéria atual pode transformar-se em suas potências. Quando um determinado ser transforma-se em sua potência, pode-se dizer que ele se atualizou, ou seja, transformou-se em uma nova matéria em ato.

Para exemplificar esse raciocínio, podemos tomar emprestada a ideia de que uma semente existe enquanto semente, ou seja, é semente em ato, mas ela também guarda uma potência dentro de si: a possibilidade de se tornar uma planta. Quando a semente brota e cresce, ela se atualiza, tomando uma nova forma e transformando a sua matéria.

(PORFÍRIO, Francisco. Metafísica de Aristóteles. IN: BRASIL ESCOLA UOL. Filosofia. Disponível em: < https://brasilescola.uol.com.br/filosofia/metafisica-aristoteles.htm > Acesso em 08 de setembro de 2020.)

|1| ARISTÓTELES. Metafísica. 2ª ed. tradução, introdução e comentários de Giovanni Reale. São Paulo: Edições Loyola, 2002, p. 131.

|2| _______ Metafísica. 2ª ed. tradução, introdução e comentários de Giovanni Reale. São Paulo: Edições Loyola, 2002, p. 141.

 (PORFÍRIO, Francisco. Metafísica de Aristóteles. IN: BRASIL ESCOLA UOL. Filosofia. Disponível em: < https://brasilescola.uol.com.br/filosofia/metafisica-aristoteles.htm > Acesso em 08 de setembro de 2020.)

QUESTÃO 1: Assinale a alternativa correta:

(a)(     ) Ao aprimorar as teses idealistas platônicas e das teses imobilistas de Parmênides, Aristóteles defrontou-se com um problema filosófico: o pensador concebe a existência de formas (que seriam reais) e da matéria, que seria imutável.

(b)(     ) Ao aceitar as teses idealistas platônicas e das teses imobilistas de Parmênides, Aristóteles defrontou-se com um problema filosófico: o pensador concebe a existência de formas (que seriam ideais) e da matéria, que seria mutável.

(c)(      ) Ao se aproximar das teses idealistas platônicas e das teses imobilistas de Parmênides, Aristóteles defrontou-se com um problema filosófico: o pensador concebe a existência de formas (que seriam ideais) e da matéria, que seria mutável.

(d)(     ) Ao se distanciar das teses realistas platônicas e das teses mobilistas de Parmênides, Aristóteles defrontou-se com um problema filosófico: o pensador concebe a existência de formas (que seriam ideais) e da matéria, que seria mutável.

(e)(     ) Ao se distanciar das teses idealistas platônicas e das teses imobilistas de Parmênides, Aristóteles defrontou-se com um problema filosófico: o pensador concebe a existência de formas (que seriam ideais) e da matéria, que seria mutável.

QUESTÃO 2: Assinale a alternativa incorreta:

(a)(     ) Matéria e forma, na teoria do conhecimento aristotélica, são verdadeiras e possuem validade, ao contrário da concepção platônica de conhecimento, que seria composto, em sua verdade, apenas pelas ideias ou formas.

(b)(     ) A substância seria o elo de encaixe entre a noção de forma e a noção de matéria, ou seja, substância é aquilo que permite à matéria adequar-se a determinada forma.

(c)(      ) Aristóteles discorda da teoria das ideias eternas e perfeitas, em outro mundo, defendida por Platão.

(d)(     ) Matéria e forma, na teoria do conhecimento aristotélica, não são verdadeiras e nem possuem validade, em plena conformidade com a concepção platônica de conhecimento, que seria composto, em sua verdade, apenas pelas ideias ou formas.

(e)(     ) Aristóteles distancia-se tanto das teses (afirmações) idealistas platônicas (Platão defendia a existência de um Mundo das Ideias, formas perfeitas de todas as coisas) quanto das teses imobilistas de Parmênides (o Ser imóvel e perfeito, eterno, de Parmênides, por exemplo).

QUESTÃO 3: Ao assumir que as formas são imutáveis e a matéria é mutável, haveria um problema de adequação das matérias às suas respectivas formas ou conceitos. Para resolver isso, Aristóteles introduziu a noção de:

(a)(     ) Equalização entre ato e potência.

(b)(     ) Indistinção entre ato e potência.

(c)(      ) Distinção entre ato e potência.

(d)(     ) Oposição entre ato e potência.

(e)(     ) Equivalência entre ato e potência.

QUESTÃO 4: Potência é a possibilidade que um ser tem de vir a ser, isto é, transformar-se em outro. Ato é a realização (colocação em ação) da potência de um ser que se atualiza (se torna ato) e vem a tornar real a forma que está embutida dentro de si. Por exemplo:

(a)(     ) A semente é uma árvore em substância.

(b)(     ) A semente é uma árvore em potência (possibilidade de vir a ser). A árvore, a realização (transformação em ato) da forma guardada dentro da semente.

(c)(      ) A semente é uma árvore em ato.

(d)(     ) A semente é uma forma eterna e perfeita de árvore.

(e)(     ) A árvore nada mais é que uma potência da semente.

QUESTÃO 5: Aristóteles acreditava que a forma da futura árvore encontra-se dentro da semente, naturalmente, vindo a tornar-se esta naquela por meio da matéria acrescida pelos cuidados, pela chuva, pela matéria do solo, entre outras condições. A ciência biológica, hoje, descobriu que essa forma encontra-se registrada no/na:

(a)(     ) Ácido Desoxirribonucleico (DNA) das células da semente.

(b)(     ) Citoplasma das células da semente.

(c)(      ) Mitocôndria de cada célula da semente.

(d)(     ) Cloroplasto de cada célula da semente.

(e)(     ) Fotossíntese da semente que virá a ser, posteriormente, uma árvore.

QUESTÃO 6: MARQUE A ALTERNATIVA DEVIDA: “Toda matéria atual pode transformar-se em suas potências. Quando um determinado ser transforma-se em sua potência, pode-se dizer que ele se atualizou, ou seja, transformou-se em uma nova matéria em ato.” Isto quer dizer, basicamente, por exemplo, que:

(a)(     ) Uma árvore é a potência de uma semente.

(b)(     ) Uma árvore e a semente que deu origem a ela são potências.

(c)(     ) Uma árvore é a atualização da potência contida na semente que deu origem a ela.

(d)(     ) Uma semente é a atualização da árvore potencializada.

(e)(     ) A semente e a árvore que deu origem a ela são atos.

Nenhum comentário: