SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DE GOIÁS
ENSINO MÉDIO – PRIMEIROS ANOS
CULTURA GOIANA– PROF. JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.
AULA 08 DO SEGUNDO
SEMESTRE DE 2021 DE CULTURA GOIANA
A FESTA DO DIVINO
PAI ETERNO EM TRINDADE (Prof. José Antônio Brazão.):
Trindade
é outra cidade interiorana de Goiás bem próxima de Goiânia. O nome liga-se à
devoção à Santíssima Trindade (o Deus Cristão: Pai, Filho e Espírito Santo). É
uma festa para a qual acorrerem centenas de milhares pessoas de diferentes
lugares de Goiás, do Brasil e, certamente, até do mundo. Tem suas raízes no
período colonial brasileiro, como se poderá ver nas citações abaixo. Os únicos
anos em que essa festa não se fez de forma direta foram 2020 e 2021, por conta
da pandemia então em curso no mundo, provocada pela COVID-19 (Doença do Corona
Vírus descoberto em 2019).
Muita
gente ali se reúne por motivos variados, que vão desde uma profunda devoção (imensa
maioria das pessoas) à Santíssima Trindade até o comércio e a mera curiosidade.
Uma grande quantidade vai para pagar promessas feitas, algum tempo antes e por
alguma motivação, ao Divino Pai Eterno: por curas milagrosas, por ter
conseguido realizar alguma conquista com a bênção do Pai Eterno, além de outras
tantas possíveis promessas para conseguir favores.
IMAGENS:
De
acordo com a Wikipédia:
“Origens e
povoamento
A região, até o
século XVI, era povoada por indígenas diversos, com
destaque aos goyazes e, com a colonização portuguesa,
seu território tornou-se parte da Capitania de São Paulo.[5] Os bandeirantes, após 1602, ocuparam os estados
de Goiás, Mato Grosso e Minas Gerais à procura de metais
preciosos;[6] como
consequência, em 1748, foi fundada a Capitania de Goiás,[7] na
qual se localizava a atual cidade de Trindade.[8][9] Em
termos geográficos, o local fazia parte do Distrito de Santa Cruz, criado em
1776, o qual abrangia todo o sul da capitania.[10]
IMAGENS
Capitania de São Paulo:
Capitania de Goiás:
Conjunto 1:
Conjunto 2:
Com o fim do ciclo do ouro, no final do século XVIII, as
atividades econômicas se voltaram para a agropecuária,
principalmente a agricultura de subsistência.
Assim, a região conquistou importância socioeconômica para o estado e sua
população começou a aumentar gradativamente.[11] O alferes Joaquim Gomes da Silva estabeleceu sua
fazenda e construiu a primeira capela, dedicada a Nossa Senhora da Conceição, por
volta da década
de 1840 no arraial das Campininhas das Flores (atual Campinas, Guapó e
Trindade).[12][13] Simultaneamente,
o casal mineiro de garimpeiros Ana Rosa e Constantino Xavier se mudaram para um
local próximo ao Córrego Barro Preto, que daria nome ao futuro arraial e
distrito. Às margens do curso-d'água, em 1843, eles encontraram um medalhão com
a ilustração da Santíssima Trindade coroando
a Virgem Maria.[14] A
partir daí, os mineiros o expuseram publicamente e inúmeras pessoas imigravam
para o arraial de Barro Preto a fim de reverenciar a imagem em devoção.[15]
IMAGENS:
Agricultura e pecuária no período
colonial:
Medalhão da Santíssima Trindade:
Por volta de 1848,
Rosa e Xavier planejaram a construção de uma capela coberta por folhas de buriti,
onde ficaria o medalhão à disposição de todos que desejassem vê-lo.[16] Com
o objetivo de atrair mais indivíduos, o garimpeiro pediu ao escultor José Joaquim da Veiga Vale, que
morava em Pirenópolis,
para produzir uma réplica maior da imagem.[17] Assim,
a adoração à figura do Divino
Pai Eterno foi o principal fator que contribuiu para o
povoamento do lugar.[18]” [WIKIPÉDIA.
Trindade (Goiás). Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Trindade_(Goi%C3%A1s)
> Acesso em 26 de setembro de 2021.]
Também
de acordo com o site da Associação Filhos do Pai Eterno:
“A Festa
O dia da grande
Festa do Divino Pai Eterno é o primeiro domingo do mês de julho de cada ano.
Durante os nove dias que o antecedem, são celebradas missas e novenas; ocorrem
encontros de jovens; acolhimento aos carreiros do Divino Pai Eterno (procissão
dos carros de boi), foliões, tropeiros, e outros devotos.
Ao todo, são
realizadas cerca de 100 missas e mais de 46 novenas, além de procissões,
batizados, vigílias, alvoradas e confissões. Mais de 2,5 milhões de pessoas
passam pela Romaria durante os dez dias de festa e vários outros fazem visitas
ao longo do ano.
Muitos devotos
percorrem, a pé, o trajeto entre os municípios de Goiânia e Trindade, chegando
até o Santuário Basílica, aproximadamente 18 km, como forma de pagar promessas,
pedir graças e agradecer bênçãos alcançadas. Os peregrinos também partem de
outras cidades e estados.
História
Há cerca de 170
anos, Constantino Xavier dirigiu-se a Pirenópolis (GO), a mais de 120 km de
distância de Trindade, para encomendar uma réplica, em tamanho maior, da figura
estampada no medalhão encontrado. No entanto, em vez da réplica, o artista
plástico Veiga Valle fez uma Imagem de aproximadamente 30 cm. Sem dinheiro para
pagar pela maravilha da obra, Constantino deixou o próprio cavalo em troca da
Imagem e voltou a pé para Trindade. Foi recebido em festa por todos da cidade.
Naquele momento, surgiu também o motivo da peregrinação anual ao Santuário.”
(ASSOCIAÇÃO FILHOS
DO DIVINO PAI ETERNO. Romaria. Disponível em: < https://www.paieterno.com.br/historia/ > Acesso em 26 de setembro de 2021.)
A caminhada de devotos e devotas até a cidade
de Trindade tem vários significados: o de busca do Divino (do Deus
transcendente ou da santidade estampada por meio de um santo ou uma santa, no
caso da Virgem Maria que também aparece no medalhão e na imagem); penitência
(fazer o corpo passar por agruras [dificuldades] para preparar melhor a alma
para a recepção das bênçãos; cumprimento de promessa por meio de caminhada
relativamente longa e penitencial; tempo para meditação e oração, ao longo de
um caminho; expiação (busca de perdão) dos pecados; etc.
Se
se pensar bem, a caminhada tem reminiscências (pontos de recordação) da
caminhada que o povo de Israel fez do Egito até a Terra Prometida (Canaã, que
veio a se tornar Israel) por quarenta anos. Na China e no Oriente, igualmente,
há budistas que caminham longas distâncias para fazer oração em determinados
santuários, portanto não sendo algo privilegiado do judaísmo nem do
cristianismo.
Ao
longo das estradas as pessoas são atendidas por muitos devotos e até mesmo pelo
governo do Estado de Goiás, por meio da OVG (Organização das Voluntárias de
Goiás) e outros órgãos, que oferece alimento, água, pontos de descanso, entre
outras ajudas não monetárias mas que são fundamentais ao bom prosseguimento da travessia.
De Goiânia até Trindade, inclusive, há um caminho chamado Caminho dos Romeiros.
IMAGENS (Rodovia
dos Romeiros – Trindade GO):
Muita
gente vai também em carros de bois, lembrança dos tempos, desde o período
colonial, em que os únicos veículos disponíveis eram os movidos por tração
animal. Hoje, inclusive, há a apresentação dos carreiros (os que vão em carros
de bois) e sua bênção, na entrada da festa, em Trindade. Momento extremamente
alegre e do aconchego da recepção.
IMAGENS:
http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/Dossie_RomariaCarrosdeBoi-compactado.pdf
Enfim,
a Festa do Divino Pai Eterno (na verdade, da Santíssima Trindade: Pai, Filho e
Espírito Santo), na cidade goiana de Trindade, é uma festa da manifestação do
AMOR, da devoção, da esperança, da alegria, do sentimento da presença do Deus
eterno e infinito que abençoa Goiás, o Brasil e o mundo inteiro. Festa de gente
simples, que busca expressar suas crenças e seus agradecimentos, por diferentes
modos, ao Pai Eterno.
Curiosamente,
a figura do PAI que zela pelos filhos desde sempre e para sempre, homenageado e
celebrado bem no coração do Brasil.
REFERÊNCIAS
BÁSICAS:
ASSOCIAÇÃO FILHOS DO DIVINO PAI
ETERNO. Romaria. Disponível em: < https://www.paieterno.com.br/historia/ > Acesso em 26 de setembro de 2021.
BATISTA, Tenente Marcus Vinícius
Jorge et alii. Cultura Goiana. Primeira
Sério do Ensino Médio. Goiás, 2021. (Apostila)
BOAVENTURA, Deusa Maria Rodrigues. Urbanização em Goiás no século XVIII.
Disponível em: < https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16133/tde-13052010-090028/publico/Tese.pdf
> Acesso ao longo de agosto de 2021.
CANÇÃO NOVA. Santo do Dia: São Jerônimo. Disponível em: < https://santo.cancaonova.com/santo/sao-jeronimo-presbitero-e-doutor-da-igreja/
> Acesso em 29 de agosto de 2021.
CURTA MAIS. As dez cidades mais antigas de Goiás. Reportagem de: 05/09/2017.
Disponível em: < https://www.curtamais.com.br/goiania/as-10-cidades-mais-antigas-de-goias
> Acesso em 06 de setembro de 2021.
FRANCO, Adalva. Barroco em Goiás. Disponível em: < http://adalvafranco.blogspot.com/2012/06/barroco-em-goias.html > Acesso em 29 de agosto de 2021.
SILVA, Washington Maciel. O POVOAMENTO DE GOIÁS E O CATOLICISMO
MILAGREIRO NA SOCIEDADE MESTIÇA. Disponível em: < https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/113/o/Washington_Maciel_Silva.pdf > Acesso em 05 de setembro de 2021.
SITES DE PESQUISA: GOOGLE, GOOGLE
IMAGENS,WIKIPÉDIA.
WIKIPÉDIA. Trindade (Goiás). Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Trindade_(Goi%C3%A1s)
> Acesso em 26 de setembro de 2021.
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