sexta-feira, 1 de outubro de 2021

EXERCÍCIO DE CULTURA GOIANA DOS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO MÉDIO TERCEIRO BIMESTRE (Prof. José Antônio Brazão.)

 SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

COMANDO DE ENSINO POLICIAL MILITAR

CEPMG – VASCO DOS REIS

Divisão de Ensino/Coordenação Pedagógica  

SÉRIE/ANO: TURMA(S): PRIMEIROS ANOS. DISCIPLINA: 

CULTURA GOIANA. DATA: ___/____/2021.

PROFESSOR: JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO. EXERCÍCIO DE CULTURA GOIANA  DOS PRIMEIROS ANOS

ALUNO(A):_____________________________________No.:______. 

TURMA:___________. VALOR: 3,0.

EXERCÍCIO DE CULTURA GOIANA – PROFESSOR JOSÉ ANTÔNIO BRAZAO.

SOMENTE PARA QUEM NÃO FEZ ESTA ATIVIDADE NO SISTEMA. QUEM JÁ FEZ NÃO TEM NECESSIDADE DE REFAZER.

A atividade avaliativa abaixo consta de um texto a ser lido e seis questões objetivas referentes ao conteúdo do texto. O tema é o das Cavalhadas, na cidade de Pirenópolis (GO), festa anual cujas origens remontam ao período colonial e que faz parte essencial da cultura goiana.

A FESTA DAS CAVALHADAS EM PIRENÓPOLIS (Prof. José Antônio Brazão.):

Pirenópolis é uma cidade interiorana de Goiás. Tem suas raízes na época colonial do Brasil. Fundada no ano de 1727 (século XVIII), guarda muito as tradições do passado. 

No período colonial, a religião predominante era a religião católica, tanto que várias de suas tradições religiosas desse tempo ainda continuam presentes, ainda que adaptadas, aqui e ali, dado que a realidade econômica e política ser outra atualmente. Uma dessas tradições é a das cavalhadas, com raízes profundas na história medieval da Península Ibérica (Portugal e Espanha), como veremos.

As cavalhadas, como o nome indica, liga-se a cavaleiros (caballo é cavalo, em espanhol). Remete às guerras de reconquista, levadas avante por reinos católicos portugueses e espanhóis que lutaram contra mouros e outros grupos islâmicos que dominaram, por vários séculos, a Península Ibérica (Portugal e Espanha).

O Islamismo é uma religião que foi fundada pelo Profeta Maomé, no século VI da era cristã, nascida na Arábia (Arábia Saudita). Maomé pregava um Deus único (ALÁ/ALAH), numa época em que a Arábia Saudita era dividida em pequenos reinos e grupos, com algumas cidades, com muitos deuses(as), mas também com certa presença cristã e judaica, ainda que menor. Tem como livro sagrado o ALCORÃO (palavra que significa “A Leitura”, a leitura por excelência, sagrada, divina).

De acordo com o Dicionário Oxford Languages:

“Dicionário – Definições de Oxford Languages:

Islamismo (substantivo masculino) RELIGIÃO: religião caracterizada por monoteísmo estrito e síntese entre fé religiosa e organização sociopolítica, fundada pelo profeta árabe Maomé (570 ou 580-632), que codificou sua doutrina em um livro sagrado, o Corão [Alcorão], que se tornou o fundamento escrito da fé muçulmana (muçulmano, etimologia: aquele que se submete  a Deus).” (IN: https://www.google.com/search?q=islamismo&oq=ISLAMISMO&aqs=chrome.0.0i271j69i57j0i512l4j46i512j0i512l3.4342j0j15&sourceid=chrome&ie=UTF-8 ) Os muçulmanos ou islamitas oram em templos chamados mesquitas.

A partir do momento em que muita gente foi-se convertendo às crenças maometanas (islâmicas), reinos islâmicos foram surgindo e se fortalecendo. Com isto, partiram para as guerras de conquista, tendo dominado, entre outros lugares, todo o Norte da África e, atravessando o estreito de Gibraltar, boa parte da Península Ibérica (Portugal e Espanha). Oram em mesquitas (templos muçulmanos) ou onde estiverem, várias vezes ao dia, conforme a norma. Entre as conquistas muçulmanas e as guerras cristãs de reconquista o período foi longo, indo do século VIII a fins do século XV da era cristã.

As guerras de reconquistas são recordadas na FESTA DAS CAVALHADAS, de Pirenópolis. Num campo próprio, preparado, cavaleiros vestidos com roupas cristãs e outros com trajes muçulmanos representam as batalhas travadas entre esses grupos durante as guerras de reconquista. Enfim, mostram a vitória dos cristãos sobre os muçulmanos e a retomada definitiva dos reinos perdidos anteriormente. Os cavaleiros em azul são os CRISTÃOS, os cavaleiros em vermelho, os MUÇULMANOS. A devoção e a história marcam profundamente as cavalhadas.

“Todos os anos, a encenação da cavalhada em Pirenópolis se inicia no domingo de Pentecostes e se estende até a terça-feira, totalizando três tardes. Sua abertura coincide com o cerne ritual do império do Divino [Divino Espírito Santo] e costuma ser considerada um dos momentos mais esperados da festa.” (Spinelli. IN: https://www.scielo.br/j/rs/a/twgdBgBWWYs73y9wgHXthqL/?lang=pt#:~:text=Todos%20os%20anos%2C%20a%20encena%C3%A7%C3%A3o,momentos%20mais%20esperados%20da%20festa. Citação completa nas referências.)  (Sublinhado meu.)

Como se vê, as cavalhadas de Pirenópolis têm um acento profundamente religioso, sagrado – festejando o Divino Espírito Santo, que se manifestou aos apóstolos na festa judaica de Pentecostes (Ver Atos dos Apóstolos, cap. 1). Portanto, uma festa de devoção. Mas também histórica, ao recordar a reconquista cristã dos reinos cristãos perdidos, principalmente, na Península Ibérica, na Europa medieval. Encenações trazidas por padres europeus que pregaram, na época colonial, em Goiás. Tradição ainda muito viva e extremamente significativa.

QUESTÃO 1: As cavalhadas de Pirenópolis são uma festa anual que tem as seguintes características, exceto:

(a)(     ) As cavalhadas, como o nome indica, liga-se a cavaleiros (caballo é cavalo, em espanhol).

(b)(     ) Têm por referência as guerras de reconquista, levadas avante por reinos católicos portugueses e espanhóis que lutaram contra mouros e outros grupos islâmicos que dominaram, por vários séculos, a Península Ibérica (Portugal e Espanha).

(c)(    ) Nela se encontram dois grupos de carros de combate, de um lado um representando os cristãos, do outro, os muçulmanos.

(d)(     ) Os grupos em combate, na arena (campo) previamente preparada, se defrontam recordando batalhas travadas em torno da fé e da necessidade de terra, a ser retomada (cristãos) ou mantida (muçulmanos).

(e)(     ) Representam igualmente lutas contra domínio de um povo sobre outro.

QUESTÃO 2: O Islamismo é uma religião que foi fundada pelo Profeta Maomé, no século VI da era cristã, nascida na Arábia (Arábia Saudita). O islamismo é marcado pela seguinte crença fundamental:

(a)(     ) Deus é Uno e Trino: Pai, Filho e Espírito Santo.

(b)(     ) Os muçulmanos têm o dever de orar a Deus uma vez ao dia, só no domingo, obrigatoriamente.

(c)(     ) O local de culto dos muçulmanos se chama Igreja ou sinagoga.

(d)(     ) O livro sagrado dos muçulmanos se chama Bíblia, contendo o Antigo e o Novo Testamentos.

(e)(     ) Deus é Alá (Alah) e Maomé é seu profeta.

QUESTÃO 3: A festa em que as Cavalhadas ocorrem é a festa:

(a)(     ) Do Divino Espírito Santo.

(b)(     ) Do Divino Pai Eterno.

(c)(     ) Da Santíssima Trindade.

(d)(     ) De Nossa Senhora Aparecida.

(e)(     ) De Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

QUESTÃO 4: O tipo de templo em que os islamitas oram chama-se:

(a)(     ) Templo de Jerusalém.

(b)(     ) Sinagoga.

(c)(     ) Igreja.

(d)(     ) Capela.

(e)(     ) Mesquita.

QUESTÃO 5:  As cavalhadas de Pirenópolis são marcadas por dois elementos essenciais:

(a)(     ) A crendice e cultura populares.

(b)(     ) A devoção e a história.

(c)(     ) A superstição e a religiosidade.

(d)(     ) A cientificicidade e a arte.

(e)(     ) A arte e a superstição.

QUESTÃO 6: A festa das cavalhadas ocorre entre quais dias do ano religioso?

(a)(     ) A festa do Carnaval e a quarta-feira de cinzas.

(b)(     ) O sábado de Aleluia e o Domingo de Páscoa.

(c)(     ) A festa de Pentecostes e a terça-feira da mesma semana.

(d)(     ) A festa do Natal e a da Epifania.

(e)(     ) O domingo de ramos e o domingo da ressureição.



Nenhum comentário: