SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DE GOIÁS
ENSINO MÉDIO – PRIMEIROS ANOS
FILOSOFIA– PROF. JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.
AULA
23: ARISTÓTELES DE ESTAGIRA (Prof. José Antônio Brazão.)
IMAGENS:
Quente
e frio:
Em
cima e embaixo:
*Não
há matematização de informações de fenômenos da natureza. Isto ocorrerá, de
modo mais efetivo, na Idade Moderna (ex.: Galileu Galilei e outros).
TEORIA
DAS QUATRO CAUSAS:
*MOVIMENTO.
Segundo Aristóteles, o movimento é: passagem da potência (possibilidade de vir
a ser) ao ato (realização da potência contida em um ser); também pode ser
deslocamento (daqui para lá; de cima para baixo, etc.); degeneração
(apodrecimento); devir (vir a ser), mudança, transformação. Vale lembrar, antes
de Aristóteles, de Heráclito de Éfeso, que viveu cerca de dois séculos ou um
século e meio antes, um dos filósofos pré-socráticos ou físicos (estudiosos da natureza, nome dado, aliás, por
Aristóteles).
*O
movimento, de acordo com Aristóteles, tem quatro causas. A seguir.
*Causas do movimento: material
(a matéria: bloco de pedra), formal (forma da estátua na
cabeça do escultor), eficiente
(escultor), final (estátua de
Zeus, em sua homenagem). Na natureza: material (a semente), formal (a forma de carvalho dentro da semente),
eficiente (água, chuva,
condições do solo), final (árvore:
carvalho).
IMAGENS:
Imagem
1:
https://en.wikipedia.org/wiki/Aristotle#/media/File:Aristotle's_Four_Causes_of_a_Table.svg
Imagem
(conjunto) 2:
Na
natureza (exemplo: da semente à árvore – as quatro causas):
*O
movimento pode ser NATURAL ou VIOLENTO. Natural é aquele em que um corpo
retorna ao seu lugar natural (o pesado embaixo ou para baixo, em direção ao
centro; os corpos leves em cima ou para cima). O movimento violento é aquele
provocado por uma ação determinada (por exemplo, quando alguém joga uma pedra
ou lança uma flecha para atingir um alvo). Mesmo no movimento violento, o
corpo, depois de perder o ímpeto (a força ou tipo de energia cinética que o
mantinha em movimento), tende a voltar a seu lugar natural (no caso da pedra,
ai de quem estiver embaixo!). A pedra lançada volta para a direção da terra.
IMAGENS:
Lançamento
de pedra com estilingue:
Davi
acerta Golias (a pedra atinge o alvo e cai, com este, no chão):
Competição
de arco e flecha (a flecha lançada realiza um movimento violento, isto é,
provocado por uma força):
O
fogo da fogueira, levíssimo, que se dirige para cima (movimento natural):
*Criticou
duramente o idealismo do seu mestre Platão, não admitindo a existência de um
mundo das Ideias. O conhecimento passa pela experiência de cada sentido do corpo.
IMAGEM:
https://en.wikipedia.org/wiki/Aristotle#/media/File:Platonic_and_Aristotelian_Forms.svg
*Também
não aceitou a ideia de uma cidade ideal, nem a separação das crianças dos pais,
sem a formação de famílias estabelecidas, conforme propunha Platão em A República.
*Passou
os últimos anos de sua vida no exílio,
em terras de sua mãe, por causa da perseguição aos antigos apoiadores do
Império Macedônico. O Ocidente seguiu o rio
de suas ideias. Exemplos: Cláudio Ptolomeu (geógrafo e astrônomo de
Alexandria, do século II d.C., que escreveu o livro Almagesto, de astronomia; Dante
Alighieri (1265-1321), escritor da Divina Comédia; Luís Vaz de Camões (1524-1580), que escreveu Os Lusíadas.
IMAGENS
(Cosmos aristotélico, na Divina Comédia,
de Dante):
*Suas
ideias tiveram grande repercussão e influência na cultura ocidental,
principalmente na escolástica medieval. Até hoje é ainda estudado. Platão usou mitos. Aristóteles, a lógica
(parte da filosofia dedicada ao estudo e à estruturação dos raciocínios e da
exposição falada e discursiva do pensamento.
*Criou
a lógica formal, a fim de dar rigor
ao pensamento. Desenvolveu o silogismo (dedução): Todo homem é mortal. Sócrates
é homem. Logo, Sócrates é mortal. À falácia
(raciocínio enganoso), Aristóteles chamou sofisma,
por referência a cada sofista
de seu tempo, pois os sofistas (filósofos professores de retórica) faziam uso
de raciocínios falaciosos, enganosos.
IMAGENS
(SOFISTAS):
*A
física das qualidades, o geocentrismo e as causas do movimento, tal como propôs
Aristóteles, foram postos abaixo com as descobertas da Física Moderna de
Copérnico, Galileu, Newton e outros: forças atuam sobre os corpos,
heliocentrismo, leis da natureza. Cada lei
do universo passaria, no mundo moderno, a ser estudada, descobertas ocorreriam.
REFERÊNCIAS
SIMPLES:
CHAUÍ,
Marilena. O que é Ideologia? 2.ed.
São Paulo, Brasiliense, 2008. (Primeiros Passos, 13.)
WIKIPÉDIA.
Verbete Teoria aristotélica da gravitação. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_aristot%C3%A9lica_da_gravita%C3%A7%C3%A3o
> Acesso em 14 de agosto de 2021.
Livros
didáticos:
(1) Filosofando: Introdução à Filosofia.
(Martins e Arruda) (2) Convite à
Filosofia. (M. Chauí). (3) Iniciação
à Filosofia. (M. Chauí)
DIÁLOGO
INTERDISCIPLINAR: Filosofia – Sociologia – História.
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