SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DE GOIÁS
ENSINO MÉDIO – PRIMEIROS ANOS
CULTURA GOIANA– PROF. JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.
AULA 03 DO SEGUNDO
SEMESTRE DE 2021 DE CULTURA GOIANA
ARTE E
RELIGIOSIDADE NA ÉPOCA DA COLONIZAÇÃO DE GOIÁS ALGUNS ELEMENTOS (Prof. José
Antônio Brazão.):
Hoje
o Estado de Goiás dispõe de diferentes igrejas, com uma boa presença de
evangélicos, católicos, entre outros, inclusive budistas! Para se falar da
cultura goiana e brasileira em geral, nos séculos XVII e XVIII,
particularmente, é preciso falar da cultura religiosa católica. Os ensinamentos
católicos e a religiosidade foram e, em boa parte, ainda agora, continuam
presentes.
No
campo das artes, nos séculos XVII e XVIII, o BARROCO (ver imagens abaixo.). A
palavra barroco, de acordo com o Google, tem sua etimologia em:
“barroco /ô/ Origem
⊙ ETIM emprt. erud.
ao fr. baroque 'estilo rebuscado',
emprt. do port. 2 barroco 'barroca, terreno irregular' (Definições de Oxford
Languages)” (OXFORD
LANGUAGES. Etimologia de Barroco. Disponível em: < https://www.google.com/search?q=etimologia+de+barroco&oq=etimologia+de+barroco&aqs=chrome..69i57j0i22i30l6.5231j1j15&sourceid=chrome&ie=UTF-8
> Acesso em 22 de agosto de 2021.) (sublinado e grifo meus) [emprt.:
emprestado, empréstimo; erud.: erudito]
O barroco foi um estilo artístico, de fato,
rebuscado, isto é, bastante aprimorado, esmerado, requintado. Em que sentido?
No sentido de ser muitíssimo detalhista, principalmente nos entalhes (formatos,
recortes). Seguiu-se ao período renascentista, que teve seu auge por volta dos
meados do século XV e XVII. O Barroco toma impulso no século XVII e alcança seu
ápice no século XVIII.
No
Brasil, são famosas as obras de arte do mineiro Aleijadinho (Antônio Francisco
Lisboa, 1738 – 1814), da cidade de OURO PRETO (MG), cujo apelido veio-lhe por
conta de uma doença degenerativa que o atacou. Entre suas obras vale citar:
1)
Anjo com o cálice da Paixão,
na Via Sacra de Congonhas (MG).
2)
Crucificação de Jesus,
Santuário Congonhas.
3)
Igreja de São Francisco de Assis em
São João del-Rei (MG), projeto de Aleijadinho.
4)
Nossa Senhora das Dores,
tradicionalmente atribuída a Aleijadinho. Museu de Arte Sacra de São Paulo.
5)
Retábulo da capela-mor da Igreja de
São Francisco em São João del-Rei (MG).
6)
Projeto para a fachada da Igreja de
São Francisco em São João del-Rei (MG).
7)
Os
Doze Profetas, também em Congonhas [Congonhas do Campo]
(MG).
8)
Muitas
outras obras. Vejamos abaixo imagens:
IMAGENS
(ALEIJADINHO):
https://pt.wikipedia.org/wiki/Aleijadinho#/media/Ficheiro:Suposto_retrato_de_Aleijadinho.jpg
Em
Goiás igualmente encontrou-se um mestre da arte barroca:
“José Joaquim da
Veiga Valle (Arraial
da Meia Ponte, atual Pirenópolis, 9 de setembro de 1806 – Goiás, 24 de
janeiro de 1874 [1]),
em geral conhecido simplesmente por Veiga Valle, foi um artista escultor e dourador em Goiás, no Brasil.” (WIKIPÉDIA.
Verbete Veiga Valle. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Veiga_Valle
> Acesso em 22 de agosto de 2021.)
Vejamos
imagens de Veiga Valle e algumas de suas obras:
IMAGENS (VEIGA
VALLE):
Conjunto 1:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Veiga_Valle#/media/Ficheiro:Veiga_Valle%C2%B4s_house_in_Goi%C3%A1s.jpg
Conjunto2:
Na
cidade de Goiás Velho, na Igreja Nossa Senhora da Boa Morte, que é um museu de
arte sacra do barroco em Goiás. Outras igrejas católicas daquela cidade que
dispõem de estrutura ou de remanescentes do barroco, como, por exemplo: Igreja
Nossa Senhora do Rosário, Igreja Santa Bárbara, Igreja Nossa Senhora Aparecida,
Igreja de Nossa Senhora do Carmo, Igreja Nossa Senhora de Abadia, Igreja São
Francisco de Paula, Catedral de Sant’Ana (que já aponta para um estilo
arquitetônico mais geometrizado, mas que dispõe de paredes grossas parecidas
com as do barroco).
IMAGENS:
CIDADE DE GOIÁS:
http://www.badini.com.br/go/cgo/
Igreja Nossa
Senhora da Boa Morte (Cidade de Goiás, GO)
Curiosamente,
nomes de uma porção de igrejas contendo Nossa Senhora, referindo-se à mãe de
Jesus, cuja intercessão junto deste e do Divino Pai Eterno sempre foi muito
solicitada. Figura da mãe, que é muito marcante
em outros lugares e culturas.
Também
na cidade Pilar de Goiás há marcas do Barroco. Segundo o Jornal Imprensa do
Cerrado:
“Uma das mais
encantadoras cidades históricas de Goiás, Pilar já foi capital por um dia e a
dona do maior acervo barroco do estado. Sua arquitetura colonial magnífica,
tombada como patrimônio histórico nacional pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio
Histórico e Artístico Nacional) e agora está se estruturando para atrair
turistas dos quatro cantos do planeta.
Descoberta em
meados do século XVII por paulistas à procura do ouro, o antigo Quilombo
de Papua, hoje Pilar de Goiás já foi um dos maiores locais de resistência de escravos
e uma das maiores colônias de exploração do ouro na época do Império Português.
Foi nessa época que recebeu alto investimento para sua construção e no foi
poupado esforço para fazer o que havia de mais bonito, Igrejas minuciosamente
talhadas e banhadas em ouro, monumentos imponentes e casarões gigantes.”
(JORNAL IMPRENSA DO CERRADO. Domingo, 22
de agosto de 2021. Citação completa nas referências.)
IMAGENS:
ARTE BARROCA NO PERÍODO COLONIAL
BRASILEIRO:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Barroco_no_Brasil#/media/Ficheiro:StFranciscoChurch3-CCBY.jpg
PILAR DE GOIÁS (BARROCO):
Como se pode ver, a arte barroca goiana
carrega consigo marcas do desenvolvimento econômico da região de Goiás nos
tempos da descoberta de minas no Brasil, marcadamente em Minas Gerais (próximo)
e no próprio Goiás que, mesmo não tendo a pujança da mineração mineira, no
século XVIII, ainda assim deixou obras clássicas do barroco que vale a pena
serem conhecidas.
REFERÊNCIAS
BÁSICAS:
BATISTA, Tenente Marcus Vinícius
Jorge et alii. Cultura Goiana. Primeira
Sério do Ensino Médio. Goiás, 2021. (Apostila)
JORNAL IMPRENSA DO CERRADO. Domingo, 22 de agosto de 2021. Disponível em:
< http://www.imprensadocerrado.com.br/materia/298/pilar-de-goias-o-maior-conjunto-barroco-de-goias
> Acesso em 22 de agosto de 2021.)
SITES DE PESQUISA: GOOGLE, GOOGLE
IMAGENS,WIKIPÉDIA.
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