domingo, 22 de agosto de 2021

AULA ZOOM 23 DE FILOSOFIA - SEGUNDOS ANOS: TEORIA DO CONHECIMENTO – IMMANUEL KANT (PARTE 2). (Prof. José Antônio Brazão.)

 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE GOIÁS

SEGUNDAS SÉRIES DO ENSINO MÉDIO

FILOSOFIA – PROFESSOR JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.

AULA 23: TEORIA DO CONHECIMENTO – IMMANUEL KANT (PARTE 2). (Prof. José Antônio Brazão.)

TEORIA DO CONHECIMENTO (Prof. José A. Brazão.)

IMMANUEL (ou EMMANUEL) KANT (1724-1804) (Prof. José Antônio Brazão).

PARTE II:

*O tempo e o espaço sempre ocuparam a mente humana. Tudo se passa no tempo. Todos os corpos se deslocam no espaço, dispondo de velocidade, aceleração e outras características (motor, impulso...). Heráclito de Éfeso, cerca de seis séculos antes de Cristo, já dizia que tudo natureza está em devir, como um rio cujo fluxo é contínuo.

*Aristóteles (séc. IV a.C.) havia dito que o movimento é a passagem da potência (possibilidade de vir a  ser) ao ato (realização da potência), como uma tora que vem a se tornar mesa com o trabalho do ser humano ou a semente (que tem dentro de si a árvore em potência) que, com o tempo e as condições necessárias, vem a ser árvore (ato, realização da potência contida na semente).

*Galileu Galilei fez experiências de queda dos corpos e com planos inclinados, por exemplo, até matematizando (quantificando) o movimento. Isaac Newton definiu o tempo e o espaço como absolutos. De acordo com André Ferrer P. Martins e João Zanetic:

Para Isaac Newton (1642-1727), espaço e tempo têm existência independente dos objetos e dos fenômenos físicos. Além disso, ele diferencia nos Principia tempo absoluto de tempo relativo, sendo o último uma medida do primeiro:

‘I - O tempo absoluto, verdadeiro e matemático, por si mesmo e da sua própria natureza, flui uniformemente sem relação com qualquer coisa externa e é também chamado de duração; o tempo relativo, aparente e comum é alguma medida de duração perceptível e externa (seja ela exata ou não uniforme) que é obtida através do movimento e que é normalmente usada no lugar do tempo verdadeiro, tal como uma hora, um dia, um mês, um ano.’ (2). Assim, o tempo absoluto de Newton, que não tem relação com qualquer coisa externa, é uma pura abstração. É interessante, também, notar como a noção de um fluir uniforme permanece, até os nossos dias, bastante presente na visão comum sobre o tempo. (...)” (Ver citação nas referências.)

*Kant descobriu que espaço e tempo são duas formas internas, existentes na mente humana: as formas a priori da sensibilidade. Todos os conhecimentos são, portanto, construídos a partir delas e todas as informações que são obtidas pelos cinco sentidos passam, necessariamente, por elas.

IMAGENS (TEMPO E ESPAÇO):

Conjunto 1 (tempo):

https://www.google.com/search?q=tempo+cronol%C3%B3gico&hl=pt-BR&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwi0yJ3Gv7HyAhWLppUCHUJxCg4Q_AUoAnoECAEQBA&biw=1242&bih=597#imgrc=igl00K3aqQP7AM

Conjunto 2 (relógios):

https://www.google.com.br/search?q=rel%C3%B3gios+antigos&hl=pt-BR&tbm=isch&source=hp&biw=1366&bih=657&ei=czsYYciZJN7S1sQP2a-f2AE&oq=rel%C3%B3gios+antigos&gs_lcp=CgNpbWcQAzIFCAAQgAQyBQgAEIAEMgUIABCABDIFCAAQgAQyBQgAEIAEMgUIABCABDIFCAAQgAQyBQgAEIAEMgUIABCABDIFCAAQgAQ6CAgAEIAEELEDOggIABCxAxCDAVDoEVjoLmCzN2gAcAB4AIABrQGIAdcSkgEEMC4xNpgBAKABAaoBC2d3cy13aXotaW1n&sclient=img&ved=0ahUKEwiIn6KJwLHyAhVeqZUCHdnXBxsQ4dUDCAc&uact=5#imgrc=tNeEFrsIaffjPM

Conjunto 3 (espaços planos):

https://www.google.com.br/search?q=plan%C3%ADcie&hl=pt-BR&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwjP3M6KwbHyAhX5rJUCHWmtDEsQ_AUoAXoECAEQAw&biw=1366&bih=657#imgrc=4rVhNx0qIgm9oM

Conjunto 4 (mente, onde habitam as formas a priori da sensibilidade: tempo e espaço):

https://www.google.com.br/search?q=mente&hl=pt-BR&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwiU_7-4wrHyAhWVr5UCHV9aBFwQ_AUoAXoECAEQAw&biw=1366&bih=657#imgrc=5qaMCm5bzsfLMM

*Espaço e tempo são formas a priori. Mas por que a priori? A priori é uma expressão latina que significa: que vem antes da experiência, que antecede a experiência, isto é, Kant acreditava que espaço e tempo, na mente humana, é que permitem a estruturação da matéria fornecida pelos sentidos e que, com o trabalho da razão, vai se transformar em conhecimento.

IMAGENS:

https://www.google.com.br/search?q=conhecimento&hl=pt-BR&tbm=isch&source=hp&biw=1366&bih=657&ei=BT8YYZzwC4Cf5OUPn8yEiA0&oq=conhecimento&gs_lcp=CgNpbWcQAzIICAAQgAQQsQMyBQgAEIAEMgsIABCABBCxAxCDATIFCAAQgAQyBQgAEIAEMgUIABCABDIFCAAQgAQyBQgAEIAEMgUIABCABDIFCAAQgAQ6CAgAELEDEIMBOgYIABAKEBg6BAgAEBhQxBtYg9ACYPTVAmgccAB4AYAB2AKIAYw1kgEIMC4zOS4yLjGYAQCgAQGqAQtnd3Mtd2l6LWltZ7ABAA&sclient=img&ved=0ahUKEwjchvS8w7HyAhWAD7kGHR8mAdEQ4dUDCAc&uact=5#imgrc=cSvQiCmPIyiqBM

*Experiência sensível é a obtenção direta de informações que as pessoas retiram do mundo por meio dos cinco sentidos (olfato, tato, paladar, audição e visão), tais como: cores, sabores, cheiros, formas, sons, etc. Experiência sensível é, pois, o contato direto que as pessoas fazem com o mundo através desses sentidos. O conhecimento dela é a posteriori (que vem depois da experiência).

IMAGENS:

Olfato:

https://www.google.com.br/search?q=cheiros&hl=pt-BR&tbm=isch&source=hp&biw=1366&bih=657&ei=xEAYYbXeJtmr1sQP2t-muA0&oq=cheiros&gs_lcp=CgNpbWcQAzIFCAAQgAQyBQgAEIAEMgUIABCABDIFCAAQgAQyBQgAEIAEMgUIABCABDIFCAAQgAQyBQgAEIAEMgUIABCABDIFCAAQgAQ6CwgAEIAEELEDEIMBOggIABCABBCxAzoICAAQsQMQgwFQ-gxYoRdgqiBoAHAAeACAAZkBiAHdB5IBAzAuN5gBAKABAaoBC2d3cy13aXotaW1n&sclient=img&ved=0ahUKEwi10KGSxbHyAhXZlZUCHdqvCdcQ4dUDCAc&uact=5#imgrc=9KmHYHpyuDawjM

Tato:

https://www.google.com.br/search?q=toque&hl=pt-BR&tbm=isch&source=hp&biw=1366&bih=657&ei=xEAYYbXeJtmr1sQP2t-muA0&oq=toque&gs_lcp=CgNpbWcQAzIFCAAQgAQyBQgAEIAEMgUIABCABDIFCAAQgAQyBQgAEIAEMgUIABCABDIFCAAQgAQyBQgAEIAEMgUIABCABDIFCAAQgAQ6CAgAEIAEELEDOggIABCxAxCDAToLCAAQgAQQsQMQgwFQtRBYiRhg3iNoAHAAeACAAdABiAHLBpIBBTAuNC4xmAEAoAEBqgELZ3dzLXdpei1pbWewAQA&sclient=img&ved=0ahUKEwi10KGSxbHyAhXZlZUCHdqvCdcQ4dUDCAc&uact=5

Paladar:

https://www.google.com.br/search?q=comida&hl=pt-BR&tbm=isch&source=hp&biw=1366&bih=657&ei=xEAYYbXeJtmr1sQP2t-muA0&oq=comida&gs_lcp=CgNpbWcQAzIICAAQgAQQsQMyCAgAEIAEELEDMgUIABCABDIICAAQgAQQsQMyCAgAEIAEELEDMggIABCABBCxAzIFCAAQgAQyBQgAEIAEMggIABCABBCxAzIICAAQgAQQsQM6CwgAEIAEELEDEIMBOggIABCxAxCDAVDbEFiNGmDYJWgAcAB4AIABxAGIAZkHkgEDMC42mAEAoAEBqgELZ3dzLXdpei1pbWewAQA&sclient=img&ved=0ahUKEwi10KGSxbHyAhXZlZUCHdqvCdcQ4dUDCAc&uact=5#imgrc=hgEihONneOE-AM

Audição:

https://www.google.com.br/search?q=audi%C3%A7%C3%A3o&hl=pt-BR&tbm=isch&source=hp&biw=1366&bih=657&ei=xEAYYbXeJtmr1sQP2t-muA0&oq=audi%C3%A7%C3%A3o&gs_lcp=CgNpbWcQAzIFCAAQgAQyBQgAEIAEMgUIABCABDIFCAAQgAQyBQgAEIAEMgUIABCABDIFCAAQgAQyBQgAEIAEMgUIABCABDIFCAAQgAQ6CAgAELEDEIMBOggIABCABBCxAzoLCAAQgAQQsQMQgwFQkgpYgxlg3yFoAHAAeACAAaMBiAGfCJIBAzAuN5gBAKABAaoBC2d3cy13aXotaW1n&sclient=img&ved=0ahUKEwi10KGSxbHyAhXZlZUCHdqvCdcQ4dUDCAc&uact=5

Visão:

https://www.google.com.br/search?q=locais+bonitos+no+mundo&hl=pt-BR&tbm=isch&source=hp&biw=1366&bih=657&ei=xEAYYbXeJtmr1sQP2t-muA0&oq=locais+bonitos+no+mundo&gs_lcp=CgNpbWcQAzoICAAQgAQQsQM6BQgAEIAEOgsIABCABBCxAxCDAToICAAQsQMQgwE6BggAEAUQHjoGCAAQCBAeOgQIABAeOgQIABAYUP8TWPJFYKZMaABwAHgAgAH0AYgB-hySAQYwLjIxLjKYAQCgAQGqAQtnd3Mtd2l6LWltZw&sclient=img&ved=0ahUKEwi10KGSxbHyAhXZlZUCHdqvCdcQ4dUDCAc&uact=5#imgrc=9SkI7ogZVTAh7M

*Mas como essas informações se tornam conhecimento, de acordo com Kant? Um exemplo bem simples pode ajudar:

*Imaginemos a mente como um forno (a imagem não é de Kant, foi posta aqui para ajudar na compreensão), que contém previamente dentro dele duas formas: o tempo e o espaço. Imaginemos também que o conhecimento fosse um bolo, sendo, portanto, necessários ingredientes para sua produção: as informações sensíveis. Os sentidos recebem esses ingredientes e os juntam. As formas do tempo e do espaço organizam e dão forma a essas informações (os ingredientes), contribuindo assim para que elas venham a ter uma ordem e sejam reelaboradas e memorizadas pela mente (a razão), transformando-se, enfim no conhecimento (como o bolo formado a partir dos ingredientes), um combinado de centenas e até milhares de informações.

IMAGENS:

Conjunto 1 (ingredientes do bolo):

https://www.google.com/search?q=ingredientes+de+bolo&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwjin8P9yLHyAhW1pZUCHRXHAdUQ_AUoAXoECAEQAw&biw=1242&bih=597#imgrc=feSUsEoBTC_ueM

Conjunto 2 (o bolo pronto):

https://en.wikipedia.org/wiki/Cake#/media/File:Pound_layer_cake.jpg

O bolo, com os ingredientes, é uma brincadeira para facilitar o entendimento. O importante é recordar que sem as formas a priori do tempo e do espaço,   antecedendo a experiência e permitindo estruturar suas informações, não é possível o conhecimento. A seguir, imagens do que o conhecimento permite produzir.

Conjunto 3 (ver os sentidos anteriormente postos em imagens): O CONHECIMENTO (produto do trabalho da razão, por meio das formas a priori da sensibilidade [tempo e espaço] e a matéria-prima dos sentidos [sensações, percepções]):

https://www.google.com.br/search?q=descobertas+de+newton&hl=pt-BR&tbm=isch&source=hp&biw=1366&bih=657&ei=dkUYYaOaJu_T1sQP26GKiAo&oq=descobertas+de+newton&gs_lcp=CgNpbWcQAzIFCAAQgAQyBggAEAgQHjIECAAQGDoICAAQgAQQsQM6CwgAEIAEELEDEIMBOggIABCxAxCDAToECAAQHlCIDljHnAFg36YBaBFwAHgAgAGWA4gB6S-SAQowLjM3LjEuMC4xmAEAoAEBqgELZ3dzLXdpei1pbWewAQA&sclient=img&ved=0ahUKEwijrbXPybHyAhXvqZUCHduQAqEQ4dUDCAc&uact=5#imgrc=9jjQpHQroMfzcM

https://www.google.com.br/search?q=mecanismos+em+maquinas&hl=pt-BR&tbm=isch&source=hp&biw=1366&bih=657&ei=dkUYYaOaJu_T1sQP26GKiAo&oq=mecanismos+em+maquinas&gs_lcp=CgNpbWcQAzoLCAAQgAQQsQMQgwE6CAgAELEDEIMBOggIABCABBCxAzoFCAAQgAQ6BAgAEB46BAgAEBM6CAgAEAgQHhATOgQIABAYUL8OWKpHYPJNaABwAHgAgAHGAYgBuBmSAQQwLjIymAEAoAEBqgELZ3dzLXdpei1pbWc&sclient=img&ved=0ahUKEwijrbXPybHyAhXvqZUCHduQAqEQ4dUDCAc&uact=5

https://www.google.com.br/search?q=m%C3%A1quinas+desenhadas+de+leonardo+da+vinci&hl=pt-BR&tbm=isch&source=hp&biw=1366&bih=657&ei=dkUYYaOaJu_T1sQP26GKiAo&oq=m%C3%A1quinas+desenhadas+de+leonardo+da+vinci&gs_lcp=CgNpbWcQAzoLCAAQgAQQsQMQgwE6CAgAELEDEIMBOggIABCABBCxAzoFCAAQgAQ6BAgAEB46BggAEAUQHjoGCAAQCBAeUKEwWLtvYJx3aABwAHgAgAGEAogBjDCSAQYwLjM5LjGYAQCgAQGqAQtnd3Mtd2l6LWltZw&sclient=img&ved=0ahUKEwijrbXPybHyAhXvqZUCHduQAqEQ4dUDCAc&uact=5

*Ao valorizar o sujeito do conhecimento, percebendo nele formas a priori da sensibilidade (tempo e espaço), Kant deslocou o foco dado até então ao objeto (aquilo que é percebido pelo sujeito), colocando em seu lugar o sujeito. Eis aí a revolução copernicana de Kant. Copérnico deslocou o centro do universo, colocando aí o Sol, não a Terra. Similarmente, Kant deslocou o centro do conhecimento: pôs aí o sujeito cognoscente (aquele que conhece), não o objeto cognoscível (que é conhecido). Percebe-se aqui um casamento entre as teorias provindas do empirismo e o pensamento racionalista, entre a experiência e a razão (ratio, lat.). No sujeito encontram-se os sentidos que lhe dão a experiência sensível, mas também as formas a priori da sensibilidade.

*REVISANDO: de acordo com Kant, existem no sujeito duas formas a priori: o tempo e o espaço. Não são formas que estão fora dele, mas dentro dele. Ambas possibilitam ao sujeito organizar as informações enviadas pelos cinco sentidos. Sem as formas do tempo e espaço seria impossível haver organização dessas informações. Poderiam ser comparadas, de um modo simples, talvez simplório, mas meramente didático, com as fôrmas de bolo. O bolo seria o conhecimento, os ingredientes seriam as informações enviadas pelos sentidos (no caso da intuição sensível) e as ideias dentro da mente (no caso da intuição intelectual), as formas seriam o tempo e o espaço, o forno seria a mente humana. As informações sensoriais são postas nas formas do tempo e do espaço, que as organizam e as transformam no bolo do conhecimento.

*Em outras aulas comentaremos sobre outros elementos ligados à razão humana, segundo as reflexões de Kant.

*O QUE É ILUMINISMO?

*No tempo de Kant, surgiu, em um jornal, uma pergunta desafiadora: “O que é o Iluminismo?”. Kant, então, escreveu um opúsculo com o título dessa pergunta. Ele vai dizer aí que o Iluminismo é a saída da menoridade, na qual as pessoas se encontram até por vontade própria, não tendo coragem de sair dela. Mas para que se alcance as luzes da razão é preciso ousar saber, ter coragem de querer saber mais e aprender cada vez mais, saindo progressiva e decididamente da ignorância, da superstição e do erro. Em O que é o Iluminismo? Kant critica os guias (intelectuais, religiosos e outros), que acabam mantendo as pessoas dependentes.

*Kant diz que as pessoas são mantidas também na menoridade por conta de seus guias\tutores e convida os governantes para que deem liberdade aos seus súditos para que possam perguntar, investigar sobre a verdade e buscar respostas próprias. A saída dos súditos da menoridade, da dependência e da ignorância a que estão sujeitos, pode ajudar até mesmo no desenvolvimento dos reinos. A educação e o conhecimento são razões de desenvolvimento e do progresso das técnicas, da compreensão do mundo, da investigação científica e das descobertas, elevando o progresso dos países, das nações, contribuindo para que as pessoas se tornem menos dependentes e dominadas por outras.

*PAZ PERPÉTUA (proposta kantiana de uma sociedade das nações):

*No seu livro À Paz Perpétua, propõe uma sociedade das nações que busque o diálogo entre todas, que contribua para o desenvolvimento delas e que não aceite a tirania. A paz, mencionada no título, pode haver, de forma contínua e até permanente, se todos os países do mundo se empenharem coletivamente em sua busca, no respeito recíproco, no empenho do diálogo e baseados em leis comuns, elaboradas coletivamente e pelas quais todos são responsáveis.

QUADRO COMPARATIVO:

JOHN LOCKE

RENÉ DESCARTES

IMMANUEL KANT

Experiência sensorial.

Razão.

Experiência e razão.

Não há ideias inatas.

Ideias inatas (exemplos): Deus/Cogito.

Formas a priori da sensibilidade: tempo e espaço.

Conheceu a ciência de seu tempo.

Também conheceu a ciência de seu tempo.

Idem. Fortemente

influenciado

pelas

descobertas

de

Isaac

Newton.

Sentidos: ponto de partida.

Dúvida hiperbólica.

Ponto de partida: o sujeito.

Ideias primárias e secundárias.

Método.

Tribunal (julgamento) da razão.

 

REFEFÊNCIAS:

CHAUÍ, Marilena. Iniciação à Filosofia. 3.ed. São Paulo, Ática, 2017.

CURY, Fernanda. Copérnico e a Revolução da Astronomia. São Paulo, Odysseus, 2003. (Col. Iluminados da Humanidade.)

MARTINS, André Ferrer P. e ZANETIC, João. TEMPO: ESSE VELHO ESTRANHO CONHECIDO. Disponível em: < http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252002000200029 > Acesso em 22 de agosto de 2021.

WIKIPÉDIA. Página principal da Wikipédia. Disponível em: < https://www.wikipedia.org/ > Acessos ao longo de agosto de 2021.

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