quinta-feira, 10 de junho de 2021

PRIMEIROS ANOS E EP1 – SOCIOLOGIA: AVALIAÇÃO II: (Prof. José Antônio Brazão.)

 PRIMEIROS ANOS E EP1 – SOCIOLOGIA: AVALIAÇÃO II: (Prof. José A. Brazão.)

QUESTÃO 1: O conhecimento é um elemento fundamental ao desenvolvimento de toda sociedade. A respeito dos tipos de conhecimentos que existem, podem ser considerados os seguintes, exceto:

(a)(     ) Conhecimento religioso.

(b)(     ) Conhecimento filosófico.

(c)(     ) Conhecimento do senso comum.

(d)(     ) Conhecimento científico.

(e)(     ) Apenas um dos citados acima.

QUESTÃO 2:  O senso comum é um tipo de conhecimento que:

(a)(     ) Se encontra no dia a dia das ações, da vida e da compreensão das pessoas.

(b)(     ) Se fundamenta na religiosidade do povo, sendo comum às pessoas de uma dada religião.

(c)(     ) Se baseia em dados matemáticos para comprovar sua veracidade.

(d)(     ) Se funda num entendimento experimental laboratorial do mundo.

(e)(     ) Busca as leis da natureza e sua fundamentação matemática.

QUESTÃO 3: Acerca da ciência não é verdadeiro dizer que:

(a)(     ) Usa métodos experimentais em suas pesquisas.

(b)(     ) Busca o entendimento das leis naturais que regem o universo e a natureza.

(c)(     ) É neutra, não tendo propósitos políticos nem militares, senão o serviço à humanidade.

(d)(     ) É fruto de muitos estudos e de muita dedicação à busca do conhecimento.

(e)(     ) Faz-se necessária em um mundo que enfrenta uma pandemia e fora desta.

QUESTÃO 4: A Sociologia, como ciência, nasceu e tomou impulso entre os séculos XIX e XX. Entre os acontecimentos desse tempo, destacam-se os seguintes, menos:

(a)(     ) A queda do Império Romano.

(b)(     ) A Revolução Industrial.

(c)(     ) O neocolonialismo capitalista.

(d)(     ) Duas guerras mundiais.

(e)(     ) A globalização das economias e das comunicações.

QUESTÃO 5: Entre os principais estudiosos da Sociologia ou que a influenciaram profundamente não se encontra o seguinte:

(a)(     ) Max Weber.

(b)(     ) Augusto Comte.

(c)(     ) Karl Heinrich Marx.

(d)(     ) David Émile Durkheim.

(e)(     ) Luís Vaz de Camões.

 

OBS.: Nesta década, como em outras, o conhecimento do ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente é extremamente necessário, tendo em vista que aí se encontram direitos imprescindíveis ao excelente desenvolvimento de crianças e adolescentes, tendo em vista, de imediato, seu presente e, a longo prazo, seu futuro e, com certeza, de todos(as) os(as) brasileiros(as), com a contribuição que poderão oferecer, bem preparados(as) e respeitados(as). (Prof. José Antônio Brazão.)

QUESTÃO 6: “A criança e o adolescente têm direito à liberdade, ao respeito e à dignidade como pessoas humanas em processo de desenvolvimento e como sujeitos de direitos civis, humanos e sociais garantidos na Constituição e nas leis.” (Artigo 15 do ECA). Não concorda com esse direito a seguinte alternativa.

 (a)(     ) Ir, vir e estar nos logradouros públicos e espaços comunitários, ressalvadas as restrições legais.

(b)(     ) Opinião e expressão.

(c)(   ) Crença e culto religioso em conformidade exclusiva com as crenças dos pais.

(d)(     )Brincar, praticar esportes e divertir-se.

(e)(     ) Participar da vida política, na forma da lei.

QUESTÃO 7: Marque a alternativa incorreta. “Art. 53. A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes”:

(a)(     ) Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.

(b)(     ) Desobrigação parcial de respeitar colegas e docentes.

(c)(     ) Direito de ser respeitado por seus educadores.

(d)(     ) Direito de organização e participação em entidades estudantis.

(e)(     ) Acesso à escola pública e gratuita, próxima de sua residência, garantindo-se vagas no mesmo estabelecimento a irmãos que frequentem a mesma etapa ou ciclo de ensino da educação básica.

QUESTÃO 8: Assinale a alternativa incorreta. Art. 54. É dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente:

(a)(     ) Progressiva extensão da obrigatoriedade e gratuidade ao ensino médio.

(b)(     ) Ensino fundamental, obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria.

(c)(     ) Oferta de ensino noturno regular, adequado às condições do adolescente trabalhador.

(d)(     ) Atendimento educacional não especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino.

(e)(     ) Atendimento no ensino fundamental, através de programas suplementares de material didático-escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde.

QUESTÃO 9: Em que o aprendizado de uma possível profissão, por meio de curso(s), poderá ajudar os jovens menores de idade? E que peso tem a educação formal (escolar e, posteriormente, técnica e/ou universitária) na vida de cada criança e jovem menor de idade? (Resposta breve e direta.)

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QUESTÃO 10: Por que é de fundamental importância o resguardo (a proteção) de crianças e adolescentes? Responda em poucas palavras.

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TEXTO  COMPLETO E TRECHOS ORIGINAIS DO ECA – ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DISPONÍVEIS EM:  < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm > Acesso em 18 de maio de 2020.

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