terça-feira, 18 de maio de 2021

AULA ZOOM 15 DE SOCIOLOGIA - PRIMEIROS ANOS E EP1: CULTURA E IDEOLOGIA (Prof. José Antônio Brazão.)

 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE GOIÁS

COORDENAÇÃO REGIONAL METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA

COLÉGIO ESTADUAL DEPUTADO JOSÉ DE ASSIS

ENSINO MÉDIO E PROFISSIONALIZANTE – PRIMEIROS ANOS E EP1

SOCIOLOGIA – PROF. JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.

AULA ZOOM 15 DE SOCIOLOGIA DOS PRIMEIROS ANOS E EP1

Diálogo interdisciplinar com a FILOSOFIA.

CULTURA E SOCIEDADE: CULTURA, PODER E DIVERSIDADE NAS RELAÇÕES COTIDIANAS – CULTURA E IDEOLOGIA:

 TEXTO DE AFRÂNIO SILVA E OUTROS (PARTE 2 DO PREFÁCIO):

Trecho 1: IDEOLOGIAS DOMINANTES: “(...)Cada grupo ou coletividade constrói sua visão de mundo com base em contextos históricos e práticas sociais específicas. Desse processo surgem interpretações e propostas de ação que são difundidas socialmente com a pretensão de se tornarem o padrão [modelo] geral a ser seguido. Quando isso ocorre, estamos diante do que chamamos ideologia. Nesse sentido, a ideologia pode ser compreendida como o conjunto de visões de mundo produzidas por determinados grupos sociais, propostas como modelos destinados a orientar as práticas de outros grupos sociais ou da sociedade na qual se inserem.” (SILVA, 2017, p. 65).

IMAGENS: https://www.google.com/search?q=ideologia+dominante+marx&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwiUgfTkw9PwAhWupZUCHUIaCywQ_AUoAXoECAEQAw&biw=1242&bih=597

Trecho 2: “A escola tradicional é um veículo para a difusão da ideologia dominante, e, por isso,  há uma desvalorização da cultura popular, que propõe outras formas de pensar e de agir no mundo. Por essa razão, várias práticas e vários saberes que não pertencem ou não interessam às classes dominantes foram historicamente desconsiderados pela escola.” (Idem.)

IMAGENS:

https://www.google.com/search?q=professores+ensinando+nas+escolas&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwj54aaexNPwAhXdlZUCHZcxDoQQ_AUoAXoECAEQAw&biw=1242&bih=597

Cultura popular:

https://www.google.com/search?q=cultura+popular&hl=pt-BR&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwjtyonsyNPwAhXXqpUCHWdCB28Q_AUoAXoECAEQAw&biw=1242&bih=597

Obs.: Esse saber dominante, transmitido pela escola, deve ser simplesmente menosprezado (deixado de lado) como algo sem valor algum? NÃO. É preciso conhecer, é preciso aprender esse saber – na falta de algo mais, esse conjunto de conhecimentos pode servir ao conhecimento do mundo e da realidade, tanto que aqui estamos discutindo essa questão. O que é preciso fazer? Problematizar (transformar em problema), questionar, duvidar, buscar a verdade para além do que for possível. Ademais, empenharmo-nos por valorizar a cultura popular, procurando conhece-la bem, mas também problematizando-a quando necessário (pode esconder, às vezes, parte da ideologia dominante). O conhecimento tem imenso valor. Não pode ser desprezado. O conhecimento é essencial no mundo de hoje! Como diz o ditado: “Quanto maior o esforço nos estudos, no aprendizado, tanto menores as chances de fracassos ao longo da vida.” (Frase de um cartaz visto na escola, certa vez.). Precisamos fazer algo parecido com René Descartes: pôr em dúvida o que é tido como verdades absolutas (na verdade, verdades da classe dominante). Analisar criticamente, avaliar, problematizar, etc., são ações de grande valor. Análise crítica é aquela que problematiza, que busca enxergar a verdade para além da escuridão. (Prof. José Antônio Brazão.).

IMAGENS (Visão noturna da coruja, que consegue enxergar até no escuro):

https://www.google.com/search?q=vis%C3%A3o+da+coruja+no+escuro&hl=pt-BR&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwjljbiryNPwAhXxqZUCHdwSDB8Q_AUoAXoECAEQAw&biw=1242&bih=597

Trecho 3: “Cultura e ideologia são conceitos que explicam a relação intrínseca entre pensamento e ação. Diferentes contextos modelam nossas escolhas pessoais. Na atualidade, a expansão das novas tecnologias da informação e da comunicação (TICs) é mais um elemento a interferir em nossas opções de vida. Produzidas com base em uma dinâmica social que envolve diversos interesses econômicos, sociais e políticos, essas tecnologias provocam transformações no modo pelo qual os diferentes sociais agem e se percebem no mundo. Por outro lado, o modo como indivíduos e coletividades se apropriam dessas tecnologias pode gerar novas interpretações da realidade, capazes de alterar o sentido e a utilização original planejada por aqueles que incentivaram sua difusão [espalhamento].” (Ibidem.)

IMAGENS:

https://www.google.com/search?q=tecnologias+da+informa%C3%A7%C3%A3o&hl=pt-BR&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwi-s6z3ydPwAhUIq5UCHdxKBykQ_AUoAXoECAEQAw&biw=1242&bih=597

Como o último texto aponta, as tecnologias da informação e comunicação (televisão, rádio, computador, celular, smartphone, entre muitas outras) são ambíguas: servem para divulgar a ideologia dominante (as ideias e os valores da classe dominante), mas também podem servir para desmascarar as ILUSÕES. Um exemplo pequeno disto é o fato de podermos discutir a respeito dessa ideologia neste espaço propiciado pelas tecnologias da informação e comunicação. Essas tecnologias são muitíssimo bem vindas e podem ser excelentemente usadas para o propósito do conhecimento, do aprendizado, da discussão de ideias, das descobertas, da análise, da problematização, da busca da verdade.

As ILUSÕES são dos mais diversos tipos, como veremos em outras aulas. Aqui vão alguns exemplos: a crença de que existe liberdade assegurada por lei para todos; a crença de que as leis são exatamente as mesmas para todos; a ideia de que é preciso consumir, consumir e consumir, ou seja, gastar, comprar... – ideia muito divulgada pelos meios de comunicação social, por exemplo; etc. Outros exemplos virão em outras aulas, como foi dito. O mito da caverna de Platão, por exemplo, é muito real. Além disto, serve-nos como excelente meio para podermos entender as ilusões criadas pela ideologia dominante. (Prof. José Antônio Brazão.)

IMAGENS (As Sombras da Vida – Piteco):

http://filosofianodia-a-dia.blogspot.com/2013/05/usar-desenhos-e-historias-em-quadrinhos.html

Textos citados extraídos de: SILVA, Afrânio et alii. Sociologia em Movimento. (Manual do Professor) 2.ed. São Paulo, Moderna, 2017. Pp. 64-65.)

OBSERVAÇÃO: O texto original foi dividido em partes menores e postas entre aspas (indicando serem dos autores originais) para facilitar a explicação. Os asteriscos indicam as partes. Todos os grifos e os colchetes no texto: do Prof. José Antônio Brazão, a título de esclarecimentos ou reforço de pontos centrais.

REFERÊNCIAS:

CHAUÍ, Marilena. Iniciação à Filosofia. (Manual do Professor) 3.ed. São Paulo, Ática, 2017.

SILVA, Afrânio et alii. Sociologia em Movimento. (Manual do Professor) 2.ed. São Paulo, Moderna, 2017.

WIKIPÉDIA. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal > Acesso em 06/04/2021.

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