SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE GOIÁS
COORDENAÇÃO
REGIONAL METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA
COLÉGIO
ESTADUAL DEPUTADO JOSÉ DE ASSIS
ENSINO
MÉDIO E PROFISSIONALIZANTE – PRIMEIROS ANOS E EP1
SOCIOLOGIA
– PROF. JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.
AULA ZOOM 15 DE SOCIOLOGIA DOS
PRIMEIROS ANOS E EP1
Diálogo interdisciplinar com a
FILOSOFIA.
CULTURA E
SOCIEDADE: CULTURA, PODER E DIVERSIDADE NAS RELAÇÕES COTIDIANAS – CULTURA E
IDEOLOGIA:
TEXTO DE AFRÂNIO SILVA E OUTROS (PARTE 2 DO
PREFÁCIO):
Trecho 1:
IDEOLOGIAS DOMINANTES: “(...)Cada grupo ou coletividade constrói sua visão de
mundo com base em contextos históricos e práticas sociais específicas. Desse processo surgem interpretações e
propostas de ação que são difundidas socialmente com a pretensão de se tornarem
o padrão [modelo] geral a ser seguido. Quando isso ocorre, estamos diante
do que chamamos ideologia. Nesse sentido, a ideologia pode ser compreendida
como o conjunto de visões de mundo produzidas por determinados grupos sociais,
propostas como modelos destinados a orientar as práticas de outros grupos
sociais ou da sociedade na qual se inserem.” (SILVA, 2017, p. 65).
Trecho 2:
“A escola tradicional é um veículo para a difusão da ideologia dominante, e,
por isso, há uma desvalorização da
cultura popular, que propõe outras formas de pensar e de agir no mundo. Por
essa razão, várias práticas e vários saberes que não pertencem ou não
interessam às classes dominantes foram historicamente desconsiderados pela
escola.” (Idem.)
IMAGENS:
Cultura popular:
Obs.: Esse saber
dominante, transmitido pela escola, deve ser simplesmente menosprezado (deixado
de lado) como algo sem valor algum? NÃO. É preciso conhecer, é preciso aprender
esse saber – na falta de algo mais, esse conjunto de conhecimentos pode servir
ao conhecimento do mundo e da realidade, tanto que aqui estamos discutindo essa
questão. O que é preciso fazer?
Problematizar (transformar em problema), questionar, duvidar, buscar a verdade
para além do que for possível. Ademais, empenharmo-nos por valorizar a
cultura popular, procurando conhece-la bem, mas também problematizando-a quando
necessário (pode esconder, às vezes, parte da ideologia dominante). O
conhecimento tem imenso valor. Não pode ser desprezado. O conhecimento é
essencial no mundo de hoje! Como diz o ditado: “Quanto maior o esforço nos
estudos, no aprendizado, tanto menores as chances de fracassos ao longo da
vida.” (Frase de um cartaz visto na escola, certa vez.). Precisamos fazer algo
parecido com René Descartes: pôr em dúvida o que é tido como verdades absolutas
(na verdade, verdades da classe dominante). Analisar criticamente, avaliar,
problematizar, etc., são ações de grande valor. Análise crítica é aquela que
problematiza, que busca enxergar a verdade para além da escuridão. (Prof. José
Antônio Brazão.).
IMAGENS (Visão
noturna da coruja, que consegue enxergar até no escuro):
Trecho 3:
“Cultura e ideologia são conceitos que explicam a relação intrínseca entre
pensamento e ação. Diferentes contextos modelam nossas escolhas pessoais. Na atualidade,
a expansão das novas tecnologias da informação e da comunicação (TICs) é mais
um elemento a interferir em nossas opções de vida. Produzidas com base em uma
dinâmica social que envolve diversos interesses econômicos, sociais e
políticos, essas tecnologias provocam transformações no modo pelo qual os
diferentes sociais agem e se percebem no mundo. Por outro lado, o modo como
indivíduos e coletividades se apropriam dessas tecnologias pode gerar novas
interpretações da realidade, capazes de alterar o sentido e a utilização
original planejada por aqueles que incentivaram sua difusão [espalhamento].”
(Ibidem.)
IMAGENS:
Como
o último texto aponta, as tecnologias da informação e comunicação (televisão,
rádio, computador, celular, smartphone, entre muitas outras) são ambíguas:
servem para divulgar a ideologia dominante (as ideias e os valores da classe
dominante), mas também podem servir para
desmascarar as ILUSÕES. Um exemplo pequeno disto é o fato de podermos
discutir a respeito dessa ideologia neste espaço propiciado pelas tecnologias
da informação e comunicação. Essas tecnologias são muitíssimo bem vindas e
podem ser excelentemente usadas para o propósito do conhecimento, do
aprendizado, da discussão de ideias, das descobertas, da análise, da
problematização, da busca da verdade.
As
ILUSÕES são dos mais diversos tipos, como veremos em outras aulas. Aqui vão
alguns exemplos: a crença de que existe liberdade assegurada por lei para
todos; a crença de que as leis são exatamente as mesmas para todos; a ideia de
que é preciso consumir, consumir e consumir, ou seja, gastar, comprar... –
ideia muito divulgada pelos meios de comunicação social, por exemplo; etc.
Outros exemplos virão em outras aulas, como foi dito. O mito da caverna de
Platão, por exemplo, é muito real. Além disto, serve-nos como excelente meio
para podermos entender as ilusões criadas pela ideologia dominante. (Prof. José
Antônio Brazão.)
IMAGENS (As
Sombras da Vida – Piteco):
http://filosofianodia-a-dia.blogspot.com/2013/05/usar-desenhos-e-historias-em-quadrinhos.html
Textos
citados extraídos de:
SILVA, Afrânio et alii. Sociologia em Movimento. (Manual do
Professor) 2.ed. São Paulo, Moderna, 2017. Pp. 64-65.)
OBSERVAÇÃO: O texto original foi
dividido em partes menores e postas entre aspas (indicando serem dos autores
originais) para facilitar a explicação. Os asteriscos indicam as partes. Todos
os grifos e os colchetes no texto: do Prof. José Antônio Brazão, a título de
esclarecimentos ou reforço de pontos centrais.
REFERÊNCIAS:
CHAUÍ, Marilena. Iniciação à Filosofia. (Manual do Professor)
3.ed. São Paulo, Ática, 2017.
SILVA,
Afrânio et alii. Sociologia em Movimento. (Manual do Professor) 2.ed. São Paulo,
Moderna, 2017.
WIKIPÉDIA. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal > Acesso em
06/04/2021.
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