terça-feira, 4 de maio de 2021

AULA ZOOM 13 DE SOCIOLOGIA DOS PRIMEIROS ANOS E EP1 - INDIVÍDUO E SOCIEDADE: A ANÁLISE DE KARL MARX (Prof. José Antônio Brazão.):

 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE GOIÁS

COORDENAÇÃO REGIONAL METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA

COLÉGIO ESTADUAL DEPUTADO JOSÉ DE ASSIS

ENSINO MÉDIO E PROFISSIONALIZANTE – PRIMEIROS ANOS E EP1

SOCIOLOGIA – PROF. JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.

AULA ZOOM 13 DE SOCIOLOGIA DOS PRIMEIROS ANOS E EP1

Diálogo interdisciplinar com a FILOSOFIA.

SOCIEDADE E CONHECIMENTO – INDIVÍDUO E SOCIEDADE:

A ANÁLISE DE KARL MARX (Prof. José Antônio Brazão.):

A SOCIEDADE E AS CONTRADIÇÕES NAS RELAÇÕES DE PRODUÇÃO: PROPRIEDADE, LUTA DE CLASSES E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL: (Afrânio Silva e outros)

Trecho 1: “Segundo Marx, podemos definir classe social como a posição que um grupo de indivíduos ocupa no processo de produção: de um lado, os proprietários dos meios de produção e, de outro, os produtores (trabalhadores). Nessa perspectiva, a propriedade privada dos meios de produção seria a causa a causa maior da dominação de uma classe sobre a outras ao longo da história, com base na exploração do trabalho. (...)”

IMAGENS (Surgimento da propriedade privada):

https://www.google.com/search?q=Surgimento+da+propriedade+privada&hl=pt-BR&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwjttqqgtLDwAhUlFrkGHZTpBqUQ_AUoAnoECAEQBA&biw=1242&bih=597

Trecho 2: “(...)Se o trabalhador não dispõe de mais nada além da própria força de trabalho, está submetido ao poder do patrão, que definirá quanto e de que forma ele vai trabalhar, assim como o valor de seu salário, de acordo com as leis existentes e a capacidade de negociação dos trabalhadores organizados. Na sociedade capitalista que Marx analisou, burguesia e proletariado eram as classes que protagonizavam o conflito, em meio a uma profunda desigualdade.”

IMAGENS

Conjunto 1 (Oficinas medievais, em que os artesãos dispunham das ferramentas e realizavam todo o processo de produção – autonomia, independência):

https://www.google.com/search?q=oficina+medieval&hl=pt-BR&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwjI1L_9tLDwAhUzILkGHTSRAREQ_AUoAXoECAEQAw&biw=1242&bih=597

Conjunto 2 (Primeiras manufaturas capitalistas, com perda, pelos artesãos, de sua autonomia, de sua independência para produzir):

https://www.google.com/search?q=primeiras+manufaturas+capitalistas&hl=pt-BR&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwi3leaptbDwAhXVILkGHSltC2IQ_AUoAXoECAEQAw&biw=1242&bih=597

Conjunto 3 (Emprego de homens, mulheres e crianças nas grandes indústrias da Revolução Industrial):

https://www.google.com/search?q=Emprego+de+homens,+mulheres+e+crian%C3%A7as+nas+grandes+ind%C3%BAstrias+da+Revolu%C3%A7%C3%A3o+Industrial&hl=pt-BR&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwjc-Y6VtrDwAhW5GrkGHbobCPMQ_AUoBHoECAEQBg&biw=1242&bih=597

Conjunto 4 (Desigualdades sociais, nascidas da exploração):

https://www.google.com/search?q=desigualdades+sociais&hl=pt-BR&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwjPht7HtrDwAhW0GLkGHcR9BhEQ_AUoAXoECAEQAw&biw=1242&bih=597

Trecho 3: “Marx desenvolveu uma teoria orientada pela ideia de conflito, estabelecendo a classe social como unidade de análise sociológica que permite pensar a relação entre indivíduo e sociedade de maneira recíproca. Ou seja, não é possível pensar o indivíduo sem considerar sua constituição em uma classe social e as diferenças de poder e dominação definidas a partir de sua posição nas relações de produção. Do mesmo modo, não é possível pensar a sociedade sem compreendê-la como resultado de um processo histórico marcado por contradições.”

IMAGENS:

Senhores versus escravos:

Escravidão no Egito Antigo:

https://www.google.com/search?q=escravid%C3%A3o+no+egito&hl=pt-BR&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwi5_smWubDwAhWOF7kGHRdqAVgQ_AUoAXoECAEQAw&biw=1242&bih=597

Escravidão no Brasil:

https://www.google.com/search?q=desigualdades+sociais&hl=pt-BR&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwjPht7HtrDwAhW0GLkGHcR9BhEQ_AUoAXoECAEQAw&biw=1242&bih=597

Patrícios versus plebeus na Roma antiga:

https://www.google.com/search?q=patr%C3%ADcios+e+plebeus+na+rep%C3%BAblica+romana&hl=pt-BR&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwjK9Zrut7DwAhUZG7kGHV17CdYQ_AUoAXoECAEQAw&biw=1242&bih=597

Senhores feudais versus servos medievais:

https://www.google.com/search?q=sistema+feudal+senhores+e+servos+no+mundo+medieval&hl=pt-BR&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwihxfGXuLDwAhUrIbkGHSgID0QQ_AUoAXoECAEQAw&biw=1242&bih=597

Capitalistas versus operários:

https://www.google.com/search?q=lutas+trabalhistas+no+capitalismo&hl=pt-BR&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwju7K_ZuLDwAhXKD7kGHezqAnIQ_AUoA3oECAEQBQ&biw=1242&bih=597

Trecho 4: “Dois indivíduos que tenham nascido na mesma cidade e no mesmo dia, mas que pertençam a classes sociais diferentes, terão sua trajetória de vida individual marcada pelas classes sociais das quais fazem parte. Assim, o filho de uma família de operários terá muito mais probabilidade de seguir a mesma profissão dos pais do que de se tornar empresário. Por sua vez, o filho de uma família de empresários terá muito mais possibilidade de tornar-se também empresário do que de vir a ser operário. Isso significa que a classe social na qual o indivíduo nasce é fator determinante do possível curso de sua vida profissional.”

Trecho 5: “De acordo com Marx, os homens produzem a própria vida por meio das relações de produção. E as leis existem para garantir o controle e a continuidade dessas relações estabelecidas em determinado momento histórico. Assim, nas sociedades contemporâneas, a propriedade privada é defendida pela legislação como direito inviolável. Marx postula que as leis sempre representam as ideias da classe dominante. (...)”

IMAGENS (Bancadas poderosas do Congresso Nacional):

https://www.google.com/search?q=bancadas+poderosas+do+congresso+nacional&hl=pt-BR&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwik-IT1urDwAhUVH7kGHa1aAegQ_AUoAXoECAEQAw&biw=1242&bih=597

Trecho 6: “(...)Quando passou de classe dominada [no sistema ou modo de produção feudal, que era regida pelos senhores feudais e os reis a serviço destes] a dominante, a burguesia criou novas leis que regulavam a vida social e que refletiam as ideias da nova classe dirigente. Em nossos dias, modificações na organização do sistema de produção geram novas legislações que tentam dar legitimidade ao modo como as classes dominantes pretendem interferir na realidade.” (Exemplos: Reforma Trabalhista de 2017 e Reforma Previdenciária de 2020.)

Site (Reforma Trabalhista de 2017):

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13467.htm

Site (Entendendo a Reforma da Previdência):

https://www.ieprev.com.br/assets/docs/EntendendoaReformadaPrevidencia.pdf

Trecho 7: “Marx procurou mostrar como os antagonismos entre classes, tidos como o motor da história, poderiam levar a grandes transformações. O pensador alemão acreditava na emergência de uma sociedade sem classes, em que a propriedade dos meios de produção seria coletiva, e não privilégio de um pequeno grupo, mas para isso seria necessária a tomada de consciência por parte dos trabalhadores e sua organização para superação do conflito que os mantém em situação de opressão.” (Cf. Manifesto do Partido Comunista.)

IMAGENS (Lutas sindicais):

https://www.google.com/search?q=lutas+sindicais&hl=pt-BR&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwiBoYbps7DwAhVXK7kGHSzyDCQQ_AUoA3oECAEQBQ&biw=1242&bih=597

Texto extraído de: SILVA, Afrânio et alii. Sociologia em Movimento. (Manual do Professor) 2.ed. São Paulo, Moderna, 2017. Pp. 45-46.)

OBSERVAÇÃO: O texto original foi dividido em partes menores e postas entre aspas (indicando serem dos autores originais) para facilitar a explicação. Os asteriscos indicam as partes. Todos os grifos e os colchetes no texto: do Prof. José Antônio Brazão, a título de esclarecimentos ou reforço de pontos centrais.

REFERÊNCIAS:

CHAUÍ, Marilena. Iniciação à Filosofia. (Manual do Professor) 3.ed. São Paulo, Ática, 2017.

SILVA, Afrânio et alii. Sociologia em Movimento. (Manual do Professor) 2.ed. São Paulo, Moderna, 2017.

WIKIPÉDIA. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal > Acesso em 06/04/2021.

Nenhum comentário: