terça-feira, 4 de maio de 2021

AULA ZOOM 13 DE SOCIOLOGIA – SEGUNDOS ANOS - DEMOCRACIA E CIDADANIA (Parte 1) (Prof. José Antônio Brazão.)

 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE GOIÁS

COORDENAÇÃO REGIONAL METROPOLIITANA DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA

COLÉGIO ESTADUAL DEPUTADO JOSÉ DE ASSIS

ENSINO MÉDIO – SEGUNDOS ANOS

SOCIOLOGIA – PROF. JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.

 AULA ZOOM 13 DE SOCIOLOGIA – SEGUNDOS ANOS

RELAÇÕES DE PODER E MOVIMENTOS SOCIAIS – PODER, POLÍTICA E ESTADO:

DEMOCRACIA, CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS:

DEMOCRACIA E CIDADANIA  (Parte 1) (Prof. José Antônio Brazão.)

O conceito (ideia, definição, significado...) de democracia remonta à antiguidade. Democracia é uma palavra de origem grega e significa, basicamente, governo do povo. Governo direto do povo? Vejamos.

Na cidade de Atenas, no mundo antigo, todo cidadão nascido em Atenas, depois de certa idade, podia participar da assembleia que definia os destinos da cidade. Era, portanto, uma democracia direta. Mas, apesar disto, da democracia só tinham direito à participação os homens nascidos em Atenas, sendo que mulheres e crianças não podiam participar. Escravos? Jamais!

O filósofo Platão, em seu livro A República, ainda pensou em uma cidade ideal, formada por três grupos básicos:

1)     Os governantes – filósofos e filósofas (homens e mulheres). Formados(as) pela escolha dos melhores guardiões e guardiãs.

2)     Os guardiões e as guardiãs. Dirá Platão:

“- Portanto - prossegui eu - se se evidenciar que, ou o sexo masculino, ou o feminino, é superior um ao outro no exercício de uma arte ou de qualquer outra ocupação, diremos que se deverá confiar essa função a um deles. Se, porém, se vir que a diferença consiste apenas no facto de a mulher dar à luz e o homem procriar, nem por isso diremos que está mais bem demonstrado que a mulher difere do homem em relação ao que dizemos, mas continuaremos a pensar que os nossos guardiões e as suas mulheres devem desempenhar as mesmas funções. (A República (R), V. 454d-e)” (PLATÃO)

3)     O grupo encarregado de garantir  a vida material, ou seja, a manutenção da cidade-Estado (pólis) ideal, composto por agricultores, artesãos e comerciantes.

IMAGENS:

Conjunto (A cidade ideal):

https://www.google.com/search?q=a+cidade+ideal&hl=pt-BR&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwj3id3W-LDwAhUBA9QKHQYtD_YQ_AUoAnoECAEQBA&biw=1242&bih=597

Na alma de cada membro dos grupos há um elemento que lhe corresponde: ouro na alma dos governantes (filósofos e filósofas), prata na alma de guardiões e guardiãs e bronze na alma de agricultores, artesãos e comerciantes. Esse elemento indica a habilidade que cada um deles disporia para sua função específica.

IMAGENS: A cidade ideal de Platão.

https://www.google.com/search?q=cidade+ideal+de+plat%C3%A3o&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwiPosDy97DwAhW6KLkGHSG6BO0Q_AUoAXoECAEQAw&biw=1242&bih=597

De acordo com Platão, a justiça estaria em que cada um faça o que precisa fazer, de forma bem feita, para o bem de todos, o bem comum. Caberia aos e às governantes (filósofos e filósofas) o zelo pelo bom governo, a boa direção da cidade, zelar por suas leis, agir de forma honesta (sem corrupção), sendo que para isto não disporiam de bens próprios, mas seriam providos(as), tanto eles(as) quanto os(as) guardiões(ãs), pelo grupo encarregado pela manutenção. Quanto aos(às) guardiões(ãs), caber-lhes-ia a proteção da cidade, agindo também de forma honesta e com muita coragem. Quanto aos mantenedores, a providência dos bens necessários a todos, além de poderem fazer comércio, tanto dentro da cidade quanto fora desta, no intuito também de contribuírem para o enriquecimento da cidade ideal.

IMAGENS (Mulheres no mundo do trabalho e da política):

https://www.google.com/search?q=mulheres+no+mundo+do+trabalho+e+da+pol%C3%ADtica&hl=pt-BR&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwiNobGF_7DwAhUTIrkGHfUUDLMQ_AUoA3oECAEQBQ&biw=1242&bih=597

Mulheres em cargos elevados da sociedade:

https://www.google.com/search?q=mulheres+em+cargos+elevados+da+sociedade&hl=pt-BR&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwiXnpzH_7DwAhXnI7kGHYqnAyUQ_AUoAXoECAEQAw&biw=1242&bih=597

A cidade de Platão não chega a ser uma democracia, mas uma aristocracia, isto é, o governo dos melhores, tendo em vista que se buscaria colocar as melhores pessoas na direção, na proteção e no bem-estar geral da cidade. Nesse sentido, ainda que haja uma certa separação entre os grupos, quando Platão diz que na alma de cada membro de cada grupo um dado elemento, ele abre espaço para a possibilidade de haver algum filho ou filha dos grupos, em sua alma, um metal que não corresponda ao de seu grupo. Sendo assim, os governantes devem zelar para que esse filho seja dirigido para o grupo a que lhe compete conforme o metal de sua alma.

O que a cidade de Platão aponta a respeito de governo e de cidadania (palavra que deriva da ideia de participação no bem da cidade)? O ideal de uma cidadania em que cada membro, seja homem ou mulher, busque um bem maior, o bem de toda a cidade, seu crescimento e seu desenvolvimento. Sem dúvida, um ideal que permanece atual, ainda que o contexto histórico seja um tanto diferente – antiguidade (no caso de Platão), contemporaneidade (no caso do mundo em que hoje se vive). E, de fato, é um ideal, ou seja, algo que existe como ideia, mas também como possibilidade. Ora, um ideal pode vir a tornar-se real, senão totalmente, pelo menos em parte.

Outro ponto: a participação das mulheres! Homens e mulheres trabalhando juntos por um bem maior. (Ver imagens acima.)

Ser cidadão, cidadã, com efeito, é fazer bem aquilo que cada um(a) é capaz de fazer e pode fazer bem feito, no intuito de trazer coisas boas para si e para o bem de toda a coletividade, a começar da cidade onde se vive (não é à toa o nome cidadania).

Não se vive, no Brasil, em uma aristocracia ideal – governo ideal dos melhores, dos mais bem preparados para realizarem devidamente sua direção e suas ações em prol do bem comum, como propunha Platão. Mas se cada um(a) buscar fazer bem aquilo que lhe compete fazer (aquilo que está às suas mãos ou diante de si), o bem de mais pessoas pode ser alcançado. Que ações?

Pode-se elencar algumas ações simples, disponíveis e possíveis, que marcam a cidadania na prática:

IMAGENS (Cidadania em pequenos atos cotidianos):

https://www.google.com/search?q=cidadania+em+pequenos+atos+cotidianos&hl=pt-BR&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwiO_7vU_LDwAhXeH7kGHcVeAPwQ_AUoAnoECAEQBA&biw=1242&bih=597

1)Quem estuda, que se dedique com afinco aos seus estudos. Quanto mais se aprende, quanto mais se esforça por aprender, tanto maior a possibilidade de uma pessoa poder ajudar a si, a família, a cidade, o Estado, o país, até mesmo o mundo.

2)Quem ensina, que faça bem seu trabalho.

3)Sempre que possível, evitando o desperdício – tanto a sociedade quanto a natureza, com certeza, vão agradecer.

4)Em tempos de comoção social, seguir as normas propostas pelo bem de si, da família e de toda a sociedade, praticamente.

5)Quando não se joga lixo no chão, na rua, no bueiro ou vias públicas, nem em casa, mas no lugar devido: nas lixeiras.

6)Quando se atende bem alguém no trabalho.

7)Uma ação caritativa, quando possível, a alguém que estiver precisando.

8)Quando se procura conhecer bem os direitos que se tem (conhecimento) e cumprir os deveres de forma positiva.

9)Quando se lê um bom livro, desenvolvendo assim habilidades de fala, escrita, compreensão, interpretação e outras. Tais habilidades são de fundamental importância para o mundo social, para o bem pessoal e comum.

10)Participando, quando possível, de manifestações em prol da sociedade e contra tudo o que se oponha ao bem da sociedade – anos atrás, por exemplo, muita gente foi às ruas em favor da natureza, contra o desmatamento descontrolado, contra a corrupção, etc.

11)Além de votar, verificar se a pessoa em que se votou está fazendo bem seu trabalho em favor do público. Para tanto, um levantamento na internet poderá, de repente, ajudar.

12)Ajudar a mãe e o pai em casa! Uma atitude simples, mas que, com muita certeza, pode fazer diferença em termos familiares, estendendo-se até mesmo à sociedade.

13)Se tem fé, faça uma oração pelo bem da própria família e da sociedade. Em tempos desafiadores, de enfrentamento de dificuldades coletivas, uma oração pode ajudar.

14)Desligar a luz do quarto ou de qualquer cômodo quando não o estiver usando. Além de economizar energia e dinheiro, ajuda a evitar sobrecargas nas redes elétricas comuns. A natureza, com certeza, também agradecerá.

15)Vivenciando valores éticos, morais! No mundo atual, isto é extremamente necessário.

16)Não admitindo como certas ações maléficas de pessoas que têm a incumbência de usar o poder para fazer o bem, nem fazendo uso do “jeitinho” (forma de corrupção) para resolver assuntos pessoais e situações.

17)Etc. Etc.

MAIS IMAGENS:

Praticando a cidadania:

https://www.google.com/search?q=adultos+praticando+a+cidadania&hl=pt-BR&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwj8tryS_bDwAhWqGrkGHbKgAtYQ_AUoAXoECAEQAw&biw=1242&bih=597

O amor pela cidade:

https://www.google.com/search?q=eu+amo+goi%C3%A2nia&hl=pt-BR&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwjb0Lav_rDwAhVAK7kGHbLhCSgQ_AUoAXoECAEQAw&biw=1242&bih=597

Ainda que não resolvam todos os problemas sociais, essas ações são passos simples, que podem ser realizados e que podem trazer benefícios de grande importância e peso na vida das pessoas, de cada cidadão e cidadã. A cidadania não é algo de outro mundo. Está aí, ao alcance de todos. A cidadania começa com ações simples – com cada um(a) fazendo sua parte para o bem pessoal, familiar e, num sentido bem mais amplo, de toda a coletividade social. Com essas ações se constrói a democracia que tanto se quer, a começar de cada um(a).

REFERÊNCIAS:

GOOGLE. Google Imagens. Disponível em: < https://www.google.com/imghp?hl=pt-BR > Acessos em abril e maio de 2021.

PLATÃO. A República. Disponível em: < https://joaocamillopenna.files.wordpress.com/2016/04/platao-a-republica.pdf > Acesso em 04 de maio de 2021.

SILVA, Afrânio et alii. Sociologia em Movimento. (Manual do Professor) 2.ed. São Paulo, Moderna, 2017.

WIKIPÉDIA. Mercantilismo, Absolutismo, Primeira Guerra Mundial, Estado Mínimo. Disponível em: <  https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal > Acesso em 15 e 16 de março de 2021.

 

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