Secretaria de
Educação do Estado de Goiás Colégio Estadual
Deputado José de Assis Estudo Orientado
EAD PRIMEIRO ANO DO
ENSINO MÉDIO |
NOTA |
|||
DISCIPLINA: SOCIOLOGIA. |
DATA: _____/_____/2021. |
|||
PROFESSOR: JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO. |
||||
ALUNO(A): |
SÉRIE: |
TURMA: |
BIMESTRE 2º |
|
Primeira. |
|
|||
PERÍODO: 12/04
A 25/04/2021 – 1º SEMESTRE.
SOCIOLOGIA – PRIMEIROS ANOS – PROF. JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO. |
||||
JOSÉ ANTÔNIO – SOCIOLOGIA. |
||||
ATIVIDADE 5:
CULTURA E SOCIEDADE
OBJETIVO: Discutir e compreender o conceito de ideologia,
aprofundar o entendimento deste conceito e como a ideologia está presente no
dia a dia.
INSTRUÇÕES QUE OS ALUNOS DEVERÃO SEGUIR:
1) Assistir
ao vídeo 1: Karl Marx - Alienação e Ideologia. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=TOkHZNEpFTk
2) Assistir
ao vídeo 2: Karl Marx - Luta de classes e mais-valia. Disponível
em: https://www.youtube.com/watch?v=8l6n_6NALY0
3) Atente
para as questões seguintes e as responda, clicando Verdadeiro ou Falso,
conforme a devida resposta de cada questão.
4) Responder
no GOOGLE CLASSROOM.
5) Valor:
10,0.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
CULTURA
E IDEOLOGIA:
EXERCÍCIO:
LEIA
ATENTAMENTE O TEXTO A SEGUIR:
Burgueses e Proletários
A história de
todas as sociedades que existiram até nossos dias tem sido a história das lutas
de classes. Homem livre e escravo, patrício e plebeu, barão e servo, mestre de
corporação e companheiro, numa palavra, opressores e oprimidos, em constante
oposição, têm vivido numa guerra ininterrupta, ora franca, ora disfarçada; uma
guerra que terminou sempre, ou por uma transformação revolucionária, da
sociedade inteira, ou pela destruição das duas classes em luta.
Nas primeiras
épocas históricas, verificamos, quase por toda parte, uma completa divisão da
sociedade em classes distintas, uma escala graduada de condições sociais. Na
Roma antiga encontramos patrícios, cavaleiros, plebeus, escravos; na Idade
Média, senhores, vassalos, mestres, companheiros, servos; e, em cada uma destas
classes, gradações especiais.
A sociedade
burguesa moderna, que brotou das ruínas da sociedade feudal, não aboliu os
antagonismos de classe. Não fez senão substituir novas classes, novas condições
de opressão, novas formas de luta às que existiram no passado. Entretanto, a
nossa época, a época da burguesia, caracteriza-se por ter simplificado os
antagonismos de classe. A sociedade divide-se cada vez mais em dois vastos
campos opostos, em duas grandes classes diametralmente opostas: a burguesia e o
proletariado.
Dos servos da
Idade Média nasceram os burgueses livres das primeiras cidades; desta população
municipal, saíram os primeiros elementos da burguesia.
A descoberta da
América, a circunavegação da África ofereceram à burguesia em assenso um novo
campo de ação. Os mercados da Índia e da China, a colonização da América, o
comércio colonial, o incremento dos meios de troca e, em geral, das mercadorias
imprimiram um impulso, desconhecido até então, ao comércio, à indústria, à
navegação, e, por conseguinte, desenvolveram rapidamente o elemento
revolucionário da sociedade feudal em decomposição. (...)
Todavia, os
mercados ampliavam-se cada vez mais: a procura de mercadorias aumentava sempre.
A própria manufatura tornou-se insuficiente; então, o vapor e a maquinaria
revolucionaram a produção industrial. A grande indústria moderna suplantou a
manufatura; a média burguesia manufatureira cedeu lugar aos milionários da
indústria, aos chefes de verdadeiros exércitos industriais, aos burgueses
modernos.
A grande
indústria criou o mercado mundial preparado pela descoberta da América: O
mercado mundial acelerou prodigiosamente o desenvolvimento do comércio, da
navegação e dos meios de comunicação por terra. Este desenvolvimento reagiu por
sua vez sobre a extensão da indústria; e, à medida que a indústria, o comércio,
a navegação, as vias férreas se desenvolviam, crescia a burguesia,
multiplicando seus capitais e relegando a segundo plano as classes legadas pela
Idade Média.
Vemos, pois, que
a própria burguesia moderna é o produto de um longo processo de
desenvolvimento, de uma série de revoluções no modo de produção e de troca.
(...)
A burguesia
desempenhou na História um papel eminentemente revolucionário. Onde quer que
tenha conquistado o poder, a burguesia calcou aos pés as relações feudais,
patriarcais e idílicas. Todos os complexos e variados laços que prendiam o
homem feudal a seus "superiores naturais" ela os despedaçou sem
piedade, para só deixar subsistir, de homem para homem, o laço do frio interesse,
as duras exigências do "pagamento à vista". Afogou os fervores
sagrados do êxtase religioso, do entusiasmo cavalheiresco, do sentimentalismo
pequeno-burguês nas águas geladas do cálculo egoísta. Fez da dignidade pessoal
um simples valor de troca; substituiu as numerosas liberdades, conquistadas com
tanto esforço, pela única e implacável liberdade de comércio. Em uma palavra,
em lugar da exploração velada por ilusões religiosas e políticas, a burguesia
colocou uma exploração aberta, cínica, direta e brutal.
A burguesia
despojou de sua auréola todas as atividades até então reputadas veneráveis e
encaradas com piedoso respeito. Do médico, do jurista, do sacerdote, do poeta,
do sábio fez seus servidores assalariados. A burguesia rasgou o véu de
sentimentalismo que envolvia as relações de família e reduziu-as a simples
relações monetárias. (...)
(...) Impelida
pela necessidade de mercados sempre novos, a burguesia invade todo o globo.
Necessita estabelecer-se em toda parte, explorar em toda parte, criar vínculos
em toda, parte.
(MARX, Karl Marx e ENGELS, Friedrich. Manifesto do Partido Comunista.
Disponível em: < http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/cv000042.pdf
> Acesso em 14 de junho de 2020.)
RESPONDA AS SEGUINTES QUESTÕES, MARCANDO VERDADEIRO OU
FALSO, CONFORME A VERACIDADE OU FALSIDADE DO ENUNCIADO DE CADA QUESTÃO:
QUESTÃO 1: Luta de classes é um esforço
coletivo, de todas as classes, em favor de toda a humanidade, luta por direitos
de todos, me prol da dignidade e igualdade de todos os seres humanos.
1) ( ) VERDADEIRO.
2) ( ) FALSO.
QUESTÃO 2: A luta de classes é o motor da
história (aquilo que move a história) por conta de, na imensa maior parte da
história, terem existido e ainda existirem classes sociais divididas por
critérios econômicos e políticos (poder e sua conquista) em conflito entre si.
1) ( ) VERDADEIRO.
2) ( ) FALSO.
QUESTÃO 3: A burguesia é composta pelos
operários, trabalhadores em geral, terceirizados, enfim, trabalhadores comuns
dotados de plenos direitos.
1) ( ) VERDADEIRO.
2) ( ) FALSO.
QUESTÃO 4: Em lugar da exploração velada
por ilusões religiosas e políticas, a burguesia colocou uma exploração cordial,
pacífica, beneficente de todos e não brutal.
1) (
) VERDADEIRO.
2) ( ) FALSO.
QUESTÃO 5: Entre as armas usadas pela
burguesia para manter seu poder sobre o proletariado, além do controle do
Estado, com a imensa maioria de representantes seus no poder, encontram-se as
ideias – tornar suas ideias (de classe dominante) as ideias dominantes na
sociedade, fazendo todos aceitarem-nas como verdadeiras, mas mantendo o status quo (a realidade que aí está)
beneficiador dos interesses e privilégios burgueses. Ideologia.
1) ( ) VERDADEIRO.
2) ( ) FALSO.
RESPONDER NO GOOGLE CLASSROOM.
SUGESTÃO DE LINK DA
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DE GOIÁS:
PORTAL NetESCOLA da
SEE-GO:
Disponível em: https://portal.educacao.go.gov.br/
O Portal NetESCOLA da
SEE-GO contém muitas atividades complementares de aprendizado, tanto para o
Ensino Médio quanto o Ensino Fundamental. Excelente para rever e aprofundar
aprendizado de conteúdos e, para quem prestará o ENEM, excelente também para um
reforço nos estudos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário