quarta-feira, 7 de abril de 2021

SOCIOLOGIA - JOSÉ ANTÔNIO. PRIMEIROS ANOS E EP1. Período: de 12 a 25 de abril de 2021. Atividade 5.

 

 

Secretaria de Educação do Estado de Goiás

Colégio Estadual Deputado José de Assis

Estudo Orientado EAD

PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

NOTA

DISCIPLINA: SOCIOLOGIA.

DATA: _____/_____/2021.

 

PROFESSOR: JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.

ALUNO(A):

SÉRIE:

TURMA:

BIMESTRE

 

Primeira.

 

PERÍODO:   12/04   A   25/04/2021 – 1º SEMESTRE. SOCIOLOGIA – PRIMEIROS ANOS – PROF. JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.

JOSÉ ANTÔNIO – SOCIOLOGIA.

ATIVIDADE 5:

CULTURA E SOCIEDADE

OBJETIVO: Discutir e compreender o conceito de ideologia, aprofundar o entendimento deste conceito e como a ideologia está presente no dia a dia.

INSTRUÇÕES QUE OS ALUNOS DEVERÃO SEGUIR:

1)      Assistir ao vídeo 1: Karl Marx - Alienação e Ideologia. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=TOkHZNEpFTk

2)      Assistir ao vídeo 2: Karl Marx - Luta de classes e mais-valia. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=8l6n_6NALY0

3)      Atente para as questões seguintes e as responda, clicando Verdadeiro ou Falso, conforme a devida resposta de cada questão.

4)      Responder no GOOGLE CLASSROOM.

5)      Valor: 10,0.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

CULTURA E IDEOLOGIA:

EXERCÍCIO:

LEIA ATENTAMENTE O TEXTO A SEGUIR:

Burgueses e Proletários

A história de todas as sociedades que existiram até nossos dias tem sido a história das lutas de classes. Homem livre e escravo, patrício e plebeu, barão e servo, mestre de corporação e companheiro, numa palavra, opressores e oprimidos, em constante oposição, têm vivido numa guerra ininterrupta, ora franca, ora disfarçada; uma guerra que terminou sempre, ou por uma transformação revolucionária, da sociedade inteira, ou pela destruição das duas classes em luta.

Nas primeiras épocas históricas, verificamos, quase por toda parte, uma completa divisão da sociedade em classes distintas, uma escala graduada de condições sociais. Na Roma antiga encontramos patrícios, cavaleiros, plebeus, escravos; na Idade Média, senhores, vassalos, mestres, companheiros, servos; e, em cada uma destas classes, gradações especiais.

A sociedade burguesa moderna, que brotou das ruínas da sociedade feudal, não aboliu os antagonismos de classe. Não fez senão substituir novas classes, novas condições de opressão, novas formas de luta às que existiram no passado. Entretanto, a nossa época, a época da burguesia, caracteriza-se por ter simplificado os antagonismos de classe. A sociedade divide-se cada vez mais em dois vastos campos opostos, em duas grandes classes diametralmente opostas: a burguesia e o proletariado.

Dos servos da Idade Média nasceram os burgueses livres das primeiras cidades; desta população municipal, saíram os primeiros elementos da burguesia.

A descoberta da América, a circunavegação da África ofereceram à burguesia em assenso um novo campo de ação. Os mercados da Índia e da China, a colonização da América, o comércio colonial, o incremento dos meios de troca e, em geral, das mercadorias imprimiram um impulso, desconhecido até então, ao comércio, à indústria, à navegação, e, por conseguinte, desenvolveram rapidamente o elemento revolucionário da sociedade feudal em decomposição. (...)

Todavia, os mercados ampliavam-se cada vez mais: a procura de mercadorias aumentava sempre. A própria manufatura tornou-se insuficiente; então, o vapor e a maquinaria revolucionaram a produção industrial. A grande indústria moderna suplantou a manufatura; a média burguesia manufatureira cedeu lugar aos milionários da indústria, aos chefes de verdadeiros exércitos industriais, aos burgueses modernos.

A grande indústria criou o mercado mundial preparado pela descoberta da América: O mercado mundial acelerou prodigiosamente o desenvolvimento do comércio, da navegação e dos meios de comunicação por terra. Este desenvolvimento reagiu por sua vez sobre a extensão da indústria; e, à medida que a indústria, o comércio, a navegação, as vias férreas se desenvolviam, crescia a burguesia, multiplicando seus capitais e relegando a segundo plano as classes legadas pela Idade Média.

Vemos, pois, que a própria burguesia moderna é o produto de um longo processo de desenvolvimento, de uma série de revoluções no modo de produção e de troca. (...)

A burguesia desempenhou na História um papel eminentemente revolucionário. Onde quer que tenha conquistado o poder, a burguesia calcou aos pés as relações feudais, patriarcais e idílicas. Todos os complexos e variados laços que prendiam o homem feudal a seus "superiores naturais" ela os despedaçou sem piedade, para só deixar subsistir, de homem para homem, o laço do frio interesse, as duras exigências do "pagamento à vista". Afogou os fervores sagrados do êxtase religioso, do entusiasmo cavalheiresco, do sentimentalismo pequeno-burguês nas águas geladas do cálculo egoísta. Fez da dignidade pessoal um simples valor de troca; substituiu as numerosas liberdades, conquistadas com tanto esforço, pela única e implacável liberdade de comércio. Em uma palavra, em lugar da exploração velada por ilusões religiosas e políticas, a burguesia colocou uma exploração aberta, cínica, direta e brutal.

A burguesia despojou de sua auréola todas as atividades até então reputadas veneráveis e encaradas com piedoso respeito. Do médico, do jurista, do sacerdote, do poeta, do sábio fez seus servidores assalariados. A burguesia rasgou o véu de sentimentalismo que envolvia as relações de família e reduziu-as a simples relações monetárias. (...)

(...) Impelida pela necessidade de mercados sempre novos, a burguesia invade todo o globo. Necessita estabelecer-se em toda parte, explorar em toda parte, criar vínculos em toda, parte.

(MARX, Karl Marx e ENGELS, Friedrich. Manifesto do Partido Comunista. Disponível em: < http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/cv000042.pdf > Acesso em 14 de junho de 2020.)

RESPONDA AS SEGUINTES QUESTÕES, MARCANDO VERDADEIRO OU FALSO, CONFORME A VERACIDADE OU FALSIDADE DO ENUNCIADO DE CADA QUESTÃO:

QUESTÃO 1: Luta de classes é um esforço coletivo, de todas as classes, em favor de toda a humanidade, luta por direitos de todos, me prol da dignidade e igualdade de todos os seres humanos.

1)      (     ) VERDADEIRO.

2)      (     ) FALSO.

QUESTÃO 2: A luta de classes é o motor da história (aquilo que move a história) por conta de, na imensa maior parte da história, terem existido e ainda existirem classes sociais divididas por critérios econômicos e políticos (poder e sua conquista) em conflito entre si.

1)      (     ) VERDADEIRO.

2)      (     ) FALSO.

QUESTÃO 3: A burguesia é composta pelos operários, trabalhadores em geral, terceirizados, enfim, trabalhadores comuns dotados de plenos direitos.

1)      (     ) VERDADEIRO.

2)      (     ) FALSO.

QUESTÃO 4: Em lugar da exploração velada por ilusões religiosas e políticas, a burguesia colocou uma exploração cordial, pacífica, beneficente de todos e não brutal.

1)      (     ) VERDADEIRO.

2)      (     ) FALSO.

QUESTÃO 5: Entre as armas usadas pela burguesia para manter seu poder sobre o proletariado, além do controle do Estado, com a imensa maioria de representantes seus no poder, encontram-se as ideias – tornar suas ideias (de classe dominante) as ideias dominantes na sociedade, fazendo todos aceitarem-nas como verdadeiras, mas mantendo o status quo (a realidade que aí está) beneficiador dos interesses e privilégios burgueses. Ideologia.

1)      (     ) VERDADEIRO.

2)      (     ) FALSO.

RESPONDER NO GOOGLE CLASSROOM.

SUGESTÃO DE LINK DA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DE GOIÁS:

PORTAL NetESCOLA da SEE-GO:

Disponível em: https://portal.educacao.go.gov.br/

O Portal NetESCOLA da SEE-GO contém muitas atividades complementares de aprendizado, tanto para o Ensino Médio quanto o Ensino Fundamental. Excelente para rever e aprofundar aprendizado de conteúdos e, para quem prestará o ENEM, excelente também para um reforço nos estudos.

 

Nenhum comentário: