Secretaria de
Educação do Estado de Goiás Colégio Estadual
Deputado José de Assis Estudo Orientado
EAD PRIMEIRO ANO DO
ENSINO MÉDIO |
NOTA |
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DISCIPLINA: FILOSOFIA. |
DATA: _____/_____/2021. |
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PROFESSOR: JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO. |
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ALUNO(A): |
SÉRIE: |
TURMA: |
BIMESTRE 2º |
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Primeira. |
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AULA:
12/04 A 25/03/2021 – 1º SEMESTRE. FILOSOFIA –
PRIMEIROS ANOS – PROF. JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO. |
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JOSÉ ANTÔNIO – FILOSOFIA. |
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ATIVIDADE 5:
COMPONENTE CURRICULAR:
FILOSOFIA GREGA – SÓCRATES DE ATENAS.
OBJETIVOS: Observar e analisar como, no
período antropológico da filosofia grega, as ideias e as virtudes
ético-políticas por ele ensinadas e reforçadas pelo debate com as pessoas
apontam valores que continuam ainda vivos no mundo atual.
INSTRUÇÕES QUE OS ALUNOS DEVERÃO SEGUIR:
1) Assista
ao vídeo 1: AULA 01 - 1ª SÉRIE - O PERÍODO ANTROPOLÓGICO DA
FILOSOFIA: CONTEXTO E OS SOFISTAS.
Em: https://www.youtube.com/watch?v=F1h_7BKZP-U
2) Em
cada questão escolha uma alternativa que a responda devidamente.
3) Responda-as
no GOOGLE CLASSROOM.
4) Valor:
10,0.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Veja e reveja o vídeo indicado no site.
Leia e releia o texto a seguir.
Responda as questões escolhendo a alternativa devida em cada uma.
LEIA O TEXTO A SEGUIR ATENTAMENTE E
RESPONDA AS QUESTÕES:
Sócrates
(470 -399 a.C.) foi um dos maiores filósofos gregos. Não deixou nada escrito. O
que se sabe dele advém, principalmente, de Platão e Xenofonte, dois de seus
discípulos que deixaram informações e textos a respeito das atividades dele.
Conta-se que certo dia ficou sabendo de um amigo que o Oráculo de Delfos
(templo dedicado ao Deus Apolo, no qual sacerdotisas profetizavam e eram
consultadas) afirmou que Sócrates seria o homem mais sábio do mundo. Crendo
haver aí uma mensagem do Deus, Sócrates pôs-se a discutir com as pessoas nas
praças, ruas e locais públicos de Atenas, dialogando com elas a respeito de
assuntos diversos. No entanto, percebia que elas, muitas vezes, repetiam o que
dizia a tradição ou que efetivamente não dispunham de conhecimentos que
afirmavam ter. Algumas acabaram sentindo-se ridicularizadas. Sócrates gostava
muito de conversar com os jovens. Usava da ironia (simular não saber), isto é,
de perguntas muito bem feitas com a finalidade de levar o interlocutor ou interlocutora
à contradição e a refletir sobre as certezas de que até então dispunha como
seguras. Quando já estavam atrapalhadas em suas respostas, Sócrates, num
segundo momento (maiêutica: arte de partejar), buscava, através de outras
perguntas, levar a pessoa ao aprofundamento de sua reflexão e à descoberta de
que nela havia conhecimentos e que, portanto, era capaz de refletir por conta
própria e de descobrir a verdade, não devendo, porém, achar-se dona da verdade.
Levava a pessoa a parir ideias e não a repeti-las. Os jovens, principalmente,
começaram a aplicar o método socrático no debate com outras pessoas, até mesmo
gente importante (políticos, sofistas e outros). Vendo-o como perigoso,
inimigos corruptos acabaram acusando falsamente Sócrates, inclusive com
testemunhas falsas, de estar ensinando erros à juventude e de ensinar
divindades estranhas às da cidade, tornando-se um homem impiedoso (sem piedade,
sem fé) para com os deuses de Atenas. Convencida por inimigos de Sócrates, boa
parte dos votantes no julgamento optaram pela morte do filósofo. Foi preso e,
depois de alguns dias, teve que beber cicuta (um veneno extraído de uma
planta). Morreu rodeado dos amigos que, de acordo com Platão, no Fédon (livro), viram nele o testemunho
de um homem que, até o fim, foi justo, respeitando as leis da cidade de Atenas,
da qual era cidadão, e elevando, com boas palavras, a crença de seus discípulos
na imortalidade da alma e defendendo os valores éticos necessários ao ser boa
cidadã, bom cidadão. (Texto do Prof. José Antônio.)
QUESTÃO 1: Marque a alternativa incorreta.
(a)( ) A figura de Sócrates, exposta por dois
de seus discípulos, é a de um homem justo e respeitador das leis da cidade
(pólis) de Atenas, onde morava.
(b)( ) Sócrates era um homem religioso, justo,
questionador e excelente filósofo.
(c)( ) Para Sócrates, o cidadão deve respeitar,
até o fim, as leis da cidade-Estado a que pertence, sendo homem justo e temente
aos deuses.
(d)( ) O perigo de Sócrates estava em levar os
jovens e outros interlocutores a discutir sobre as verdades tradicionais, a
refletir sobre elas e a questionar-se sobre o fundamento delas.
(e)( ) O Oráculo de Delfos era um santuário
importante na Grécia antiga, situado na cidade de Delos, onde se cultuava
basicamente a deusa Atenas (Palas Atená).
QUESTÃO 2: Marque a alternativa correta:
(a)( ) Sócrates sucedeu o tempo de Jesus e,
convertido ao cristianismo, ensinou valores semelhantes ao deste Mestre.
(b)( ) O respeito às leis é coisa do passado,
de Sócrates. A exploração do governo só leva ao desmerecimento das leis,
deixando livres os cidadãos para agir como queiram.
(c)( ) Sócrates e Jesus morreram por verdades
em que acreditavam e cujo valor cultivaram até o fim. Por isso, deixaram um
legado importantíssimo para a posteridade e para o mundo de hoje.
(d)( ) Sócrates, diferentemente de Jesus, não
teve discípulos que se dispusessem a gravar suas ideias e as transmitir, às
demais gerações.
(e)( ) Sócrates não acreditava na vida eterna
após a morte e esta foi uma das razões para seus inimigos o acusarem,
conseguirem sua condenação final.
QUESTÃO 3: Marque a alternativa correta.
(a)( ) Ao dizer que nada sabia, Sócrates
justificava a falta da necessidade de estudar e a preguiça intelectual. E por
não saber nada é que saía pelos lugares públicos a debater com as pessoas para
aprender com elas.
(b)( ) No mundo atual, diante da necessidade
crescente do conhecimento e também da reflexão crítica (questionadora e
problematizadora, como Sócrates), basta o aprendizado em diálogo com o
professor e a professora na sala de aula, nada mais.
(c)( ) A corrupção é algo exclusivamente do
mundo atual.
(d)( ) Ser bom cidadão/boa cidadã é coisa do
passado. Não vale a pena no mundo de hoje.
(e)( ) Na acusação contra Sócrates entraram
elementos de acusação religiosa e político-social.
QUESTÃO 4: Marque a alternativa correta.
(a)( ) O método de Sócrates dividia-se na
seguinte sequência: (1º) maiêutica; (2º)
ironia.
(b)( ) Convencida por inimigos de Sócrates, boa
parte dos votantes no julgamento optaram pela morte do filósofo. Foi preso e,
depois de alguns dias, teve que beber cicuta (um veneno extraído de uma
planta).
(c)( ) Refletir sobre a vida e a realidade, de
forma crítica (questionadora e problematizadora, como Sócrates), não é mais
necessário. Tudo o que precisamos saber já é dado pela televisão, as redes
sociais, a sociedade, a ciência e as instituições sociais.
(d)( ) Partejar ideias é forçar as pessoas a
falarem o que já é definido e impor-lhes ideias prontas e acabadas,
transformando-as em massa irreflexiva e passiva.
(e)( ) Sócrates morreu sem amigos por perto, de
acordo com Platão, no Fédon (livro), pois viram nele o testemunho de um homem
que, foi injusto, desrespeitando as leis da cidade de Atenas, da qual era
cidadão, e descrendo da imortalidade da alma e defendendo os valores
antiéticos, tendo, portanto, merecido a morte.
QUESTÃO 5: A quem a repetição de fórmulas, ideias, valores e modismos
prontos e já definidos pela tradição, meios de comunicação e a sociedade e a
sociedade, sem nenhuma reflexão, o desconhecimento da verdade e a perda de
direitos trabalhistas por parte de cidadãs e cidadãos, beneficiam?
(a)( ) À classe dominante economicamente, que
tem em mãos os meios de produção (terras, fábricas, máquinas, etc.) e se
empenha por manter o controle da força de trabalho, da qual extrai a mais valia
(trabalho extra não devidamente pago que se transforma em lucros).
(b)( ) Aos grupos dominantes politica e
economicamente.
(c)( ) A políticos que defendem os interesses
da classe economicamente dominante.
(d)( ) À corrupção.
(e)( ) Todas as alternativas anteriores.
RESPONDA NO GOOGLE CLASSROOM.
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