quarta-feira, 7 de abril de 2021

FILOSOFIA - JOSÉ ANTÔNIO. PRIMEIROS ANOS E EP1. Período: de 12 a 25 de abril de 2021. Atividade 5.

 

 

Secretaria de Educação do Estado de Goiás

Colégio Estadual Deputado José de Assis

Estudo Orientado EAD

PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

NOTA

DISCIPLINA: FILOSOFIA.

DATA: _____/_____/2021.

 

PROFESSOR: JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.

ALUNO(A):

SÉRIE:

TURMA:

BIMESTRE

 

Primeira.

 

AULA:   12/04   A  25/03/2021 – 1º SEMESTRE. FILOSOFIA – PRIMEIROS ANOS – PROF. JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.

JOSÉ ANTÔNIO – FILOSOFIA.

ATIVIDADE 5:

COMPONENTE CURRICULAR:

FILOSOFIA GREGA – SÓCRATES DE ATENAS.

OBJETIVOS: Observar e analisar como, no período antropológico da filosofia grega, as ideias e as virtudes ético-políticas por ele ensinadas e reforçadas pelo debate com as pessoas apontam valores que continuam ainda vivos no mundo atual.

INSTRUÇÕES QUE OS ALUNOS DEVERÃO SEGUIR:

1)      Assista ao vídeo 1: AULA 01 - 1ª SÉRIE - O PERÍODO ANTROPOLÓGICO DA FILOSOFIA: CONTEXTO E OS SOFISTAS.

Em: https://www.youtube.com/watch?v=F1h_7BKZP-U

2)      Em cada questão escolha uma alternativa que a responda devidamente.

3)      Responda-as no GOOGLE CLASSROOM.

4)      Valor: 10,0.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Veja e reveja o vídeo indicado no site.

Leia e releia o texto a seguir.

Responda as questões escolhendo a alternativa devida em cada uma.

LEIA O TEXTO A SEGUIR ATENTAMENTE E RESPONDA AS QUESTÕES:

Sócrates (470 -399 a.C.) foi um dos maiores filósofos gregos. Não deixou nada escrito. O que se sabe dele advém, principalmente, de Platão e Xenofonte, dois de seus discípulos que deixaram informações e textos a respeito das atividades dele. Conta-se que certo dia ficou sabendo de um amigo que o Oráculo de Delfos (templo dedicado ao Deus Apolo, no qual sacerdotisas profetizavam e eram consultadas) afirmou que Sócrates seria o homem mais sábio do mundo. Crendo haver aí uma mensagem do Deus, Sócrates pôs-se a discutir com as pessoas nas praças, ruas e locais públicos de Atenas, dialogando com elas a respeito de assuntos diversos. No entanto, percebia que elas, muitas vezes, repetiam o que dizia a tradição ou que efetivamente não dispunham de conhecimentos que afirmavam ter. Algumas acabaram sentindo-se ridicularizadas. Sócrates gostava muito de conversar com os jovens. Usava da ironia (simular não saber), isto é, de perguntas muito bem feitas com a finalidade de levar o interlocutor ou interlocutora à contradição e a refletir sobre as certezas de que até então dispunha como seguras. Quando já estavam atrapalhadas em suas respostas, Sócrates, num segundo momento (maiêutica: arte de partejar), buscava, através de outras perguntas, levar a pessoa ao aprofundamento de sua reflexão e à descoberta de que nela havia conhecimentos e que, portanto, era capaz de refletir por conta própria e de descobrir a verdade, não devendo, porém, achar-se dona da verdade. Levava a pessoa a parir ideias e não a repeti-las. Os jovens, principalmente, começaram a aplicar o método socrático no debate com outras pessoas, até mesmo gente importante (políticos, sofistas e outros). Vendo-o como perigoso, inimigos corruptos acabaram acusando falsamente Sócrates, inclusive com testemunhas falsas, de estar ensinando erros à juventude e de ensinar divindades estranhas às da cidade, tornando-se um homem impiedoso (sem piedade, sem fé) para com os deuses de Atenas. Convencida por inimigos de Sócrates, boa parte dos votantes no julgamento optaram pela morte do filósofo. Foi preso e, depois de alguns dias, teve que beber cicuta (um veneno extraído de uma planta). Morreu rodeado dos amigos que, de acordo com Platão, no Fédon (livro), viram nele o testemunho de um homem que, até o fim, foi justo, respeitando as leis da cidade de Atenas, da qual era cidadão, e elevando, com boas palavras, a crença de seus discípulos na imortalidade da alma e defendendo os valores éticos necessários ao ser boa cidadã, bom cidadão. (Texto do Prof. José Antônio.)

QUESTÃO 1: Marque a alternativa incorreta.

(a)(     ) A figura de Sócrates, exposta por dois de seus discípulos, é a de um homem justo e respeitador das leis da cidade (pólis) de Atenas, onde morava.

(b)(     ) Sócrates era um homem religioso, justo, questionador e excelente filósofo.

(c)(     ) Para Sócrates, o cidadão deve respeitar, até o fim, as leis da cidade-Estado a que pertence, sendo homem justo e temente aos deuses.

(d)(     ) O perigo de Sócrates estava em levar os jovens e outros interlocutores a discutir sobre as verdades tradicionais, a refletir sobre elas e a questionar-se sobre o fundamento delas.

(e)(     ) O Oráculo de Delfos era um santuário importante na Grécia antiga, situado na cidade de Delos, onde se cultuava basicamente a deusa Atenas (Palas Atená).

QUESTÃO 2: Marque a alternativa correta:

(a)(     ) Sócrates sucedeu o tempo de Jesus e, convertido ao cristianismo, ensinou valores semelhantes ao deste Mestre.

(b)(     ) O respeito às leis é coisa do passado, de Sócrates. A exploração do governo só leva ao desmerecimento das leis, deixando livres os cidadãos para agir como queiram.

(c)(     ) Sócrates e Jesus morreram por verdades em que acreditavam e cujo valor cultivaram até o fim. Por isso, deixaram um legado importantíssimo para a posteridade e para o mundo de hoje.

(d)(     ) Sócrates, diferentemente de Jesus, não teve discípulos que se dispusessem a gravar suas ideias e as transmitir, às demais gerações.

(e)(     ) Sócrates não acreditava na vida eterna após a morte e esta foi uma das razões para seus inimigos o acusarem, conseguirem sua condenação final.

QUESTÃO 3: Marque a alternativa correta.

(a)(     ) Ao dizer que nada sabia, Sócrates justificava a falta da necessidade de estudar e a preguiça intelectual. E por não saber nada é que saía pelos lugares públicos a debater com as pessoas para aprender com elas.

(b)(     ) No mundo atual, diante da necessidade crescente do conhecimento e também da reflexão crítica (questionadora e problematizadora, como Sócrates), basta o aprendizado em diálogo com o professor e a professora na sala de aula, nada mais.

(c)(     ) A corrupção é algo exclusivamente do mundo atual.

(d)(     ) Ser bom cidadão/boa cidadã é coisa do passado. Não vale a pena no mundo de hoje.

(e)(     ) Na acusação contra Sócrates entraram elementos de acusação religiosa e político-social.

QUESTÃO 4: Marque a alternativa correta.

(a)(     ) O método de Sócrates dividia-se na seguinte sequência: (1º) maiêutica;  (2º) ironia.

(b)(     ) Convencida por inimigos de Sócrates, boa parte dos votantes no julgamento optaram pela morte do filósofo. Foi preso e, depois de alguns dias, teve que beber cicuta (um veneno extraído de uma planta).

(c)(     ) Refletir sobre a vida e a realidade, de forma crítica (questionadora e problematizadora, como Sócrates), não é mais necessário. Tudo o que precisamos saber já é dado pela televisão, as redes sociais, a sociedade, a ciência e as instituições sociais.

(d)(     ) Partejar ideias é forçar as pessoas a falarem o que já é definido e impor-lhes ideias prontas e acabadas, transformando-as em massa irreflexiva e passiva.

(e)(     ) Sócrates morreu sem amigos por perto, de acordo com Platão, no Fédon (livro), pois viram nele o testemunho de um homem que, foi injusto, desrespeitando as leis da cidade de Atenas, da qual era cidadão, e descrendo da imortalidade da alma e defendendo os valores antiéticos, tendo, portanto, merecido a morte.

QUESTÃO 5: A quem a repetição de fórmulas, ideias, valores e modismos prontos e já definidos pela tradição, meios de comunicação e a sociedade e a sociedade, sem nenhuma reflexão, o desconhecimento da verdade e a perda de direitos trabalhistas por parte de cidadãs e cidadãos, beneficiam?

(a)(     ) À classe dominante economicamente, que tem em mãos os meios de produção (terras, fábricas, máquinas, etc.) e se empenha por manter o controle da força de trabalho, da qual extrai a mais valia (trabalho extra não devidamente pago que se transforma em lucros).

(b)(     ) Aos grupos dominantes politica e economicamente.

(c)(     ) A políticos que defendem os interesses da classe economicamente dominante.

(d)(     ) À corrupção.

(e)(     ) Todas as alternativas anteriores.

 

RESPONDA NO GOOGLE CLASSROOM.

Nenhum comentário: