terça-feira, 6 de abril de 2021

AULA ZOOM 9 DE SOCIOLOGIA DOS PRIMEIROS ANOS E EP1. SOCIEDADE E CONHECIMENTO: O ser humano: besta, deus ou ser social? (Prof. José Antônio Brazão.)

 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE GOIÁS

COORDENAÇÃO REGIONAL METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA

COLÉGIO ESTADUAL DEPUTADO JOSÉ DE ASSIS

ENSINO MÉDIO E PROFISSIONALIZANTE – PRIMEIROS ANOS E EP1

SOCIOLOGIA – PROF. JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.

AULA ZOOM 9 DE SOCIOLOGIA DOS PRIMEIROS ANOS E EP1 (Prof. José Antônio Brazão.)

Diálogo interdisciplinar com a FILOSOFIA.

SOCIEDADE E CONHECIMENTO – INDIVÍDUO E SOCIEDADE:

(Diálogo interdisciplinar com a FILOSOFIA.)

O ser humano: besta, deus ou ser social? (Prof. José Antônio Brazão.)

De acordo com Aristóteles, no livro Política, o ser humano insociável (que não vive em sociedade, solitário) é uma besta ou um deus. Por quê? Porque para viver, primeiramente, é necessária a relação de pessoas que vão formar uma família, um pai e uma mãe. Também porque esse pai e essa mãe, com certeza, vivendo com outros parentes, familiares, se põem a cuidar da criança que nasceu, a fim de dar-lhe condições de sobreviver e viver no mundo circundante (que a rodeia).

IMAGENS (Família , na Wikipédia):

https://pt.wikipedia.org/wiki/Fam%C3%ADlia#/media/Ficheiro:Diversidade_Familiar.jpg

https://fr.wikipedia.org/wiki/Famille#/media/Fichier:Family_dining.jpg

https://it.wikipedia.org/wiki/Famiglia#/media/File:Inupiat_Family_from_Noatak,_Alaska,_1929,_Edward_S._Curtis_(restored).jpg

Além do mais, a criança adquire uma linguagem, a capacidade de falar e de se expressar, até mesmo de pensar e refletir sobre o mundo que a rodeia, à medida que vai crescendo, por meio da EDUCAÇÃO contínua, em casa, com os pais e até mesmo com outras pessoas, além de vir a poder ter acesso à educação formal (escolar e a sequência desta, em cursos e outros meios).

IMAGENS (Educação, na Wikipédia):

https://en.wikipedia.org/wiki/Education#/media/File:FBE_CTU_lecture.jpg

https://es.wikipedia.org/wiki/Educaci%C3%B3n#/media/Archivo:Utsikt4.JPG

Uma criança, em qualquer sociedade, APRENDE a se defender diante da natureza e da realidade em que ela nasce com o auxílio dos pais, que a orientam até uma boa parte da vida. Além disto, aprende a se relacionar com outras pessoas, aprende uma grande quantidade de coisas que farão diferença em sua vida, permitindo-lhe enfrentar várias circunstâncias (momentos...) da vida com coragem e conhecimento.

IMAGENS (Aprendizagem, na Wikipédia):

https://es.wikipedia.org/wiki/Aprendizaje#/media/Archivo:William-Adolphe_Bouguereau_(1825-1905)_-_The_Difficult_Lesson_(1884).jpg

https://it.wikipedia.org/wiki/Apprendimento#/media/File:France_in_XXI_Century._School.jpg

https://fr.wikipedia.org/wiki/Apprentissage#/media/Fichier:Dolphin_imitates_the_behavior_of_a_human.png

Juntas, pessoas são capazes de se PROTEGER contra animais ferozes, doenças, inimigos em potencial (que podem vir a ocorrer/aparecer), lutar por direitos, realizar muitas coisas benéficas a outros seres humanos, à natureza e ao mundo. Nem mesmo um médico pode, dependendo da doença, curar-se a si mesmo. Precisará de outro médico.

Por que Aristóteles usa o termo besta para se referir a uma possível pessoa solitária? E o termo deus? Besta, um animal sem controle, lançado no mundo sem qualquer aprendizado, vivendo na mais absoluta animalidade. Deus, porque um deus ou uma deusa, conforme aponta o termo, a palavra, não precisa de ninguém: existe por si mesmo(a), é eterno(a), perfeito(a), é completo(a) em si mesmo, é imortal, é feliz por conta própria, não está sujeito a leis alheias (de outros).

IMAGENS (DEUS, na Wikipédia):

https://pt.wikipedia.org/wiki/Deus#/media/Ficheiro:Michelangelo,_Creation_of_Adam_06.jpg

https://it.wikipedia.org/wiki/Dio#/media/File:Europe_a_Prophecy,_copy_D,_object_1_(Bentley_1,_Erdman_i,_Keynes_i)_British_Museum.jpg

https://es.wikipedia.org/wiki/Dios#/media/Archivo:Michelangelo,_Creation_of_Adam_06.jpg

Um ser humano precisa de outros para existir, como foi dito acima, é mortal, está sujeito a leis naturais (e, por conviver em uma sociedade, a leis sociais e políticas), não consegue sobreviver, em sua infância (e, com certeza, até mesmo posteriormente), sozinho.

Portanto, A SOCIEDADE É NECESSÁRIA. Gostando ou não, as pessoas precisam da sociedade, em razão do que foi dito e outras coisas mais. Um animal não aprende uma linguagem sozinho, mesmo que seja instintiva – as baleias e as abelhas mostram bem isto. As formigas formam colônias. As abelhas formam ninhos onde possam fixar uma colônia (uma árvore, uma parede, etc.). Lobos e outros costumam caçar juntos para poderem ter mais sucesso numa caça. Outros animais têm atitudes semelhantes. Ora, se os próprios animais precisam de outros e inclusive aprendem com os mais velhos, quanto mais cada SER HUMANO!

IMAGENS (FORMIGUEIRO, na Wikipédia):

https://fr.wikipedia.org/wiki/Fourmili%C3%A8re#/media/Fichier:Fourmili%C3%A8re.jpg

https://es.wikipedia.org/wiki/Hormiguero#/media/Archivo:Mravenist%C4%9B,_Hlineck%C3%BD_les,_H%C5%99e%C5%A1ihlavsk%C3%A1.jpg

É claro, as sociedades mais complexas se reúnem em classes sociais, têm distinções entre essas classes, nelas há conflitos de interesses frutos, muitas vezes, da ambição e da corrupção. No entanto, cada ser humano continua  e, seguramente, continuará um ser social enquanto existir no mundo.

As pessoas nascem, hoje e há muitos milênios, em sociedades que têm leis e outras regras definidas, devendo, por boa ou má vontade, ter que se adaptar a elas ou lutar coletivamente (junto com outras tantas pessoas) para mudar tais leis e regras.

IMAGENS (TRIBO, na Wikipédia):

https://pt.wikipedia.org/wiki/Tribo#/media/Ficheiro:Xavantes_(Mar%C3%A3iwats%C3%A9de)_feiern_die_R%C3%BCckgabe_ihres_Landes.jpeg

https://es.wikipedia.org/wiki/Tribu#/media/Archivo:Tobas_en_el_Pilcomayo_1892.jpg

https://hu.wikipedia.org/wiki/T%C3%B6rzs_(t%C3%A1rsadalmi_csoport)#/media/F%C3%A1jl:Durham_2534.jpg

Até mesmo uma tribo de indígenas tem suas regras, tem sua estrutura, suas tradições muitas vezes milenares, suas crenças, entre outros elementos políticos, econômicos e culturais em meio aos quais cada pessoa nasce e passa a inserir-se. Numa tribo indígena se aprende a caçar, a pescar, plantar, entre outras ações necessárias à vida coletiva e pessoal.

IMAGENS (Caça, na Wikipédia):

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Jib%C3%B3ia_sendo_capturada_por_nativos_das_Am%C3%A9ricas.pdf

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ca%C3%A7a#/media/Ficheiro:Indians_Hunting_Buffalo_in_the_Winter.jpg

Ao conformar-se com o que vai descobrindo com o decorrer de anos e anos de aprendizado, a pessoa vai adaptando-se à realidade. Ao não conformar-se, dificilmente sozinha poderá mudar algo, mas junta com outras que compartilhem de percepções semelhantes, com toda certeza, disporá de condições para conseguir mudanças, transformações. É a vida social que permite isto e tantas outras coisas mais. A vida social!

O trabalho é um elemento de extrema importância, que é ensinado e aprendido. Mais um fato da vida em sociedade, além de outros tantos.

REFERÊNCIAS:

CHAUÍ, Marilena. Iniciação à Filosofia. (Manual do Professor) 3.ed. São Paulo, Ática, 2017.

SILVA, Afrânio et alii. Sociologia em Movimento. (Manual do Professor) 2.ed. São Paulo, Moderna, 2017.

WIKIPÉDIA. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal > Acesso em 06/04/2021.

Nenhum comentário: