quarta-feira, 21 de abril de 2021

JOSÉ ANTÔNIO – SOCIOLOGIA. TERCEIROS ANOS E EP3. ATIVIDADE 6.

 

 

Secretaria de Educação do Estado de Goiás

Colégio Estadual Deputado José de Assis

Estudo Orientado EAD

TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO E EP3

NOTA

DISCIPLINA: SOCIOLOGIA.

DATA: _____/_____/2021.

 

PROFESSOR: JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.

ALUNO(A):

SÉRIE:

TURMA:

BIMESTRE

 

Terceira.

 

AULA: 26/04 A 09/ 05/2021 – 1º SEMESTRE. JOSÉ ANTÔNIO – SOCIOLOGIA. TERCEIROS ANOS E EP3.

ATIVIDADE 6:

OBJETIVO: Estudar e conhecer elementos fundamentais do pensamento de Karl Marx e Friedrich Engels constitutivos do pensamento sociológico, histórico, filosófico e econômico.

INSTRUÇÕES QUE OS ALUNOS DEVERÃO SEGUIR:

1)      (Re)assistir o filme (no Youtube) O JOVEM KARL MARX. Em: https://www.youtube.com/watch?v=2M5vo2n6G7Y e leia o texto abaixo. Ou, se já viu o filme, leia o texto e responda.

2)      Atente para as questões abaixo e as responda.

3)      Em cada questão há uma única alternativa de resposta. Escolha a que devidamente corresponda ao enunciado de cada questão.

4)      No GOOGLE CLASSROOM.

5)      Valor: 10,0.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

GLOBALIZAÇÃO E SOCIEDADE NO SÉCULO XXI:

O TRABALHO FEMININO NAS SOCIEDADES URBANAS.

Vídeo filme (no Youtube) O JOVEM KARL MARX. Em: https://www.youtube.com/watch?v=2M5vo2n6G7Y

EXERCÍCIO 6:

QUESTÕES:

Um dos grandes desafios no mundo atual, globalizado, continua sendo a divisão sexual do trabalho. O filme visto também mostra bem isto. Leia o texto a seguir e responda as questões.

“Divisão sexual do trabalho: o papel de subordinação da mulher. (...)Como a divisão social do trabalho é também uma divisão sexual do trabalho, os estudos nessa área mostravam como as mulheres, em sua maior parte,  ocupavam postos menos qualificados, com menores salários e associados, principalmente, aos papéis sociais femininos (como enfermeiras, professoras, além de caber a elas os afazeres domésticos). Essas ocupações foram historicamente ligadas ao papel da mulher, marcadas pela baixa remuneração e pelo pouco prestígio social, pois se esperava que a mulher casasse e cuidasse dos afazeres domésticos, e não que os eu salário sustentasse a casa. O salário do homem (cujo papel social na instituição familiar está associado ao homem-provedor) seria sempre mais valorizado, uma vez que ele é reconhecido pelo patriarcado como responsável pelo sustento da família.” (AFRÂNIO SILVA E BRUNO LOUREIRO)

QUESTÃO 1: A divisão social do trabalho é também uma divisão sexual do trabalho porque:

(a)(     ) O trabalho é eminentemente masculino.

(b)(    ) Os diferentes tipos de trabalho (intelectual, braçal e outros) envolvem também homens e mulheres.

(c)(     )  O trabalho é um elemento de dignificação da pessoa humana.

(d)(     ) O trabalho é extremamente explorado dentro do sistema capitalista.

(e)(     )  Os trabalhos masculino e feminino têm o mesmíssimo valor em termos econômicos.

QUESTÃO 2: O trabalho explorado de homens e mulheres é fundamental ao lucro altíssimo dos capitalistas (industriais, comerciantes, banqueiros, latifundiários, etc.). Dentre as afirmações abaixo, não se pode dizer que:

(a)(     ) O trabalho feminino é mais valorizado que o masculino, hoje, em termos salariais, pela maioria das empresas, por conta do empenho maior das mulheres, de sua dedicação e de seus conhecimentos.

(b)(     ) Nos primórdios da era industrial o trabalho feminino foi fundamental, pois, além de trabalhar do mesmo tanto que os homens, as mulheres recebiam bem menos, fato que ocorre ainda hoje.

(c)(     ) Além das mulheres, o emprego de crianças foi um elemento essencial na era industrial de séculos anteriores. E vale lembrar que o trabalho infantil ainda continua vivo em muitos lugares do Brasil e do mundo.

(d)(     ) O homem era visto como provedor da família, o responsável por mantê-la economicamente.

QUESTÃO 3: Nas últimas décadas, a posição das mulheres dentro da sociedade tem melhorado por conta dos seguintes elementos:

(a)(   ) Acesso feminino aos diferentes níveis de educação (fundamental, média, superior, pós-graduação).

(b)(     ) Aproveitamento das mulheres em relação ao acesso à educação.

(c)(   ) À abertura dos olhos das mulheres para o fato de que uma educação elevada pode possibilitar uma melhora nos postos de trabalho.

(d)(     ) A leis de proteção das mulheres e a garantias de uma série de direitos adquiridos.

(e)(     ) Todas as alternativas anteriores estão certas.

QUESTÃO 4: Além da desigualdade salarial e das más condições de trabalho, outro desafio que as mulheres têm de enfrentar no mundo atual é a violência. Ela pode ser enfrentada através dos seguintes meios, com a exceção de:

(a)(     ) Conhecimento melhor das leis que protegem as mulheres.       

(b)(     ) Não denunciando.         

(c)(     ) Enfrentando o problema de frente.         

(d)(     )Sabendo usar o Disque Denúncia (190).

(e)(     ) Fazendo um trabalho de educação de filhos e filhas para que respeitem as mulheres e se autorrespeitem. 

QUESTÃO 5: Nestes tempos de pandemia mundial, inclusive no Brasil, uma das grandes preocupações do Estado e de organizações sociais é dar condições de manutenção da vida a muitos trabalhadores e trabalhadoras, bem como a seus familiares, muitos(as) em dificuldades, por não estarem trabalhando. Os governos federal e estadual, tendo ajuda inclusive de organizações sociais e igrejas, buscam manter a dignidade desses(as) cidadãos e cidadãos, de modo a dirimir (diminuir) o impacto dessas dificuldades:

(a)(     ) Oferecendo um pagamento fixo mensal, no caso do governo.

(b)(     ) Mantendo a vigilância policial e investigativa para evitar ao máximo a violência doméstica nestes tempos de pandemia.

(c)(     ) No que tange aos governos, dialogando com os setores responsáveis por empregos (indústrias, por exemplo).

(d)(     ) Cuidando de trabalhadoras e trabalhadores que tenham sido expostos(as) à contaminação, em hospitais públicos oficiais e de campanha.

(e)(     ) Todas as alternativas anteriores.

BOM TRABALHO.

RESPONDA NO GOOGLE CLASSROOM.

Nenhum comentário: